Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • primeira versão de São cipriano?
    Iniciado por muffin.of.doom
    Lido 2.986 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
muffin.of.doom
CitaçãoO famoso Livro de São Cipriano foi redigido antes de sua conversão. Uma parte dos manuscritos foi queimada por ele mesmo. A questão é que não se sabe quando, e por quem os registros foram reunidos e traduzidos do hebraico para o latim, e posteriormente levados para diversas partes do mundo. [carece de fontes]

No decorrer dos anos, o conteúdo sofreu alterações significativas, além da adequação necessária na tradução para os vários idiomas. Esses fatores colocam em dúvida a fidelidade das versões recentes, se comparadas às mais antigas.

Atualmente, não é possível falar do Livro, mas sim dos Livros de São Cipriano. As edições capa preta e capa de aço ou aquelas intituladas como o autêntico, o verdadeiro ou o único, enfatizam um mesmo acervo mágico central, e ainda exaltam o cristianismo e a vitória do bem sobre o mal.[carece de fontes] Porém, existem grandes diferenças no conteúdo. Enquanto alguns exemplares apresentam histórias e rituais inofensivos, outros apelam para campos negativistas e destrutivos da magia.

Num aspecto geral, encontra-se instruções aos religiosos para tratar de uma moléstia, além de cartomancia, esconjurações e exorcismos. A Oração da Cabra Preta, Oração do Anjo Custódio e outras da crença popular também são inclusas (Magnificat, Cruz de São Bento, Oração para Assistir aos Enfermos na Hora da Morte etc.). Além dos rituais de como obter um pacto com o demônio, como desmanchar um casamento e da caveira iluminada com velas de sebo.

Isto é o que diz a wikipédia sobre a origem do livro, que não é muito.
O que sei é que é um livro agarrado à cultura ibérica e latino-americana, sendo que só muito recentemente começaram a fazer traduções para outras linguas. Mas até ando curiosa, onde se pode encontrar uma edição mais antiga? De onde exactamente vem o livro? Imagino que terá começado em espanha, como a a maior parte dos grimorios medievais (nos centros universitarios como Cordoba, se não me engano).

Alguém sabe alguma coisa sobre o assunto?

Tenho andado curiosa sobre a origem do livro.

serrasagrada
Não existem evidências históricas de que o autor, sequer, tenha existido.
Tudo indica de que se trata de uma adaptação etnográfica, desenvolvida ao longo dos anos em diferentes países.

muffin.of.doom
As versões diferentes costumam ter meia dúzia de coisas em comum (como a tal oração da cabra preta) e então parece haver ali uma base sobre a qual todas as edições constroem.
Eu não sou ingénua e sei que não foi o tal Santo que o escreveu, gostava era de saber um pouco mais de onde veio porque afinal é uma parte da nossa tradição mágica bastante prevalente.
Bem, é questão de investigar mais a fundo.  :)

Se pesquisar aqui no PP, certamente irá encontrar muita coisa que lhe poderá interessar sobre o Livro de S. Cipriano

muffin.of.doom
Não me leves a mal, oculto, mas a única "informação" que vi até agora são superstições e histórias sem pé nem cabeça sobre o que acontece a quem ler o livro. Não é isso que estou à procura, até porque já o li e estou descansada.

serrasagrada
#5
Citação de: serrasagrada em 08 abril, 2014, 19:09
Não existem evidências históricas de que o autor, sequer, tenha existido.
Tudo indica de que se trata de uma adaptação etnográfica, desenvolvida ao longo dos anos em diferentes países.

Como referi, Muffin, o livro é uma compilação folclórica adaptada a cada país em que existe.
Portugal tem a sua, Espanha a sua, a Grécia a sua, o Brasil também e por aí fora.
Trata-se de uma maneira que permite que os leitores sintam que no livro reside uma memória ancestral e, consequentemente, antiga e fidedigna.
A referência mais recenta feita à obra é feita pela Helena Blavastky, que refere que o Marquês de Mirville (Jules de Mirville), um escritor do século dezanove, a "descobriu" no Vaticano e a traduziu para francês.
Existe também relato de uma outra tradução, supostamente encontrada num mosteiro em Broken, na Alemanha pelo monge Jonas Sufurino, bibliotecário do mosteiro, que traduziu os textos para sua língua natal. Escreve o monge nas páginas introdutórias do livro:
"Eu, Jonas Sufurino, monge do monastério de Brooken, declaro solenemente, prostrado, de joelhos ante o firmamento estrelado, que tenho estado em contato com todos os espíritos superiores da corte infernal. Eles me mostraram este livro, escrito em pergaminho imaculado em caracteres hebreus".
Apesar de ostentar o nome de Cipriano no título, este grimório do século XI reúne, na verdade, vários trechos de diferentes grimórios famosos. Segundo o editor, o volume inclui: "A Clavícula de Salomão", "Invocações, Pactos e Exorcismos" e "Compilação da magia Caldéia e Egípcia: filtros, encantamentos, feitiçarias e sortilégios".
Existe ainda outro documento, não relacionado com o livro, denominado "Confissões de Cipriano", supostamente medieval. Sem data, em cópias manuscritas, é composto por três textos que contam a história da conversão, confissão e martírio do feiticeiro convertido. Estes textos circularam entre a Europa e o Médio Oriente em diferentes idiomas: latim, grego, siríaco, copta e árabe.
Entre toda esta confusão, é também referida uma outra publicação, de 1510, pelo editor Jean Jacques Kean, um ilustre desconhecido.
Resumindo, para além de ser um livro de gosto mais do que duvidoso, não carece de qualquer fundamento histórico ou científico.
Uma leitura a evitar e um assunto sem grande interesse, portanto.

muffin.of.doom
#6
Citação1460 – Em um julgamento, na França, em 1841, nos autos de um processo encontra-se uma referência a um livro impresso em francês e latim com o título Cyprien Mago ante Conversionem, edição de Salamanca [Espanha]  datada de 1460.
http://www.sofadasala.com/pesquisa/saocipriano.htm

Acho que fomos parar ao mesmo site.
Logo vi que não podia ser só descoberto no século 19. O escritor Owen Davies tem um livro muito interessante que é uma espécie de história dos vários grimoires e a maioria deles tiveram a primeira edição nas cidades universitárias espanholas medievais. Mais tarde passaram a ser impressos em países protestantes para fugir à inquisição mas traficados para os países Católicos.
Parece-me que afinal este não terá sido exceção.
Quero dizer, pelo menos o esqueleto da coisa, antes de ter sido cada vez mais modificado a cada edição.

1510 – El Libro de San Cipriano: Tesoro del Hetichero foi descoberto pelo editor canadense Jean Jacques Kean, e publicado em 1510.
Pelo menos o titulo deste é o que se costuma chamar ainda hoje à maior parte das edições.


CitaçãoResumindo, para além de ser um livro de gosto mais do que duvidoso, não carece de qualquer fundamento histórico ou científico.
Uma leitura a evitar e um assunto sem grande interesse, portanto.
É apenas uma curiosidade histórica e cultural. Já o li há muitos anos e realmente não vi nada de prático naquilo. Daí achar curioso como é que ele se embrenhou tanto na nossa cultura. Nenhum outro grimoire tem fundamento cientifico, ou historico. As Claviculas de salomão não têm nada a ver com o Rei, nem o Grimorio do papa honorius com o papa mas sobrevivem aos séculos e eu acho interessante saber a história deles.

não li o livro por isso não posso ter opinião formada, mas se a versão original não foi encontrada, as outras versões podem ser consideradas fantasia
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

O livro de São Cipriano não existe, pois Cipriano foi um Bruxo que acreditou na Unidade da Tradição de todas as religiões que convergem a um ser único e começou a utilizar a Bíblia como seu principal livro de estudo com todas as suas artes religiosas estudadas, logo ele tinha na verdade varias escritas conforme seus estudos e magias do sobrenatural, e ele nunca as uniu como se fosse um livro.
Se estou certo. Como grande parte desta época digamos foi queimado ou foi capturado por entidades religiosas ou místicas, não posso afirmar o que digo.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

serrasagrada
#9
Citação de: BACHOR em 09 abril, 2014, 03:12
O livro de São Cipriano não existe, pois Cipriano foi um Bruxo que acreditou na Unidade da Tradição de todas as religiões que convergem a um ser único e começou a utilizar a Bíblia como seu principal livro de estudo com todas as suas artes religiosas estudadas, logo ele tinha na verdade varias escritas conforme seus estudos e magias do sobrenatural, e ele nunca as uniu como se fosse um livro.
Se estou certo. Como grande parte desta época digamos foi queimado ou foi capturado por entidades religiosas ou místicas, não posso afirmar o que digo.

BACHOR, essa figura que é Cipriano não passa de uma alegoria. Neste caso, política. Quase sempre foi hábito a construção de textos similares. Tal como, por exemplo, o Fernando Tordo a cantar a Tourada.

muffin.of.doom
Citação de: BACHOR em 09 abril, 2014, 03:12
O livro de São Cipriano não existe, pois Cipriano foi um Bruxo que acreditou na Unidade da Tradição de todas as religiões que convergem a um ser único e começou a utilizar a Bíblia como seu principal livro de estudo com todas as suas artes religiosas estudadas, logo ele tinha na verdade varias escritas conforme seus estudos e magias do sobrenatural, e ele nunca as uniu como se fosse um livro.
Se estou certo. Como grande parte desta época digamos foi queimado ou foi capturado por entidades religiosas ou místicas, não posso afirmar o que digo.
Bachor,  o livro tanto '' existe'' q está à venda na fnac. Ninguém está a dizer que foi escrito por Cipriano nem sequer que este existiu.  A minha pergunta sempre foi como é que a versão moderna veio a existir,  independentemente do que lá está escrito.

Olá, acabei de ler o teu tópico, apesar de ter passado bastante tempo, julgo que te desperte o interesse...
Há algum tempo pesquisei sobre o livro de São Cipriano, porque lembrei-me que já o tive na minha posse ainda que só por 2 dias, tinha eu os meus 13 ou 14 anos quando um amigo emprestou-me o capa de aço. Então na pesquisa que fiz encontrei um blog, onde está reunida bastante informação sobre o livro e quem foi a pessoa!

Espero que gostes, e que a gerência deixe postar o link ;)

http://www.issoebizarro.com/blog/mitos-e-lendas/livro-de-sao-cipriano/
"eles andem aí..."