Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • Reflexões e cepticismo em relação a crenças religiosas
    Iniciado por SamirAR
    Lido 1.987 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Há uma velha piada na qual um esquimó pergunta a um padre: "se eu não soubesse acerca de deus e dos pecados, poderia ir ao inferno?"

E o padre responde: "não, não se não soubesses".

O esquimó responde: "então porque é que me disseste?"

Mas esperem .. se um homem que é ignorante acerca de deus, não será condenado ao inferno, o que acontece a uma pessoa que não tem uma predisposição genética para ser crente?

Nós sabemos hoje em dia que os humanos não são totais escravos da educação e do ambiente no qual crescem, mas que nós temos uma predisposição genética que representa grande parte de porque nós somos aquilo que somos.

Uma criança que nasce neste mundo com uma mente bastante analítica não tem mais probabilidades de acreditar no milagre de cristo do que tem de acreditar no coelhinho da páscoa.

Por outro lado uma criança que nasce com um juízo maçante e uma mentalidade conformista tem grandes probabilidades de adoptar ideais religiosos.

Vamos pensar que destas duas hipotéticas crianças, a criança analítica tem um bom coração, tem compaixão, é amigável, gosta de ser útil para os outros, e que a outra criança tem mau temperamento, é abusiva e anti-social.

Será que se deve acreditar que um deus sábio o suficiente para criar algo como o cosmos, iria castigar a criança com bom coração com fogo infernal, e presentear a outra com uma eternidade de paraíso tendo em os conta factores genéticos?

Uma pessoa não tem mais mão no seu DNA do que tem na escolha do sítio onde vai nascer, mas mesmo assim todos aqueles que nascem num lugar onde as pessoas são ignorantes no que toca a cristo são poupadas ao inferno e aqueles que não têm uma predisposição genética para acreditarem em cristo vão torrar para sempre no fogo da sala de tortura pessoal de deus.

Mais, acho nos devíamos perguntar antes de mais porque é que é importante para deus nós acreditar-mos nele?

Se deus quisesse fazer-nos acreditar, ele só precisaria de se manifestar ... uma aparição do todo poderoso iria destruir quase toda a dúvida quanto há sua existência.

Se perguntarem isto a um cristão ele diz-vos que ele escolhe não aparecer para nos testar, a vida é isto, um teste.

Mas porquê é que um deus que é amor iria conceber um teste no qual idiotas passam facilmente e boa gente com uma predisposição céptica falha?

Qual é que é a característica que os crentes exibem que os torna merecedores de passarem no teste de deus?

A crença deles é em primeiro lugar em grande parte devido há sua sorte de nascença, e em segundo lugar a única característica adicional que exibem é acreditar em algo sem nenhuma evidência racional a comprovar, um tiro no escuro será que deus glorifica estupidez?

Foi por isso que adão e eva foram ditos para evitarem a árvore do conhecimento no jardim sagrado?

Se o deus judeo-cristão existe, então ele é um presenteador de estupidez, e um castigador dos intelectuais.

Num mundo onde todas as pessoas têm níveis de inteligência diferentes, temperamentos diferentes, circunstâncias sociais diferentes, como é que faz sentido que todas as pessoas sejam sujeitas a um teste idêntico?

E como é que faz sentido que o teste não seja um teste de bondade, não seja um teste de integridade, não seja um teste de intelecto mas sim um teste no qual se vê quem acredita com mais intensidade naquilo que não se pode ver?

Não só o teste estipula que se acredite em algo que parece imaginário, mas também se tem de acreditar numa ideia particular daquilo que nós consideramos deus, se nós antes acreditar-mos em unicórnios nós falhamos o teste ...

É como perguntar-mos a uma pessoa em qual dos 3 copos a bola está escondida "eu não sei" diz a pessoa "bem então é melhor decidires, porque se escolheres o copo errado vais arder para sempre".

"então e se eu não escolher nenhum copo?" pergunta a pessoa "ardes na mesma".

Agora imaginem que há 1000 copos, um copo a representar cada crença na terra, chegar ao paraíso começa a parecer como jogar na lotaria, cada crença é só mais um ticket e toda a gente está de dedos entrelaçados na esperança de terem escolhido os números certos.

Se há um deus, e ele dá recompensas e castigos baseado em no facto de se acreditar ou não nele ou na versão correta dele, então estatisticamente falando quase ninguém na terra irá chegar ao paraíso as nossas chances não são tão felizes, se tal deus existe então chances são que cada cristão a ler este tópico está tão sujeito a ir ao inferno como um qualquer ateu a ler.

catuxo
#1
francamente... acredito na tua estatistica...  ::)

senao vejamos... todas as religioes pregam que se nao pertenceres a mesma vais para o inferno ou "sub mundo" ou o que lhe queiram chamar... entao como so uma pode estar certa e mesmo dentro dessa haverá quem não acredite "mesmo"... assim de cabeça as tuas contas parecem estar certas. ;)

abraço

sofiagov
Citação de: catuxo em 15 junho, 2014, 01:02
francamente... acredito na tua estatistica...  ::)

senao vejamos... todas as religioes pregam que se nao pertenceres a mesma vais para o inferno ou "sub mundo" ou o que lhe queiram chamar... entao como so uma pode estar certa e mesmo dentro dessa haverá quem não acredite "mesmo"... assim de cabeça as tuas contas parecem estar certas. ;)

abraço

As pessoas acreditam naquilo que querem acreditar...o fanatismo de uma religião já não é religião é isso mesmo fanatismo , põem Deus /Satanás no meio...mas são os homens que o fazem?
Entre a nossa espécie escravizam-nos uns aos outros de várias formas e culpamos Deus e não sei mais o quê da nossa condição.
Usamos e abusamos das entidades a nosso belo prazer para justificar os nossos erros e atitudes.

Se alguém não acredita em Deus/Satanás , paraíso ou inferno , quando morrer irá parar ao mesmo sitio que outra pessoa qualquer, afinal todos somos energia (isto é o que acho).
há vezes mais vale ser ignorante (mas só às vezes) do que andar a pregar ou assistir a fanatismos religiosos que em nada mudam ou contribuem para melhor a mentalidade....

finalizo, que no meu entender seria mais importante sermos mais "irmãos" uns dos outros do que pensar se Deus acha que acreditamos nele.

Paz



#3
Aqui fica a minha modesta contribuição: somos todos criação de Algo: deem-lhe o nome que quiserem. A religião enquanto instituição foi criada pelo ser humano, para a organização da sociedade. A hierarquia da religião, criou medo nas pessoas para as controlar. Isso, há séculos atrás.
Penso que não ter uma religião não vai enviar as pessoas para um lugar mau. Se alguem nasce num sitio sem religião institucionalizada , não é menos afortunado que outro que nasça, por exemplo, no ocidente. Somos todos criação de Algo/ Deus. Se a pessoa for correcta do ponto de vista social (ajudar os outros), então encontrará o bem estar depois da "morte".
Ja conheci muitas pessoas que vão à missa todos os domingos e que a seguir fazem mal aos outros: essas não acredito que vão para o "cèu".
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

catuxo
eu acrescentaria, sem querer ferir susceptibilidades, que um bom "catolico" devera querer ir para o inferno... de outro modo, pode acontecer chegar ao "paraiso", querer ouvir uma missa, e nao encontra um padre para a rezar... ::)

"Mens sana in corpore sano"
Isto é certamente o que o Criador -dêem-lhe o nome que qiserem - desejou para nós.

Acredito que todos, seja de que maneira for, acabaremos por nos cruzar com o Divino. Existe cada vez mais pessoas a tocar no assunto espiritual ou tem-se ouvido falar cada vez mais em espiritualidade...

Mas têm me dito que algumas religiões tem uma forma de ensinar e estão erradas porque não condiz com a Bíblia, também que devemos abrir a nossa mente para saber-mos sobre Deus.  :)
O que tenho aprendido por ter a necessidade de perceber alguma coisa do Criador:
Deus criou-nos para ser-mos felizes, mas, os planos foram alterados por causa da desobediência e agora para provar ao Homem, se pode ou não ser capaz de cuidar, sozinho de tudo sem ajuda de Deus.


Mais, acho nos devíamos perguntar antes de mais porque é que é importante para deus nós acreditar-mos nele?
Se Deus quisesse fazer-nos acreditar, ele só precisaria de se manifestar ... uma aparição do todo poderoso iria destruir quase toda a dúvida quanto há sua existência.

Mas Deus já fez isso e o que adiantou? Só duvidam ou vem outros criam dúvidas. Acredita quem quer...

Se perguntarem isto a um cristão ele diz-vos que ele escolhe não aparecer para nos testar, a vida é isto, um teste."
Já me disseram tantas vezes isso que passei acreditar, agora depois do que passei...penso mas quem ensinou isto a estas pessoas? na Bíblia diz isso? não encontrei, pelo menos ainda  :-\

A crença deles é em primeiro lugar em grande parte devido há sua sorte de nascença, e em segundo lugar a única característica adicional que exibem é acreditar em algo sem nenhuma evidência racional a comprovar, um tiro no escuro será que deus glorifica estupidez?
Não sei se com a maioria dos cristãos é assim, mas comigo não tem a ver se nasci com essa sorte porque até bem pouco tempo nem acreditada em nada,a minha crença é através de uma conversa de Deus comigo, como explicar se a pessoa não passa por algo parecido? Mexeu tanto comigo que era impossível ignorar.  ;D

Se formos pelo teste ou se estamos na terra para aprender não chegamos a um acordo...acredita quem quer. Um um dia vão dizer que o Inferno não existe dentro da igreja e ficamos todos aliviados pronto já que estão a perder "fieis".

Mas quem ensina esqueceu-se de dizer que já estamos todos salvos através da morte de Jesus. Não vamos para o inferno  :laugh:
A maioria das pessoas não sabe reconhecer isso, mas quem quer saber do que os cristãos dizem? :P