Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.475
Total de tópicos
26.918
  • Os sonhos das crianças
    Iniciado por catuxo
    Lido 2.730 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
catuxo
Boas

hoje o meu puto, com 3 anos e uns trocos, tirou-me uma boa da cartola?  ::)

passo a contextualizar;

durante a tarde andamos os 2 a brincar no jardim e por uma coisa ou por outra tirei umas fotos e gravei uns videos dele com o telemóvel. Depois de jantar, estava eu a descarregar as fotos e os videos para o pc, ele chega ao pé de mim aponta para o monitor e diz-me: "-Pai, quero ver os meus sonhos!"

:-\ perdao? queres ver os teus videos?

ele ficou meio confuso e la respondeu um "sim" meio "seco".

o que me confundiu a mim, é ele saber perfeitamente o que são "videos" e "fotos". Ele apesar de nao saber ler (obvio) já "mexe" no pc. abrir as pastas das fotos ou escolher o video (bonecada) que quer sozinho é o prato do dia. assim como muitas vezes (maioria  :P) tambem pede o video deste ou daquele usando mesmo a palavra "video".

A questões que levanto são:

O que representaram os sonhos para ele?
Será que ele consegue diferenciar entre o que foi "real" ou um "sonho"?
e a "multimédia"? em que pode estar a afeta-lo e em que medida?

ou será que foi so um engano e eu ando a ser influenciado pelo PP?  ::)

comentem por favor

abraços

Citação de: catuxo em 16 junho, 2014, 02:44
Boas

hoje o meu puto, com 3 anos e uns trocos, tirou-me uma boa da cartola?  ::)

passo a contextualizar;

durante a tarde andamos os 2 a brincar no jardim e por uma coisa ou por outra tirei umas fotos e gravei uns videos dele com o telemóvel. Depois de jantar, estava eu a descarregar as fotos e os videos para o pc, ele chega ao pé de mim aponta para o monitor e diz-me: "-Pai, quero ver os meus sonhos!"

:-\ perdao? queres ver os teus videos?

ele ficou meio confuso e la respondeu um "sim" meio "seco".

o que me confundiu a mim, é ele saber perfeitamente o que são "videos" e "fotos". Ele apesar de nao saber ler (obvio) já "mexe" no pc. abrir as pastas das fotos ou escolher o video (bonecada) que quer sozinho é o prato do dia. assim como muitas vezes (maioria  :P) tambem pede o video deste ou daquele usando mesmo a palavra "video".

A questões que levanto são:

O que representaram os sonhos para ele?
Será que ele consegue diferenciar entre o que foi "real" ou um "sonho"?
e a "multimédia"? em que pode estar a afeta-lo e em que medida?

ou será que foi so um engano e eu ando a ser influenciado pelo PP?  ::)

comentem por favor

abraços

Não sei se a minha resposta de vai ajudar mas cá vai.
O teu filho está numa idade em que a sua mente trabalha muito rapidamente. É muito comum em crianças dessa idade passarem a dizer coisas sem sentido porque a mente delas esta a andar a 1000 enquanto que a linguagem oral so anda a 120...
Por isso não te espantes se um dia o teu filho te disser algo do género:

pai, quero ver o vídeo do bife com esparguete e depois quero um gelado como no lego  :D

são pensamentos rapidíssimos que eles têm e que acabam por so expressar verbalmente, pequenos fragmentos.

Mas como eu costumo dizer, espera por outras respostas ;)

catuxo
sim...

estamos nessa fase do: "puto, fala mais devaga que o pai nao entende nada do que estás prai a dizer..."

e tenho que conhecer mesmo a bonecada toda ou fico perdidinho de todo... é pior que as novelas  ;D

ainda assim esta foi uma frase... objetiva.

a primeira coisa que penso é: será que tenho que "moderar" os videos. e se sim, como raio vou saber quais pode ver ou nao. isto de usar o bom senso hoje em dia ta meio fora de moda...  ::)

pelo menos para quem acredita nessas coisas "paranormais" das mensagens subliminares...  8)

Citação de: catuxo em 16 junho, 2014, 03:27
sim...

estamos nessa fase do: "puto, fala mais devaga que o pai nao entende nada do que estás prai a dizer..."

e tenho que conhecer mesmo a bonecada toda ou fico perdidinho de todo... é pior que as novelas  ;D

ainda assim esta foi uma frase... objetiva.

a primeira coisa que penso é: será que tenho que "moderar" os videos. e se sim, como raio vou saber quais pode ver ou nao. isto de usar o bom senso hoje em dia ta meio fora de moda...  ::)

pelo menos para quem acredita nessas coisas "paranormais" das mensagens subliminares...  8)

se achas que deves moderar, porque não falas com ele e lhe perguntas quais são os seus vídeos/ bonecada preferidos. estabeleces um limito, por exemplo 3 para ele escolher. depois de escolhidos assistes com ele (aos preferidos) para teres uma melhor ideia do que ele anda a ver e depois de já esgotado o "tempo de antena" tentas que ele se interesse por outra actividade?

eu entendo perfeitamente o que estas a perguntar porque, cá em casa, se eu deixar, os meus monstrinhos ficam a jogar ps3 de manha á noite... ate que aquilo "se avaria" por umas temporadas  8)

É importante que as crianças não façam do computador - consolas, videojogos, televisão - um companheiro e o tratem como brinquedo preferencial, pois, caso contrário acabam erradamente por passar horas em frente ao monitor, o que será prejudicial para a sua socialização e vida saudável. É importante que explorem jogos e brincadeiras, preferencialmente ao ar livre. O seu filho está na fase de ter brincadeiras que lhe permitam recrear as cenas do quotidiano : imitar o pai e fingir que vai para o trabalho, brincar ao médicos ou às casinhas ou até brincar com o seu urso/boneco preferido e fingir que é seu pai e ralhar com ele... entre outras.

catuxo
concordo e procedo de acordo  :)

efetivamente tambem acredito que ainda e muito cedo para ele se "viciar" em tecnologia e embora lhe de uma certa liberdade nas horas de "ver bonecos" para mexer no pc, dou sempre preferencia a que ele va fazer nodoas negras para o jardim ;D ...e mesmo no pc tento sempre que ele de preferencia a jogos didaticos, puzzles, etc... por vezes tambem acontece como na casa da hoopsy e "avariam" 8)

sei tambem que esta e uma guerra que nao vou poder ganhar, mas quanto mais conseguir atrasar a coisa, melhor.

colocaria as questoes de outro modo? como posso evitar eventuais "traumas" futuros?

nao raras vezes ele acorda e continua a ultima conversa da noite anterior. por este motivo ja comecei a colocar apenas bonecada mais "suave" quando se aproxima a hora de dormir... mas convenhamos, os "bonecos" hoje em dia estao impregnados de violencia. Com certeza algo passara para os seus sonhos...

ha forma de "contornar" o assunto? sei la... tipo "exercicios psicologicos" ou jogos mentais para o ajudar a perceber a diferenca...

ele esta sempre a dizer: "os monstros e so nos filmes, nao e pai?"

mas que tem um medo do camandro do escuro... ai isso tb tem ;D

Quando eu tinha sensivelmente essa idade, "sonhava", sei lá, com gritos e depois dizia à minha mãe que os ouvia. Ela tirava-me logo as peneiras e dizia-me que sim,  que devia ter ouvido porque fulano batera imenso na mulher e ela fartara-se de gritar. Mas também me lembro de um dia ter acordado e dizer à minha mãe que nesse dia era o meu aniversário, sem ser, claro, e que para ser o nosso dia de aniversário nós tínhamos de fazer qualquer coisa....No meu caso, imaginem que era rebentar aquelas bolhinhas cheias de ar em plásticos de acondicionar coisas ( que nesse tempo não havia) e que, então, era rebentar entre as unhas dos dois polegares um bichito, por exemplo uma pulga ou um piolho... ;D ;D ;D ;D ;D

As crianças são muito criativas.

Abraço
Templa - Membro nº 708

catuxo
Citação de: Templa em 16 junho, 2014, 15:48
Quando eu tinha sensivelmente essa idade, "sonhava", sei lá, com gritos e depois dizia à minha mãe que os ouvia. Ela tirava-me logo as peneiras e dizia-me que sim,  que devia ter ouvido porque fulano batera imenso na mulher e ela fartara-se de gritar. Mas também me lembro de um dia ter acordado e dizer à minha mãe que nesse dia era o meu aniversário, sem ser, claro, e que para ser o nosso dia de aniversário nós tínhamos de fazer qualquer coisa....No meu caso, imaginem que era rebentar aquelas bolhinhas cheias de ar em plásticos de acondicionar coisas ( que nesse tempo não havia) e que, então, era rebentar entre as unhas dos dois polegares um bichito, por exemplo uma pulga ou um piolho... ;D ;D ;D ;D ;D

As crianças são muito criativas.

Abraço

;D muito bom

deve andar por ai, tal como tambem outros comentaram a imaginaçao das crianças é fantastica. Mas essa parte nao quero moderar, para isso ja chega esta "sociedade".  :-X

aparentemente ele sai a mim... ri-se e fala sozinho de noite... eu duvido disso, uma vez fiquei toda a noite acordado para ver se era assim e nem falei nem me ri... ::)

obrigado a todos pelas respostas

abraço

(nao estou a fechar a questão, mandem vir mais comentários  :P)

Caro Catuxo,
Para que as crianças mantenham um sono saudável, é importante que tenha rotinas como:
- Entre as 18 e as 19 horas ou hora de chegada do infantário, banho
-Até à hora de jantar que deve ser sempre à mesma hora, a criança pode brincar desde que não seja nada que a excite, pode ouvir uma música suave enquanto brinca com os bonecos ou faz um puzlle ou brinca a fazer torres como lego. Não deve jogar à bola.
- Jantar - é importante que o jantar seja calmo e que a tV esteja desligada pois os noticiários não são adequados às crianças. Esta é também a altura em que os pais devem informar-se do que a criança fez no infantário.
-Depois deve fazer a higine  - lavar os dentes, faxer chichi -, vestir o pijama, caso não o tenha vestido após o banho
- Hora de deitar -sempre à mesma hora. É também a altura do beijinho da noite, após a sua história preferida que lhe vai permitir relaxar e às vezes adormecer sem ouvir o final da história.
A criança não deve ter TV no quarto ou, se a tiver, deve estar em local a que não tenha acesso para a acender durante a noite. A televisão no quarto, só é boa aos fins-de-semana, para que se entretenha pela manhã enquanto os pais querem descansar um pouco mais.

Tem toda a razão, oculto. Mas hoje em dia a maioria dos pais tem a péssima decisão de colocar a tv no quarto das crianças.

Abraço
Templa - Membro nº 708

catuxo
já vi que ando a fazer tudo (+ou-) bem...   :D

mas tenho uma duvida... o que é uma Televisão?  ::)

abraços

Antes de mais, ola pessoal!!

È assim eu não percebo nada de crianças, aliás tenho algum medo de conviver com elas. Eu estou sempre a mandar bocas e piadas a  minha namorada sobre quando tivermos filhos, apesar de não ter ideias disso e de ela não achar piada nenhuma por serem coisas mesmos estúpidas(eu sou uma criança autentica quando estou muito bem disposto).

Mas adiante fica aqui o que é uma Televisão pela Wikipédia:

Televisão é um sistema eletrônico de reprodução de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho que às vezes recebe erroneamente também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão. As câmeras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que são em seguida convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio eletromagnético ou elétrico, via cabos; o televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

Ou mais simplificadamente isto:



Já agora uma curiosidade: Esta espécie encontrasse em vias de extinção e pode ser vista em museus de antiguidades(ou casas dos avós, acompanhadas de um aparelho chamado TDT)

Espero ter sido útil! :)  ;)



I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: catuxo em 16 junho, 2014, 22:00
já vi que ando a fazer tudo (+ou-) bem...   :D

mas tenho uma duvida... o que é uma Televisão?  ::)

abraços


Ok, emendo e ponho televisor, mas também já não está correcto porque estará  em vias de extinção.
Templa - Membro nº 708

catuxo
 ;D não, não tem nada a ver templa :P

eu é que não vejo televisao mesmo... aliás... aqui em casa é raro a televisão estar ligada... só da desgraças e novelas mesmo...  ::)

Obrigadão mano cody ;) já nem me lembrava como eram

abraços

Mesmo isto são raridades...agora já nem se ve televisão na televisão eu vejo no computador ou no telemóvel... Se eu algum dia tiver filhos,acho que não vou fazer questão de lhes mostrar uma televisão...nem que seja só para lhes dizer a quantidade se tempo que o pai passava agarrado aquela caixa...
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

catuxo
Citação de: cody sweets em 17 junho, 2014, 15:43
...nem que seja só para lhes dizer a quantidade se tempo que o pai passava agarrado aquela caixa...


podes crer  ::)