Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.476
Total de tópicos
26.919
  • Tenho déja vu desde sempre
    Iniciado por Trish
    Lido 4.205 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Trish
Uma amiga minha tem deja vus constantemente (praticamente todas as semanas) e contou me que os tem desde sempre, é algo muito frequente e não sabe o porque de lhe acontecer com tanta frequência, despertando-lhe uma certa curiosidade e por isso pediu me ajuda. Mas como pouco ou nada sei sobre o assunto decidi expor aqui. Na minha opinião penso que seja algo mais espiritual, como as premonições (por exemplo), mas como não sei exponho-vos este "caso" e agradeço pela ajuda de todos vós. :)


Ola :)
Umas perguntas:
Ela so tem a sensação de ja ter estado nessa situação?
Consegues dar um exemplo de uma dessas experiências?

Se for deja vu é derivado a hormonas, nada de espiritual
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 27 fevereiro, 2014, 10:00
Ola :)
Umas perguntas:
Ela so tem a sensação de ja ter estado nessa situação?
Consegues dar um exemplo de uma dessas experiências?

Se for deja vu é derivado a hormonas, nada de espiritual

Qual a sua tese para que o "déjà vu" seja provocado pelas hormonas?

#4
Citação de: oculto em 27 fevereiro, 2014, 10:43
Qual a sua tese para que o "déjà vu" seja provocado pelas hormonas?

Cientificamente falando o deja vu é uma falha na nossa memoria. Esta falha ocorre porque a parte do nosso cerebro que trata da memoria recebe estimulos hormonais (dopamina) que sobrecarregam o cerebro e dão origem ao deja vu.
Mas hoopsy que ate colocou aqui um outro topico consegue responder melhor. Passo a citar a resposta dela nesse topico:

Citação de: hoopsy em 11 janeiro, 2014, 15:40
Cientificamente falando, o déjà vu deve-se ao aumento da dopamina no organismo, por exemplo, o que aumenta exponencialmente a actividade do hipocampo que é a zona que se encarrega de armazenar a memória a curto e logo prazo.
Tais episódios são bastante frequentes em homens e mulheres na faixa etária entre os 15 e os 25 anos. Período em que a taxa de produção da substancia é maior.

o nome cientifico para o déjà vu é paramnésia.

Completando... (de forma simplificada)  :)

o processo físico do chamado déjà vu ocorre quando um dos olhos capta a imagem / situação / pessoa etc... mais rapidamente que o outro e armazena no hipocampo a informação.
quando o outro olho se sincroniza com o "mais rápido", envia a informação para o hipocampo mas, como a informação já lá está, o nosso cérebro entende-a como se de uma memoria se tratasse.
obviamente, todo este processo se desencadeia nos neurotransmissores estimulados pela dopamina e não é possível fisicamente nos apercebermos desta situação.

o déjà vu pode ocorrer a nível de qualquer sentido. visual, auditivo, olfactivo, etc... mas, apesar de funcionar praticamente da mesma maneira, tem outros nome.

E para acabar :)
Dopamina é um neurotransmissor "da familia" da adrenalina, ambas libertadas pela glandula suprarrenal que tem a função de estimular o sistema nervoso.

Pode também ocorrer devido a estimulos eletricos como no caso da epilepsia. Ha muitas pessoas que sofrem de epilepsia que afirmam ter sentido deja vu antes de um ataque.


AGORA é necessario distinguir deja vu de outros tipos de ocorrencias que podem não ter nada a ver com hormonas ou estimulos eletricos.



Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.

http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

#5
Só uma pequena 'correcção': a dopamina é um neurotransmissor (é produzida pelas células cerebrais), não é uma hormona (sistema endócrino)...  ;)

Citação de: Pluviae em 27 fevereiro, 2014, 15:31
Só uma pequena 'correcção': a dopamina é um neurotransmissor (é produzida pelas células cerebrais), não é uma hormona (sistema endócrino)...  ;)

Segundo me ensinaram e tal como eu disse é um neurotransmissor libertado pela glandula suprarrenal logo pensei que era uma hormona como as outras substâncias libertadas por essa glândulas.
Nao?
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

#7
Citação de: LilithP em 27 fevereiro, 2014, 15:50
Segundo me ensinaram e tal como eu disse é um neurotransmissor libertado pela glandula suprarrenal logo pensei que era uma hormona como as outras substâncias libertadas por essa glândulas.
Nao?


Olá LilithP,

Não. A dopamina é um neurotransmissor libertado pelo cérebro.
Pode consultar aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dopamina
http://www.news-medical.net/health/What-is-Dopamine.aspx
(traduzido: http://www.news-medical.net/health/What-is-Dopamine-(Portuguese).aspx)
http://www.news-medical.net/health/Dopamine-Functions.aspx
(traduzido: http://www.news-medical.net/health/Dopamine-Functions-(Portuguese).aspx)

Mas era só uma picuice minha, por favor não leve a mal  :)

Obrigada :)
Nao tem mal nenhum ensinar ;D

http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Trish
Citação de: LilithP em 27 fevereiro, 2014, 10:00
Ola :)
Umas perguntas:
Ela so tem a sensação de ja ter estado nessa situação?
Consegues dar um exemplo de uma dessas experiências?

Se for deja vu é derivado a hormonas, nada de espiritual

Olá LilithP :)
Respondendo as tuas questões, vou citar o que a minha amiga disse para ser mais simples. A primeira pergunta respondeu o seguinte "Nunca é nada especifico acontece do nada, entro em alguma divisão e é como se tivesse a ver um filme que vi milhares de vezes, sei exactamente o que vai acontecer". À segunda questão disse "um dia entrei no elevador tive um deja vu e tive uma tontura, no dia a seguir o deja vu repetiu-se só que também tive um deja vu da minha tontura dentro do elevador".

Citação de: Trish em 27 fevereiro, 2014, 21:43
Olá LilithP :)
Respondendo as tuas questões, vou citar o que a minha amiga disse para ser mais simples. A primeira pergunta respondeu o seguinte "Nunca é nada especifico acontece do nada, entro em alguma divisão e é como se tivesse a ver um filme que vi milhares de vezes, sei exactamente o que vai acontecer". À segunda questão disse "um dia entrei no elevador tive um deja vu e tive uma tontura, no dia a seguir o deja vu repetiu-se só que também tive um deja vu da minha tontura dentro do elevador".


Bom pela 2a descrição nem deja vu é parece xP foi mesmo so ela a lembrar-se do dia anterior. Um deja vu é una falha na memoria

No entanto pela primeira descrição parece ser algo mais espiritual. Vou usar um exemplo meu porque tenho certeza que não era deja vu :)
A uns meses sonhei que estava a conversar com  uma mulher que nao reconhecia e estavamos no que parecia uma sala de aula. A uns dias no curso que tirei a cena exata do sonho repetiu-se mas na realidade (dai ela ser tao familiar duh) :)
Como sei que sonhei mesmo? Porque 1° foi tao estranho que me lembrei do sonho varias vezes e 2° porque apontei-o :)

Existem também regressoes espontâneas quando ocorre um estimulo ambiental por exemplo mas isso é ainda mais complicado de saber se é mesmo.

A tua amiga sabe como as coisas vao acontecer? Ou sente que ja aconteceram?
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Trish
Citação de: LilithP em 28 fevereiro, 2014, 08:51
Bom pela 2a descrição nem deja vu é parece xP foi mesmo so ela a lembrar-se do dia anterior. Um deja vu é una falha na memoria

No entanto pela primeira descrição parece ser algo mais espiritual. Vou usar um exemplo meu porque tenho certeza que não era deja vu :)
A uns meses sonhei que estava a conversar com  uma mulher que nao reconhecia e estavamos no que parecia uma sala de aula. A uns dias no curso que tirei a cena exata do sonho repetiu-se mas na realidade (dai ela ser tao familiar duh) :)
Como sei que sonhei mesmo? Porque 1° foi tao estranho que me lembrei do sonho varias vezes e 2° porque apontei-o :)

Existem também regressoes espontâneas quando ocorre um estimulo ambiental por exemplo mas isso é ainda mais complicado de saber se é mesmo.

A tua amiga sabe como as coisas vao acontecer? Ou sente que ja aconteceram?

Ela respondeu o seguinte "É como ver um filme que eu já vi, reconheço as coisas sei o que se vai passar a seguir, e a minha cabeça fica com muita pressão é por isso que tenho tonturas"

Tudo o descrito acima tem lógica. Como distinguir uma premonição verdadeira da situação dos neurotransmissores
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: Trish em 28 fevereiro, 2014, 21:34
Ela respondeu o seguinte "É como ver um filme que eu já vi, reconheço as coisas sei o que se vai passar a seguir, e a minha cabeça fica com muita pressão é por isso que tenho tonturas"
Bom e difícil ter a certeza se ela não se lembra onde ou quando viu isso antes de acontecer.
Ha ate uma teoria que antes de reencarnarmos  vemos de forma geral como vai ser a nossa vida.
Ahhhh se fosse fácil ;D o problema das coisas é mesmo este

Sugiro que durante um tempo ela tente manter um diário de sonhos e esteja atenta para ver em que circunstâncias isso ocorre.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Trish
Citação de: LilithP em 28 fevereiro, 2014, 23:33
Bom e difícil ter a certeza se ela não se lembra onde ou quando viu isso antes de acontecer.
Ha ate uma teoria que antes de reencarnarmos  vemos de forma geral como vai ser a nossa vida.
Ahhhh se fosse fácil ;D o problema das coisas é mesmo este

Sugiro que durante um tempo ela tente manter um diário de sonhos e esteja atenta para ver em que circunstâncias isso ocorre.

Muito obrigada pela ajuda, sugeri-lhe o que indicaste, pois acho que é o mais indicativo a fazer nestes casos :)