Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Estudando a Obsessão nas obras de Allan Kardec.
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 1.723 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Estudando a Obsessão.
   
Existem dez atitudes positivas contra o domínio da obsessão, a saber:
Confiança em Deus e em si próprio;
Consciência tranqüila;
Oração;
Dever cumprido;
Paciência;
Trabalho incessante;           
Serviço ao próximo;
Simpatia e benevolência para com os outros;
Estudo;
Recomeço de construção do próprio equilíbrio, tantas vezes quantas se fizerem necessárias.
           
         
E há dez atitudes negativas, que agravam qualquer processo de perturbação espiritual, como sejam:
Dúvida;
Complexo de culpa;
Indiferença;
Irresponsabilidade;
Irritação;
Ociosidade;
Egoísmo;
Isolamento;
Ignorância;
Queixa contínua.
         
Acomodar-se a qualquer das situações referidas, depende da escolha de cada um, no entanto, ao enunciar semelhantes conceitos, temos em mira simplesmente recordar a palavra de Allan Kardec, no item 4, do Capítulo XXV, de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", quando nos adverte: "Não, os Espíritos não vêm isentar o homem da lei do trabalho; vêm unicamente mostrar-lhe a meta que lhe cumpre atingir e o caminho que a ela conduz, dizendo-lhe: "Anda e chegarás; toparás com pedras; olha e afasta-as tu mesmo". – Albino Teixeira/Chico Xavier
(O texto é do livro: Escultores de Almas, lição: Removendo obsessões.)

1)O Problema da Obsessão esta basicamente em nossos pensamentos e conduta moral, entramos em sintonia vibratória com espíritos desencarnados que se afinam conosco, o bem tem afinidade com o bem, o mal tem afinidade com o mal, é dessa forma que entramos em contato vibratório com os espíritos que vivem no plano astral ou mundo espiritual.
As pessoas que cultivam maus pensamentos, vícios, maus desejos, se irritam com facilidade, vivem sempre discutindo, reclamando e xingando, estão em sintonia com espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral.
Temos que buscar uma Disciplina moral elevada para nossa vida terrena, cultivar boas idéias, cultivar a prece sincera, cultivar bons pensamentos, ser otimista, ser trabalhador, ser correto e honesto, combater os vícios, combater os maus desejos, são fatores morais positivos que afastam os maus espíritos e atraem pela sintonia os espíritos de luz.
O Bem tem sintonia com o Bem.
O mal tem sintonia com o mal.
Essa é a Lei de Sintonia.
O Espiritismo explana em suas obras básicas, que não existem milagres e nem graças divinas no Universo, as Leis de Deus são naturais, eternas e imutáveis e essas Leis regulam tudo no Universo.
Deus não faz milagres.
Portanto, pedir a cura das obsessões através de um milagre é um grave erro, a cura da Obsessão esta em nossa reforma mental e moral, como explica J. Herculano Pires a cura da obsessão é um processo de auto cura.
Como explica O Mestre Kardec em seus livros, são as nossas imperfeições morais que atraem os maus espíritos.

2) Um outra questão importante, o Espiritismo explana que nenhum objeto material tem ação sobre os espíritos desencarnados, somente nossos pensamentos e sentimentos tem ação para atrair ou repelir os espíritos desencarnados.
O uso de amuletos, talismã, roupas brancas, velas, imagens de santos, incenso, palavras sacramentais, sinais cabalísticos, exorcismos, são tudo fantasias sem nenhum valor real.
Vejamos uma observação muito importante do Professor J. Herculano Pires sobre essa questão.
Não se deixe atrair por macumbas e as diversas formas de mistura de religiões africanas com as nossas crendices nacionais.
Não pense que alguém lhe pode tirar a obsessão com as mãos. Os passes têm por finalidade a transmissão de fluidos, de energias vitais e espirituais para fortificar a sua resistência.
Não confie em passes de gesticulação excessiva e outras fantasias. O passe é simplesmente a imposição das mãos, ensinada por Jesus e praticada por Ele. É uma doação humilde e não uma encenação, dança ou ginástica.
NÃO CARREGUE AMULETOS NEM PATUÁS OU COLARES MILAGROSOS. TUDO ISSO NÃO PASSA DE SUPERSTIÇÕES PROVINDAS DE RELIGIÕES DAS SELVAS. VOCÊ NÃO É SELVAGEM, É UMA CRIATURA CIVILIZADA CAPAZ DE RACIOCINAR E SÓ ADMITIR A FÉ RACIONAL.
ESTUDE O ESPIRITISMO E NÃO SE DEIXE LEVAR POR TOLICES.
Dedique-se ao estudo, mas não queira saltar de aprendiz a mestre, pois o mestrado em espiritismo só se realiza no plano espiritual. Na Terra somos todos aprendizes, com maior ou menor grau de conhecimento e experiência.

Como disse Herculano Pires: NÃO CARREGUE AMULETOS NEM PATUÁS OU COLARES MILAGROSOS. TUDO ISSO NÃO PASSA DE SUPERSTIÇÕES PROVINDAS DE RELIGIÕES DAS SELVAS. VOCÊ NÃO É SELVAGEM, É UMA CRIATURA CIVILIZADA CAPAZ DE RACIOCINAR E SÓ ADMITIR A FÉ RACIONAL.

Herculano Pires completa.
PALAVRAS, AMULETOS, MEDALHAS, IMAGENS E OUTROS INSTRUMENTOS DO CULTO RELIGIOSO OU DE PRÁTICAS MÁGICAS NADA INFLUEM SOBRE OS ESPÍRITOS PERVERSOS, SE AQUELE QUE OS EMPREGA NÃO POSSUIR VIRTUDES MORAIS E NÃO AGIR COM AMOR, HUMILDADE E COMPREENSÃO. AGINDO ASSIM, TODOS OS INSTRUMENTOS E ARTIFÍCIOS SÃO DISPENSÁVEIS.

Vamos concluir que é pela Elevação Moral e pelos Pensamentos puros e nobres e pela pratica do Bem e das Virtudes que esta a única Defesa psíquica contra os maus espíritos.

3) Vejamos as colocações doutrinarias do Mestre Kardec.

OUTRA VERDADE, IGUALMENTE VERIFICADA PELA EXPERIÊNCIA, E QUE A LÓGICA COMPROVA, É A COMPLETA INEFICÁCIA DE EXORCISMOS, FÓRMULAS, PALAVRAS SACRAMENTAIS, AMULETOS, TALISMÃS, PRÁTICAS EXTERIORES OU QUAISQUER SÍMBOLOS MATERIAIS.

Vejamos outras observações doutrinarias.

A questão 554 de "O Livro dos Espíritos" corrobora essa posição. Confiramos:
P.: "Que efeito pode produzir fórmulas e práticas mediante as quais pessoas há que pretendam dispor do concurso dos Espíritos?"

R.: "(...) Todas as fórmulas são mera charlatanaria. Não há palavra sacramental nenhuma, nenhum sinal cabalístico, nem talismã, que tenha qualquer ação sobre os Espíritos, porquanto estes são só atraídos pelo pensamento e não pelas coisas materiais". E continua mais adiante: "Ora, muito raramente aquele que seja bastante simplório para acreditar na virtude de um talismã deixará de colimar um fim mais material do que moral. Qualquer, porém, que seja o caso, essa crença denuncia uma inferioridade e uma fraqueza de ideias que favorecem a ação dos espíritos imperfeitos e escarninhos".

Em "O Livro dos Médiuns", é perguntado aos Espíritos Superiores:
"Certos objetos, como medalhas e talismãs, têm a propriedade de atrair ou repelir os Espíritos conforme pretendem alguns"?

R.: "ESTA PERGUNTA ERA ESCUSADA, PORQUANTO BEM SABES QUE A MATÉRIA NENHUMA AÇÃO EXERCE SOBRE OS ESPÍRITOS. FICA BEM CERTO DE QUE NUNCA UM BOM ESPÍRITO ACONSELHARÁ SEMELHANTES ABSURDIDADES. A VIRTUDE DOS TALISMÃS, DE QUALQUER NATUREZA QUE SEJAM, JAMAIS EXISTIU, SENÃO, NA IMAGINAÇÃO DAS PESSOAS CRÉDULAS".

O Codificador Allan Kardec comentou, concluindo e reiterando a total desvinculação do Espiritismo com o pensamento mágico propalado pelas religiões e crenças fetichistas:

"OS ESPÍRITOS SÃO ATRAÍDOS OU REPELIDOS PELO PENSAMENTO E NÃO POR OBJETOS MATERIAIS (...). Em todos os tempos os Espíritos superiores condenaram o emprego de signos e de formas cabalísticas; e todo Espírito que lhes atribui uma virtude qualquer ou que pretende dar talismãs que denotam magia, por aí revela a própria inferioridade, quer quando age de boa-fé e por ignorância, (...) quer quando conscientemente (...). Os sinais cabalísticos, quando não são mera fantasia, são símbolos que lembram crenças supersticiosas na virtude de certas coisas, como os números, os planetas e sua correspondência com os metais, crenças nascidas no tempo da ignorância e que repousam sobre erros manifestos, aos quais a ciência fez justiça, mostrando o que há sobre os pretensos sete planetas, os sete metais, etc. A forma mística e ininteligível de tais emblemas tem o objetivo de os impor ao vulgo (...), aquilo que não compreende."

Na Obra O Livro dos Espíritos questão 477, encontramos o seguinte.
477. As fórmulas de exorcismo têm qualquer eficácia contra os maus  Espíritos?
      —Não; quando esses Espíritos vêem alguém tomá-las a sério, riem e se obstinam.

Os maus espíritos ficam rindo das pessoas que acreditam em exorcismos.

4) Vejamos uma Observação importante do Mestre Kardec sobre a causa das Obsessões.

Assim como as doenças são o resultado das imperfeições físicas, que tornam o corpo acessível às influências perniciosas do exterior, a obsessão é sempre o resultado de uma imperfeição moral, que dá acesso a um mau Espírito. A uma causa física, opõe-se uma força física; a uma causa moral, é necessário opor uma força moral. Para preservar das doenças, fortifica-se o corpo; para garantir contra a obsessão, é necessário fortificar a alma. Disso resulta que o obsedado precisa trabalhar pela sua própria melhoria, o que na maioria das vezes é suficiente para o livrar do obsessor, sem socorrer-se de outras pessoas. Esse socorro se torna necessário quando a obsessão degenera em subjugação e em possessão, porque o paciente perde, por vezes, a sua vontade própria e o seu livre arbítrio.

Vou realçar essa colocação do Mestre Kardec.
A OBSESSÃO É SEMPRE O RESULTADO DE UMA IMPERFEIÇÃO MORAL, QUE DÁ ACESSO A UM MAU ESPÍRITO

São as nossas imperfeições morais que atraem os maus espíritos, essas imperfeições morais são basicamente os maus pensamentos, vícios, maus desejos, maus hábitos, atitudes negativas, a desonestidade, a falsidade, o ódio, a raiva, os desejos de vingança, o egoísmo etc...

5) Esses espíritos desencarnados que pedem coisas matérias como, charutos, cachaça, despachos, velas e sacrifícios de pobres animais, são na realidade espíritos apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, são espíritos moralmente atrasados e muito desses espíritos podem ser maldosos, vingativos, maliciosos, astutos e obsessores, cuidado com esses espíritos.
São lobos em pele de ovelhas.
Os espíritos de luz ou espíritos elevados não possuem necessidades matérias, eles não pedem coisas matérias, portanto, devemos desconfiar desses espíritos que pedem tais coisas absurdas.
Essa é a regra, os espíritos elevados ou bons espíritos não possuem necessidades matérias, eles estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados.
Esses espíritos de caboclos e preto velhos e exus são espíritos perigosos, devemos estar alertas nessas questões.
Como orienta Allan Kardec, todas as informações, mensagens e comunicações que venha dos espíritos desencarnados, tem que passar pelo Crivo severo da Razão e da Lógica para poder ser aceito.
Qualquer ofensa a razão, a lógica e a moral elevada, denuncia a presença de espíritos inferiores e atrasados.

Esse é um resumo dos meus estudos espíritas, espero ter ajudado em alguma coisa, busquemos o Mestre supremo Jesus o Cristo, o caminho, a verdade e a vida.

Wilson Moreno na busca da Verdade.



CRI(P)TICO
#1
Citação de: Moreno Wilson em 04 março, 2014, 20:00
(...) pensamentos e conduta moral, entramos em sintonia vibratória com espíritos desencarnados que se afinam conosco, o bem tem afinidade com o bem, o mal tem afinidade com o mal, é dessa forma que entramos em contato vibratório com os espíritos que vivem no plano astral ou mundo espiritual.
As pessoas que cultivam maus pensamentos, vícios, maus desejos (...)

(...)cultivar boas idéias, cultivar a prece sincera, cultivar bons pensamentos, ser otimista, ser trabalhador, ser correto e honesto, combater os vícios, combater os maus desejos, são fatores morais positivos que afastam os maus espíritos e atraem pela sintonia os espíritos de luz.
O Bem tem sintonia com o Bem.
O mal tem sintonia com o mal.
Essa é a Lei de Sintonia.

(...) Como explica O Mestre Kardec em seus livros, são as nossas imperfeições morais que atraem os maus espíritos.

2) Um outra questão importante, o Espiritismo explana que nenhum objeto material tem ação sobre os espíritos desencarnados, somente nossos pensamentos e sentimentos tem ação para atrair ou repelir os espíritos desencarnados.
O uso de amuletos, talismã, roupas brancas, velas, imagens de santos, incenso, palavras sacramentais, sinais cabalísticos, exorcismos, são tudo fantasias sem nenhum valor real.
Vejamos uma observação muito importante do Professor J. Herculano Pires sobre essa questão.
Não se deixe atrair por macumbas e as diversas formas de mistura de religiões africanas com as nossas crendices nacionais.
Não pense que alguém lhe pode tirar a obsessão com as mãos. Os passes têm por finalidade a transmissão de fluidos, de energias vitais e espirituais para fortificar a sua resistência.
Não confie em passes de gesticulação excessiva e outras fantasias. O passe é simplesmente a imposição das mãos, ensinada por Jesus e praticada por Ele. É uma doação humilde e não uma encenação, dança ou ginástica.
NÃO CARREGUE AMULETOS NEM PATUÁS OU COLARES MILAGROSOS. TUDO ISSO NÃO PASSA DE SUPERSTIÇÕES PROVINDAS DE RELIGIÕES DAS SELVAS. VOCÊ NÃO É SELVAGEM, É UMA CRIATURA CIVILIZADA CAPAZ DE RACIOCINAR E SÓ ADMITIR A FÉ RACIONAL.
ESTUDE O ESPIRITISMO E NÃO SE DEIXE LEVAR POR TOLICES.

Dedique-se ao estudo, mas não queira saltar de aprendiz a mestre, pois o mestrado em espiritismo só se realiza no plano espiritual. Na Terra somos todos aprendizes, com maior ou menor grau de conhecimento e experiência.

(...) OUTRA VERDADE, IGUALMENTE VERIFICADA PELA EXPERIÊNCIA, E QUE A LÓGICA COMPROVA, É A COMPLETA INEFICÁCIA DE EXORCISMOS, FÓRMULAS, PALAVRAS SACRAMENTAIS, AMULETOS, TALISMÃS, PRÁTICAS EXTERIORES OU QUAISQUER SÍMBOLOS MATERIAIS.

(...) Todas as fórmulas são mera charlatanaria. Não há palavra sacramental nenhuma, nenhum sinal cabalístico, nem talismã, que tenha qualquer ação sobre os Espíritos, porquanto estes são só atraídos pelo pensamento e não pelas coisas materiais". E continua mais adiante: "Ora, muito raramente aquele que seja bastante simplório para acreditar na virtude de um talismã deixará de colimar um fim mais material do que moral. Qualquer, porém, que seja o caso, essa crença denuncia uma inferioridade e uma fraqueza de ideias que favorecem a ação dos espíritos imperfeitos e escarninhos".

(...) Os sinais cabalísticos, quando não são mera fantasia, são símbolos que lembram crenças supersticiosas na virtude de certas coisas, como os números, os planetas e sua correspondência com os metais, crenças nascidas no tempo da ignorância e que repousam sobre erros manifestos (...)

(...) São as nossas imperfeições morais que atraem os maus espíritos, essas imperfeições morais são basicamente os maus pensamentos, vícios, maus desejos, maus hábitos, atitudes negativas, a desonestidade, a falsidade, o ódio, a raiva, os desejos de vingança, o egoísmo etc...

5) Esses espíritos desencarnados que pedem coisas matérias como, charutos, cachaça, despachos, velas e sacrifícios de pobres animais, são na realidade espíritos apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, são espíritos moralmente atrasados e muito desses espíritos podem ser maldosos, vingativos, maliciosos, astutos e obsessores, cuidado com esses espíritos.

Esse é um resumo dos meus estudos espíritas, espero ter ajudado em alguma coisa, busquemos o Mestre supremo Jesus o Cristo, o caminho, a verdade e a vida.

Wilson Moreno na busca da Verdade.

Caro Wilson Moreno, devo começar por dizer que tenho a sensação de deja vu a cada 4 ou 5 linhas das suas mensagens. Isso deve-se ao facto da repetição excessiva, utilizando exaustivamente as mesmas sentenças.
Consigo prever com 80% de certeza que a próxima mensagem que publicar terá no seu conteúdo:
- Sintonia vibratória; espíritos desencarnados; prece sincera; os opostos repelem-se (e afins); imperfeições morais; etc etc etc
Outra situação é o uso abusivo de maiúsculas. Se pretende destacar algo tem ao seu dispor a função de negrito no editor de mensagens. O pior é que isto acontece em todas as suas mensagens publicadas. Toda a parte acima citada é um exemplo disso mesmo.

A vermelho é a parte pior, onde continua com os insultos e o rebaixamento a todas as outras religiões/crenças/ideologias/etc e aos seus rituais/instrumentos de trabalho/símbolos/etc elevando a figura de Kardec ao infinito e afirmando que tudo o que não diz respeito à doutrina espírita está errado/é fantasia/etc típico de simplórios e selvagens...

Depois há ainda a parte do ''busquemos o Mestre supremo Jesus o Cristo, o caminho, a verdade e a vida''. O que lhe garante que é essa a intenção global dos outros membros do fórum?

Definição de fórum na internet: espaço virtual onde se discute/m determinado/s tema/s.
O que o Wilson Moreno faz é publicar o seu ponto de vista como o único aceitável e verdadeiro, não abrindo espaço de discussão a filosofias/pensamentos diferentes.

Tenho dito.

CRI(P)TICO em busca do que me apetecer!



Essas Observações Espiritas não são minhas são de Allan Kardec, por isso, que eu coloquei o estudo da Obsessão nas obras de Allan kardec, as pessoas podem tranquilamente rejeitar tudo, isso é normal é o uso do livre arbitrio.
Só estou colocando as ideias espiritas sobre a questão da obsessão.
Vejamos que o texto tem por base incentivar as pessoas a seguirem o caminho do Bem, da Caridade e das Virtudes, ser bom, correto, honesto, educado, cordial, combater os vícios e maus desejos, ajudar as pessoas, amar e respeitar os animais, é isso que eu coloco nos meus modestos textos.
Temos que incentivar as pessoas a se elevarem no campo Moral, seguir o caminho do Bem é uma grande necessidade para nossa evolução espiritual e felicidade futura.
Sobre o uso de amuletos, talismã, roupas brancas, exorcismos, velas, são questões que a Doutrina Espírita mostra que não tem valor espiritual, é no Pensamento e nos Sentimentos elevados e nobres que reside a força moral para afastar os maus espíritos e atrair os espíritos de luz.
Eu posso usar velas, amuletos, talismã, roupas brancas e continuar falso, desonesto, mesquinho, agressivo, picareta, racista, maldoso, imoral, vicioso, portanto, é no Pensamento e nos sentimentos elevados, positivos e nobres, que reside a força moral para afastar os maus espiritos.
Isso tudo esta nas obras de Kardec, eu só estou transmitindo o resultado dos meus estudos espiritistas.
Como eu sou espirita eu tenho que falar do Espiritismo, eu não posso falar de catolicismo não é a minha praia.
Você pode discordar de tudo é seu direito e eu respeito, porem, antes de negar devemos primeiro estudar e pesquisar.
Negar não é provar.
Um abraço meu amigo.

#3
Quem estuda só uma religião pode falar só desta, por que não tem autoridade de desqualificar qualquer outra por não ter estudado a mesma, e mesmo que tenha estudado no mínimo devemos respeitar a fé das outras pessoas.

Mas acredito que não deve ser teu caso pois como você mesmo disse em outro tópico, caro Moreno Wilson tens 20 anos de estudo não só na linha espirita mas também no estudo do ocultismo.

Pois o fanatismo, só observa o lado correto da sua religião e só consegue ver o erro das outras.

Já imaginou se você encontra-se um fanático que queira desmerecer o espiritismo, ficaria uma discussão sem proveito, mas sim perda de tempo com um comprovando os erros da outra (ao invés de comentar os acertos de suas religiões), sem evolução nos conceitos.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Como eu sou espirita eu coloco observações espiritistas baseadas em meus estudos, portanto, as minhas colocações é um resultado das minhas pesquisas na Doutrina Espirita, ou seja, são observações Doutrinarias e não pessoais.
Vejamos duas observações importantes de Andre Luiz e Emmanuel sobre os vícios e suas consequências espirituais.
Essas observações não são minhas, são dos espíritos citados acima e eu aceito plena mente, por que, elas são racionais e lógicas, vejamos.

Na obra Nos Domínios da Mediunidade pelo espírito de Andre Luiz, psicografado por Chico Xavier, encontramos esses trecho.

"...As emanações do ambiente produziam em nós indefinível mal-estar.
JUNTO DE FUMANTES E BEBEDORES INVETERADOS, CRIATURAS DESENCARNADAS DE TRISTE FEIÇÃO SE DEMORAVAM EXPECTANTES.
ALGUMAS SORVIAM AS BAFORADAS DE FUMO ARREMESSADAS AO AR, AINDA AQUECIDAS PELO CALOR DOS PULMÕES QUE AS EXPULSAVAM, NISSO ENCONTRANDO ALEGRIA E ALIMENTO. OUTRAS ASPIRAVAM O HÁLITO DE ALCOÓLATRAS IMPENITENTES.
Indicando-as, informou o orientador:
— Muitos de nossos irmãos, que já se desvencilharam do vaso carnal, se apegam com tamanho desvario às sensações da experiência física, que se cosem àqueles nossos amigos terrestres temporariamente desequilibrados nos desagradáveis costumes por que se deixam influenciar.
— Mas por que mergulhar, dessa forma, em prazeres dessa espécie?
— Hilário — disse o Assistente, bondoso —, O QUE A VIDA COMEÇOU, A MORTE CONTINUA... ESSES NOSSOS COMPANHEIROS SITUARAM A MENTE NOS APETITES MAIS BAIXOS DO MUNDO, ALIMENTANDO-SE COM UM TIPO DE EMOÇÕES QUE OS LOCALIZA NA VIZINHANÇA DA ANIMALIDADE. Não obstante haverem frequentado santuários religiosos, não se preocuparam em atender aos princípios da fé que abraçaram, acreditando que a existência devia ser para eles o culto de satisfações menos dignas, com a exaltação dos mais astuciosos e dos mais fortes. O chamamento da morte encontrou-os na esfera de impressões delituosas e escuras e, como é da Lei que cada alma receba da vida de conformidade com aquilo que dá, NÃO ENCONTRAM INTERESSE SENÃO NOS LUGARES ONDE PODEM NUTRIR AS ILUSÕES QUE LHES SÃO PECULIARES, PORQUANTO, NA POSIÇÃO EM QUE SE VEEM, TEMEM A VERDADE E ABOMINAM-NA, PROCEDENDO COMO A CORUJA QUE FOGE À LUZ..."
Essa observação colocada por Andre Luiz, mostra que são os espiritos apegados a materia e aos vicios, que se utilizam dos encarnados viciosos, para absorverem os fluidos da nicotina e da bebida, portanto, esses espíritos desencarnados que pedem bebidas, fumo, charutos e despachos, são espíritos presos as paixões e viços matérias, espíritos de baixa evolução moral, eles estão numa faixa vibratória muito densa e grosseira.
Como disse Andre Luiz.
JUNTO DE FUMANTES E BEBEDORES INVETERADOS, CRIATURAS DESENCARNADAS DE TRISTE FEIÇÃO SE DEMORAVAM EXPECTANTES.
ALGUMAS SORVIAM AS BAFORADAS DE FUMO ARREMESSADAS AO AR, AINDA AQUECIDAS PELO CALOR DOS PULMÕES QUE AS EXPULSAVAM, NISSO ENCONTRANDO ALEGRIA E ALIMENTO. OUTRAS ASPIRAVAM O HÁLITO DE ALCOÓLATRAS IMPENITENTES.

Emmanuel orienta as pessoas abandonarem o cigarro, vejamos.

Um irmão, que fumava 100 cigarros por dia, pediu um conselho ao Espírito de Emmanuel sobre o hábito pernicioso a que se entregava, e o Mentor espiritual atendeu-o, exclamando:
— Melhoremos a nós mesmos, meu filho.
Disse o consulente:
— Eu... eu desejava um conselho mais direto.
— Fume menos...
— Ora essa! o que desejo é uma resposta positiva...
Emmanuel, então, endereçou-lhe as seguintes palavras:
— Meu amigo, entre fumar e não fumar, é melhor não fumar. ENTRETANTO, SE VOCÊ PRETENDE FAZER ALGUMA COISA PIOR, CONTINUE FUMANDO...
(Do livro "Lindos Casos de Chico Xavier, 92, Ramiro Gama)

Perguntamos, existe algum ataque as pessoas que estão condicionadas a esses vícios???
Claro que não, o que existe são esclarecimentos espiritas, para as pessoas abandonarem tais vícios, por que, eles atraem pela sintonia espiritos desencarnados ainda presos a esses vícios torpes.
As pessoas atraem espiritos obsessores.
O mal atrai o mal, o vicio a trai o vicio.

Meus caros,
peço humildemente desculpas por aquilo que vou dizer mas, se cada um de nós professa uma religião e outros nenhuma, será que deveríamos encher o PP com as páginas dos mestres que seguimos. Eu, por exemplo, sou católico, penso que ninguém gostaria que colocasse consecutivamente textos biblicos. Penso que aqui pretendemos discutir as nossas opiniões e não massacrar com textos dos nossos Mestres.
Mais uma vez reitero as minhas desculpas áqueles que não concordarem comigo.
Com todo o respeito
Oculto

O mundo invisível também conhecido como o mundo espiritual ou plano astral é o mundo habitado pelos espíritos desencarnados, esse mundo é invisível aos olhos físicos mais ele existe ele é real muito real.
Esse plano espiritual ou extra físico exerce uma influencia muito grande sobre as pessoas, tudo nesse plano é regulado pela Lei das atrações psíquicas ou sintonia vibratória.
Os iguais se atraem e os diferentes se repelem.
As pessoas que cultivam maus pensamentos e sentimentos impuros de ódio, raiva, ciúmes, inveja, falsidade, racismo, desonestidade, desejos de vingança, são arrogantes e maliciosos, estão sempre em sintonia com espíritos desencarnados que pensam e sentem a mesma coisa, os semelhantes atraindo os semelhantes, essa é a Lei das atrações psíquicas.
As pessoas boas, corretas, honestas, cordiais, educadas, trabalhadoras, caridosas, solidarias, que procuram ajudar os necessitados, procuram ajudar os animais, procuram cultivar pensamentos elevados e puros e a prece sincera, essas pessoas estão atraindo pela sintonia vibratória dos pensamentos os Espiritos de Luz, os Espiritos Superiores.
Tudo depende somente dos nossos pensamentos e da nossa Conduta Moral.
Como disse o Mestre Jesus, o ser conforme pensar assim será.
Nós somos o que pensamos.

Os maus espíritos não conseguem entrar em sintonia vibratória com as pessoas que estão vibrando bons pensamentos e bons sentimentos, a melhor defesa psíquica contra os maus espíritos esta exatamente em nossa melhoria moral e mental.
Não adianta usar velas, imagens de santos, amuletos, talismã, roupas brancas, terços, palavras sacramentais, sinais cabalísticos, exorcismos, nada disso funciona, é nos pensamentos puros, nobres, elevados, e na pratica sincera do Bem, do amor e das virtudes que esta a proteção contra os maus espíritos.


CRI(P)TICO
Citação de: CRI(P)TICO em 04 março, 2014, 21:46
Caro Wilson Moreno, devo começar por dizer que tenho a sensação de deja vu a cada 4 ou 5 linhas das suas mensagens. Isso deve-se ao facto da repetição excessiva, utilizando exaustivamente as mesmas sentenças.
Consigo prever com 80% de certeza que a próxima mensagem que publicar terá no seu conteúdo:
- Sintonia vibratória; espíritos desencarnados; prece sincera; os opostos repelem-se (e afins); imperfeições morais; etc etc etc (...)

Ok. Não foi exactamente na mensagem a seguir mas... duas mensagens depois... vira o disco e toca o mesmo!

Citação de: Moreno Wilson em 05 março, 2014, 01:19
(...) esses espíritos desencarnados que pedem bebidas

(...) eles atraem pela sintonia espiritos desencarnados ainda presos a esses vícios torpes.

(...) O mal atrai o mal, o vicio a trai o vicio.

Citação de: Moreno Wilson em 05 março, 2014, 21:31
O mundo invisível também conhecido como o mundo espiritual ou plano astral é o mundo habitado pelos espíritos desencarnados (...)

(...) tudo nesse plano é regulado pela Lei das atrações psíquicas ou sintonia vibratória.

(...) Os iguais se atraem e os diferentes se repelem.

(...) estão sempre em sintonia com espíritos desencarnados que pensam e sentem a mesma coisa, os semelhantes atraindo os semelhantes, essa é a Lei das atrações psíquicas.

(...) procuram cultivar pensamentos elevados e puros e a prece sincera, essas pessoas estão atraindo pela sintonia vibratória dos pensamentos os Espiritos de Luz, os Espiritos Superiores.

(...) Os maus espíritos não conseguem entrar em sintonia vibratória

E a afirmação que cito abaixo não é um pouco contraditória? Os seus estudos... mas não são as suas observações pessoais?
Quais são então as suas?

Citação de: Moreno Wilson em 05 março, 2014, 01:19
Como eu sou espirita eu coloco observações espiritistas baseadas em meus estudos, portanto, as minhas colocações é um resultado das minhas pesquisas na Doutrina Espirita, ou seja, são observações Doutrinarias e não pessoais.

Bem, numa coisa concordo... o Alan Kardec tem estado em alta e a facturar! ;)

O mundo espiritual ou plano astral é regulado pela Lei da Sintonia vibratória ou afinidade moral, os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem, cada ambiente ou cada lugar tem um Padrão Vibratório próprio, formado pelos pensamentos, sentimentos e atitudes das pessoas que vivem nesses ambientes.
Os Espiritos Elevados e os Bons espíritos são atraídos para ambientes que possuem um padrão vibratório positivo, vibrações positivas atraindo outras vibrações positivas, os maus espíritos são atraídos para ambientes que possuem uma faixa vibratória baixa e densa, vibrações baixas e negativas vão atrair outras vibrações baixas e negativas.
Tudo é sintonia vibratória.
Muitas vezes os Espíritos elevados ou Espíritos de Luz não podem ajudar uma pessoa, por que, ela se encontra em um ambiente de baixas vibrações mentais, nesses lugares que predominam discussões, palavrões, brigas, fofocas, intrigas, vícios, ódio, raiva, falsidade, racismo, desonestidade, o ambiente é pesado e negativo, portanto, o padrão vibratório é baixo, sendo baixo vai atrair outras vibrações negativas e pesadas.
Os espíritos inferiores, perturbadores, embusteiros, maliciosos, obsessores são atraídos pelas vibrações mentais negativas e pesadas dos ambientes, é por isso que temos que criar um ambiente moralmente elevado com pensamentos nobres e positivos, para podermos elevar o Padrão Vibratória do ambiente e atrair a assistência luminosa dos Espíritos Superiores.
O Bem tem sintonia com o Bem.
O mal tem sintonia com o mal.

Estamos cercados por espíritos desencarnados que tem uma certa afinidade com os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, essas inteligências desencarnadas nos observam constantemente, é por isso que devemos ORAR E VIGIAR para não cairmos nas influencias espirituais negativas, a nossa AURA muda de Cor e intensidade conforme o  nosso estado mental e moral, quando estamos com pensamentos de  raiva, ódio, medo, rancor, revolta, falsidade etc...
Nossa Aura muda de Cor fica com cores escuras e turvas, e os espíritos desencarnados observam isso em nossa Aura e disso se aproveitam os maus espíritos para nos influenciar pelas intuições mentais.
Eles sabem que estamos numa faixa mental baixa devido aos maus pensamentos, eles se aproximam pela sintonia vibratória e passam a nos acompanhar esperando uma oportunidade para atacar.
Atacar como?
Intuindo ou inspirando em nossa mente pensamentos de desanimo, preguiça, revolta, ódio, desejos de vingança, inveja, ciúmes, incentivando brigas, intrigas, fofocas, vicios e ate crimes. Eles procuram alguma brecha em nossa Mente, portanto, temos que vigiar nossos pensamentos, idéias, planos, desejos e impulsos, cuidado, quando eles se estalam a coisa fica perigosa.
A terapia contra as Obsessões e as influencias espirituais negativas, esta na Disciplina Mental e Moral, mentalizar fortemente pensamentos elevados e nobres, praticar a Caridade e as Virtudes, manter uma Conduta moral reta no Cristo, cultivar a prece sincera, combater os maus pensamentos, combater os maus desejos, combater os vícios, dessa forma a pessoa consegue elevar seu Padrão Vibratório afastando os maus espíritos e atraindo os Espíritos de Luz.
Atraindo o Bem o mal se afasta gradativamente, assim como o calor afasta o frio.

A atmosfera terrena ou psicosfera esta repleta de formas pensamentos inferiores e de espíritos apegados a matéria, as paixões, aos vícios e desejos terrenos, existe milhões de espíritos desencarnados na atmosfera e na crosta terrestre, esses espíritos querem  continuar a viver a vida material, eles querem saciar seus desejos e vícios e interferir na vida dos encarnados.
Muitos desses espíritos são sofredores, outros são perturbados e perturbadores, outros são viciosos cheios de manias, vícios, desejos torpes, outros são vingativos e astutos, outros são mentirosos, embusteiros e mistificadores, outros são vampiros sugam os fluidos vitais das pessoas e também sugam os fluidos da nicotina, do álcool, das drogas, outros são maldosos sentem inveja das pessoas boas e corretas e procuram obsidiar essas pessoas, agem pela inveja do bem, são uns infelizes.
Existe outros espíritos maldosos que se agrupam em bandos ou Falanges e trabalham de forma técnica para vampirizar e obsidiar as pessoas que são invigilantes com seus pensamentos e conduta moral, são os trabalhadores do mal, entidades das sombras.
Nós os encarnados vivemos dentro dessa região espiritual inferior, por que, ela abrange a crosta e atmosfera terrena, muitos pesquisadores chamam essa região de astral inferior ou umbral.
Esses espíritos desencarnados apegados a matéria e as paixões e vícios terrenos, possuem um perispirito denso, turvo, grosseiro e impuro e eles sofrem a Lei de gravidade e ficam retidos na psicosfera terrena, para afastar esses espíritos inferiores, perturbadores e obsessores, temos que entender o seguinte, não existem milagres, não existe protecionismo divino sobrenatural, tudo depende das nossas condições mentais e morais ( condições vibratórias), pela Lei das atrações psíquicas, os iguais se atraem e os diferentes se repelem, atraímos espíritos desencarnados que se identificam com os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
Vamos concluir disso tudo, que a Proteção espiritual quem faz é a própria pessoa, conforme seus Pensamentos e Conduta moral.
Uma pessoa correta, honesta, caridosa, cordial, digna, sem vícios, com pensamentos positivos e nobres, repele naturalmente os maus espíritos, não havendo sintonia vibratória os maus espíritos se afastam.
A Luz do Cristo repele os agentes das sombras.
Temos que cultivar as Virtudes ensinadas pelo Grande Mestre Jesus o Cristo, pensar em Cristo, sentir o Cristo, praticar os ensinamentos do Cristo, é se iluminar, e a Luz espanta a escuridão.
Nós somos filhos da Grande Luz, nós somos Luz, nós estamos na Luz, nós temos a Luz, nós evoluímos é na Luz.
Essa Luz são as Virtudes, cada virtude que adquirimos mais força teremos para afastar os maus espíritos e atrair os Espiritos de Luz.
As Virtudes esse é o caminho.

Espero te ajudado nesses assuntos espiritualistas, esse é um resumo dos meus estudos espiritistas.