Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • O preconceito sobre góticos levado ao extremo
    Iniciado por Xteila
    Lido 16.565 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Xteila
Á algum tempo atrás dei de caras com o video seguinte no Youtube, pertencente a um suposto programa da Sic Radical chamado Preto no Branco.
Tanto quanto sei, este programa é algo do género de muitos outros que parodiam certos e determinados temas da sociedade e não só, embora nunca o tenha visto nem ouvido falar nele até encontrar este video.
Até aqui tudo bem, nada contra.
O que me leva a mostrar-vos este video é a forma descaradamente perconceituosa e perjurativa em que tratam os góticos e a visão completamente retorcida que fazem passar dos mesmos.
Ora dêem uma vista de olhos:

Preto No Branco - Góticos (Programa 5)


Este video já causou muitas reacções na comunidade gótica e metaleira portuguesa, e com toda a razão.
Houve até quem tenha enviado e-mails manifestando a sua indignação com este video e a mensagem que transmite para o publico menos exclarecido sobre o assunto e que, em vários casos toma esta informação como sendo verdadeira. Uma das pessoas que manifestou a sua indignação para com os responsáveis deste video foi um colega meu que obteve como resposta: "Somos livres de parodiarmos quem quisermos da forma que quisermos"

Eu concordo que qualquer pessoa é livre de parodiar o assunto que quiser Mas, com o minimo de bom senso!
Todos nós sabemos (e principalmente quem trabalha no meio) que a palavra da comunicação social, seja em que formato for, tem um enorme peso na formação da opinião da sociedade, pelo que deveriam saber, no minimo, que este video influenciaria em muito a opinião de diversas pessoas a respeito desta "sub-cultura".
Nada do que aqui é dito corresponde em uma unica virgula á verdade, pelo que acho que, no minimo dos minimos poderiam ter colocado a tão célebre e eficaz frase "Nenhum dos factos aqui apresentados corresponde á verdade, qualquer semelhança com a realidade é pura coincidencia" no final do video, mas nem isso.

Esta é a minha humilde opinião, como gótica e como pessoa, ao retratado neste video.
Já agora gostaria de saber a vossa.



#1
Bem, antes de mais quero dizer que não sou gótico, no entanto isto é daquelas coisas que não possuem nenhum cabimento e apenas demonstram uma posição vulgar e total desconhecimento de um modo de vida próprio.

Começa o vídeo com este senhor e com o seu olhar de desprezo e algum repúdio sobre a música de fundo acompanhada de imagens. Mas o que temos nós aqui, alguém que veio para mudar os gostos musicais das pessoas? Algum enviado do mundo das Tias de Cascais? Não que tenha algo contra as tias de Cascais...

Pouco depois: - "Como será ter um filho gótico e leva-lo a um baptizado?"  é a questão. Eu pergunto, somos todos católicos? Todos acreditamos na mesma religião e mais propriamente no baptizado? Ir a um baptizado é algo "bem" de se fazer? Tipo, o modo de vida normal e aceitável com o qual partimos para um nível superior? Puramente ridículo e despropositado, assim como todo o programa, constatei.

Este senhor acha que os góticos buscam o poder? Comparar um estilo de vida a um partido político? Mais uma vez caímos no ridículo, buscando coisas sem nexo e impingindo drasticamente no discurso algo com o intuito de desprezar as pessoas.

Mais tarde e como não podia deixar de ser, cai este senhor no vulgar, proferindo a seguinte afirmação: "os góticos vestem-se e pintam-se de preto porque são parvos". Uma saída fácil, para uma coisa que foi para o ar mas que de cultura e informação nada tem, muito menos de comédia.

Parte mais tarde para uma exclusão social induzida, indicando alguns empregos com total desprezo, nomeadamente obras e cadeias de Fast Food. Gostava de saber onde é que este senhor viveria se não fosse a industria da construção... Que desprezo é este afinal?

Já quase no final, o que é que ele pretende transmitir ao simular uma série de questões sem dar tempo para o actor (que faz papel de gótico) responder? É essa a liberdade que eles (SIC) dizem possuir?

A tal frase "Somos livres de parodiarmos quem quisermos da forma que quisermos" - é aqui que se aplica a liberdade desta gente ignorante da SIC? Até poderia ser algum tipo de comédia, mas a comédia tem piada quando são apresentados factos reais, mesmo que contorcidos e quando existe o mínimo de conhecimento sobre assunto em questão, coisa que neste programa não aconteceu nem de perto nem de longe.

Qual é a ideia de citar várias bandas de Metal em tom de desprezo? Quem é que idealizou que temos de ouvir uma música dita romântica (no entender deste senhor, deduzo) quando saímos com uma rapariga?

A ideia é que devemos todos reger-nos por um estilo e principio de vida aceitável pela "sociedade delineada pela etiqueta"?

A música que ouvimos não deverá antes ser aquela com a qual nos sentimos bem, aquela que nos dá prazer? Ou agora existem "regras do bem" que ditam qual o tipo de música que temos de ouvir para sermos aceites pelo resto do mundo?

Depois, mesmo ao final é de lamentar que no século 21 ainda venha este senhor associar Metal (música da minha total preferência por sinal) e estilos de vida a sacrifício de animais.

Sinceramente, SIC não se deixem cair no ridículo, fica-vos mal!

eu não sei se me posso considerar gótica mas sempre foi um estilo de roupa que adoro desde pequena.

realmente deste que vi este episódio na televisão que fiquei chocada com a quantidade de estupidezes que saíam da boca do homem.

acho que tudo o que havia para ser mencionado foi feito pelo IceBurn, mas gostaria de mencionar o promenor de que na cena do batisado a "mãe" tambem estava de vestido preto.

mas uma coisa tenho de louvar ao senhor é que ele não disse o que a maioria das pessoas diz que os goticos são depressivos e cortam os pulsos.

Citação de: Dark_Isis em 24 outubro, 2009, 01:31
(...) sempre foi um estilo de roupa que adoro (...)

E eu também. Quando vejo assim uma rapariga tento observar discretamente... ;D porque gosto mesmo muito das roupas e do estilo, confesso. :angel: :)

Lunática
Não acho que seja diferente das anedotas racistas (e não só), por exemplo. Gozam com tudo e todos! Se com os outros rio-me, com este também rirei. Não será por gostar de goticismo que serei hipócrita a esse ponto.

#5
Não sei se percebi bem o que queres dizer...

No entanto, se for o que eu julgo, se vires o vídeo e reconheceres que um gótico é uma pessoa como outra qualquer, então vais perceber que este vídeo é tudo menos comédia inteligente.

eu n vi o video (n tenho som  :'( ) mas isto pelo que li leva-nos a velha questao dos limites do humor e se este deve ter limites, pk sempre que se faz humor com alguem ha sempre alguem prejudicado...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Que ridiculo :-X
É que ao menos podiam ter piada.
Tentar parodiar com "piadas" mais que batidas não vale :-X
A sério,sou metaleiro e tenho muitos amigos góticos,e este video nem em aqueceu nem arrefeceu.
Ridiculo demais para conseguir transmitir alguma coisa  :-X
Pelo menos disseram nomes de bandas boas eheh
Believe to see...

Hoje em dia as pessoas perderam completamente o respeito pelo SER HUMANO:és gozado porque és gordo,porque usas óculos e/ou aparelho nos dentes,porque és demasiado magro,porque és muito baixo,porque és alto demais,porque és disléxico,porque nasceste com Trissomia21,porque és coxo,porque te vestes de maneira dierente,porque pensas de maneira diferente...etc,etc,etc...esses que gozam deviam-se olhar bem ao espelho,e verem bem os seus defeitos...esquecem-se que de tanto cuspirem no ar,um dia o cuspo lhes cai na cara... >:(

AndreiaLi
Aí está outra coisa que me irrita. O preconceito e as mentalidades fechadas  :angry4: :angry4:

Lunática
Oh pessoal! Eu adoro goticismo e ri-me! E rio-me tantas vezes de mim própria! Vá lá... algumas partes têm piada... Aquela dos góticos conseguirem arranjar uma diversidade enorme de empregos... tá demais! E também a parte do puto que vai ao baptizado e o final... "os góticos não são tristes, os pais deles é que são"! LOL eu ri-me!  ;D  :P

nao sou gotico, nao tenhu nada contra os goticos...mas ate me ri um bcd pq...mas so na parte da cabra...tee piada ler pa cabra...;D
mas agr asserio...u video tem uma justificaçao...e a sic radical...;D
tipoeste senhor do vidio e mais um ricardo araujo-wanna-be, ou seja mais um que imita o sentido de humor dele, mostrando "humor" sem expressao facial, ou seja....e mais um gajo a usar o sentido de humor da moda ;D
mas agr para o pessual gotico daqui...porque importarem se com u que ele diz? qem se importa com um "humorista " que nunca se ouviu em nenhum lado e de repente aparece usando oculos de sol a frente da camera?tipo  viver a vida e ~defecar~ em anormais...e assim q faço...o vidio ofendeu...tipo ~defequem~ no gajo, so lhe estao a dar importancia

Bom, desculpa, só vim aqui corrigir uma palavra que estava escrita de uma forma errada. e. como era no título, mexia um bocado comigo. Desculpa.


Templa
Templa - Membro nº 708

Citação de: Templa em 10 novembro, 2009, 11:43
Bom, desculpa, só vim aqui corrigir uma palavra que estava escrita de uma forma errada. e. como era no título, mexia um bocado comigo. Desculpa.


Templa

Agora já estão corrigidos (os títulos) em todas as mensagens ;)

Citação de: Xteila em 23 outubro, 2009, 23:27
Á algum tempo atrás dei de caras com o video seguinte no Youtube, pertencente a um suposto programa da Sic Radical chamado Preto no Branco.
Tanto quanto sei, este programa é algo do género de muitos outros que parodiam certos e determinados temas da sociedade e não só, embora nunca o tenha visto nem ouvido falar nele até encontrar este video.
Até aqui tudo bem, nada contra.
O que me leva a mostrar-vos este video é a forma descaradamente perconceituosa e perjurativa em que tratam os góticos e a visão completamente retorcida que fazem passar dos mesmos.
Ora dêem uma vista de olhos:

Preto No Branco - Góticos (Programa 5)


Este video já causou muitas reacções na comunidade gótica e metaleira portuguesa, e com toda a razão.
Houve até quem tenha enviado e-mails manifestando a sua indignação com este video e a mensagem que transmite para o publico menos exclarecido sobre o assunto e que, em vários casos toma esta informação como sendo verdadeira. Uma das pessoas que manifestou a sua indignação para com os responsáveis deste video foi um colega meu que obteve como resposta: "Somos livres de parodiarmos quem quisermos da forma que quisermos"

Eu concordo que qualquer pessoa é livre de parodiar o assunto que quiser Mas, com o minimo de bom senso!
Todos nós sabemos (e principalmente quem trabalha no meio) que a palavra da comunicação social, seja em que formato for, tem um enorme peso na formação da opinião da sociedade, pelo que deveriam saber, no minimo, que este video influenciaria em muito a opinião de diversas pessoas a respeito desta "sub-cultura".
Nada do que aqui é dito corresponde em uma unica virgula á verdade, pelo que acho que, no minimo dos minimos poderiam ter colocado a tão célebre e eficaz frase "Nenhum dos factos aqui apresentados corresponde á verdade, qualquer semelhança com a realidade é pura coincidencia" no final do video, mas nem isso.

Esta é a minha humilde opinião, como gótica e como pessoa, ao retratado neste video.
Já agora gostaria de saber a vossa.





oh meu amigo...no fim do video, em rodapé aparece o nome do director de conteudos programáticos....et voilá: Pedro Boucherie Mendes...está tudo dito...não esperem outra coisa !!