Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • O Bem e o Mal.
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 4.704 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Agora, paralelo ao assunto inicial, desenvolveu-se outra discussão. Eu tenho uma opiniao que talvez resolva em parte este exercicio de pensamento.

Eu penso que, esta nossa dificuldade, reside no facto de estarmos enraizados em filosofias mentalistas e abstracionistas. Provocadas por séculos de religiões abraamicas. Mas no entanto, existem ainda algumas bolsas da resistência. Ou seja, talvez seja hora de aprender um pouco sobre filosofias naturalistas. E talvez o segredo, esteja na conjugação das duas.
Em meu ver, cada religião, mostra uma parte de Deus. E a melhor forma de entendermos Deus é unir todas as religiões, passadas e presentes. Mas mesmo assim nunca estariamos completos, porque faltariam as religiões futuras.

Reparem que as religiões naturalistas estao muito mais voltadas para os ciclos da vida, as abstratas muitoao myito longe disso.

Citação de: João Paulo Soares em 16 junho, 2014, 05:03
Caro Seth,

  Existe ambas as situações.
  Existe a reencarnação, até de vários tipos e densidades, pois nem em todos os mundos, os corpos são tão densos como os nossos, mas ainda corpos bem materiais, como existe várias dimensões, aquando no estado espiritual (como espirito).
 Não ficamos numa "caixa" e vamos reencarnando. Esses periodos entre as reencarnações, que é variàvel, e que é o nosso estado natural, tens todo o Universo e muitos mundos, onde possas estar. Onde podemos tambem, e muito evoluir, pois o aprendizado é continuo.
 Se tens a noção que existe uma inteligência suprema, o inicio de tudo, Deus, como diz no seu post, não poderás negar, que o mesmo pode fazer o mesmo em qualquer lado. Pode criar um planeta e criar outros seres inteligentes semelhantes a nós.
 O aumento da população, vem exactamente de espiritos de outros globos, uns de nivel mais baixo, que já tem o nivel espiritual para reencarnar aqui, outros até de mundos mais espiritualmente avançados, que vêm aqui, em missão. Jesus, também o disse na parábola do  "Há muitas moradas Casa do Meu Pai"
 
 ]No entanto, algo que o amigo Wilson esqueceu-se de mencionar, e sem contar com a teoria da reencarnação, é que Deus criou, mas continua a criar!! Deus não está parado, na ociosidade, a olhar o Universo a crescer. Só por si, este argumento justificaria o aumento da população ou não?
 
  Nem todos. Nem todos podem ter o prazer de retornar. Se num determinado "mundo", usemos como exemplo o nosso planeta Terra, esse tem que também evoluir. Os Mundos também "evoluem". Sim, a sua psicoesfera muda, à medida de nós também evoluímos. E nós somos responsáveis pela psicoesfera. Tanto de uma casa, como no trabalho, num estádio, até ao Planeta. Bem acho que já estou a entrar em campos ainda mais discutiveis.

 Alguns de nós, não poderão mais reencarnar aqui. Nos casos dos 2 exemplos por si citados, tão cedo nao reencarnarão num planeta ao nivel do nosso. Terão que reencarnar num mais inferior, como oportunidade de fazerem o Bem pelo todo o Mal que por aqui fizerem. Isto apenas a titulo de curiosidade, sobre estes 2 exemplos.
 
  No entanto, e sem ser contraditório, existe muitos "mauzinhos", que aquando no estado espiritual, com um arrependimento sincero, com estudo, evoluem e na próxima reencarnação, ninguém dirá que foram tão "mauzinhos" assim. :)
 Quem pratica o mal apenas está a estagnar o seu progresso, nunca a retroceder! E ninguém está destinado perpetuamente ao Mal.
 
  Mas ainda temos muitos "baixinhos" aqui, bem ao nível do Hitler, não matam milhões literalmente, vão matando aos poucos... :) Os Roths - childs, rock&feller, etc... Esses estão a travar o desenvolvimento intelectual e moral deste planeta, mas lá chegaremos :)

  Desculpa, estar a responder a uma questão que era para o Wilson, mas é com intuito, de dar uma outra visão, e fazer pensar numa outra possivel perspectiva.
 
  O tema reencarnação é muito interessante, existe muita pesquisa, tem cientistas, marginalizados pela Ciência, lá está, aquilo que não se deve mexer, que fizeram e ainda têm quem prossiga, seus estudos. Só por si, a reencarnação provada, acabaria com vários "ismos" nossos, como o racismo, o machismo, etc..
 
Abraço,  

 
E são 5h  :o e nem reparei  :'(







Nossa muito bom João Paulo suas colocações são perfeitas e muito bem desenvolvidas, você deveria explanar mais coisas, sua base é forte.
Você deveria criar tópicos com assuntos importantes.
Vou deixar algumas observações.


Observações sobre a Evolução do Espírito.

1) Os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, eles estão evoluindo para o reino Hominal, assim como o ser humano esta evoluindo para o reino angélico, tudo é Evolução no Universo, nenhum ser fica parado no processo evolutivo.
O corpo físico do Homem é um produto evolutivo dos primatas ou macacos, o Mestre Kardec no seu Livro  A Gênese,  explica que existe uma filiação corporal e espiritual entre o Homem e os animais.
O nosso corpo físico é uma evolução dos primatas.
E o nosso Espírito antes de chegar ao reino hominal passou pelo reino animal como principio inteligente, nos animais não existe um Espírito formado como o nosso, existe um principio inteligente ou principio espiritual em processo de evolução para o reino humano.
Quando esse principio inteligente adquire raciocínio, senso moral e livre arbítrio torna-se um Espírito formado, simples e ignorante sem conhecimentos e sem virtudes.
E ele passa a se reencarnar em corpos hominais, buscando a sua Evolução moral e intelectual, é pelas reencarnações sucessivas que os Espíritos vão se depurando moralmente e intelectualmente até se tornarem Espíritos iluminados ou Espíritos Superiores, que as religiões chamam de anjos ou arcanjos.
Como disse o Mestre Kardec, do átomo até o arcanjo existe uma cadeia evolutiva, no qual o arcanjo (espíritos superiores) começaram pelo átomo.
Existe nos átomos um partícula espiritual em processo de evolução para o reino mineral, depois para o reino vegetal, depois para o reino animal, quando essa partícula ou principio inteligente adquire raciocínio, senso moral e livre arbítrio,  torna-se um Espírito simples e ignorante passando para o reino Humano ou hominal.
E quando esse Espírito se ilumina, se purifica no campo Moral e no campo Intelectual torna-se um Anjo ( Espírito Superior).

2) Portanto, todo Espírito Superior já foi um espírito simples e ignorante de evolução primaria, todo Espírito Superior já passou pelo reinos,mineral, vegetal, animal e hominal.
Buda, Jesus, Platão, Sócrates, Krisna, Hermes e outros Espíritos Superiores já foram espíritos inferiores, simples e ignorantes de evolução primaria.
Deus é justo e imparcial e suas Leis são IGUAIS para todos os espíritos, não existem espíritos privilegiados na Obra Divina.
Todos os Espíritos evoluem através de reencarnações sucessivas até se purificarem das suas imperfeições morais, nenhum espírito é criado perfeito e puro, todos são criados IGUAIS simples e ignorantes, um exemplo, o Mestre Jesus hoje ele é um Espírito altamente Puro e Superior, super evoluído, mais ele já foi um Espírito inferior, simples e ignorante e quando Ele era um espírito simples e ignorante, ele cometeu seus erros e faltas no processo natural e normal da evolução espiritual.
Jesus, Buda, Sócrates e outros Espíritos Superiores já foram pecadores morais.

3) O Mestre Leon Denis explana o seguinte.
       " a alma dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no Homem"
Temos de forma poética e filosófica a evolução do principio inteligente pelos reinos da Natureza.
Podemos, afirmar o seguinte, do átomo ao reino animal temos a evolução do principio inteligente ou principio espiritual.
Do reino hominal ate o reino angélico temos a evolução do Espírito.
Tudo é harmonia, sabedoria e evolução na Obra Divina.

4) A Evolução espiritual se processa pelo aprimoramento Moral e Intelectual.
Evoluir é se melhorar moralmente, praticar o bem, ser honesto, ser correto, ser cordial, ser educado, ser trabalhador, ser caridoso, ser solidário, ajudar os necessitados, amar e respeitar os animais, cultivar pensamentos elevados e puros, cultivar sentimentos nobres, combater os maus desejos, combater os vícios, combater os maus hábitos, combater os maus pensamentos, isso é EVOLUIR.
Evoluir é Vencer a si mesmo.
Evoluir é Vencer as suas próprias imperfeições morais.
Evoluir é ser auto iluminar.

catuxo
#17
a mim parece mais do mesmo, no entanto devo concordar em parte com o amigo Lancelot quando diz;

Citação de: Lancelot em 16 junho, 2014, 15:21
Agora, paralelo ao assunto inicial, desenvolveu-se outra discussão. Eu tenho uma opiniao que talvez resolva em parte este exercicio de pensamento.

Eu penso que, esta nossa dificuldade, reside no facto de estarmos enraizados em filosofias mentalistas e abstracionistas. Provocadas por séculos de religiões abraamicas. Mas no entanto, existem ainda algumas bolsas da resistência. Ou seja, talvez seja hora de aprender um pouco sobre filosofias naturalistas. E talvez o segredo, esteja na conjugação das duas.
Em meu ver, cada religião, mostra uma parte de Deus. E a melhor forma de entendermos Deus é unir todas as religiões, passadas e presentes. Mas mesmo assim nunca estariamos completos, porque faltariam as religiões futuras.

Reparem que as religiões naturalistas estao muito mais voltadas para os ciclos da vida, as abstratas muitoao myito longe disso.

digo, em parte, pois na minha prespetiva para uma verdadeira evoluçao espiritual TODAS as religioes deveriam acabar, sendo substituidas pela "religiao individual" de cada um.

Pela natureza "adstrata" de todas as religioes, não vejo como possa ser de outra maneira. Ainda que eventualmente pudesse-mos chegar a uma unica religiao (isso e o que os iluminados querem, mas acho que nem à porrada o vão conseguir), haveria sempre "ramificações" intelectuais no que refere a possiveis interpretações.

Então, convenço-me que apenas a crença indubitavel no nosso deus interior nos poderá levar ao "paraiso". Tudo o resto serao "cantigas".

Boas,

Citação de: João Paulo Soares em 16 junho, 2014, 05:03
Jesus, também o disse na parábola do  "Há muitas moradas Casa do Meu Pai"
 

Até aqui, tudo bem, é uma teoria da qual eu tenho conhecimento, pese embora, como qualquer outra,
e ainda que válida, é uma Teoria...

Mas quando falam na evolução espiritual, que recaí sobre o bem e o mal, é referente a que ?
Em que bases, ou ideologia concretas, usam para essa definição ?

Quer-me parecer, que existe uma clara tentativa, de unir a uma determinada religião, com a diferença de rejeitar determinados dogmas... mas posso estar errado.

Assim sendo, onde entra a parte do Deus misericordioso, de paz e amor e que ama a sua criação ?
Não poderá até ao ultimo suspiro, um ser humano pedir perdão e ser perdoado ?

Seja como for, tudo é relativo, e entra em dualidade e qualquer pensamento é relativo...
Não é portanto, uma definição humana o bem e o mal ?

É claro que existe a criação, pois o próprio Universo se expande constantemente...

Citação de: João Paulo Soares em 16 junho, 2014, 05:03

Jesus, também o disse na parábola do  "Há muitas moradas Casa do Meu Pai"

Isto vem de encontro com a pergunta que deixei..
Quem era Jesus ??

Quanto aos autores da Nova Ordem Mundial, sim, há vários mas isso é outro assunto ...

Quanto ao esclarecimento, agradeço pois deixei as questões, para isso mesmo.
Estamos sempre a prender, pois existe sempre um pouco de verdade, em tudo ...

Cumprimentos


Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

catuxo
Precisamente...

CitaçãoEu penso que, esta nossa dificuldade, reside no facto de estarmos enraizados em filosofias mentalistas e abstracionistas.

Citação4) A Evolução espiritual se processa pelo aprimoramento Moral e Intelectual.
Evoluir é se melhorar moralmente, praticar o bem, ser honesto, ser correto, ser cordial, ser educado, ser trabalhador, ser caridoso, ser solidário, ajudar os necessitados, amar e respeitar os animais, cultivar pensamentos elevados e puros, cultivar sentimentos nobres, combater os maus desejos, combater os vícios, combater os maus hábitos, combater os maus pensamentos, isso é EVOLUIR.
Evoluir é Vencer a si mesmo.
Evoluir é Vencer as suas próprias imperfeições morais.
Evoluir é ser auto iluminar.

CitaçãoEntão, convenço-me que apenas a crença indubitavel no nosso deus interior nos poderá levar ao "paraiso". Tudo o resto serao "cantigas".

CitaçãoQuer-me parecer, que existe uma clara tentativa, de unir a uma determinada religião, com a diferença de rejeitar determinados dogmas... mas posso estar errado.

Seja como for, tudo é relativo, e entra em dualidade e qualquer pensamento é relativo...
Não é portanto, uma definição humana o bem e o mal ?


No meu ponto de vista estamos todos a falar da mesma coisa... o que verdadeiramente importa é o "interior" de cada um.

abraços

#20
Citação de: Seth em 16 junho, 2014, 17:07
Boas,

Até aqui, tudo bem, é uma teoria da qual eu tenho conhecimento, pese embora, como qualquer outra,
e ainda que válida, é uma Teoria...

  Bom, como referiu a parabola do grão de ~porcaria~, usei-me desta parabola para me referir à existência de outros mundos, como habitáveis. A interpretação desta parabola é complementada, senao mesmo explicada, por ensinamentos de entidades espirituais.

Citação de: Seth em 16 junho, 2014, 17:07

Mas quando falam na evolução espiritual, que recaí sobre o bem e o mal, é referente a que ?
Em que bases, ou ideologia concretas, usam para essa definição ?

Quer-me parecer, que existe uma clara tentativa, de unir a uma determinada religião, com a diferença de rejeitar determinados dogmas... mas posso estar errado.

  Sendo sincero, não percebi a sua questão. Que religião fala?
  E a evolução de qualquer um de nós, é referente à inteligência (no sentido do conhecimento, do saber como tudo funciona), e referente ao lado moral. Aqui a palavra moral é usada do acto intimo individual. Posso estar errado, mas a maioria das religiões, tem esse objectivo.

Citação de: Seth em 16 junho, 2014, 17:07


Assim sendo, onde entra a parte do Deus misericordioso, de paz e amor e que ama a sua criação ?
Não poderá até ao ultimo suspiro, um ser humano pedir perdão e ser perdoado ?

Seja como for, tudo é relativo, e entra em dualidade e qualquer pensamento é relativo...
Não é portanto, uma definição humana o bem e o mal ?

  Deus todo misericordioso, para além de amar a sua criação, lhe dá todas as ferramentas para a sua evolução. Ainda nos dá infinitas oportunidades, tudo quanto lhe é possível, dentro das suas leis, para que nos esclareçamos. A reencarnação é uma dessas ferramentas. Sem dúvida que ele não perdoa, pois não se sente ofendido, sabe perfeitamente, que o mal é fruto da nossa ignorância. Quando temos essa consciência, quem nos perdoa, somos nós próprios. E ao termos esse arrependimento, queremos reparar o mal feito.
  Para mim não, a definição humana do mal e do bem, é consoante o nível de conhecimento, o que rege o que é o bem e o que é o mal, são as leis naturais/divinas, criadas por quem nos criou.Deus.
  A definição humana do bem o e mal, é o nível de conhecimento dessas leis. Esse nível é crescente, devido ao conhecimento dessas leis, o que provoca essa definição transitória, e que levanta tantas dúvidas, levando-nos a dizer que é regida pelos factores humanos.


Citação de: Seth em 16 junho, 2014, 17:07
É claro que existe a criação, pois o próprio Universo se expande constantemente...

  E sob as Leis naturais/divinas. E sabes o que é mais curioso. Será possível essa expansão do Universo estar relacionada com a evolução de outras suas criações, como nós? Para que serve estes mundos fisícos, onde as almas, para alem de se servirem para sua evolução tem também que participar no seu progresso?

  Para as muitas perguntas, temos que aguardar pela Ciência, que é fruto do nosso desenvolvimento intelectual.


Citação de: catuxo em Ontem às 12:11:40
entao... onde e que encaixa no meio disto tudo a "eternidade"?

nao e suposto morrer-mos e irmos para o "ceu" ou para o "inferno" para toda a eternidade???



Olá catuxo,

  A eternidade reside na duração de nós. Nós somos imortais. Isso é um conceito de algumas religiões. Serviu para muitos de nós à alguns milénios atrás, mas usando o bom senso, é lhe difícil justificar tal conceito, nos tempos de hoje com a informação disponivel.
 

Abraço,

Mensagem alterada. Consulte as regras do fórum.

Obrigado




:D
Viva a Deus que focou em nós... eu quando estiver com Ele faço estas perguntas todas..
A verdade um dia havemos de saber qual é...

Deus é só um, agora qual é a versão correta?? Cada um chega á sua própria conclusão de como são as qualidades Dele.

Faz mais sentido para mim Ele ser Amor, um Pai. O mal é de outro ser e não tem nada a ver com o Criador.

Inferno é para o ser que dizem ser o Diabo e os seus comparsas, agora quem acredita, acredita, quem não acredita, não acredita...

A o vento eu também não vejo mas acredito que existe loool ::)

catuxo
Prefiro o Paraiso pelo clima, o Inferno pela companhia. (Mark Twain)

;)

#23
Citação de: Seth em 16 junho, 2014, 00:09
Boas,

Reconheço que o teu tópico contém , algumas verdades, ainda que incompletas..
Portanto falamos de "meias verdades"....

O Deus bíblico é uma invenção do homem, mas importa não esquecer que provém de uma religião mais antiga,
que por sua vez provém de outra mais antiga ainda ... está correto !

Importa salientar, que essas religiões ou civilizações, falam claramente em Deuses, e não em Deus.
É de referir, que a Bíblia, assim como todo o Cristianismo, entre outros, derivam na sua essência dessas religiões.

Absorveram-nas, e adaptaram-nas, de forma a criar uma que lhe servisse e fosse diferente,
daí que passamos de Deuses, para Deus...
De ELOHIM, para El ...

Existe similaridade na história entre elas, e está provado que derivam todas de uma única..
Então, a tentativa de usurpar uma religião para criar outras, é que dá o resultado final, dessa inconsistência,
que são as religiões principais.

Por isso, não podemos descartar a Bíblia na totalidade, pois ela é, no mínimo,
um manual de instruções de como viver em sociedade.
Também nos podemos servir dela, para tirar a "trave do olho", pois ali, e apesar de todas as contradições que nela existem,
também existe sabedoria, e evolução espiritual ...

Dizer que a Dualidade Divina, não é racional, está correta dentro de determinado contexto, mas... porque há sempre um mas ...
Isso seria, reduzir à insignificância a essência do que é o Divino..
O que eu pessoalmente considero Divino, é a centelha inicial de tudo o que existe,
senão seríamos nada, juntamente com todo o nada que conhecemos e desconhecemos.

Não vamos dourar a pílula, mas sabemos que tudo tem um inicio, e esse inicio, é Deus,
ainda que estejamos longe de o conhecer.
Ninguém, e tudo o que existe, vem do nada, nem do acaso.

Por isso, ao se afirmar que Deus não existe, e depois dizer que temos uma centelha Divina,
é a tal dualidade, que quer se queira ou não, existe forçosamente.
Convém dizer ou explicar que esse Deus (bíblico) provém de outras narrativas, e bastante adulterado.

Gostei bastante da teoria do átomo ..
Infelizmente, e só a titulo de exemplo, Jesus falou ou tentou ensinar Física Quântica, (eX: Parábola do grão de ~porcaria~)
mas por meio de parábolas creio que não era de todo fácil, ainda mais numa época cheia de obscurantismo
como foi há 2 mil anos.. mas que ele tentou, isso tentou.
A pergunta aqui, é ...
Quem era Jesus ?

Realmente também concordo que só existe o caminho da evolução espiritual.
Tudo o resto são alegorias, feitas por homens em seu beneficio...

A duvida reside nisto ..

Existe mesmo a reencarnação, ou existe dimensões distintas dependendo dessa evolução ?
Onde se aplica a teoria da reencarnação, com o progressivo aumento de seres humanos,
e por consequência, de almas ou espíritos ?

Numa perspetiva dimensional, até dá para entender o "circuito" espiritual,
na reencarnação, torna-se deveras complicado.
Eu pessoalmente, não acredito na teoria, em que os espíritos ficam numa "caixa", e vão reencarnado,
através de determinados pressupostos...
Assim como não acredito que andamos a reencarnar em diversos mundos...

A reencarnação sendo realmente possível neste mundo, de uma forma generalizada, implica o retorno de todos.
Teremos mais Stalin´s, e mais Hitler´s , entre outros ?

Então, se eles voltarão, quem pratica o Mal também evolui, e assim sendo torna-se o que .. humano.. demónio ?
Nem sequer podemos dizer, que as suas ações foram totalmente ou sempre más, apesar das milhões de mortes que causaram..
Nos dias de hoje usamos em nosso beneficio, muitas coisas inventadas por esses assassinos ...
Logo algo de bom fizeram, por pouco que seja, e sem querer desculpar as más ações que tiveram...

E já não vou falar de intenções .. porque boa intenções toda a gente tem...

Ainda que sim, não explica o aumento de almas em conformidade ao aumento humano, no planeta.

A verdadeira noção de Bem e de mal reside na essência humana..
É "algo" que existe no nosso ADN, e toda a gente é capaz de qualquer uma dessas vertentes..
É instintivo.

Logo, essa é a luta interior e intelectual ...

Cumprimentos

E não devemos esquecer, levarmos em conta a cultura da época, transmissão verbalizada e erros de tradução.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19