Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.623
Total de tópicos
26.966
  • Evolução X Criação
    Iniciado por elisioc
    Lido 5.647 vezes
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
Vou usar algumas da leis mais provadas pela ciência e colocalas frente a frente entre evolução e criação, vamos ver no que dá...

A lei da biogenesis:   Vida só provem de vida

Evolução- Diz que matéria inanimada produz vida ou até formas complexas...( algo não bate certo se vida só provem de vida)

Criação- Um Deus vivo criou outros seres vivos e semelhante...( aqui está certo, vida gerou vida )

Lei da termodinamica:   A energia não pode ser criada nem destruida, e a quantidade de energia no espaço é sempre a mesma...

Evolução- Diz que a energia ainda está em espanção e evolução... ( mais uma vez não bate certo)...

Criação- Diz que Deus fez tudo perfeito, completo e acabado...( aceito como certo, ou seja incompleto)...

O universo caminha de niveis organizados para niveis desorganizados...

Evolução- Diz que caminhamos de niveis desorganizados para niveis organizados...( mais uma vez dizem o contrario)...

Criação-Deus fez tudo completo, acabado e perfeito mas quando o pecado entrou no mundo desorganizou o sistemo...( ok esta certo)...

Causa Efeito: Diz que o efeito não pode ser maior que a causa...

Evolução- Diz que matéria inanimada causa vidas mais complexas, como nós seres humanos...( Desculpem mas isso é o oposto, o efeito é maior que a causa)...

Criação- Diz um Deus superior e perfeito criou seres a sua imagem,(Nós, e temos certos limitações)...( Aqui a causa é maior que o efeito então está certo)...

Cada ser com sua especie, se houver cruzamento esse ser não tem capacidedes de reprodução.

Evolução- Diz que através de mutuações e de transmutações de especies se chegaram a formas de vidas mais complexas. E que o homem e o macaco derivam do mesmo ser, do memo ancestral...Ou seja houve evolução de especies.
( Isto não condiz pois os registos fosseis mostram o contrário, animais mais evoluidos e fortesque os de hoje em dia.
Mas se evoluiram tinha que haver registo dos seres de transição )...

Criação: Codigo genetico , caracteristicas de uma especie que são transferidas para suas gerações futuras. Ou seja cada um com a sua própria especie o que já vem na biblia à mais de 4000 anos...( aceito )

Só mais uma coisa:

Foi provado muito recentemente pelo projeto genoma Humano que todos os homem descendem apenas de 1 que vivia na Africa...

Mais uma vez tenho que dar razão à criação pois diz que Deus fez Adão e apartir dele vem todos os homens...

Podem dar mais exemplos ou contradizer até criticar pois isso é positivo... Namastê ;) ;) ;)




A Vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido.

Tópico muito interessante, elisioc, obrigada por tê-lo construído  :)

A meu ver, criação e evolução são apenas duas linguagens diferentes para explicar a mesma realidade. Quando nos damos ao trabalho (como o elisioc se deu) de compararmos e reflectirmos uma pouco mais sobre as coisas acabamos por constatar que, afinal, há mais aproximações do que afastamentos, mudando apenas o referencial linguístico e interpretativo. E é ou não é bonito?  :)

CRI(P)TICO
Ora bem... um bom tópico, com pano para mangas!

- O que será mais complexo de analisar ou provar? A Biogénese ou o Deus vivo?

- A termodinâmica estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume. Porquê procurar a sua associação à perfeição, expansão e evolução?

Citação de: elisioc em 14 março, 2014, 14:41
O universo caminha de níveis organizados para níveis desorganizados...

De onde surge esta constatação?

- Relativamente à causa-efeito, a veracidade apresentada em favor do criacionismo é fundamentada no cristianismo. Será portanto legítima?

Citação de: elisioc em 14 março, 2014, 14:41
Foi provado muito recentemente pelo projeto genoma Humano que todos os homem descendem apenas de 1 que vivia na África...

Mais uma vez tenho que dar razão à criação pois diz que Deus fez Adão e a partir dele vêm todos os homens...

Primeiro ponto: isso levar-nos-ia a concluir que houve incesto, supostamente recriminado pela religião. Não?
Segundo ponto: há quem defenda (por exemplo) que Adão (ou Adamu) seria o nome do/s primeiro/s homem/s criado/s pelos Anunnaki.

Namastê

Citação de: CRI(P)TICO em 14 março, 2014, 16:17
há quem defenda (por exemplo) que Adão (ou Adamu) seria o nome do/s primeiro/s homem/s criado/s pelos Anunnaki.

Namastê

Se formos pelo caminho dos Anunnaki voltamos à estaca zero  ;D ;D ;D  mas como CRI(P)TICO disse isto tem pano para mangas.
A Vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido.

CRI(P)TICO
Citação de: elisioc em 14 março, 2014, 23:57
Se formos pelo caminho dos Anunnaki voltamos à estaca zero  ;D ;D ;D 

Concordo, aproveitando para salientar o facto de que a história de civilizações como a dos sumérios, está ainda muito longe de ser correctamente decifrada/interpretada e de algum modo o que se conhece sobre os mesmos até à data é relativamente fantasioso.

Incoerências no ponto de vista criacionista:

- No princípio, Deus criou os céus e a terra... e ao sexto dia o homem. Cientificamente o homem aparece milhares de anos depois da Terra!
- Deus criou o homem à sua imagem; Porque somos todos tão diferentes?
- Porquê um universo tão vasto, para plantar os seres humanos no terceiro calhau a contar do Sol? :)

#5
Citação de: CRI(P)TICO em 15 março, 2014, 00:56
Incoerências no ponto de vista criacionista:

- No princípio, Deus criou os céus e a terra... e ao sexto dia o homem. Cientificamente o homem aparece milhares de anos depois da Terra!
- Deus criou o homem à sua imagem; Porque somos todos tão diferentes?
- Porquê um universo tão vasto, para plantar os seres humanos no terceiro calhau a contar do Sol? :)

Antes de mais convém não esquecer que a linguagem criacionista é, essencialmente, metafórica. Considerando tal, o sexto dia não pode ser interpretado literalmente, há que efectuar a devida hermenêutica do texto sagrado  ;)
- O tempo divino não tem a mesma 'duração' do tempo humano nem cosmológico.
- Quando se fala em ter criado o Homem à Sua semelhança, esta não se refere à diversidade física... A nossa semelhança com Deus reside nos 'dons' do Amor, da Alma, da Bondade,... A semelhança deverá ser compreendida do ponto vista espiritual e não corpóreo já que Deus não é matéria, apenas se manifesta através dela.
- E porque não? Porque será Marte um planeta mais frio e seco que o nosso? Que garantias absolutas temos que não há outros '3ºs calhaus' repletos de vida também... A nossa 'logística' e conhecimento acabam por ser muito condicionadores e até subjectivos uma vez que estamos imersos na realidade concreta e limitada que é a nossa. Somos seres humanos, apenas e tanto  :)

CRI(P)TICO
Pluviae, inclinar-me-ia mais a dizer que a linguagem criacionista é totalmente metafórica... mas relativizemos essa parte.
Façamos as análises por pontos fulcrais e talvez assim consigamos objectividade no seguimento das ideias.

Citação de: Pluviae em 15 março, 2014, 16:18
- Quando se fala em ter criado o Homem à Sua semelhança, esta não se refere à diversidade física... A nossa semelhança com Deus reside nos 'dons' do Amor, da Alma, da Bondade,... A semelhança deverá ser compreendida do ponto vista espiritual e não corpóreo já que Deus não é matéria, apenas se manifesta através dela.

Admitindo este ponto de vista surge nova incoerência, já que noutra abordagem:

Citação de: elisioc em 14 março, 2014, 14:41
Criação- Um Deus vivo criou outros seres vivos e semelhante...( aqui está certo, vida gerou vida )

Não há consenso. Assim é difícil debater a lei da biogénese. :)

Considerando depois que todos seremos descendentes directos de Adão, como se explica o surgimento das várias etnias? Transformação adaptativa? Há caucasianos que habitam em África e negros na América há pelo menos 300 anos, não havendo o mínimo indício da pele escurecer ou clarear respectivamente.

Relembrando que esta é uma discussão sobre criacionismo e evolucionismo, deixo mais uma questão:
Se Deus ordenou a multiplicação, sabia que chegaria um momento em que seria absolutamente necessária a migração... Porque diferem então as temperaturas e as condições naturais no nosso planeta? Porque não distribuir de forma equitativa a fauna, a flora e os outros recursos de modo a que todos pudessem deles usufruir?

Olá CRI(P)TICO,

Relativizando então a parte da linguagem criacionista ser totalmente (para si) e do essencialmente (para mim) metafórica...  :)

Talvez porque ainda devia estar a dormir e não estou, a verdade é que não percepciono a incoerência entre criação divina e a biogénese, mais uma vez interpreto-as como abordagens diferentes para uma mesma realidade. Vida gera vida... Deus organiza o caos (material, pré-existente) através da criação (espiritual). Essa pré-existência não implica abiogénese (refutada já em pleno séc. XIX) mas sim a biogénese, uma vez que não é possível a criação ex nihilo. Sublinho que, teologicamente, se atribui a Criação ao Verbo e não a um pote de plasticina (literal)...
Não sei se o CRI(P)TICO gosta de exegése ou hermenêutica, são tantos os 'nós' como os que encontramos no mundo da ciência aquando da elaboração de uma teoria, principalmente na fase probabilística.

A Criação implica a necessidade da diversidade (aquilo que a ciência resume na genética), porque a não existência dessa diversidade seria considerada imperfeição por ausência de determinada(s) qualidade(s) - incompatível com a definição de Deus e modo muito elegante de resolver, por exemplo, a questão do mal ('outros 500', lol). A multiplicação é 'ordenada' por Deus, uma vez que Este apenas cria, não reproduz (característica da Natureza). A multiplicação (reprodução) é 'ordenada', cabendo aqui ao Homem (já que o demais reino animal e vegetal têm formas muito interessantes de 'controlo de natalidade') gerir os recursos e a logística da coisa. Porque em lado nenhum no Criacionismo se lê algo como 'encham o 3º calhau a contar do sol até não caber nem mais um átomo, reproduzam-se à maluca até a selecção natural se demitir por burnout'  ;D Faz tanta falta um deserto inóspito como um ecossistema paradisíaco: o equilíbrio pela diversidade!
Mais uma vez há que triar as coisas, interpretar aquilo que é devido a cada tipo de texto (teológico, científico, filosófico,...). Porque nenhum explica na totalidade e muito menos perfeitamente tudo aquilo que É e Não È - são Homens dos Tempos que os traduzem, replicam, interpretam, redigem... As metáforas não o facilitam minimamente, é certo mas é isso que torna tanto a Teologia como a Ciência campos de desafio permanentemente estimulantes (e muito frustrantes também  ;D). Procurarmos 'A' resposta numa só abordagem ou em linearidade absoluta arruína a possibilidade de entendimento, porque esbarraremos sempre nas limitações que cada campo tem para nos oferecer. E a 'mania' que temos em que tudo está ao alcance do nosso conhecimento (sendo só uma questão de tempo e meios) é de uma arrogância ingénua própria de crianças (ainda somos crianças no Cosmos)  :)

Já agora, como explica a ciência a espiritualidade? O amor e a benevolência? Todas aquelas criações que, não sendo mensuráveis, existem porque nós somos a sua manifestação clara? E quantas teorias na ciência carecem de objectividade por ainda não ter chegado o seu tempo ou por terem já expirado no confronto com os fenómenos do mundo? Pois... Linguagem e ver para crer, uma vez mais os eternos 'obstáculos' e meios de prova!

(nota final: espero que não me tome por fanática criacionista, já que me situo, precisamente, no outro lado da barricada, apenas tenho aprendido que a linearidade não é própria do Homem e muito menos do Conhecimento  ;))

CRI(P)TICO
Boas Pluviae, é bastante produtivo o conhecimento que adquiro sobre outros pontos de vista, na forma como elabora e explicita as suas opiniões. Tem o dom de tornar a leitura interessante e elucidativa ao mesmo tempo. Parabéns por isso!

A palavra ou verbo para os cristãos, o 'OM' para os hindus, o cântico da criação do universo para os egípcios... Há teorias de que tudo se relaciona com som e ressonância (Michael Tellinger)! Será?
E panspermia cósmica? Esta não é incompatível com a teoria evolutiva, fazendo até algum sentido.

Tratando-se de exegese ou hermenêutica bíblica sou completamente leigo... no contexto global considero naturais as dificuldades, pois encontram-se muitos obstáculos que podem levar à deturpação e ao corrompimento na interpretação do sentido ou do significado.

Citação de: Pluviae em 16 março, 2014, 09:26
A Criação implica a necessidade da diversidade (aquilo que a ciência resume na genética), porque a não existência dessa diversidade seria considerada imperfeição por ausência de determinada(s) qualidade(s)...

Ok, tudo aceitável quanto à necessidade da diversidade, mas continuamos sem uma explicação para o aparecimento das diferentes etnias, considerando a origem em Adão e Eva.

Citação de: Pluviae em 16 março, 2014, 09:26
Porque em lado nenhum no Criacionismo se lê algo como 'encham o 3º calhau a contar do sol até não caber nem mais um átomo, reproduzam-se à maluca até a selecção natural se demitir por burnout'  ;D
Excelente Pluviae! ;D

Considerando a omnisciência de Deus, não seria esta situação mais do que previsível?

Citação de: Pluviae em 16 março, 2014, 09:26
Já agora, como explica a ciência a espiritualidade? O amor e a benevolência? Todas aquelas criações que, não sendo mensuráveis, existem porque nós somos a sua manifestação clara? E quantas teorias na ciência carecem de objectividade por ainda não ter chegado o seu tempo ou por terem já expirado no confronto com os fenómenos do mundo? Pois... Linguagem e ver para crer, uma vez mais os eternos 'obstáculos' e meios de prova!

Análise comportamental. Não carece de explicação científica propriamente dita, pois é uma característica inerente ao desenvolvimento da faculdade cerebral, aliada à 'decisão' mais ou menos consensual de viver (em paz!) em sociedade. É preciso também ter em conta, entre outros, o contexto socio-cultural onde se enquadra o indivíduo e daí partir para uma possível classificação.
As teorias científicas são 'mutáveis' e isso está de acordo com o princípio evolucionista!

Citação de: Pluviae em 16 março, 2014, 09:26
... a linearidade não é própria do Homem e muito menos do Conhecimento  ;)

Totalmente de acordo. Não sou apologista de qualquer tipo de fanatismo! ;)


P.S. Há rumores de que hoje será revelada pelo Centro Harvard-Smithsonian, uma importante descoberta sobre sinais detectados de ondas gravitacionais primordiais... um eco da criação do universo há 14 biliões de anos. Aguardo desenvolvimentos.

Karont 3s0
Uma pergunta...porque partem do principío que Deus é perfeito?

CRI(P)TICO
Citação de: Karont 3s0 em 17 março, 2014, 19:27
Uma pergunta...porque partem do principío que Deus é perfeito?
Vou correr o risco (± calculado) de errar ao tentar adivinhar o intuito da questão, presumindo que o esperado como resposta seja algo dentro do género:

► Está em qualquer livro sagrado!
► É apregoado aos sete ventos pela religião!

Indo mais longe arrisco-me a prever a contra-resposta... de que são meros atributos dados pelo Homem à figura divina de Deus, que não podemos fazer uma interpretação linear dos livros sagrados, que são características  inventadas pelo ser humano e pela religião, etc.
Pergunto então se não terá sido a própria religião uma invenção, uma incorrecta interpretação dos acontecimentos ou mesmo uma fantasia do imaginário das pessoas na procura de justificar aquilo que não eram capazes de explicar. O que podemos levar a sério afinal?




               
               Bicep2 - Pólo Sul

Cientistas anunciaram "uma nova era" na física, com a detecção de ondas gravitacionais "primordiais" - os primeiros tremores do Big Bang. As ondulações minúsculas no espaço-tempo, foram a última previsão da teoria geral da relatividade de Albert Einstein de 1916, a ser verificada. Até agora, houve apenas provas circunstanciais da sua existência.
A detecção, que ainda tem de ser revisada e publicada numa revista científica, foi anunciada no Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, em Cambridge-Massachusetts e vem da imagem de fundo do Bicep2 (Polarizaçãodo Extragaláctica Cósmica 2) - um telescópio no Pólo Sul.

               
               Legenda:
               1 - Ondas gravitacionais primordiais são geradas em flutuações quânticas imediatamente após o Big Bang.
               2 - Inflação. Elas são amplificadas em sinais detectáveis ​​pela inflação.
               3 - Elas são impressas no padrão da radiação cósmica de fundo.
               Dark Ages - Idade das trevas
               Development of galaxies, planets etc - Desenvolvimento de galáxias, planetas etc
               First stars - about 400 million years - Primeiras estrelas - cerca de 400 milhões anos
               Big Bang expansion: 13.8 billion years - Expansão do Big Bang: 13.8 biliões de anos

A detecção também fornece a primeira evidência directa de uma hipótese de longa data chamada inflação. Isto indica que uma fracção de segundo após o Big Bang, o universo foi conduzido a expandir enormemente. Sem este surto de crescimento súbito, as ondas gravitacionais não teriam sido amplificadas o suficiente para ser visíveis.
A luz do Big Bang foi transformada em micro-ondas pela sua passagem através do espaço. Estas micro-ondas foram descobertas em 1964 e são conhecidas como a radiação cósmica de fundo. O Bicep2 foi projectado para medir a sua polarização.

As ondas gravitacionais são uma nova fronteira em astrofísica e cosmologia. Se as descobertas de hoje forem precisas, então será ainda mais fortalecida a nossa compreensão de como o universo se formou.

Fonte: http://www.theguardian.com/science/2014/mar/17/primordial-gravitational-wave-discovery-physics-bicep

O debate é interessante, continuem. Estou a aprender bastante
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Karont 3s0
CitaçãoVou correr o risco (± calculado) de errar ao tentar adivinhar o intuito da questão, presumindo que o esperado como resposta seja algo dentro do género:

► Está em qualquer livro sagrado!
► É apregoado aos sete ventos pela religião!

Indo mais longe arrisco-me a prever a contra-resposta... de que são meros atributos dados pelo Homem à figura divina de Deus, que não podemos fazer uma interpretação linear dos livros sagrados, que são características  inventadas pelo ser humano e pela religião, etc.
Pergunto então se não terá sido a própria religião uma invenção, uma incorrecta interpretação dos acontecimentos ou mesmo uma fantasia do imaginário das pessoas na procura de justificar aquilo que não eram capazes de explicar. O que podemos levar a sério afinal?


Eu expus aquela pergunta, para introduzir a analogia de que, se algo é perfeito, não requer evolução (e isto considerando o conceito humano de perfeição como algo Real, que não o é, pois a perfeição é um conjunto individual de parâmetros e atributos adequados ao indivíduo que os idealizou, existindo sempre uma genuína "imperfeição" quando se contrasta esse conjunto com outro indivíduo, e como Vivem todos no mesmo Espaço, automaticamente o Perfeito é Imperfeito e vice-versa...portanto perfeição existe como um ideal do Ego humano, pois não se aplica ao Colectivo) e se Deus não necessita-se de Evolução(fosse perfeito), não existiria a Vida... o Universo mostra-nos que em todas as gerações/explosões/conduções/manifestações de qualquer tipo de Energia, tem de existir uma discrepância entre dois pólos para que ocorra geração/explosão/condução/manifestação, terminando esse processo até os dois pólos atingirem um ponto de equilíbrio. E como sabemos que a Morte é uma etapa da Vida,compondo a Existência, e Deus representa toda a Existência (Viva ou Morta, Real ou Irreal), observamos que existe uma Discrepância entre a Existência e a Não-Existência, entre Deus e o Vazio, e que essa discrepância gera Amor (a expressão maior de Energia, na qual o subproduto da Realidade que mais se aproxima dessa faixa vibratória é a luz, e toda a Vida necessita de Luz, directa ou indirectamente), consequentemente Amor, gera Vida, e a ausência de Amor gera Morte. Karma é o processo de "Trabalho e Transmutação", em analogia, é o que faz os Pólos aproximarem-se (gerando/conduzindo/explodindo/manifestando energia nessa aproximação), portanto através do Karma, Deus transmuta o Vazio em Existência, gerando Amor no processo. com isto, se Deus trabalha Karma, Deus também aprende, sendo o Karma a sua Aprendizagem e a Transmutação o seu propósito (não fosse a Natureza testemunha disso, pois as "aberrações", os corpos desadequados ao ambiente em que foram dimensionados, são fruto do Karma, ou seja, aprendizagem de Natureza=Deus, pois o ser humano tem o hábito de rotular as coisas como positivo ou negativo, chamando de "evolução" o facto da natureza esticar os pescoços das girafas e isso fazer elas melhor subsistir a alimentos(ou seja funcionou), e as girafas com 5 patas, multi-coloridas e carnívoras são "aberrações" (porque no ambiente em que elas estão, não funcionaria), mas como a Natureza muito do que faz "é perfeito", pensemos nas "aberrações" necessárias que vieram e não mais voltaram...se Deus evolui e aprende, tudo o que existe evolui e aprende (independentemente se é positivo ou negativo, vivo ou morto, real ou irreal).

Mas outro detalhe muito importante que o Universo nos mostra, é que quando duas entidades (independentemente da sua complexidade existencial, de uma partícula atómica até uma galáxia)
atingem a mesma faixa vibratória, elas sincronizam-se além do Espaço-Tempo (fundamento base dos Universos Paralelos, mas também algo verificado na Realidade através da física quântica, onde se provou que uma partícula podia existir em dois sítios diferentes simultaneamente se ambas estiverem no mesmo padrão de onda) o que explica o porquê de toda a Vida evoluir em direcção a Deus, em objectivo a atingir a sua faixa vibratória (Amor), e também o porquê da "Iluminação" humana, que tratasse de um Ser Vivo(que é um animal que possui a Consciência Divina), que conseguiu sincronizar a faixa vibratória do seu corpo físico até a faixa vibratória do seu Corpo Divino (Eu Superior, a parte mais próxima a Deus) adquirindo a Omnisciência/Omnipresença/Omnipotência, (Omni-insira sufixo) dentro da Realidade, ou seja a Vontade de Deus encarnada na Realidade...pois Deus de tão Grande que é, não consegue limpar os cantos todos da casa, cabendo aos Humanos, aplicar a sua vontade no Plano mais baixo da Existência - a Realidade...que e se observamos, no "microscópio" atingimos um ponto onde a Realidade "acaba" (mundo quântico, onde partículas "aparecem do nada" - são apenas os primeiros pontos a transmutar-se do Irreal para o Real), ou seja, não existe maior plano de Densidade que a Realidade e se a Realidade é o plano mais baixo da existência e Deus (além de representar "Tudo o que existe") representa o plano mais alto da existência, vemos a enorme discrepância que existe entre Deus e o Ser Humano - em comparação é exactamente o mesmo que se passa com as células que compõem o metabolismo do ser humano, pois podemos ser muito grandes, arrogantes, ricos e bonitos, mas na hora que se corta o dedinho e ele começa a verter líquido plasmático recheado de glóbulos vermelhos, nós contamos com as nossas plaquetas para estancar a ferida e os glóbulos brancos para limpar a zona de "intrusos", pois sabemos que somos "Grandes demais" para executar esse processo de regeneração tão distante do nosso alcance, no entanto que faz parte de nós... e brinco que, se um glóbulo vermelho se "iluminasse" e conseguisse dizer que estava preocupado com o bem estar dos semelhantes dele, pois a Espinha andava torta, danificando a medula e "reduzindo as condições de vida das hemácias", e transmitisse isso directamente ao nosso Cérebro e ainda pedisse um milagrezito pelo meio, como a acolheriam? (decididamente, da mesma maneira que cada leitor acolhe Deus e dando a resposta que creêm que Deus lhes dá)...isto Tudo, para dizer que Deus não é perfeito, pois a Existência prova o contrário...(quase duas horas a escrever isto ;D)

Quothnor
Ui! Um tópico destes! Uma questão de tempo até haver guerra, ahah!

Antes de sequer por em causa a Evolução e a Criação, sempre houve um par de perguntas que me remoeu na cabeça. Eu não acredito em deus, pelo menos no cristão, mas não nego a possibilidade da existência de uma entidade, como também não afirmo. Até ser provado uma ou outra, para mim fica em dúvida.

Agora as minhas perguntas são, para os que quiserem responder, mas atenção que não queria as respostas que muitas pessoas me costumam dar, sobre ter fé e afins, sem querer ser rude, isso para mim é o mesmo que dizer que os unicórnios para mim são reais porque tenho fé nisso. Queria respostas convincentes, lógicas e racionais:


  • Porque têm tanto a certeza que existe um deus?
  • No meio de tantas religiões, ideias e teorias, que vos leva a ter tanta certeza que têm a religião certa?

Por agora é o que me surge, de certeza que tinha mais, mas é o que me lembro por agora. Dependendo do que me responderem, se responderem, sou capaz de fazer mais.

Karont 3s0
CitaçãoPorque têm tanto a certeza que existe um deus?
   

porque foi a parte "Dele" dentro desse corpo temporário, que se questionou acerca da sua existência..."Penso, logo Existo"


CitaçãoNo meio de tantas religiões, ideias e teorias, que vos leva a ter tanta certeza que têm a religião certa?

a parte de "a religião certa" é que está muito mal expressa, pois se Deus "é tudo", religião é "Deus numa caixa de definições" sem reconhecer a existência da caixa...ou seja, na visão da religião "Tudo" é Deus+ a caixa...e essa percepção, além de errada, "também é Deus"...

a palavra "Certeza" também é mal empregue, pois "se Deus aprende" ele não poderá formar Certezas perante a Impermanência da Existência, portanto, dificilmente algo fraccionário de Deus terá "certezas" de que precisa de "certezas"...

portanto é muito errado avaliar a veracidade das opiniões com base na "certeza" que o seu locutor tenha delas (isto querendo dizer que, não importa a justificação que te der para os meus fundamentos (certezas neste contexto), Verdade ou Ilusão, será trivial, inaceitável ou descontável para alguém que não partilhe da mesma Realidade que eu - porque se uma pessoa que nunca viu fantasmas e não acredita neles(a Realidade dele,sempre viveu com ela assim) não tem que estar a mentir acerca da sua Realidade se o disser a alguém que vê fantasmas frequentemente...e vice-versa, porque também não é pelo facto de os outros não verem, que a "Realidade" de quem vê, seja mentira ou ilusão...são "realidades Individuais"(e a Realidade é composta pela junção de todas as "realidades individuais", que formam "verdades Individuais", onde a Verdade, acolhe todas as "verdades individuais" (o mesmo factor pela qual religião é um erro)...pois se o homem que antes não via fantasmas, em dada altura começa a vê-los, o que faz ele á "realidade" dele? evolui-a, transpõe os seus próprios limites, e obviamente, terá um bando de cépticos contra ele, mas o que faz ele? nada, pois nessa altura reconhecer-se-á na posição do céptico, e sabendo que tudo acontece no "Tempo Certo", saberá que não importa o que ele diga, para explicar algo que não foi entendido "á primeira".

Nisto tudo, o que te digo? procura entender a tua Realidade e a tua Verdade, não a Realidade dos outros, nem a Verdade dos outros, pois essas são as mais insignificativas para a tua evolução como ser humano... chegará a um ponto "em que tudo se concilia", e verás essa sincronicidade acontecer...  :)