Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.502
Total de mensagens
369.615
Total de tópicos
26.962
  • Diferença de religião e espiritualidade
    Iniciado por luciamarta
    Lido 1.488 vezes

sofiagov
olá Lucia achei interessante por este pequeno texto retirado de um blog que encontrei enquanto divago pela Internet.
Tem a simplicidade que vale a pena pensar.

:-*

"Ao acordar essa manhã logo me deparei com aquela velha e famosa guerra que todas enfrentamos diariamente; a vontade da carne contra a vontade do Espirito...

Tudo começou assim que abri os olhos. O corpo estava cansado depois de ter passado o dia anterior na estrada, sem contar com o aperto na garganta devido ao resfriado. A minha carne dizia; "não levanta agora não, fica na cama mais um pouquinho", porém a minha mente (o Espirito) me dizia; "levanta filha, você tem coisas pra fazer". Me levantei, lavei o rosto e dei início ao meu dia.

Logo após, abri meu e-mail e li a mensagem de uma amiga minha que me mostrava uma de minhas muitas falhas. Daí mais uma vez começou a batalha. A minha carne dizia; "se explique... conte pra o motivo daquilo ter acontecido", mas imediatamente o Espirito Santo me falou outra coisa,"se explicar por quê? Apenas peça perdão e pronto!" E assim eu fiz.

Á partir de então os meus olhos ficaram mais atento. Continuei com o meu dia. Fui na cozinha preparar o café da manhã e percebi que só tinha um pedaço do pão que eu mais gostava. Havia outras coisas pra comer, porém aquele meu pãozinho predileto só dava para uma pessoa. Eu creio que você já pode até imaginar o que veio em minha cabeça kkk. "Come logo esse pão, assim você não terá que dividi-lo com ninguém ou ter que ficar sem comer". Mas, naquele mesmo instante me veio uma outra voz que dizia; "Não pegue o pão não minha filha, deixe-o para o seu esposo comer" e assim eu fiz.

Há como eu me senti forte, feliz e poderosa por ter conseguido vencer a minha carne! E é exatamente isso que nos faz ser uma pessoa espiritual; quando passamos a dar ouvido e a praticar a vontade do Espirito.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ser espiritual não significa ler a Bíblia o tempo todo, ou ir a igreja todos os dias, fazer jejuns e orações constantes e nem tão pouco ser boazinha. A pessoa espiritual é aquela que renuncia as suas próprias vontades, gostos e prazeres para fazerem a vontade daquEle que a gerou ou daquEle pelo qual ela deseja ser gerada – O Espírito Santo. Isso minhas amigas, é uma questão de decisão! Ninguém pode me obrigar a fazer algo que eu não queira fazer e nem tão pouco me impedir de fazer algo que eu queira. A escolha está em nossas mãos.

fonte:flavia-barcelos.blogspot

Sofiagov, obrigada pela tua colaboração, penso que é um exemplo interessante de uma conclusão bastante pessoal.

Obrigada :)

Não gosto de religiões e, minha sensibilidade espiritual, é um porre!

✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)

Concordo em grande parte com o vídeo, mas existem alguns posicionamentos discordantes sobre algumas características entre religião e espiritualidade.

Mas na minha opinião o vídeo é bom.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

A religião é extrínseca ao indivíduo enquanto a espiritualidade é intrínseca ao sujeito. Não há que confundir. Há religiosos que nem sequer são espirituais e grande parte dos espirituais nem sequer pensa numa religião!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 01 fevereiro, 2015, 11:04
A religião é extrínseca ao indivíduo enquanto a espiritualidade é intrínseca ao sujeito. Não há que confundir. Há religiosos que nem sequer são espirituais e grande parte dos espirituais nem sequer pensa numa religião!

Concordo plenamente!!!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Puca
A religião devia ser um "guia" para a Espiritualidade da comunidade que depois deveria ser praticada individualmente, infelizmente hoje em dia não é nada disso que se verifica, talvez uma das poucas excepções seja o Budismo.

A religião católica é uma "Fé Morta", segue-se porque é o socialmente correcto, mas no fundo ninguém acredita em nada nem pratica coisa nenhuma.

A Espiritualidade tem a ver com valores e práticas internas que naturalmente se refletem no dia-a-dia.

qualquer instituição que alega representar um deus na terra é FALSA por natureza...

O mal não está portanto na "religião" mas sim nas "Instituições religiosas"... e muitas pessoas parecem misturar as duas coisas...  ::)

religião e espiritualidade... para mim... podem representar a mesma coisa... desde que todos nessa religião respondam directamente a DEUS sem qualquer "intermediário" a provocar "interferencias"...  ;)
a minha religião é a verdade...