Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Umbanda, os espiritos de luz precisam de velas, charutos e cachaça?
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 18.343 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Umbanda, os espíritos de luz precisam de velas, charutos e cachaça???

1)Respostas sobre UMBANDA e CANDOMBLÉ dadas pelo médium mineiro CHICO XAVIER no programa Pinga Fogo de 1971
UMBANDA
Pergunta: Quem são os "pretos-velhos", "exus" e "pombas-giras" que incorporam na Umbanda? Se são espíritos de luz, por que há necessidade de cigarro, cachaça e sons barulhentos?
Resposta: PARA ESPÍRITOS DE LUZ, OU SEJA, ESPÍRITOS SUPERIORES E PUROS, NÃO EXISTEM NECESSIDADES MATERIAIS. Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorvelas; quando não têm, fazem-no através dos despachos. São, na classificação da Doutrina Espírita, chamados de espíritos mais simples. É claro que existem aqueles outros que, mesmo tendo condição moral mais elevada, manifestam-se nos terreiros de Umbanda, guardando os procedimentos ali adotados.

CANDOMBLÉ
Pergunta: Qual a diferença entre as entidades de luz da Doutrina Kardecista e os orixás do Candomblé, que são reverenciados em seus templos com bons pratos, roupas tradicionais e músicas? Isso não seria prendê-los ao materialismo?
Resposta: Primeiro; devemos esclarecer que a Doutrina não é Kardecista e sim dos Espíritos. Allan Kardec foi o codificador dessa Doutrina, ou seja, através de método científico, reuniu e compilou, com a ajuda de vários médiuns, as informações que hoje conhecemos editadas nos livros básicos da Doutrina Espírita.
Quanto à diferença entre "entidades de luz", ou seja, espíritos de luz e os orixás do Candomblé; esta reside no fato de QUE OS ESPÍRITOS DE LUZ ENCONTRAM-SE EM ELEVADA CONDIÇÃO DE EVOLUÇÃO MORAL, ESTANDO, PORTANTO, LIVRES DAS SENSAÇÕES MATERIAIS.
SEM DÚVIDA QUE AS OFERENDAS QUE RECEBEM OS "ORIXÁS" OS PRENDEM À MATÉRIA.
Da Obra "Plantão De Respostas " – Emmanuel E Francisco Cândido Xavier.

Emmanuel é bem claro, somente espíritos apegados as sensações matérias é que pedem cigarros, charutos, cachaça e despachos, ou seja, espíritos atrasados.
Perguntamos.
Emmanuel esta certo ou errado nessa questão??????

Os Espíritos de Luz ou os Espíritos Superiores e Elevados não possuem necessidades matérias, eles estão moralmente depurados.
Os Espíritos de Luz possuem sempre uma Linguagem pura, digna, elevada, nobre, lógica e sublime de moralidade e seus ensinamentos visam sempre a melhoria Moral e espiritual das pessoas.
Os Espíritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos.
Eles pregam o Bem, a caridade, o amor, a elevação moral, a disciplina, a ordem, as virtudes.
Os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores possuem sempre uma Linguagem moralmente pesada, grosseira, ímpia, agressiva, maliciosa, sem lógica e sem elevação moral.
E suas mensagens só tratam de assuntos matérias vulgares.
Os Espiritos de Luz jamais vão pedir coisas matérias, como velas, despachos, cachaça, charutos, farofa e sacrifícios de animais.
Somente espíritos apegados a matéria e aos vícios terrenos é que pedem tais absurdos.

2) Emmanuel é bem claro nessa questão ele diz.

PARA ESPÍRITOS DE LUZ, OU SEJA, ESPÍRITOS SUPERIORES E PUROS, NÃO EXISTEM NECESSIDADES MATERIAIS. Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorvelas; quando não têm, fazem-no através dos despachos.

Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam GRANDES NECESSIDADES TERRENAS E POR ISSO USAM OS MÉDIUNS PARA ABSORVELAS, QUANDO NÃO TEM, FAZEM-NO ATRAVÉS DOS DESPACHOS.
Isso mostra que os espíritos que atuam nos terreiros são espíritos apegados as sensações terrenas e POR ISSO USAM OS MÉDIUNS PARA ABSORVELAS.
Os médiuns que usam cigarros, charutos e cachaça são vampirizados por espíritos inferiores do plano astral.
Como disse Emmanuel, PARA ESPÍRITOS DE LUZ, OU SEJA, ESPÍRITOS SUPERIORES E PUROS, NÃO EXISTEM NECESSIDADES MATERIAIS.

Perguntamos Emmanuel esta errado nessa questão?????
Qual a sua resposta???

Emmanuel fala que as oferendas que fazem aos orixás ( espíritos desencarnados) os prendem a matéria.
OS ESPÍRITOS DE LUZ ENCONTRAM-SE EM ELEVADA CONDIÇÃO DE EVOLUÇÃO MORAL, ESTANDO, PORTANTO, LIVRES DAS SENSAÇÕES MATERIAIS.
SEM DÚVIDA QUE AS OFERENDAS QUE RECEBEM OS "ORIXÁS" OS PRENDEM À MATÉRIA.

Como os Umbandistas analisam essa questão colocada por Emmanuel?????




3) A minha intenção é trocar idéias e informações e ouvir outras opiniões, sobre espíritos condicionados a matéria, os espíritos de luz precisam de coisas matérias????
Os espíritos de luz precisam de sangue de animais???
Esses obsessores que são espíritos condicionados a materia e aos vícios terrenos, formam o astral inferior, que é uma região espiritual de baixas vibrações mentais e morais, nessa região estão a vagar milhões de espíritos perturbados, ignorantes, viciosos, embusteiros, maliciosos e obsessores, eles procuram viver entre os encarnados para vampirizar os fluidos vitais das pessoas.

O astral inferior está repletos de espíritos  obsessores que precisam se ligar aos encarnados para ter  a ilusão de comer , beber, jogar, fumar, usar drogas, satisfazer, enfim, vícios que adquiriram quando em vida física no planeta. E através do corpo fluídico dos encarnados que eles conseguem sugar energias para satisfazer seus anseios.
Assim, o que foi jogador inveterado fica junto a mesa do jogo. Associado aquele por quem nutre maior simpatia, passa a intuí-lo para que faca os lances que lhe aprazem.
Fica enraivecido, quando as intuições  não são captadas como deseja. Outros espíritos, igualmente viciados no jogo, passam a influenciar os demais jogadores encarnados, e a peleja astral em torno deles segue renhida,  estimulada por impropérios  e imprecações.
Os espíritos em estado de perturbação  se utilizam da plasticidade da matéria que compõe  os campos  .  aos quais estão associados para engendrar as mais diversas e estranhas formas fluídicas , muitas delas de repelente aspecto.
Idêntico fenômenos   se opera com os espíritos do astral inferior que, quando encarnados, foram alcoólatras  e se sente ressequidos e com o desejo incontrolável  de tomar bebidas fortes e embriagantes a que se acostumaram . Para satisfazer esse desejo, se apegam aos ébrios  do plano físico e de tal forma conseguem sentir,, como se encarnados estivessem, o sabor do álcool e o efeito atuante da bebida ingerida.
Desse modo se satisfazem e continuam alimentando o vicio. Assim também  acontece com os que fumam, os que se drogam ou se entregam a qualquer outro vicio. As pessoas fúteis  tem uma inclinação acentuada pelo vicio e, quando não se deixam arrastar pela atração  das drogas, entregam-se a do fumo, muitas vezes por parecer-lhe um habito  elegante, como assim era considerado no passado.  De elegantes desse tipo esta repleto o astral inferior. Há vícios maiores e menores, mas são vícios. Os espíritos viciados do astral inferior estão sempre próximos dos encarnados, a procura daqueles que possuem vícios iguais ao seus.



Vejamos uma observação importante do Raul Teixeira.

Nós espíritas pensamos o seguinte: ESPÍRITOS QUE PEDEM CHARUTO, BEBIDAS ALCOÓLICAS, COMIDA, SANGUE DE UM IRMÃO INFERIOR (ANIMAL) OU MESMO HUMANO, QUE PARTICIPAM DE TRABALHOS DE VINGANÇA OU OUTRA MALDADE QUALQUER, PRECISAM DE ESCLARECIMENTO CRISTÃO. ELES AINDA ESTÃO APEGADOS À COISAS MATERIAIS E SENTIMENTOS INFERIORES. Seria incoerente falarmos de Jesus e nos propor fazer maldade seja lá a quem for. Como podemos pedir ajuda a quem precisa de ajuda? Se Espíritos resolvessem problemas, Chico Xavier, que foi muito mais merecedor que muitos de nós, não teria sofrido com doenças e problemas. Já que vivia em contato direto com eles. Então, sigamos o conselho do apóstolo Paulo:"Não creiais em todos os espíritos, mas examinai se eles são de Deus." (João 4:1). Paulo sabia que todos os Espíritos são de Deus, mas o propósito de alguns não são divino. Por isso, precisamos ter cuidado para não nos confundirmos, não nos aliarmos, não incentivarmos, não nos comprometermos com a lei divina. O Espiritismo é uma doutrina sem sacerdotes, sem dogmas, sem rituais, não adota em suas reuniões e em suas práticas qualquer tipo de paramentos ou vestes especiais (as vestes brancas devem ser as que nos cobrem o espírito e o nosso perispírito); não utilizamos sal grosso, plantas, amuletos, etc. (porque o nosso coração é nosso escudo, quando nele mora o amor); não adotamos cálice com vinho ou bebidas alcoólica (os espíritas não devem alimentar o vício do álcool nem do fumo, porque precisamos estar lúcidos para apreciar a beleza da vida); não utilizamos incenso, mirra, velas (porque são coisas materiais e nós usamos a prece para nos sustentar o espírito); não temos altares, imagens, andores, procissões, pagamento pelos trabalhos espirituais, talismãs, sacrifício animal, santinhos, administração de indulgências, confecção de horóscopos, exercício da cartomancia, quiromancia, astrologia, numerologia, cromoterapia, pagamento de promessas, despachos, riscos de cruzes e pontos, não temos curas espirituais com cortes, orações milagrosas para resolver problemas sentimentais, financeiros, etc.


Vou realçar essa observação do Raul Teixeira.
Nós espíritas pensamos o seguinte: ESPÍRITOS QUE PEDEM CHARUTO, BEBIDAS ALCOÓLICAS, COMIDA, SANGUE DE UM IRMÃO INFERIOR (ANIMAL) OU MESMO HUMANO, QUE PARTICIPAM DE TRABALHOS DE VINGANÇA OU OUTRA MALDADE QUALQUER, PRECISAM DE ESCLARECIMENTO CRISTÃO. ELES AINDA ESTÃO APEGADOS À COISAS MATERIAIS E SENTIMENTOS INFERIORES.

Nessas observações do Raul Teixeira, vemos que somente espíritos materializados apegados as sensações matérias é que pedem essas coisas como, bebida, cigarros, charutos, despachos e sacrifícios de pobres animais.
Os espíritos de luz não necessitam de coisas matérias.
Isso é lógico e racional basta estudar o Espiritismo para ver essa Verdade.

Perguntamos.
Raul Teixeira esta errado ou certo nessa observação??????
Qual a sua resposta?????

Muitas entidades que trabalham nesses lugares estão muito materializadas e condicionadas a vida terrena, querem manter as sensações da matéria, querem beber, fumar e até transar.
Esses espíritos viciosos encostam o seu perispirito no perispirito do encarnado que esta bebendo, fumando ou transando e passam a sentir as mesmas coisas, é o chamado encosto.

Perguntamos como vocês umbandistas analisam essa observação do Raul Teixeira????

5)  No livro Missionários da Luz, André Luiz nos traz um exemplo interessante, mostrando a necessidades que os espíritos de baixa vibração têm de vitalidade, ao ponto de extraí-lo do sangue dos animais mortos em um abatedouro:
"Pelas vibrações ambientes, reconheci que o lugar era dos mais desagradáveis que conhecera, até então, em minha nova fase de esforço espiritual. Seguindo Alexandre de muito perto, via numerosos grupos de entidades francamente inferiores que se alojavam aqui e ali. DIANTE DO LOCAL EM QUE SE PROCESSAVA A MATANÇA DOS BOVINOS, PERCEBI UM QUADRO ESTARRECEDOR. GRANDE NÚMERO DE DESENCARNADOS, EM LASTIMÁVEIS CONDIÇÕES, ATIRAVAM-SE AOS BORBOTÕES DE SANGUE VIVO, COMO SE PROCURASSEM BEBER O LÍQUIDO EM SEDE DEVORADORA...
Alexandre percebera o assombro doloroso que se apossara de mim e esclareceu-me com serenidade:
- Está observando, André? Estes infelizes irmãos que nos não podem ver, pela deplorável situação de embrutecimento e inferioridade, ESTÃO SUGANDO AS FORÇAS DO PLASMA SANGUÍNEO DOS ANIMAIS. SÃO FAMINTOS QUE CAUSAM PIEDADE.
Poucas vezes, em toda a vida, eu experimentara tamanha repugnância. As cenas mais tristes das zonas inferiores que, até ali, pudera observar, não me haviam impressionado com tamanho amargor.
Desencarnados à procura de alimentos daquela espécie? Matadouro cheio de entidades perversas? Que significava tudo aquilo? Lembrei meus reduzidos estudos de História, remontando-me à época em que as gerações primitivas ofereciam aos supostos deuses o sangue de touros e cabritos. Estaria ali, naquele quadro horripilante, a representação antiga dos sacrifícios em altares de pedra? Deixei que as primeiras impressões me incandescessem o cérebro, a ponto de sentir, como noutro tempo, que minhas idéias vagueavam em turbilhão.
Alexandre, contudo, solícito como sempre, acercou-se mais carinhosamente de mim e explicou:
- Porque tamanha sensação de pavor, meu amigo? Saia de si mesmo, quebre a concha da interpretação pessoal e venha para o campo largo da justificação. Não visitamos, nós ambos, na esfera da Crosta, os açougues mais diversos? Lembro-me de que em meu antigo lar terrestre havia sempre grande contentamento familiar pela matança dos porcos. A carcaça de carne e gordura significava abundância da cozinha e conforto do estômago. COM O MESMO DIREITO, ACERCAM-SE OS DESENCARNADOS, TÃO INFERIORES QUANTO JÁ O FOMOS, DOS ANIMAIS MORTOS, CUJO SANGUE FUMEGANTE LHES OFERECE VIGOROSOS ELEMENTOS VITAIS. Sem dúvida, o quadro é lastimável; não nos compete, porém, lavrar as condenações. Cada coisa, cada ser, cada alma, permanece no processo evolutivo que lhe é próprio. E se já passamos pelas estações inferiores, compreendendo como é difícil a melhoria no plano de elevação, devemos guardar a disposição legítima de auxiliar sempre, mobilizando as melhores possibilidades ao nosso alcance, a serviço do próximo."
A EXPLICAÇÃO DADA PELO INSTRUTOR QUE ACOMPANHAVA ANDRÉ LUIZ É PROFUNDA, MOSTRANDO O O PORQUÊ DO SACRIFÍCIO DE ANIMAIS EM CERTOS RITUAIS DE QUIMBANDA E CANDOMBLÉ.
Vou realçar essa observação importante de Andre Luiz.
DIANTE DO LOCAL EM QUE SE PROCESSAVA A MATANÇA DOS BOVINOS, PERCEBI UM QUADRO ESTARRECEDOR. GRANDE NÚMERO DE DESENCARNADOS, EM LASTIMÁVEIS CONDIÇÕES, ATIRAVAM-SE AOS BORBOTÕES DE SANGUE VIVO, COMO SE PROCURASSEM BEBER O LÍQUIDO EM SEDE DEVORADORA...
ESTÃO SUGANDO AS FORÇAS DO PLASMA SANGUÍNEO DOS ANIMAIS. SÃO FAMINTOS QUE CAUSAM PIEDADE.
DESENCARNADOS À PROCURA DE ALIMENTOS DAQUELA ESPÉCIE? MATADOURO CHEIO DE ENTIDADES PERVERSAS

Nessas explicações na obra de Andre Luiz, vemos que o objetivo dos espíritos desencarnados de baixo padrão vibratório é absorver os fluidos vitais do sangue do animais que são sacrificados nesses centros de candomblé e quimbanda, existe alguns centros de umbanda sem estudo que pratica também esses sacrifícios.
O objetivo é o Vampirismo psíquico praticado por espíritos inferiores de baixas vibrações mentais e morais, da mesma forma esses espíritos atrasados absorvem os fluidos da nicotina e da bebida dos encarnados que se entregam a esses vícios deprimentes.
Os espíritos elevados ou espíritos de luz não possuem necessidades matérias e nem apego as coisas matérias, eles estão moralmente depurados dessas coisas.
Os espíritos de luz estão num padrão vibratório elevado livre das paixões matérias e desejos e vícios terrenos.
Somente espíritos inferiores de baixas vibrações mentais e morais, podem precisar ou pedir coisas matérias como, cigarros, cachaça, charutos e sacrifícios de pobres animais.

Perguntamos aos umbandistas como vocês analisam essa observação de Andre Luiz????

Existem certos Centros de Umbanda que não praticam sacrifícios de animais mais existem outros que PRATICAM.
Os centros de candomblé, quimbanda, centros de magia praticam COVARDEMENTE sacrifícios de pobres animais, o Sangue dos animais esta repleto de fluidos Vitais e os espíritos inferiores e obsessores sugam tais fluidos, num processo de Vampirismo psíquico.
Como disse Andre Luiz.
DIANTE DO LOCAL EM QUE SE PROCESSAVA A MATANÇA DOS BOVINOS, PERCEBI UM QUADRO ESTARRECEDOR. GRANDE NÚMERO DE DESENCARNADOS, EM LASTIMÁVEIS CONDIÇÕES, ATIRAVAM-SE AOS BORBOTÕES DE SANGUE VIVO, COMO SE PROCURASSEM BEBER O LÍQUIDO EM SEDE DEVORADORA...
ESTÃO SUGANDO AS FORÇAS DO PLASMA SANGUÍNEO DOS ANIMAIS. SÃO FAMINTOS QUE CAUSAM PIEDADE.
DESENCARNADOS À PROCURA DE ALIMENTOS DAQUELA ESPÉCIE? MATADOURO CHEIO DE ENTIDADES PERVERSAS

Wilson Moreno na busca da Verdade.



coenuno
Saudaçoes meu caro.

Olhar de fora, analisar e comentar é bem diferente de estar dentro, analisar e comentar.

Para que possas fazer um juizo correcto, não deves somente basear-tê em determinados textos, deves tambem procurar vivenciar e conhecer por dentro, para entao sim teres uma opiniao sobre o interior e o exterior. Porque aquilo que comentas é o somente o que se consegue enxergar por fora. E o que se enxerga por fora está muito longe do verdadeiro Mistério interno. Mas não vamos por esse caminho.
A Umbanda , é uma religião e como tal tem sua função para com os seus afins e para muitos que não são afins. É acolhida por uns e repelida por outros, isso é normal no campo religioso.

Umbanda que é umbanda não prática magia negra em seus templos, não prática sacrifícios de animais ou aves. Se isso acontecer não é umbanda que ali se faz presente.

Muito mais havia para escrever, mas deixo ao teu bom senso a tua busca da verdade, pois ela é pessoal e não universal.

Estudando o mundo invisível.

1) Os espíritos elevados ou bons espíritos possuem sempre uma Linguagem nobre, elevada, digna, lógica e sublime de moralidade, os espíritos elevados são Virtuosos em seus ensinamentos e nas suas mensagens, eles procuram sempre educar, moralizar, disciplinar, espiritualizar, incentivando as pessoas a seguirem o caminho do Bem, da Caridade, da elevação moral, do respeito, da educação, do amor pelo próximo e pelos animais.
Os espiritos de luz pregam a Luz e as Virtudes, e sua LINGUAGEM é sempre pura, digna, nobre, elevada e lógica.
Esses seres luminosos não possuem apego a coisas matérias, ou seja, os espiritos elevados não possuem apego a vícios e desejos terrenos, eles estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados.
Os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores, possuem sempre uma Linguagem que reflete suas imperfeições morais, sua Linguagem é sempre vulgar, grosseira, agressiva, ímpia, maliciosa, pesada, eles sempre deixam transparecer sentimentos de ódio, revolta, fúria, rancor, medo, fanatismo, apego a bebida, cigarro, drogas, jogo.
Esses espíritos materializados estão apegados a matéria e a sentimentos inferiores.

Quando um espírito desencarnado se manifesta numa reunião mediúnica, usando uma linguagem pesada, grosseira, agressiva, arrogante, maliciosa, sem lógica e sem elevação moral, vamos concluir o que???
Um espírito de Luz usa esse tipo de Linguagem???
Claro que não, somente espíritos inferiores e atrasados usam esse tipo de Linguagem pesada e grosseira.
Portanto, devemos analisar com muito cuidado a LINGUAGEM dos espíritos desencarnados.
Qualquer expressão grosseira, vulgar, ímpia, sem lógica e sem elevação moral, determina a presença de espíritos inferiores e atrasados.
Os espíritos elevados possuem sempre uma Linguagem Moralizadora, pura, digna, nobre, lógica, incentivando as pessoas a praticarem as Virtudes divinas.

2) Existe no mundo invisível ou plano astral muitos espíritos desencarnados que são mentirosos, astutos, maliciosos, embusteiros e mistificadores, eles usam nomes falsos, usam nomes venerados e famosos para enganar as pessoas e também usam uma Linguagem melosa e doce para seduzir os médiuns, o Mestre Allan Kardec classificou esses embusteiros do mundo espiritual como os falsos profetas da erraticidade.
Entrar em contato com o mundo invisível é muito perigoso, temos que esta preparados mentalmente e moralmente, como explica o grande Leon Denis na sua obra No Invisível.
Para evitar as mistificações temos que seguir as orientações do Mestre Kardec e do Leon Denis, temos que passar pelo Crivo severo da Razão e da Lógica todas as informações trazidas pelos espíritos desencarnados.
Qualquer ofensa a Razão, a lógica e a moral, devemos rejeitar.

Só devemos aceitar uma recomendação ou um ensinamento, quando ele tiver um nível Racional e Moral elevado e nobre.

3) Todos os ensinamentos e mensagens que venha dos espíritos desencarnados, tem que ser analisados com muito cuidado e critério, por que, existe no mundo espiritual ou plano astral, muitos espíritos mentirosos, hipócritas, embusteiros, sedutores e mistificadores, que usam nomes falsos, pomposos e importantes para enganar as pessoas, eles também usam uma LINGUAGEM melosa, suave e doce para seduzir e mistificar, eles falam macio, são lobos em pele de ovelhas, temos que ter muito cuidado. O Mestre Jesus disse, cuidado com os falsos profetas, esses falsos profetas também existem no plano astral, são os mistificadores desencarnados, tudo fazem para iludir, enganar as pessoas.
Como evitar isso?
Não devemos aceitar nada cegamente e passivamente, todos os ensinamentos e mensagens que venha dos espíritos desencarnados têm que passar pelo crivo severo da Razão e da Lógica, para poder ser aceiro, qualquer ofensa a Razão, a lógica e a Moral, denuncia um espírito embusteiro e mal intencionado. Portanto, a regra é essa, passar tudo pelo crivo rigoroso da razão e da lógica, a nossa fé tem que ser raciocinada e não cega. Os maus espíritos não suportam o exame rigoroso e racional das suas mensagens e comunicações, é por isso, que eles evitam a critica, e tentam colocar na mente das pessoas que criticar é algo ruim, eles querem levar as pessoas para um estado de aceitação passiva, ninguém critica, ninguém analisa, ninguém raciocina, ninguém questiona, ninguém pensa, somos robôs em suas mãos.
Os espíritos mistificadores e obsessores, usam nomes falsos e pomposos e também usam uma LINGUAGEM melosa, suave, doce, para seduzir e enganar as pessoas, tudo isso ocorre, por que, as pessoas não usam o crivo severo da Razão e da lógica, para analisar as comunicações mediúnicas.
Esses espíritos desencarnados que se apresentam nesses centros de macumbas, pedindo, charutos, cachaça, sacrifícios de animais e despachos, são espíritos apegados a matéria e aos vícios terrenos, muitos deles são maldosos, vingativos, embusteiros, sedutores e obsessores, são os espíritos imundos relatados nos Evangelhos, que as religiões chamam de demônios. Devemos evitar esses ambientes de baixa espiritualidade, são lugares perigosos.

4) Eis o conselho dado por São Luís a respeito:
"Por mais legítima confiança que vos inspirem os Espíritos dirigentes dos vossos trabalhos, há uma recomendação que nunca seria demais repetir e que deveis ter sempre em mente aos vos entregar aos estudos: a de pensar e ANALISAR, SUBMETENDO AO MAIS RIGOROSO CONTROLE DA RAZÃO TODAS AS COMUNICAÇÕES QUE RECEBERDES; a de não negligenciar, desde que algo vos pareça suspeito, duvidoso ou obscuro, de pedir as explicações necessárias para formar a vossa opinião".
Vejamos mais uma Observação importante do Mestre Kardec.

"Os maus Espíritos temem o exame; eles dizem: 'Aceitai nossas palavras e não as julgueis.' Se tivessem a consciência de estar com a verdade, não temeriam a luz. O hábito de escrutar as menores palavras dos Espíritos, de pesar-lhes o valor, distancia forçosamente os Espíritos mal intencionados, que não vêm, então, perder inutilmente seu tempo, uma vez que se rejeite tudo o que é mau ou de origem suspeita. Mas quando se aceita cegamente tudo o que dizem, que se coloca, por assim dizer, de joelhos diante de sua pretensa sabedoria, fazem o que fariam os homens - disso abusam." (Allan Kardec, Escolhos dos Médiuns, Revista Espírita, fevereiro de 1859)

Outras observações importantes do Mestre Kardec.

o primeiro controle é, sem contradita, o da razão, ao qual é necessário submeter, sem exceção, tudo o que vem dos espíritos. toda teoria em contradição manifesta com o bom-senso, com uma lógica rigorosa, e com os dados positivos que possuímos, por mais respeitável que seja o nome que a assine, deve ser rejeitada.

Os Espíritos superiores têm, como dissemos em muitas circunstâncias, uma linguagem sempre digna, nobre, elevada, sem mistura com qualquer trivialidade; eles dizem tudo com simplicidade e modéstia, não se vangloriam nunca, não exibem jamais seu saber nem sua posição entre os outros. A dos Espíritos inferiores ou vulgares tem sempre algum reflexo das paixões humanas; toda a expressão que exala a baixeza, a suficiência, a arrogância, a fanfarrice, a acrimônia, é um indício característico de inferioridade, ou de fraude se o Espírito se apresenta sob um nome respeitável e venerado.



Os bons Espíritos não dizem senão o que sabem; eles se calam ou confessam sua ignorância sobre o que não sabem. Os maus falam de tudo com segurança, sem se importarem com a verdade. Toda heresia científica notória, todo princípio que choca com a razão e o bom senso, mostra a fraude se o Espírito se dá por um Espírito esclarecido.


Distinguir os bons dos maus Espíritos é extremamente fácil. A linguagem dos Espíritos superiores é constantemente digna, nobre, repleta da mais alta moralidade, livre de toda paixão inferior; seus conselhos exaltam a sabedoria mais pura e sempre têm por objetivo nosso aperfeiçoamento e o bem da humanidade.

A linguagem dos Espíritos inferiores, ao contrário, é inconseqüente, muitas vezes banal e até mesmo grosseira; se por vezes dizem coisas boas e verdadeiras, dizem na maioria das vezes coisas falsas e absurdas por malícia ou por ignorância.

Zombam da credulidade e se divertem à custa daqueles que os interrogam ao incentivar a vaidade, alimentando seus desejos com falsas esperanças. Em resumo, as comunicações sérias, no verdadeiro sentido da palavra, apenas acontecem nos centros sérios, cujos membros estão unidos por uma íntima comunhão de pensamentos, visando ao bem.

Todas essas observações estão nas Obras.
O Livro dos espíritos
O Livro dos Médiuns
O Evangelho seg o Espiritismo.


5) Os espíritos de luz ou espíritos elevados não possuem necessidades matérias, eles estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados, estão livres dos apegos e atrativos matérias.
Somente espíritos apegados a matéria e aos vícios pedem coisas matérias.
Quando um espírito desencarnado se manifesta numa reunião mediúnica, pedindo bebida alcoólica, cigarros, charutos, despachos, vamos concluir o que ????
São espíritos apegados a matéria e aos desejos terrenos.

Os espíritos de luz estão apegados as Virtudes, a pureza dos sentimentos, a elevação moral, a caridade.
Os espíritos atrasados estão apegados a matéria, vícios, maus desejos, maus pensamentos.

Vejamos uma observação do querido Raul Teixeira.
Nós espíritas pensamos o seguinte: ESPÍRITOS QUE PEDEM CHARUTO, BEBIDAS ALCOÓLICAS, COMIDA, SANGUE DE UM IRMÃO INFERIOR (ANIMAL) OU MESMO HUMANO, QUE PARTICIPAM DE TRABALHOS DE VINGANÇA OU OUTRA MALDADE QUALQUER, PRECISAM DE ESCLARECIMENTO CRISTÃO. ELES AINDA ESTÃO APEGADOS À COISAS MATERIAIS E SENTIMENTOS INFERIORES.

Isso diz tudo.


Wilson Moreno na busca da Verdade.


coenuno
Saudações meu caro.

Vamos conversar então. Até mesmo para esclarecer as coisas.

*Doutrina e Teologia é útil e essencial, mas só faz sentido para quem pratica, participa, ministra, ou seja, quem é fiel a essa mesma doutrina. Isto porque, da mesma forma eu te responderia e ao invés de descomplicar só iria complicar e entraríamos num impasse doutrino ou religioso.

*Fundamentar com palavras de espíritos também chegaríamos a um impasse e estaríamos aqui a eternidade a colocar mensagens de espíritos.

*Afirmar que comunicaste com espíritos mais de 1000 vezes também não é válido, porque em menos tempo que tu já perdi a conta a essas experiencias e isso não me torna superior a ninguém.

*Que o espiritismo faça essas afirmações sobre a Umbanda também não espanta, pois é algo normal acontecer, pois o espiritismo sempre achou a Umbanda algo inferior e não esqueçamos que o Caboclo das Sete encruzilhadas baixou num centro espirita e os dirigentes tentaram ridiculariza-lo.

* Depois não podes comparar as duas visões, o Espiritismo é uma visão abstracionista e a Umbanda é uma visão naturista.

* Ambas as religiões têm assentados em seus pólos divindades diferentes, logo o aspecto de actuação é diferente.

* Corrigindo mais uma vez, na Umbanda não se faz magia negra nem sacrifícios animais. E se o faz decerto não é Umbanda e no tempo certo o seu magnetismo interno tratará do assunto.

* Sendo vcs abstracionistas não têm como comentar de forma correcta o uso desses elementos nas casas de umbanda. Para tal comentário teriam que olhar a religião na forma universal ou então compreender o que é uma visão naturalista. Como assim não é, o que vcs comentam são os aspectos externos, pois os internos não fazem mínima ideia do que são.

*Não esquecemos que nos vossos centros só as elites espirituais baixam e que se esquecem dos uteis guardiões, por exemplo.

Meu caro como é que queres que a Umbanda tenha a mesma visão do Espiritismo se as bases são diferentes? A Umbanda está fundada na tradição indígena, africana e europeia.

No mais, aquilo que procuras é a tua verdade pessoal, concordo com isso, todos o deviam fazer, mas não é uma verdade universal. Não sejas tendencioso a julgar, deixa que cada um escolha seu caminho. As várias religiões existem porque o Criador assim permitiu, logo cada uma tem sua função. O espiritismo uma, a Umbanda outra, o Cristianismo outra, etc.

Por isso melhor parar por aqui. És feliz no espiritismo? meus parabéns, deves continuar. Eu sou feliz na Umbanda e assim continuarei.

Opiniões não se discutem, aceitam-se ou não. Já os fundamentos, que cada um aceite os fundamentos da sua própria religião.

Um grande abraço

Lancelot

Ola meu amigo, eu só estava analisando as manifestações dos espíritos desencarnados que pedem coisas matérias, na minha forma de pensar, analisar e raciocinar, somente espíritos apegados a matéria pedem coisas matérias como, velas, despachos, cigarros, charutos e cachaça, os espíritos de luz não possuem vícios e nem apegos a coisas matérias.
Você confiaria numa entidade que bebe e fuma???
Cuidado existe muitos espíritos embusteiros, maliciosas e mentirosos no plano astral, eles procuram enganar as pessoas com uma linguagem melosa e doce.
Para atrair os espíritos de luz temos que combater os vícios, maus pensamentos e maus desejos, temos que nos espiritualizar e não nos materializar com essas praticas de oferecer bebida e fumo para essas entidades ainda apegadas a matéria.
Vejamos o texto e critique, o importante é raciocinar.


Na site da FEB encontrei essa observação importante sobre essas questões.

1)Ajoelhar-se frente a algo ou alguém, beijar a mão ou louvar os responsáveis pela casa, benzer-se, sentar-se no chão ou ficar levantando e sentando durante os trabalhos, proferirem determinadas palavras (mantras) para evocar os espíritos.

Nas sedes dos verdadeiros centros espíritas não são encontradas imagens de santos ou personalidades do movimento espírita, amuletos de sorte, figuras que afastam ou atraem maus espíritos, incensos, velas e tudo o mais que seja material e que teoricamente serviria de ligação com o mundo espiritual. animais para sacrifício: o local que possui este tipo de prática ou decoração não é espírita. o espiritismo é contrário a qualquer tipo de sacrifício animal. espíritos que pedem este tipo de atividade são espíritos atrasados, ignorantes da lei de deus e muitas vezes maléficos, que podem prejudicar a vida de quem dá ouvidos aos seus baixos desejos.

Comunicação de Espíritos em público: a Doutrina Espírita é contrária a este tipo de manifestação, cercada geralmente de curiosidades e interesses materiais, ao invés do bom senso que deve permear toda comunicação espiritual. Há locais em que os médiuns recebem seus "guias" ou "Espíritos protetores", teoricamente responsáveis pelo funcionamento da casa, e orientam os consulentes sobre qualquer tipo de dúvida. Muitas vezes, as respostas dadas por este tipo de Espírito não têm base científica ou doutrinária alguma, seguindo apenas seu próprio conhecimento, que pode ser limitado. EM VÁRIOS DESTES LUGARES EM QUE HÁ A MANIFESTAÇÃO PÚBLICA, AS ENTIDADES ESPIRITUAIS SÃO SERVIDAS DE FUMO, BEBIDA, COMIDA, INGERIDA PELO MÉDIUM INCORPORADO. COM ISSO, MOSTRAM A LIMITAÇÃO DESTES ESPÍRITOS, AINDA MUITO APEGADOS AOS VÍCIOS E PRAZERES MATERIAIS.


2)Dessa observação  podemos concluir o seguinte, os espíritos de luz ou espíritos elevados não possuem necessidades matérias e nem vícios, esses espíritos desencarnados que pedem bebida alcoólica, cigarros, charutos, velas, despachos e sangue de animais inocentes, são espíritos apegados aos vícios e desejos terrenos.
Um Espírito de Luz esta livre das paixões, vícios e desejos matérias, somente espíritos condicionados a matéria pedem essas coisas.

Vejamos agora essas observações que são muito importantes.
Estudando a Mediunidade - Martins Peralva - ág. 114
XX - Reajustamento

O capítulo «Forças viciadas» registra interessantíssimas observações de André Luiz numa casa de pasto igual a tantas outras que se espalham por todas as cidades, onde o fumo e o álcool, aliados a indébitos prazeres e a condenáveis excessos, contribuem para que muita gente permaneça longos anos sob o guante de entidades vampirizantes. «A casa de pasto regurgitava...Muita alegria, muita gente.

As emanações do ambiente produziam em nós indefinível mal-estar. Junto de fumantes e bebedores inveterados, criaturas desencarnadas, de triste feição, se demoravam expectantes. Algumas sorviam as baforadas de fumo arremessadas ao ar, ainda aquecidas pelo calor dos pulmões que as expulsavam, nisso encontrando alegria e alimento. Outras aspiravam o hálito de alcoólatras impenitentes.»

Como preâmbulo aos nossos comentários, bastam as transcrições acima. Por elas podemos concluir quanto à influência, benéfica ou maléfica, dos ambientes que frequentamos. Milhares de criaturas encarnadas, homens e mulheres, ficam, sem que disso se apercebam, à mercê de tais entidades, dominadas, como vivem, pelo álcool e pelo fumo.
Como o objetivo essencial deste livro é o de focalizar assuntos relacionados com o mediunismo, lembramos a importância ambiencial para o obreiro da seara mediúnica.

O médium que preza a faculdade que Deus lhe concedeu e que deseja converter-se em servidor operoso, não deve habituar-se aos ambientes viciosos, onde os frequentadores, encarnados e desencarnados, pela expressão inferiorizada dos seus sentimentos, constituam ameaça ao seu equilíbrio interior.

Mesmo aqueles medianeiros que se caracterizam por relativa segurança, sofrem os reflexos vibratórios de semelhantes ambientes.
Devemos considerar que é o médium, em tese, uma criatura falível, igual a todos nós. A circunstância, mesma, de ter mais apurada sensibilidade, torna-o mais acessível às influenciações psíquicas .

A «casa mental» do medianeiro deve estar sempre custodiada pelo amor e pela sabedoria, pela moral e pela compreensão. Somente o obreiro que já se realizou a si mesmo, através da faculdade bem desenvolvida e cristãmente educada, saberá resguardar-se com êxito. Somente o medianeiro portador de apreciáveis valores morais poderá, sem prejuízos, neutralizar as influenciações perniciosas.

CONSOANTE ACENTUAMOS NO INÍCIO DESTE CAPÍTULO, HÁ MILHARES DE CRIATURAS PRISIONEIRAS DESSAS ENTIDADES. SÃO OS FUMANTES E BEBEDORES IMPENITENTES QUE SE ENTREGAM, DESORDENADAMENTE, AO VÍCIO. SÃO OS QUE SE ENTREGAM A CONDENÁVEIS EXCESSOS EM QUALQUER SETOR DA ATIVIDADE HUMANA. OS QUE BEBEM PASSAM A SER, NA OPORTUNA DEFINIÇÃO DE UM NOSSO CONFRADE, «CANECOS DE ESPÍRITOS».

Os que fumam passam a ser, naturalmente, alimentadores de entidades infelizes que se comprazem, jubilosas, em sorver-lhes «as baforadas de fumo arremessadas ao ar, ainda aquecidas pelo calor dos pulmões».

E assim permanecem até que um dia, fustigados pela Dor, dominados pela exaustão e vencidos pela monotonia de uma existência tristemente vegetativa, despertam para um tipo de vida mais consentânea com a dignidade da pessoa humana.

3) Vejamos essas questões.

Um médium que usa bebidas alcoólicas e fuma, tem condições de aplicar Passes???
Você tomaria passes de uma pessoa ou médium que bebe e fuma???
Os espíritos de luz precisam de coisas matérias como, velas, despachos, cigarros e cachaça???

Os médiuns que fazem uso de bebidas alcoólicas, cigarros e charutos vão entrar em sintonia com os espíritos de luz ou com espíritos desencarnados ainda apegados a matéria e aos vícios terrenos???

Você acredita passivamente em tudo aquilo que os espíritos desencarnados falam nas reuniões mediúnicas???
Ou devemos analisar tudo pelo crivo da Razão e da lógica???

Deveríamos analisar essas questões de forma racional.
Qual a sua resposta???

4) Os vícios abrem portas para a aproximação e ação de espíritos do astral inferior. Como eles atuam nesses casos?

Os vícios são deformações morais, imperfeições adquiridas agora ou trazidas de encarnações anteriores. Precisam ser eliminados, como qualquer outro defeito, pois, são obstáculos sérios no prosseguimento da evolução espiritual.

Os vícios são sempre supérfluos, além de terrivelmente nocivos.

Ao entregar-se a um vício, a pessoa atrai espíritos do astral inferior que tiveram o mesmo vício quando encarnados. A presença desses espíritos sempre é nociva, pois eles se "encostam" no viciado para sentirem o mesmo prazer que sentiam quando tinham um corpo físico. Nessa aproximação, há trocas de fluidos entre os perispíritos em detrimento da saúde física e psíquica do encarnado ocasionando, não raras vezes, a desencarnação prematura. Note-se que o espírito desencarnado é ele também um viciado. Por não mais ter corpo físico, não tem condições de sentir o mesmo prazer que tinha quando encarnado. Daí estar sempre intuindo o encarnado para que este se entregue ao vício.

Portanto, é importante que os pais combatam com determinação e energia eventuais vícios que seus filhos demonstrem trazer de encarnações passadas. Ao encarnar, o espírito deposita confiança na ajuda dos pais.

Sugestão de estudo: Capítulo "A desencarnação do espírito", do livro Racionalismo Cristão.

Wilson Moreno na busca da Verdade.


#5
Pois é...
Eu não teria o menor problema em receber um passe magnético de um médium que fuma e bebe, mas pelos vistos serei só eu. Uma coisa é beber socialmente outra coisa é embriagar-se.
Com toda a certeza domina a matéria muito melhor que eu e poderá explicar-me porquê.
Um médium que bebe uma bebida á refeição e fuma um cigarro com o café. Será essa atitude que revela a sua conduta? Ou será antes a sua solidariedade e o seu amor ao próximo?
Esta é uma das coisas que não entendo na doutrina espirita, a outra é a presunção de que apenas os espíritos presentes no Centro espirita são evoluídos ou elevados. Quem avalia? Sabemos tão pouco...

Citação de: marypaulla em 04 maio, 2014, 20:42
Pois é...
Esta é uma das coisas que não entendo na doutrina espirita, a outra é a presunção de que apenas os espíritos presentes no Centro espirita são evoluídos ou elevados. Quem avalia? Sabemos tão pouco...

É de pensar?
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

coenuno
#7
Saudações, vamos com calma meus caros. Como eu disse é um erro comum interpretar erradamente o que se enxerga por fora.

Eu simplesmente coloquei alguns aspectos de forma a termos uma  conversa saudável e descomplicar o que parece complicado. Então deixemos a teologia e a doutrina de lado e falaremos por palavras próprias.

Agradeço a sua sugestão de leitura e deixo a minha. Rubens Saraceni. São muitos livros á escolha para entender a magia ou a umbanda.

Meu caro Wilson, sendo a Umbanda um culto á natureza é mais que normal que faça uso de elementos gerados directamente ou indirectamente por ela. Certo?

*Num ponto vamos estar de acordo, quer o espiritismo quer a Umbanda pregam a caridade e o auxilio a terceiros. Dentro dos seus próprios fundamentos, individualizado para cada religião.

*A primeira lição que recebi sobre a bebida veio do meu Exú de trabalho. Aqui fica um relato pessoal e com várias testemunhas. Após uma gira de mais de 3 horas e meia garrafa de whisky consumida, eu tive que regressar a casa. E mais que natural eu tive receio em pegar no carro e conduzir até casa. O certo é que a 1 km de casa, fui mandado parar pelos agentes da lei e tive que fazer o teste de álcool. Antes mesmo de fazer o teste, eu admiti que tinha consumido álcool. fiz o teste e o resultado foi nulo. não tinha ponta de álcool no sangue. Então como isso  pode ser possível?
Já dentro na noite o Exu se aproximou e explicou o porquê de tudo. Ele me disse que era responsável pelos seus actos e caso eu desse vazão a vícios pessoais eu seria totalmente responsável.

*Muitas vezes ele nem pega na bebida, outras vezes até pede água. mas para que são os líquidos?
As bebidas servem para manter os níveis de hidratação dos médiuns. Muitas vezes duram horas.
Servem para desagregar energias negativas.

O fumo e os outros elementos a mesma coisa.

Eles não são utilizados pelos vícios dos guias, mas sim, porque assim realizam melhor e mais rápido o seu trabalho.

E caso haja algum excesso, não é culpa do guia mas sim do médium que está a dar vazão aos seus vícios.

Deu para entender? ou queres que explique de forma mais completa?

Caro amigo coenuno
Acabou de me responder a uma questão que me coloco muitas vezes que se prende com a responsabilidade dos actos impostos ou induzidos por espíritos. Para mim o que conta faz sentido. :)
Não seria justo de outra forma.
Vou tentar encontrar os livros que sugere pois fiquei curiosa. Tenho lido Kardec, mas quero ler sobre o mesmo assunto, mas de perspectivas diferentes. Obrigado pela dica.

coenuno
Citação de: marypaulla em 04 maio, 2014, 22:04
Caro amigo coenuno
Acabou de me responder a uma questão que me coloco muitas vezes que se prende com a responsabilidade dos actos impostos ou induzidos por espíritos. Para mim o que conta faz sentido. :)
Não seria justo de outra forma.
Vou tentar encontrar os livros que sugere pois fiquei curiosa. Tenho lido Kardec, mas quero ler sobre o mesmo assunto, mas de perspectivas diferentes. Obrigado pela dica.


Quantos não são aqueles que se desculpam com os espíritos? inúmeros.

Povo da esquerda(exu e pombagira) então nem se fala.

Os espíritos desencarnados e os vícios.

Acreditamos piamente que toda criatura que desencarnou que morreu carregando determinado vício, como o vício não era do corpo, era da mente, essa mente desencarnada continua viciosa, continua viciada.
Por não ter mais o corpo para satisfazer o vício, a tendência é procurar alguém de cujo corpo ele possa tirar proveito.

Então induz esse alguém, muitas vezes, conhecendo suas tendências, suas inclinações ao vício, induz ao vício que ele deseja, e esse indivíduo começa a usar a droga que o desencarnado deseja.

E a entidade liga-se a essa criatura incauta para tirar proveito via terceiros daquilo que ela gosta. É como se fosse uma ventosa psíquica, que se agarra sobre o outro aquilo que o desencarnado deseja.

Sabemos, por exemplo, que o álcool não é digerido, vai diretamente para a corrente sanguínea. A gente toma uma dose de alcoólico e já sente alterado no momento seguinte. Logo isso está no sangue e as entidades espirituais vampirizadoras, obsessoras, vinculam-se ao nosso centro de força para absorver essas substâncias que estão no nosso organismos.

VEMOS MUITA GENTE EM CERTOS CULTOS MEDIÚNICOS QUE BEBEM BASTANTE QUANDO INCORPORADOS POR ALGUM ESPÍRITO. QUANDO ESSE ESPÍRITO DESLIGA-SE, ELAS ESTÃO SÓBRIAS PORQUE ELE ABSORVEU O ÁLCOOL, O TEOR ALCOÓLICO QUE ESTAVA NA BEBIDA. FICOU NO ESTÔMAGO DO MÉDIUM O LÍQUIDO DA BEBIDA, MAS A ESSÊNCIA ETÍLICA FOI ABSORVIDA PELO ESPÍRITO PARA SENTIR-SE POR ALGUM TEMPO HUMANIZADO, COMO QUALQUER USUÁRIO DE DROGAS QUE AS USA PARA SENTIR-SE MAIS FORTE, MAIS MACHO, MAIS CORAJOSO, ENQUANTO DURAR O EFEITO DO ESTUPEFACIENTE, ENQUANTO DURAR O EFEITO DA DROGA.

Muitos Espíritos se valem dessa possibilidade perispiritual de absorver, o corpo espiritual tem esse poder de absorver, então eles se utilizam de pessoas que ingerem drogas e absorvem através do corpo delas aquilo que lhes interessa, aí criamos um vínculo de difícil erradicação.


E quanto aos vícios, de cigarro, bebida ou drogas? Porque dizem que esse vícios são morais? Não seriam vícios físicos?
Todos os vícios e virtudes são inerentes ao Espírito encarnado. É uma incoerência afirmar que o vício do cigarro, por exemplo, é físico e nada tem a ver com moral. Se assim fosse teríamos que admitir a supremacia do corpo sobre o Espírito e não o contrário, como se dá de fato. A razão repudia tal afirmativa.
Os vícios são uma espécie de muleta psicológica das criaturas que nele vivem, decorrentes de fraquezas em sua estrutura moral. Entregam-se ao vício por alguma razão e é penoso para elas se desvencilharem dele. São pessoas que necessitam de auxílio, se assim o quiserem. Além, é claro, de adquirir débitos com a lei de Deus, por maltratarem seu corpo físico, santuário da evolução do Espírito. Os vícios, quaisquer que sejam, devem ser combatidos e as pessoas que com eles se envolvem, auxiliadas e estimuladas a se libertarem deles.
Publicada por Curso de Introdução ao Espiritismo

1) Analisando esse texto ele é perfeito em suas explicações, mostrando que os encarnados viciados vão atrair pela sintonia dos pensamentos espíritos desencarnados que possuem os mesmos vícios e desejos perniciosos.
As pessoas que possuem o vicio da bebida alcoólica, do cigarro, do charuto, vão atrair espíritos desencarnados que também gostam da bebida e do fumo.
Isso mostra para esses médiuns que trabalham em terreiros, candomblé, quimbanda, umbanda e usam cachaça, cigarros, charutos, estão atraindo espíritos apegados a matéria, espíritos inferiores e atrasados como exu caveira, exu tranca rua, entidades ciganas, caboclos, boiadeiros, preto velhos etc...
Perguntamos, os espíritos de luz precisam de coisas matérias como velas, despachos, cachaça, cigarros, charutos e sangue de animais?????

2) Vou realçar uma observação do texto.

vemos muita gente em certos cultos mediúnicos que bebem bastante quando incorporados por algum espírito. quando esse espírito desliga-se, elas estão sóbrias porque ele absorveu o álcool, o teor alcoólico que estava na bebida. ficou no estômago do médium o líquido da bebida, mas a essência etílica foi absorvida pelo espírito para sentir-se por algum tempo humanizado, como qualquer usuário de drogas que as usa para sentir-se mais forte, mais macho, mais corajoso, enquanto durar o efeito do estupefaciente, enquanto durar o efeito da droga.

Os médiuns que bebem e fumam são Vampirizados por espíritos obsessores do plano astral, espíritos ainda apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos.
Como esses espíritos viciosos não possuem mais seus corpos físicos para saciarem seus vícios, eles vão procurar algum encarnados que possui vícios e maus desejos e vão usar essas pessoas como prolongamentos vivos para saciarem seus desejos torpes.
Todo encarnado viciado mais cedo ou mais tarde vai ser VAMPIRIZADO por entidades viciosas e ociosas do mundo espiritual ou plano astral.

Não devemos esquecer que tudo no plano espiritual é SINTONIA ou afinidade ou atração, atraímos bons ou maus espíritos, conforme nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
O encarnado correto, honesto, digno, caridoso, com pensamentos elevados e nobres e de atitudes elevadas, vai entrar em sintonia com os Bons espíritos.
O encarnado maldoso, desonesto, picareta, falso, mesquinho, vulgar, malandro, racista, egoísta, vai atrair pela sintonia vibratória dos pensamentos, espíritos desencarnados que pesam e sentem a mesma coisa, vai atrair espíritos inferiores e obsessores do plano extra físico ou mundo espiritual.
O Bem tem sintonia com o Bem.
O mal tem sintonia com o mal.

3) Os médiuns que bebem e fumam estão cometendo um grave erro, estão dando atração a espíritos inferiores do plano astral.
Os espíritos de luz ou espíritos elevados só se comunicam com médiuns consciente de seus deveres e responsabilidades, os médiuns corretos, honestos, dignos, caridosos disciplinados, com pensamentos elevados e nobres e que PROCURAM COMBATER SEUS VICIOS, vão ser instrumentos dos espíritos elevados.
Vejamos uma observação importante de Ramatis sobre essa questão.

Os espíritos desencarnados que foram fumantes, buscam desesperados uma criatura encarnada, mesmo sendo um adolescente e o incentivam a ingressar no vício do fumo, porque terá a sua disposição um escravo a lhe servir até o fim de sua vida física, é como o patrão e o empregado um a servir o outro, o espírito ajusta o seu perispírito no perispírito do encarnado que, além de se igualarem em uma conduta moral, e se torna escravo do vício, do senhor fumo.

O espírito cola seu perispírito, como se fosse um molde invisível, procurando por todos os meios sugar as emanações desprendidas do cigarro, mais isso não o deixa satisfeito, por ser reduzida à quota que podem absolver no eterismo do tabaco, então lança mão de recurso de induzir sua vítima para que aumente a quantidade diária de cigarros, é a causa de muitos fumantes se dizerem dominados por uma estranha força oculta, que os impede de se livrarem do vício e ainda o fazem fumar mais.
Há um equívoco em pensar que as sensações da matéria, tais como a fome, a sede, o desejo de ingerir bebidas alcoólicas ou de fumar, desaparecem com o corpo físico, na terra ao desencarnar, o desejo continua latente no corpo astral ou perispírito e não acaba no cemitério, por cujo motivo os infelizes que partem do mundo físico, ainda escravizados às paixões perniciosas e aos vícios perigosos, embora deixem de pensar nos mesmos, são perseguidos pelo desejo vicioso e violento partiram para o mundo espiritual sobrecarregados de resíduos tóxicos.
Na verdade, os vícios terrenos não devem ser encarados como pecados a DEUS, mas apenas como grandes obstáculos terríveis que, em ao desencarnar se transforma em uma barreira indesejável, mantendo o espírito desencarnado sob o comando das sensações inferiores.
Busque você leitor meditar sobre essas informações do plano espiritual e buscar novos conhecimentos que você ira descobrir sua verdadeira razão de existir e evoluir.


Belíssimas considerações do Mestre Ramatis.


4) Imaginemos uma pessoa ou médium que bebe e fumam, ele terá condições psíquicas de aplicar PASSES????
Perguntamos, você tomaria PASSES de uma pessoa que faz uso de bebida alcoólica e cigarros???
Essa é a questão básica que devemos analisar pelo raciocínio.
Para uma pessoa aplicar passes ele tem que cultivar valores morais elevados e nobres.

a) Cultivar pensamentos elevados e firmes no Bem.
b) Cultivar sentimentos nobres.
c) Cultivar a prece sincera.
d) Cultivar a fé raciocinada para discernimento.
e) Combater os vícios do cigarro, da bebida alcoólica, da gula, do jogo e das drogas.
f) Combater os maus desejos e maus pensamentos
g) Não fazer alarde do seu Dom, ser simples, moderado, cuidado com a Vaidade.
h) Nunca cobrar nada, todo trabalho espírita cristão é de graça.
Dar de graça o que recebemos de graça.
i) Procure valorizar seu tempo, estudando e trabalhando, nunca fique na Ociosidade.

Essas normas morais vão ajudar a disciplinar os trabalhos espirituais, atraindo os Espiritos de Luz ou espíritos elevados e afastando os espíritos inferiores e obsessores.
Onde predomina as Virtudes, a elevação moral, a disciplina, a prece sincera, as boas atitudes, a Caridade, os espíritos de luz estarão presentes.
Onde predomina a falsidade, interesses matérias, egoísmo, desonestidade, maus pensamentos, maus desejos, o vicio da bebida, do cigarro, do charuto, os maus espíritos estarão presentes.

Perguntamos.
Você tomaria Passes de uma pessoa que bebe e fuma???
Qual a sua resposta??

Wilson Moreno na busca da Verdade.



coenuno
Saudações meu caro Wilson.

Afinal de contas estamos a discutir um assunto ou queres continuar a dar doutrina e teologia?

Se assim é, o melhor é doutrinares sozinho.

Ola meu amigo, gostaria de pedir desculpas a minha intenção não é doutrinar ninguém, a minha intenção é mostra o resultado dos meus estudos espíritas.
Eu coloco textos com argumentos dos grandes Mestres e pesquisadores do Espiritismo e do Racionalismo Cristão, respeito a sua opinião.
A questão se resume, que os espíritos de luz ou espíritos elevados, não possuem necessidades matérias e nem vícios como beber e fumar.
Esses espíritos que pedem isso são espíritos apegados a matéria e esses espíritos não merecem a nossa confiança, eles são perigosos.
Chico Xavier psicografou essas mensagens sobre espíritos apegados a matéria, você acha que Chico Xavier seria uma pessoa ignorante sem esclarecimentos espirituais.

Chico Xavier, Ramatis, André Luiz, Emanuel seriam pessoas ignorantes sem conhecimentos espirituais?????

Na obra Nos Domínios da Mediunidade pelo espírito de Andre Luiz, psicografado por Chico Xavier, encontramos esses trecho.

"...As emanações do ambiente produziam em nós indefinível mal-estar.
JUNTO DE FUMANTES E BEBEDORES INVETERADOS, CRIATURAS DESENCARNADAS DE TRISTE FEIÇÃO SE DEMORAVAM EXPECTANTES.
ALGUMAS SORVIAM AS BAFORADAS DE FUMO ARREMESSADAS AO AR, AINDA AQUECIDAS PELO CALOR DOS PULMÕES QUE AS EXPULSAVAM, NISSO ENCONTRANDO ALEGRIA E ALIMENTO. OUTRAS ASPIRAVAM O HÁLITO DE ALCOÓLATRAS IMPENITENTES.
Indicando-as, informou o orientador:
— Muitos de nossos irmãos, que já se desvencilharam do vaso carnal, se apegam com tamanho desvario às sensações da experiência física, que se cosem àqueles nossos amigos terrestres temporariamente desequilibrados nos desagradáveis costumes por que se deixam influenciar.
— Mas por que mergulhar, dessa forma, em prazeres dessa espécie?
— Hilário — disse o Assistente, bondoso —, O QUE A VIDA COMEÇOU, A MORTE CONTINUA... ESSES NOSSOS COMPANHEIROS SITUARAM A MENTE NOS APETITES MAIS BAIXOS DO MUNDO, ALIMENTANDO-SE COM UM TIPO DE EMOÇÕES QUE OS LOCALIZA NA VIZINHANÇA DA ANIMALIDADE. Não obstante haverem frequentado santuários religiosos, não se preocuparam em atender aos princípios da fé que abraçaram, acreditando que a existência devia ser para eles o culto de satisfações menos dignas, com a exaltação dos mais astuciosos e dos mais fortes. O chamamento da morte encontrou-os na esfera de impressões delituosas e escuras e, como é da Lei que cada alma receba da vida de conformidade com aquilo que dá, NÃO ENCONTRAM INTERESSE SENÃO NOS LUGARES ONDE PODEM NUTRIR AS ILUSÕES QUE LHES SÃO PECULIARES, PORQUANTO, NA POSIÇÃO EM QUE SE VÊEM, TEMEM A VERDADE E ABOMINAM-NA, PROCEDENDO COMO A CORUJA QUE FOGE À LUZ..."
Essa observação colocada por Andre Luiz, mostra que são os espíritos apegados a matéria e aos vícios, que se utilizam dos encarnados viciosos, para absorverem os fluidos da nicotina e da bebida, portanto, esses espíritos desencarnados que pedem bebidas, fumo, charutos e despachos, são espíritos presos as paixões e vícios matérias, espíritos de baixa evolução moral, eles estão numa faixa vibratória muito densa e grosseira.
Como disse Andre Luiz.
JUNTO DE FUMANTES E BEBEDORES INVETERADOS, CRIATURAS DESENCARNADAS DE TRISTE FEIÇÃO SE DEMORAVAM EXPECTANTES.
ALGUMAS SORVIAM AS BAFORADAS DE FUMO ARREMESSADAS AO AR, AINDA AQUECIDAS PELO CALOR DOS PULMÕES QUE AS EXPULSAVAM, NISSO ENCONTRANDO ALEGRIA E ALIMENTO. OUTRAS ASPIRAVAM O HÁLITO DE ALCOÓLATRAS IMPENITENTES.

Resumindo.
Os espíritos de luz ou espíritos elevados não possuem necessidade matérias, eles não pedem velas, cigarros, charutos, cachaça e despachos, somente espiritos apegados a matéria pedem essas coisas.

Vejamos que eu coloquei as observações de Andre Luiz, ele esta certo ou errado????
Chico Xavier errou nessa psicografia????
Os espíritos de Luz precisam de coisas matérias, como velas, cachaça, cigarros e charutos???
Você confia nesses espíritos apegados a matéria????

Pense bem.

coenuno
#13
Saudações.

Parece que não entendeste nada do que eu disse e continuas a bater na mesma tecla.

Eu não quero ler os textos dos outros, pois se assim quisesse teria tambem muitas linhas contraditórias para postar.

Quero que fales por tuas palavras.

O que estás a fazer é o mesmo que as testemunhas de jeova fazem quando chegam a minha casa e começam a dar lições da Bíblia.

E no mais o teu julgamento está errado pois só tens como base e fundamento a doutrina espirita.
Isso é o mesmo que julgar os chineses sem conhecer a realidade real deles.

coenuno
#14
Saudações.

Em meu entender e modo de ver, e deixando de lado a minha religião, o que aqui colocas sobre oferendas, bebidas ou fumo não faz sentido nenhum no aspecto universal da religião em si. Mas faz sentido dentro da tua religião, o espiritismo. Isto porque o espiritismo é uma religião mentalista e abstrata por natureza.

• desde o inicio da civilização humana que o culto a natureza se pratica, através de oferendas de alimentos, pedindo boas colheitas e outras coisas mais, logo não vejo mal algum no uso de oferendas.
• o uso do tabaco e das bebidas ritualisticas nas religiões indígenas tambem é uma constante. Logo tambem não vejo problema algum em se praticar um culto desta forma. Atendendo tambem que o proprio vinho é utilizado durante a celebração da eucaristia.

Ou seja, a historia universal se encarrega de nos mostrar que são elementos ritualisticos que se usam à milénios, nas mais diversas religiões. E só por isto toda a tua teoria cai por terra. Porque não faz sentido condenar algo que se utiliza à milénios.

Pela tua linha de raciocínio e argumentação todas as religiões que se serviram e se servem e se servirão destes tipos de elementos devem se vistas como impróprias e inferiores. A isso eu chama de radicalismo religioso.
Honestamente tu não queres encontrar uma verdade qualquer, mas sim uma verdade pessoal que satisfaça todo o ego da tua doutrina religiosa. Dando-tê assim a tua força da razão para caminhar. Isso se chama individualismo religioso. Mas a liberdade individual termina onde a liberdade do outro começa.

Convém salientar que o espiritismo interno só é praticado por uma elite e só baixa uma elite de guias.