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  • Fotos estranhas e intrigantes.
    Iniciado por SEBASTIAN SALAZAR
    Lido 6.441 vezes
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Olá pessoal do Portugal Paranormal,tenho essas foto guardadas desde de 2007,quando foram tiradas estava indo acampar com minha esposa e amigos na serra de Bertioga,estávamos na estrada já era de madrugada neste momento não passava carro algum,derrepente me deu uma vontade de tirar algumas fotos ai comecei,tirei foto atrás de cada um olha que saiu,só vi estas fotos depois de alguns dias são bem interessante tenho mais só que são orbes depois eu posto,algum amigo aqui do fórum sabe oque pode ser.
-TENHA FÉ EM SI MESMO(A),NUNCA DESISTA A VIDA É SUA E O CORPO TAMBÉM.

Uma opção um pouco remota, não seria uma beata de um cigarro?
Lamentar uma dor passada no presente, é criar outra dor e sofrer novamente. - W.S.

Boa noite

Isto para mim são efeitos que acontecem, já fiz várias experiências e tive algumas fotos bastante parecidas com a tua segunda foto.
Já a terceira, intrigou-me confesso.

Cumpts
Filipa B
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

#3
Citação de: ruoma em 01 dezembro, 2013, 01:06
Uma opção um pouco remota, não seria uma beata de um cigarro?
Não fumamos cigarros,somos contra!
-TENHA FÉ EM SI MESMO(A),NUNCA DESISTA A VIDA É SUA E O CORPO TAMBÉM.

Citação de: Filipa84 em 01 dezembro, 2013, 01:16
Boa noite

Isto para mim são efeitos que acontecem, já fiz várias experiências e tive algumas fotos bastante parecidas com a tua segunda foto.
Já a terceira, intrigou-me confesso.

Cumpts
Filipa B
Para você ver neste dia só tinha minha lanterna meu amigo esqueceu a dele,e da para perceber que cada pessoa do grupo saiu com uma imagem diferente.
-TENHA FÉ EM SI MESMO(A),NUNCA DESISTA A VIDA É SUA E O CORPO TAMBÉM.

Citação de: SEBASTIAN SALAZAR em 01 dezembro, 2013, 01:25
Não fumamos cigarros,somos contra!

Pois então não faço a mínima ideia do que possa ser. Mas algo de sobrenatural não creio que seja.
Lamentar uma dor passada no presente, é criar outra dor e sofrer novamente. - W.S.

Também não me parece ser sobrenatural.
Mas a terceira é mesmo esquisita, não sei como aconteceu esse efeito. Dava jeito aqui um membro especialista em fotos, de momento lembro-me do Morgriff e do Lauviah. Meninos, chamados à recepção :)
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

Ora muito bem, não sou o Morgriff nem o Lauviah mas vou dar a minha achega :P
Está aqui criado um efeito curioso, era importante saber se foi usado flash ou se a luz é da lanterna, apesar de me parecer que o flash estava ligado.

Geralmente esses arrastados de luz acontecem quando existem pontos de luz (candeeiros, pontas de cigarros, luzde carros, etc) e tiramos a fotografia com condições de luz baixa, que dificultam a estabilidade da imagem e ficam "tremidas". Agora, o que me estraga aqui a teoria, é que parece-me que foi usado flash e o foco está bom.
Nas duas ultimas fotos arriscaria a dizer que poderia ter passado um carro e como está em movimento criava aquele efeito, mas já foi dito que não passava carro algum...
Na primeira foto não faço a minima ideia.

Sabes dizer-me o modelo da máquina utilizada? É que, por exemplo, a minha Sony CyberShot tem um modo de flash chamado "Flash de sincronização lenta" que às vezes cria efeitos estranhos com a luz, pode ser o caso de, por engano, estar essa definição activada. ;)

" Speak no evil, see no evil & ear no evil "

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Trata-se realmente de um efeito mais ou menos conhecido, com uma obturação de longa exposição e uma fonte de luz. Conseguem-se efeitos bem interessantes.



Daí surgiu o light painting:



" hoje é pra te incentivar a usar longa exposição da sua câmera.

acho que todo mundo tem visto diversas fotos daquela técnica chamada Light Painting. traduzindo a grosso modo, significa "pintando com luz", que é bem simples de entender.
eu nem sei usar os termos certos pra isso, então acho melhor ilustrar contando como rola na prática.

você precisa arrumar uma fonte de luz pra desenhar ou escrever. no caso aí usei uma vela. então coloquei a câmera no tripé, fiz o foco manual e não mexi mais nele.
também usei minha queridíssima parceira de modelo.
disparei a câmera e corri pra fazer o desenho em torno dela. foi uma infinidade de vezes pra pegar o tempo certo de atravessa a sala em 30 segundos.
se reparar bem na foto, dá pra ver a minha "alma" de ponta a ponta da foto.

pra esta imagem, a configuração da câmera ficou com ISO 400, diafragma em ƒ7.1 (bem fechado mesmo) e velocidade a 30 segundos, o máximo que minha 30D permite.
procurei balancear pra que a luz ambiente ficasse desse jeito.

Facinho, diz ai?

na sua vez de fazer, considere o seguinte:
pra desenhar, use outras fontes de luz. o seu próprio celular, por exemplo.
se for escrever palavras, como o seu nome, treine faze-las de trás pra frente. hahaha senão inverta a foto no photoshop mais tarde.
faça variações no ISO e no diafragma pra deixar o ambiente mais claro ou escuro. nem pense em fotometrar. é na raça mesmo, até achar a exposição que lhe agrade.

estas dicas é pra você treinar em casa e começar a desenvolver a técnica a partir daí.
tem uns caras que fazem absurdo com uma lanterninha, desenhando até carros esportivos. vale uma pesquisada pela internet usando Light Painting como tag. você vai ver imagens incríveis.
como eu não sei desenhar nem uma casinha com chaminé, prefiro ficar na piração da vela mesmo."

Fonte: Site Fotolog . com
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

Aqui a questão é que esse mesmo efeito foi produzido sem um tripé e câmara estabilizada, factor essencial para que se consiga o objecto focado e apenas a luz em movimento! :)

" Speak no evil, see no evil & ear no evil "

Citação de: Gawen em 14 março, 2014, 16:16
Aqui a questão é que esse mesmo efeito foi produzido sem um tripé e câmara estabilizada, factor essencial para que se consiga o objecto focado e apenas a luz em movimento! :)

Gawen
Não sabemos se foi usado tripé ou não, ou se a camara estava em cima de um muro por ex.
As fotos parecem propositadas. Na segunda, foi claramente um carro que passou.
Eu não acredito que o efeito tenha sido acidental, ou que a revelação das fotos tenha sido uma surpresa para os intervenientes. Para mim, depois de pesquisar e ficar a conhecer o efeito e as brincadeiras que se podem fazer com um ambiente escuro, uma fonte de luz e uma obturação de longa exposição, é claro que foram experiências propositadas, e não fotos acaso.
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

sofiagov
não deixa de ser um efeito de luzes muito bonito

Estou a basear-me no relato apresentado, se bem que na posição onde está a câmara dificilmente haveria um local na estrada para pousar a câmara ou até montar um tripé, no entanto, a única foto que me causa alguma curiosidade é mesmo a primeira, as outras facilmente seria conseguidas com as luzes de um carro como dizes, mas a primeira nem tanto, até porque parece ter sido usado flash. :)

Talvez não tenha sido flash, mas ter sido numa área iluminada por candeeiro de rua...
Quanto ao efeito.. talvez fosse um bocadinho de papel amachucado a arder, arremessado junto ao chão. Não sei se uma beata tinha "capacidade luminosa" para aquilo.
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

Pois, pode ser esse o caso, teria que se fazer um teste :P

#18
Citação de: Gawen em 14 março, 2014, 16:26
Estou a basear-me no relato apresentado, se bem que na posição onde está a câmara dificilmente haveria um local na estrada para pousar a câmara ou até montar um tripé, no entanto, a única foto que me causa alguma curiosidade é mesmo a primeira, as outras facilmente seria conseguidas com as luzes de um carro como dizes, mas a primeira nem tanto, até porque parece ter sido usado flash. :)

Olá pessoal, eu também sou um amador de técnicas fotográficas e este tópico captou a minha atenção. A resposta dada pelo Gawen faz sentido para mim também. Efectivamente a primeira foto do tópico, é a mais intrigante... e que talvez comece a limitar as possíveis causas destes efeitos.
Pois vejamos o seguinte...
Fotos com "riscos" ou "traços" de luz podem conseguir-se de 3 formas:
1. Tempo de abertura do obturador longo com ambiente escuro e fontes de luz a mexerem num mesmo e único plano (camara fotográfica está imóvel)
2. Tempo de abertura que até não precisa de ser longo, com ambiente escuro e luzes num único plano que se move, ou seja, a máquina fotográfica é que se mexe ou move.
3. Fotografias tiradas a dois ou mais planos diferentes mas que são sobrepostos (tirar foto "por cima" de uma foto já tirada).
A possibilidade Nº 1 pode resultar num sujeito (pessoa ou objecto) nítido (bem focado) e as luzes como estão em movimento, fazem o efeito de "traços" de luz. Para conseguir isso, ou temos uma mão (e braços) muito estáveis, sem tremer ou temos de usar um tripé. Mas seja como for, o objecto que emitiu a luz (carro, vela, lanterna, ponta de cigarro em brasa, etc.) consegue sempre ser visto na foto, principalmente se for usado o flash e esse foi  caso nas fotos do SEBASTIAN SALAZAR.
A possibilidade Nº 2 pode resultar de um movimento involuntário do fotógrafo ou feito de prepósito para criar esse efeito, mas nesse caso, fica tudo desfocado (tremido), sujeito e luzes. Não é de todo o caso das fotos do SEBASTIAN SALAZAR.
A 3ª possibilidade é uma técnica mais apurada que só é possível em equipamentos que ofereçam a possibilidade de fazer exposição sobre exposição. Como funciona? Muito simples. Tira-se uma primeira foto a uma fonte de luz que se vai movendo. Se for por exemplo uma pessoa a segurar numa vela, essa pessoa terá de ter roupas escuras ou pouco reflectoras e mover a luz num plano (ambiente) pouco iluminado (nada de flash). Depois, pega-se na mesma foto, se a máquina fotográfica o permitir (quase todas as máquinas reflex de qualidade média-alta podem fazer isso), e tira-se uma foto a outro plano com o sujeito (pessoa, edifício, carro, etc.) que queremos que fique bem visível e temos de garantir que o sujeito fique bem iluminado (com flash ou com alguma iluminação indirecta suficientemente intensa). O resultado dessa sobreposição vai deixar quase invisível a pessoa que segurou na vela, pois vai ser literalmente "apagada", "coberta" ou "mascarada" pelo sujeito da segunda foto que ele sim, estava muito mais iluminado.
Exemplos de tais trabalhos foram aqui indicados por Militia, no site que ela apresenta com a tutorial de fotos desse tipo ou ainda pela Filipa84 (2ª foto).
Nestes casos, olhando bem, podemos (às vezes com mais dificuldade) reconhecer o sujeito da 1ª foto que aparece quase como um "fantasma" por detrás.
Não sei avaliar com certeza qual terá sido o caso das fotos do SEBASTIAN SALAZAR. Mas eu estaria mais inclinado para a 3ª possibilidade (sobreposição de fotos). A mim já me aconteceu por descuido de ter seleccionado involuntariamente o programa de sobreposição de fotos e só dei por ela depois de ver as fotos em casa. Ao seleccionar o programa "automático", saí sem me aperceber do programa de sobreposição de imagem e por isso também me custou um pouco a entender o que se tinha passado com as minhas fotos que tirei nessas circunstâncias. Pode ainda ser uma falha da máquina, que momentaneamente não "avança" para a foto seguinte e faz sobreposição de imagem.
Agora pode também não ter sido nada disto e simplesmente o amigo SEBASTIAN SALAZAR ter captado entidades luminosas!  ;D ;D