Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Para que servem as velas??
    Iniciado por ricardoreis87
    Lido 3.306 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas,

Desde de sempre que conheço a minha avó, ela muito regularmente faz promessas e como cresci e passei muito tempo com ela me habituei a dedicar velas a todos meus antepassados.

No fundo a minha duvida é? Para que servem as velas?? Que poder tem um vela?
Deus, concede-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, Coragem para modificar aquelas que posso, e Sabedoria para distinguir umas das outras.

#1
Ola
Bem cada vez mais perguntas dificeis lol
Depende de muita coisa incluindo das crenças.

As velas tem sido usadas desde mais ou menos 200 a.c. Os chineses faziam velas a partir de gordura de baleia.

As velas sao usadas para iluminar, contar o tempo e ainda no esoterismo.
Representam o elemento fogo :)

As velas como representam o fogo representam o que o fogo representa: purificação, calor, ação, paixão, etc.

A vela pode ser utilizada para atrair energia/vibrações, para enviar mensagens energeticas (atraves do fogo).
Basicamente servem para isso e é por isso que sao utilizadas em magia e orações.

Espero ter ajudado
Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Obrigada LilithP , não sabia
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#3
Os judeus acendem as velas do sábado (Shabbat), logo antes do pôr do sol na noite da sexta-feira, para sinalizar o início do dia do descanso e diferenciá-lo da semana de trabalho que se encerra. É tudo parte de um pequeno culto realizado tradicionalmente pelas famílias em casa, antes da refeição da noite de sexta-feira. Os costumes associados ao ato de acender velas são praticados pela maioria das famílias judias espalhadas pelo mundo.

http://youtu.be/kX5PsphWZKQ
O mais engraçado, é que os protestantes criticam muito os católicos, por acenderem velas aos Santos, porém, nem sequer sabem que; o ato de acender velas, é também um costume judaico. :angel:

Shalom ^^
✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)

Acho que o ricardo estava mais interessante no porque de se acender e no plano mais geral.

Mas achei interessante. Apesar de não entender que tem protestante e catolico a ver com judaico neste caso lol
Alem de definitivamente não ser uma pratica so dessas religiões

Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Pois, a minha duvida recai mais para o poder das velas, mas contudo saber mais algo relacionado com velas não tem mal, nem faz "cabeça" grande.

Pois como disse anteriormente a minha avó é muito crente, alias o santo "dela" é S. Gonçalo e sei que de vez enquanto ela la faz uma promessa a ele e ela associa sempre uma vela as suas promessas.

Lembro-me em particular de uma promessa que ela fez a uns anos para mim, eu tive um problema na mão esquerda, num tendão. Lembro-me que fui a minha medica de família mais a minha mãe e depressa medica quando viu a minha mão disse "tens que ser operado a isso, isso não sai por obra do Espírito Santo" - foram mesmo estas as palavras dela.

A verdade é que a minha avó na altura prometeu uma vela da minha altura (algo do género) e tempos depois lá desapareceu o problema que eu tinha.

Afinal a medica enganou-se! Fiquei particularmente surpreendido com esta situação, mas sei que a minha avo pede muitas coisas a ele, alias ela casou-se no dia da festa desse santo.

Deus, concede-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, Coragem para modificar aquelas que posso, e Sabedoria para distinguir umas das outras.

catuxo
boas

permita-me a pergunta ricardo... o que o surpreendeu foi o medico ter-se enganado? e que eu ja acho que essa e a regra e nao a excepcao... entao se a qualidade das ferias dele depender da quantidade de medicamentos que vend... digo, receitar... passa a ser tambem conveniente... mas isso sao outros quinhentos. ::)

de qualquer forma, tambem ja os medicos perceberam a importancia dos placebos... alem de substancialmente mais baratos na fabricacao, oferecem um bom lucro na venda e nao raramente uma taxa de cura superior aos "remedios" existentes.

o que eu penso das velas esta exatamente na mesma linha de raciocinio dos placebos. :)

abraco

Placebo?
Depende do ponto de vista. Mesmo que fosse/seja o que importa é que resulta.

Eu vejo a energia que as velas libertam por isso para mim nada tem a ver com placebo mas sim vibrações :)

Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

catuxo
plecebo-a... ;D

no meu ponto de vista, a energia termica e "luminosa" que a vela liberta e da qual penso estar a falar, ajuda a potencializar o efeito... ou seja... voce concretamente consegue percecer que a vela emana energia o que ajuda a convence-la dos seus eventuais beneficios.

No fim..  entre o que e e o que voce se convenceu que foi... o que importa e que efetivamente funcione. No fundo voce nao quer saber como e que o carro anda... o que importa mesmo e que ele a leve ate ao destino. ;)

abraco

#9
Meu caro eu vejo auras desde que me lembro :)
Sei diferenciar uma energia da outra, acredita.

E na realidade gosto de saber como as coisas funcionam :)

Mas sim, o que interessa no fim é que resulta.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

catuxo
bem...

um passarinho pousou no meu ombro e disse-me o seguinte:

...muito está por dizer.
Vcs estão a olhar as velas somente como elemento fogo e se esquecem de todo um universo.

Frequências vibratorias
Ondas que cada vela emite.
Links que elas criam.

Etc.


comentem por favor  :)

obrigado ao passarinho  ;)

abraços

#11
Citação de: LilithP em 10 junho, 2014, 03:23Apesar de não entender que tem protestante e catolico a ver com judaico neste caso lol

Os evangélicos são paga-paus dos judeus, porém, não sabem quase nada sobre; a religião ou as tradições judaicas.

Mas, acho que isso só acontece no Brasil, mesmo!? :P
✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)

As velas servem para iluminar. :-)
Porque a magia e o esoterismo é uma linguagem cheia de metáforas, usamos as velas para "iluminar" as entidades que cultuamos... Basicamente é isto.
No caso que referes, a tua avó, ao acender velas para os antepassados está a cultuar essas entidades que ja desencarnaram... e ao dar-lhes "luz" está também ela a pedir "luz" para a sua própria vida...
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Citação de: Tokobá del Rey em 10 junho, 2014, 20:59
As velas servem para iluminar. :-)
Porque a magia e o esoterismo é uma linguagem cheia de metáforas, usamos as velas para "iluminar" as entidades que cultuamos... Basicamente é isto.
No caso que referes, a tua avó, ao acender velas para os antepassados está a cultuar essas entidades que ja desencarnaram... e ao dar-lhes "luz" está também ela a pedir "luz" para a sua própria vida...

Concordo plenamente contigo
"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante

Citação de: catuxo em 10 junho, 2014, 18:51
bem...

um passarinho pousou no meu ombro e disse-me o seguinte:

...muito está por dizer.
Vcs estão a olhar as velas somente como elemento fogo e se esquecem de todo um universo.

Frequências vibratorias
Ondas que cada vela emite.
Links que elas criam.

Etc.


comentem por favor  :)

obrigado ao passarinho  ;)

abraços

Por acaso também gostava de saber mais, existem velas para vários tipos de situações, têm cores diferentes e tamanhos para cada caso e tempo que devem ficar acesas, o que as diferencia? Não é apenas a chama, decerto!

Quanto a mim, uso velas daquelas pequeninas e acendo sempre que me quero concentrar, quando tenho pesadelos (levanto-me e acendo uma) ou quando me sinto extremamente feliz, ou seja, quando sinto necessidade de agradecer ao universo algo bom que me aconteceu, não me preocupo muito em saber para que servem, a mim servem para o que eu entender que servem e funciona sempre!
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Os tamanhos tem a ver com o tempo e as cores com magia das cores ou cromoterapia
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 11 junho, 2014, 10:52
Os tamanhos tem a ver com o tempo e as cores com magia das cores ou cromoterapia

Sim, isso eu sei, uso velas nas minhas mandalas e rituais, sei para que cada uma serve porque li, mas não sei até onde o seu poder consegue alcançar, a influência que tem no Universo, qual a origem da energia que emitem, como se lida com isso no Além, etc.
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Isso sao coisas cujas respostas depende das crenças de cada um :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."