Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.488
Total de mensagens
369.594
Total de tópicos
26.957
  • Quinta da Regaleira
    Iniciado por cody sweets
    Lido 3.074 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá meus amigos!!!

Neste tópico vou falar do sítio por quem eu sem dúvida me apaixonei, a Quinta da Regaleira. Eu nasci em Sintra e isso fez o meu interesse por aquela magnífica terra se intensificasse. Da primeira vez que visitei a Quinta era muito novo e só me lembro de algumas coisitas, mas desde disso já a visitei milhentas vezes e ainda hoje costumo lá ir nas férias quando vou para Sintra. Na minha opinião é impossível descrever a beleza daquele lugar e é sem dúvida um dos sítios que uma pessoas deve visitar antes de morrer. Fica aqui então uma breve descrição da Quinta da Regaleira.

Quinta da regaleira


               

A quinta da regaleira constitui um dos mais surpreendentes e enigmáticos monumentos da Paisagem cultural de Sintra.
Situa-se no termo do centro histórico, no elegante percurso que ligava o Paço Real e o Campo de Seteais. Esta foi construída entre 1904 e 1910 no derradeiro período da Monarquia.
Os domínios que outrora pertenciam à Viscondessa da Regaleira foram adquiridos e ampliados por D.António Augusto
Carvalho Monteiro(1848-1920) onde fundou o seu lugar de eleição.
D.António Monteiro ou Monteiro dos Milhões como era conhecido devido à sua fortuna prodigiosa juntou-se com o cenógrafo  Luigi Monina(1848-1936) e aos mestres, escultores, canteiros e entalhadores que tinham trabalhado posteriormente com este no Palace Hotel do Buçaco, e deram origem a este magnífico lugar.
Dr. Monteiro um homem extremamente culto com um espírito científico deixou impresso neste livro de pedra uma visão do cosmos, cuja as raízes mergulhavam na Tradição Mítica Lusa e Universal. A arquitetura e arte do palácio e das demais construções foram concessebidas num contexto de um jardim edénico, salientando-se a predominância dos estilos neo-manuelino e renascentista.

O jardim, representação do microcosmo, é revelado pela sucessão de lugares imbuídos de magia e mistério. O paraíso é materializado em coexistência com um inferius – um dantesco mundo subterrâneo – ao qual o neófito seria conduzido pelo fio de Ariadne da iniciação.
Concretiza-se com estes cenários a representação de uma viagem iniciática por um jardim simbólico onde podemos sentir a Harmonia das Esferas e perscrutar o alinhamento de uma ascese de consciência que viaja pelas grandes epopeias. Nele se vislumbram referências à mitologia, ao Olimpo, a Virgílio, a Dante, a Camões, à missão templária da Ordem de Cristo, a grandes místicos e taumaturgos, aos enigmas da Arte Real, à Magna Obra Alquímica. Nesta sinfonia de pedra revela-se a dimensão poética e profética de uma Mansão Filosofal Lusa. Aqui se fundem o Céu e a Terra numa realidade sensível, a mesma que presidiu à teoria do Belo, da Arquitectura e da Música, que a concha acústica do Terraço dos Mundos Celestes permite propagar pelo infinito.


           -Poço iniciático

O Poço Iniciático é uma torre invertida que se afunda cerca de 27 metros no interior da terra, com acesso através de uma monumental escadaria em espiral. Configura-se como um espaço de sagração, de conotações herméticas  e alquímicas, onde se intensifica a relação entre a Terra e o Céu. De quinze em quinze degraus se descem os nove patamares desta imensa galeria em espiral, sustentada por inúmeras colunas de apurado trabalho, que vão marcando o ritmo e o aprumo das escadarias:. Os nove patamares circulares do poço, lembram os nove círculos do Inferno, as nove secções do Purgatório e os nove céus do Paraíso, que o génio de Dante consagrou na Divina Comédia:.


     



                       
Os capitéis dos colunelos enrolam longas folhas de acanto:. E lá no fundo, a carga dramática acentua-se:. Gravada em embutidos de mármore, sobressai uma cruz templária, aliada a uma estrela de oito pontas, afinal o emblema heráldico de Carvalho Monteiro:. As galerias conduzem-nos, em autênticos labirintos, pelo mundo subterrâneo.

         -Portal dos Guardiães

Estrutura cénica rematada por dois torreões laterais e por um mirante central, sol o qual se dissimula uma das entradas para o Poço Iniciático  esperam-nos a luz e os cenários minuciosamente construídos:. São animais fantásticos, artifícios de água em cascata, passagens de pedra que parecem flutuar à superfície dos lagos, ou nuvens silenciosas de vapor que dissimulam as entradas para este universo singular:.




     -Capela

A Capela, neomanuelina, evidencia um rico programa iconológico, tendo como tema central o ciclo mariano e cristico, com destaque para as cenas de Anunciação e da Coroação de Maria. O seu simbolismo alude ainda à Ordem de Cristo, herdeira da missão Templária. A cripta tem um acesso subterrâneo com ligação ao Palácio. A simbólica alquímica parece estar presente em vários locais da Regaleira ,mas está principalmente na capela através de inscrições e figuras nas paredes, através de esculturas, pinturas...Com alquímica queremos nos referir espirituais e energéticas entre o homem (microcosmo) e o universo (macrocosmo), aceita-se que o universo nos engloba e nos interpela num só movimento existencial - ele é ao mesmo tempo transcendência (Outro) e nós próprios:.


       

Na Regaleira existem inúmeros jardins, cascatas, lagos, pontes, fontes...e até uma estufa. São paisagens lindíssimas e incríveis deixo-vos aqui algumas imagens  :)

                           


                               


                           


E pronto está aqui muito,muito, mas muito resumidamente o que é a Regaleira. Aconselho-vos mesmo a visitarem é lindo e também super romântico ::)  muito bom passar um fim de tarde na Regaleira com namorada...pôr do sol, lagos e cascatas, grutas...sim vocês estão a ver a cena  ;) ;D

Desculpem ser um testamento...Se houver algum erro digam.
Cumprimentos,cody
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Linda descrição, todos os anos lá vou, tenho um filhote que adora explorar todos os cantos e grutas aí existentes, dentro de dias iremos de novo ;) desta vez mostrar aos amigos.  8)

Citação de: MorticiAdanns em 15 julho, 2014, 19:30
Linda descrição, todos os anos lá vou, tenho um filhote que adora explorar todos os cantos e grutas aí existentes, dentro de dias iremos de novo ;) desta vez mostrar aos amigos.  8)

Eu sou tipo o seu filhote só que em versão grande consigo passar horas a "brincar" lá no meio das grutas a correr de um lado para o outro a tirar fotografias ;D.... enfim sou uma criança ;D ;D
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: cody sweets em 15 julho, 2014, 19:37
Eu sou tipo o seu filhote só que em versão grande consigo passar horas a "brincar" lá no meio das grutas a correr de um lado para o outro a tirar fotografias ;D.... enfim sou uma criança ;D ;D


Eu sou a mãe que fico do lado de fora a rezar para que nada lhes caia em cima, para que não se percam, para que não façam asneiras, sabes aquele tipo de mãe que não entra porque lhe falta o ar e entra em pânico, mas depois fica do lado de fora em pânico à mesma  :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Citação de: MorticiAdanns em 15 julho, 2014, 19:41

Eu sou a mãe que fico do lado de fora a rezar para que nada lhes caia em cima, para que não se percam, para que não façam asneiras, sabes aquele tipo de mãe que não entra porque lhe falta o ar e entra em pânico, mas depois fica do lado de fora em pânico à mesma  :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

A minha namorada e o meu irmão andam atrás de mim do género " Quando é que te cansas?!?!" "Não mexas nisso!!!" "Não podes ir por aí!!!" ... Mas eles lá no fundo também são como eu ;D ;D
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"