Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Lenda da serra da Argemela
    Iniciado por lunacristalina
    Lido 2.611 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A serra da Argemela é envolta por varias lendas. Entre elas a lenda que lhe dá o  nome: Será que alguém sabe de algo a este respeito :laugh:

Vizinha do monte ocupado pelos Romanos, vivia uma linda moça lusitana que tinha o seu casamento ajustado com um dos mais destacados lugar-tenentes de Viriato. Na véspera do casamento os Romanos conseguiram raptá-la, procurando forçá-la a revelar notícias respeitantes ao noivo e à guerra que se travava entre eles e os Lusitanos. A heróica moça resistiu a todos os maus-tratos ao ponto de morrer queimada sem que revelasse, fosse o que fosse, contra os seus. Pelos séculos dos séculos, desde então, ficaram a ouvir‑se gemidos que pairavam próximo sobre o monte o que leva o povo a dizer: — No ar geme ela! Daí o nome por que ainda hoje o monte é conhecido – Argemela.
Fonte Aromas de Luz


É a história do monte da Argemela (que é situada no concelho do Fundão, à beira do rio Zêzere, portanto, na parte direita do rio Zêzere) monte esse, em que, no tempo que foi ocupada pelos mouros, dizia-se que, os mouros trabalhavam muito em ouro, aonde realmente havia vestígios de muitas levadas, isto é, canalizações por onde passavam as águas, levadas feitas por pedra, e então os mouros trabalharam tanto, e eles queriam fazer uma igreja construída em ouro, de maneiras que começaram a construir a igreja ao nível do rio mas, portanto, cabeço esse, chamado cabeço, que é um monte que terá a beira dos seus 800, 900 metros de altitude, ou mais, mais ou menos, e eles começaram a construir a igreja ao nível do rio, mas igreja foi crescendo, foi crescendo, foi crescendo e eles sempre foram para a construir essa dita igreja, essa igreja era toda em ouro, porque eles quiseram arrecadar o ouro todo quando se viram em perigo, com medo de serem expulsos daquele sitio, construíam a igreja, para deixar ali o tesouro que durante anos eles tinham amealhado, durante aqueles anos que eles ali trabalharam. Essa dita igreja foi feita até mesmo, em todo o tamanho e altitude do monte, mas quando foi a terminá-la, quando chegou mesmo ao cume, ao cimo do monte, ficou mesmo… Quando realmente eles estavam a construir a torre verificaram que já não tinha mais monte para ficar a igreja toda tapada de terra e depois aquilo tomou vegetação, deixaram o galo, normalmente, (por norma) era habito pôr um galo no cumulo [sic cume], lá no cimo da torre, então esse galo já ficou fora, em cima desse galo, nasceu uma carqueijera que ainda hoje procuram a dita igreja que não conseguem encontrar. E dizem que o galo, está mesmo por baixo da carqueijera, que nasceu-lhe a carqueijera em cima, as pessoas procuram, procuram mas não encontram.
Fonte AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas)

Muito interessante, não conhecia
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#2
Moro aqui perto há 11 anos e aqui se fala muito disso. Há quem diga que não é lenda que é verdade eu não sei espero que apareça alguém com mais conhecimento  ;)

Uma lenda que desconhecia e que acho interessante para conhecer a história da região e mistérios da serra e dos valores e mentalidade das pessoas que vivem na localidade, pois os atuais habitantes receberam geracionalmente, ao longo dos séculos, um repositório de memórias como afirmação de pertença a um grupo e a uma região com voz e identidade forte.

A serra é digna de se visitar, convido todos a uma visita e para investigação além da linda paisagem que podem encontrar.
Lá têm muito que pesquisar e decerto vão adorar :)

É sempre interessante conhecer as variadíssimas lendas ao longo das mais reconditas terras do nosso Portugal.

É verdade Oculto. O mais engraçado disto tudo é que não se sabe até que ponto é lenda porque há pessoas que afirmam ser verdade  :)