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  • Transmigração das Almas /metempsicose
    Iniciado por sofiagov
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sofiagov
Achei este tema muito interessante e ponho aqui algumas observações sobre o que é cada item, espero que gostem. :)


-Transmigração [do latim trans + migratione] – Ato ou efeito de transmigrar(-se), passar (o Espírito) de um corpo para outro.

Transmigração é uma doutrina filosófica de origem indiana, transportada para o Egito, de onde mais tarde Pitágoras a importou para a Grécia. Os discípulos desse filósofo ensinavam ser possível uma mesma alma, depois de uma período mais ou menos longo no império dos mortos, voltar a animar outros corpos de homens ou de animais, até que transcorra o tempo de sua purificação e possa retornar à fonte da vida.


- Metempsicose (gr. μετεμψύχωσις, meta "alem de", psiquê "alma") é o termo genérico para transmigração ou teoria da transmigração da alma, de um corpo para outro, seja este do mesmo tipo de ser vivo ou não. Essa crença não se restringe à reencarnação humana, mas abrange a possibilidade da alma humana encarnar em animais ou vegetais. Era uma crença amplamente difundida na Pré-história e na Antiguidade, sendo encontrada entre os egípcios, gregos, romanos, chineses e na Índia, etc,. Entre os budistas tibetanos essa migração é possível, embora muito rara (os budistas descrevem várias formas de reencarnação, sob vários contextos diferentes). Os esquimós e outros povos atuais considerados "primitivos" mantém a mesma convicção.

Segundo a Doutrina Espírita, a teoria da metempsicose é falsa, pois a transmigração da alma do homem para o animal implicaria na ideia de retrogradação evolutiva, o que entra em desacordo com um dos principais pontos da doutrina, que diz que o espírito apenas progride, nunca retrograda.

O termo é encontrado em Pitágoras e Platão. Acredita-se que Pitágoras aprendeu seu significado com os egípcios, que por sua vez aprenderam com os indianos. A problemática desse raciocínio é a divergência entre as crenças. Platão e os indianos não acreditavam na metempsicose. Utilizavam o termo na ausência de outro como sinônimo de reencarnação. Já os Egípcios, estes sim, acreditavam na metempsicose (como ela é descrita aqui). Dessa maneira, sendo o termo grego, há polêmica quanto ao seu significado.


- Reencarnação [do latim re + incarnatione] - 1. Volta do Espírito à vida corpórea, em um novo corpo especialmente formado para ele. É progressiva ou estacionária, nunca é retrógrada. 2. Uma das personalidades do Espírito dentro da pluralidade das suas existências. A reeencarnação pode dar-se imediatamente depois da morte, ou após um lapso de tempo mais ou menos longo. Pode se dar na Terra ou em outras esferas, mas sempre em um corpo humano, e nunca no de um animal. A reencarnação é progressiva ou estacionária; nunca é retrógrada. Em suas novas existências corporais o Espírito pode decair em posição social, mas não como Espírito, isto é, de senhor, você pode nascer servidor, de príncipe, artífice, de rico, miserável, mas progredindo sempre em ciência e moralidade. Deste modo o criminoso pode tornar-se homem de bem, mas o homem de bem não pode tornar-se um criminoso.

Como se constata, há uma diferença capital entre a metempsicose e a doutrina da reencarnação: em primeiro lugar, a metempsicose admite a transmigração da alma para o corpo de animais, o que seria, para os espíritas kardecistas, uma degradação; em segundo lugar, essa transmigração não se opera senão na Terra. Os espíritas lecionam o contrário, que a reencarnação é um progresso constante, que o homem é um ser cuja alma nada tem de comum com a dos animais, que as diferentes existências podem realizar-se quer na Terra, quer, por uma lei progressiva, em mundos de ordem superior, até que a alma se torne um espírito purificado.

A transmigração observa a regularidade do desenvolvimento biológico em primeiro plano. De acordo com a tradição espiritualista esotérica, uma alma pode vir a ser condenada a passar a reencarnar em corpos animais subumanos caso se demonize. Além disso, nos casos de perda planetária e consequente transmigração planetária, pode ocorrer de humanidades inteiras passarem a reencarnar sob a forma de entidades infra-humanas como dinossauros ou mesmo trilobites, por exemplo. De acordo com a tradição espírita, a idade da alma vai regredindo no extrafísico, post-mortem, o que gera a necessidade de reencarnação na matriz biológica disponível (dá-se preferência à mesma, ou à mais avançada em caso de transmigração).


fonte :wikipedia

Bom topico. :)

É sempre muito interessante percebermos as posições das variadas religioes e culturas perante o mesmo tema.

Minha colega de fórum sofiagov, acredito que a citação vem de encontro ao meu pequeno conhecimento sobre este assunto, e podemos agora verificar que pessoas utilizam citações destes pensadores para confirmar seus estudos, mas não verificou a história destes pensadores sobre estes estudos.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

sofiagov
Citação de: BACHOR em 15 junho, 2014, 01:18
Minha colega de fórum sofiagov, acredito que a citação vem de encontro ao meu pequeno conhecimento sobre este assunto, e podemos agora verificar que pessoas utilizam citações destes pensadores para confirmar seus estudos, mas não verificou a história destes pensadores sobre estes estudos.

Olá, Bachor...excelente observação, retirei este texto através da Wikipédia, porque me suscitou interesse...esta informação está provavelmente bastante incompleta.
Achei uma pequena base ou ponto de partida para partilha e acrescento de informação.
Podemos enriquecer o tópico adicionando mais ...é sempre um prazer ver que todos podemos contribuir.

bem haja.

#5
Vou dar minha pequena contribuição sobre o Axioma Religioso que colocaste, não vou fazer citações longas, pois não quero doutrinar nenhuma pessoa, como também não quero dizer quem esta certo ou errado, pois na primeira referencia das coloquei, existem explicações que demonstram alguns pensamentos superiores frentes algumas religiões. E as outras tentam demonstrar o Axioma Religioso, mas quem quiser buscar este conhecimento, colocarei abaixo algumas referências bibliográficas de língua portuguesa.

PRAXERES, Walter. Eurocentrismo e Racismo nos Clássicos da Filosofia e das Ciências Sociais. Revista Espaço Acadêmico Nº 83, Mensal Abril de 2008 Ano VII – ISSN 1519.6186  (Este pode ser encontrado na integra no google)

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

ALVES, Rubem. O que é religião? 3. ed. São Paulo: Loyola, 2001.

BIRCK, Bruno Odélio. O Sagrado em Rudolf Otto. Porto Alegre: Edipucrs, 1993.

CROATTO, José Severino. As linguagens da experiência religiosa. São Paulo: Paulinas, 2001.

PIAZZA, Waldomiro. Introdução à Fenomenologia Religiosa. Petrópolis: Vozes, 1983.
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