Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Cadomblé em Portugal desde 1500
    Iniciado por Tokobá del Rey
    Lido 1.056 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sabemos que no século XVI cerca de 15% da população portuguesa eram negros, na sua maioria homens e mulheres escravizados.
Sabemos que em cidades como Lisboa, Aveiro e Setubal, ou zonas como Alcácer do Sal, Tavira e à volta da Ria de Aveiro e Aljustrel essa percentagem de homens e mulheres negros era superior certa de 25%.
Particularmente, nas zonas pantanosas onde os homens e mulheres negros tinham maior resistência a malária que apenas no século XVII foi erradicada do país.
Estes homens e mulheres trouxeram consigo, um manancial de tradições e recursos mágicos, religiosos e esotéricos que se fundiram com a tradição popular portuguesa.
Apesar dos 500 anos de repressão religiosa que passaram. Apesar de 150 de inquisição. Apesar da barbárie do extermínio cultural. Em em algumas tradições religiosas ditas "portuguesas" podemos encontrar a presença dos cultos ancestrais africanos, incluindo o culto dos Orixás.
Falo de uma tradição, pelo menos 300 anos anterior a ser documentada no Novo-Mundo (Brasil, Cuba, Haiti ou Venezuela).
Exemplos concretos:
A Padroeira dos Mineiros é Santa Barbara. Que gere as minas, as trovoadas, as pedras, a justiça, os vulcões e o fogo. Falo naturalmente do Orixá Xango. Também sincretizado com Santa Barbara em Cuba. Coincidente também é o ritmo das canções de mineiros em Portugal e das Toadas a Xango no Cadomble brasileiro.
Sabemos que uma grande percentagem de pessoas escravizadas eram usada para trabalhar nas minas.
Virgem de Pescadores. Procissões de Marinheiros, procissões de barcos de Pesca. Virgem do Cabo Espichel. Estamos a falar naturalmente da entidade feminina que gere os mares: Yemanja. As tradições de pescadores, Nazaré, Peniche, Cabo Espichel, tem muito em comum com as celebrações a Yemanja.
Sabemos que muitos dos descentes de escravos se dedicaram a pesca por ser das profissões mais humildes.
Culto do Espirito de Santo, nos Açores... muita coisa em comum com o culto de Oxalá...
Podemos falar em Cadomblé Portugues, anterior ao Cadomblé no Brasil?
Parece-me que não.
Mas proponho uma hipótese: o culto dos Orixás é um realidade que em Portugal se mantém desde que foram trazidos os primeiros homens escravizados de Africa.
Só uma ideia que gostava de partilhar. E ouvir opiniões.
Na imagem, a Senhora do Cabo, no Cabo Espichel, em Sezimbra ou Yemanjdá.
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"