Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.476
Total de tópicos
26.919
  • Os Espíritos Influenciam os Nossos Pensamentos e Atos?
    Iniciado por Anitacleo
    Lido 3.715 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Para admitir a influência dos Espíritos é necessário aceitar a ideia de que há Espíritos e que estes sobrevivem à morte do corpo físico.

A dúvida relativa à existência dos Espíritos tem como causa principal a ignorância acerca da sua verdadeira natureza. [...] Seja qual for a ideia que se faça dos Espíritos, a crença neles necessariamente se baseia na existência de um princípio inteligente fora da matéria.[1]

Na verdade, os Espíritos exercem grande influência nos acontecimentos da vida. Essa influência pode ser oculta (sutil) ou claramente percebida. Pode ser boa ou má, fugaz ou duradoura. Não é nada miraculoso ou sobrenatural.

Imaginamos erroneamente que a acção dos Espíritos só se deva manifestar por fenómenos extraordinários. Gostaríamos que nos viessem ajudar por meio de milagres e sempre os representamos armados de uma varinha mágica. Mas não é assim, razão por que nos parece oculta a sua intervenção e muito natural o que se faz com o concurso deles. Assim, por exemplo, eles provocarão o encontro de duas pessoas, que julgarão encontrar-se por acaso; inspirarão a alguém a ideia de passar por tal lugar; chamarão sua atenção para determinado ponto, se isso levar ao resultado que desejam, de tal modo que o homem, acreditando seguir apenas o próprio impulso, conserva sempre o seu livre-arbítrio.[2]

A influência dos Espíritos é ocorrência comum, garantida pelos os princípios da sintonia mental, pois "(...) é no mundo mental que se processa a gênese de todos os trabalhos da comunhão de espírito a espírito"[3], ensina Emmanuel. Contudo, antes de ser estabelecida a sintonia entre duas mentes, ocorre os processos de afinidade intelectual ou moral, ou ambas, pois "o homem permanece envolto em largo oceano de pensamentos, nutrindo-se de substância mental, em grande proporção. Toda criatura absorve, sem perceber, a influência alheia nos recursos imponderáveis que lhe equilibram a existência. [4] E, mais, acrescenta o Benfeitor:

A mente, em qualquer plano, emite e recebe, dá e recolhe, renovando-se constantemente para o alto destino que lhe compete atingir. Estamos assimilando correntes mentais, de maneira permanente. De modo imperceptível, "ingerimos pensamentos", a cada instante, projectando, em torno de nossa individualidade, as forças que acalentamos em nós mesmos. [...] Somos afretados pelas vibrações de paisagens, pessoas e coisas que cercam. Se nos confiamos às impressões alheias de enfermidade e amargura, apressadamente se nos altera o "tônus mental", inclinando-nos à franca receptividade de moléstias indefiníveis. Se nos devotamos ao convívio com pessoas operosas e dinâmicas, encontramos valioso sustentáculo aos nossos propósitos de trabalho e realização. (...).[1]



Marta Antunes de Moura
[1] Francisco Cândido Xavier. Roteiro. Cap. 26, pág. 112.
[1] Allan Kardec. O Livro dos Médiuns. Pt. 1, cap. I, it, 1, p. 21-22.
[2]Idem. O Livro dos Espíritos. Q. 525-a-comentário, p. 352-353.
[3] Francisco Cândido Xavier. Roteiro. Cap. 28, pág. 119.
[4] Ibid. Cap. 26, pág. 111

Referências
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2ª ed.1ª reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011.
KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. Rio de Janeiro: FEB, 2009.
XAVIER, Francisco Cândido. Roteiro. 11ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004.
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

Olá, logo na primeira linha que li, posso adicionar as minhas experiencias.
- Muitos dos casos de pessoas com quem tenho relações nessa area, nem nunca acreditaram ou se lembraram disso.
- Muitos eram crianças, impossivel saberem disso ou se existemm espiritos etc nunca mais acabava de lhe referir factos de experiência própria.

Olá, ao ler todo o restante da sua intervenção, claro sou daqueles que não quero ter razão, mas que tudo fique bem; sempre questionei tudo, porem fui sensato numa determinada altura da minha vida. Deixei de ler o que os outros escrevem com grande elequencia, visto que o mundo sobrenatural excedia tudo isso. Tive a sorte ou o que lhe queira chamar, de ter imensa experiência com o que diáriamente me surge, nada do que digo assenta em retórica publica, passei a gravar e a escrever tudo o que se refere a estas áreas e a estudar e a aprofundar estas matérias com amigos que me tem aparecido, com problemas espirituais, medicos, advogados, psicologos etc.
- Cito uma intervenção de uma reunião de trabalho com uma entidade espiritual.

- Acrescentaria, uma comunicação de Herculana em 3/4/10
"Meus filhos, se vocês soubessem o quão bonito e calmo é isto aqui...assustava a pessoa mais calma ai de baixo," vocês não têm possibilidades, nem o vosso cérebro tem capacidade para entender isto, só realmente quando aqui estiverem.
Poderia acrescentar muito mais, mas como vejo claramente que não tem características mediunicas não irá compreender, é normal, só com experiencia própria se poderá avaliar.

Citação de: Anitacleo em 10 julho, 2013, 23:51
Para admitir a influência dos Espíritos é necessário aceitar a ideia de que há Espíritos e que estes sobrevivem à morte do corpo físico.

A dúvida relativa à existência dos Espíritos tem como causa principal a ignorância acerca da sua verdadeira natureza. [...] Seja qual for a ideia que se faça dos Espíritos, a crença neles necessariamente se baseia na existência de um princípio inteligente fora da matéria.[1]

Na verdade, os Espíritos exercem grande influência nos acontecimentos da vida. Essa influência pode ser oculta (sutil) ou claramente percebida. Pode ser boa ou má, fugaz ou duradoura. Não é nada miraculoso ou sobrenatural.

Imaginamos erroneamente que a acção dos Espíritos só se deva manifestar por fenómenos extraordinários. Gostaríamos que nos viessem ajudar por meio de milagres e sempre os representamos armados de uma varinha mágica. Mas não é assim, razão por que nos parece oculta a sua intervenção e muito natural o que se faz com o concurso deles. Assim, por exemplo, eles provocarão o encontro de duas pessoas, que julgarão encontrar-se por acaso; inspirarão a alguém a ideia de passar por tal lugar; chamarão sua atenção para determinado ponto, se isso levar ao resultado que desejam, de tal modo que o homem, acreditando seguir apenas o próprio impulso, conserva sempre o seu livre-arbítrio.[2]

A influência dos Espíritos é ocorrência comum, garantida pelos os princípios da sintonia mental, pois "(...) é no mundo mental que se processa a gênese de todos os trabalhos da comunhão de espírito a espírito"[3], ensina Emmanuel. Contudo, antes de ser estabelecida a sintonia entre duas mentes, ocorre os processos de afinidade intelectual ou moral, ou ambas, pois "o homem permanece envolto em largo oceano de pensamentos, nutrindo-se de substância mental, em grande proporção. Toda criatura absorve, sem perceber, a influência alheia nos recursos imponderáveis que lhe equilibram a existência. [4] E, mais, acrescenta o Benfeitor:

A mente, em qualquer plano, emite e recebe, dá e recolhe, renovando-se constantemente para o alto destino que lhe compete atingir. Estamos assimilando correntes mentais, de maneira permanente. De modo imperceptível, "ingerimos pensamentos", a cada instante, projectando, em torno de nossa individualidade, as forças que acalentamos em nós mesmos. [...] Somos afretados pelas vibrações de paisagens, pessoas e coisas que cercam. Se nos confiamos às impressões alheias de enfermidade e amargura, apressadamente se nos altera o "tônus mental", inclinando-nos à franca receptividade de moléstias indefiníveis. Se nos devotamos ao convívio com pessoas operosas e dinâmicas, encontramos valioso sustentáculo aos nossos propósitos de trabalho e realização. (...).[1]



Marta Antunes de Moura
[1] Francisco Cândido Xavier. Roteiro. Cap. 26, pág. 112.
[1] Allan Kardec. O Livro dos Médiuns. Pt. 1, cap. I, it, 1, p. 21-22.
[2]Idem. O Livro dos Espíritos. Q. 525-a-comentário, p. 352-353.
[3] Francisco Cândido Xavier. Roteiro. Cap. 28, pág. 119.
[4] Ibid. Cap. 26, pág. 111

Referências
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2ª ed.1ª reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011.
KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. Rio de Janeiro: FEB, 2009.
XAVIER, Francisco Cândido. Roteiro. 11ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004.


Olá Anitacleo,

Respondendo ao tópico não há duvida que o sere humano pode ser alvo influências de espíritos quer físicos quer psicológicos.
antes de existir o físico já existia o não físico ou invisível onde se engloba a área espiritual o qual manipula constantemente tudo dependendo do tipo de força a actuar quer positiva quer negativa.O próprio sere humano também tem livre arbítrio  e é racional. Mas no caso de serem pensamentos negativos de cariz de perjúrio para a própria pessoa sem ela ter a consciência do esta a pensar e de ser manipulada fisicamente a fazer algo que não pretende, tudo isto poder sem duvida uma pré-incorporação de um espírito negativo ou entidade negativa que apodera-se da própria consciência da pessoa levando-a a fazer algo que ela não sabe.
Hoje em dia, temos cada vez mais situações dessas e algumas delas até vêm nos jornais, como homicídios, entre outros.
As pessoas não cuidam do seu templo espiritual e sua alma(consciência) e acabam por ser dominados por forças que não vemos.
A que manter um equilíbrio e procurar para que sejamos robustos tanto fisicamente como espiritualmente.

Não nos podemos esquecer que tudo o que existe tem energia, e onde existe energia tudo se modifica.

Concordo também com algumas das afirmações e citações do "João Lourenço"

Espero ter ajudado


Saudações positivas Universais

An-nun-aki - "Aqueles que desceram dos céus"

Citação de: joao lourenco em 11 julho, 2013, 09:46
Olá, logo na primeira linha que li, posso adicionar as minhas experiencias.
- Muitos dos casos de pessoas com quem tenho relações nessa area, nem nunca acreditaram ou se lembraram disso.
- Muitos eram crianças, impossivel saberem disso ou se existemm espiritos etc nunca mais acabava de lhe referir factos de experiência própria.

Não percebi, estás a sugerir que as crianças não acreditam que são influenciadas por espíritos?
A minha filha sempre acreditou, tem direito a Anjo da Guarda e tudo, chama-se Gabriel e fala com ela, explica-lhe certas coisas que ela depois me conta, como não existir inferno, e ela recebe a sua inspiração quando escreve e pinta, sai à mãe. ;D
Acho que fui eu que percebi mal, se explicasses melhor e com exemplos agradecia.

Citação de: joao lourenco em 11 julho, 2013, 10:08
(...)
- Cito uma intervenção de uma reunião de trabalho com uma entidade espiritual.

- Acrescentaria, uma comunicação de Herculana em 3/4/10
"Meus filhos, se vocês soubessem o quão bonito e calmo é isto aqui...assustava a pessoa mais calma ai de baixo," vocês não têm possibilidades, nem o vosso cérebro tem capacidade para entender isto, só realmente quando aqui estiverem.
Poderia acrescentar muito mais, mas como vejo claramente que não tem características mediunicas não irá compreender, é normal, só com experiencia própria se poderá avaliar.

Não compreendo de novo, apenas porque de facto não percebi.

Parte das coisas em que acredito são "transmissões", dados fornecidos por espíritos, não podes colocar mais exemplos para que eu possa analisar alguma coisa?

Porque, pelo que supostamente não percebi, não estão a falar do mesmo.

Acredito plenamente que os espíritos nos influenciam, resta apenas saber se uma pessoa tem a mente aberta de forma a admitir esse tipo de percepção, ou se, eles não a influenciam todas por ser uma mente tacanha e fechada, pois assim eles não têm como se anunciar.

Se a mente estiver receptiva podemos ver autênticos pequenos milagres todos os dias. Ainda ontem deixei aí um tópico que fala num. Depende muito daquilo em que acreditamos, de como vibra a nossa energia e qual o nosso estado de evolução, acredito que uma espírito que encarnou menos vezes não terá tantas memórias da vida para além da morte como um que já o fez inúmeras vezes.

Acredito que não sabemos mais por não termos capacidades para isso enquanto estamos aqui.

Acredito plenamente que nada existe por acaso.

Quem é a senhora Herculana e fala-nos de onde, através de quem?

Não basta colocarem as coisas e depois não explicarem, se querem provar alguma coisa com exemplos, assim bastava não dizer nada ou apenas concordo ou não concordo.

Se não concordo explico porquê.

Não consigo concluir nada porque acho que não cheguei lá, assim excluíamos a mediunidade, pois, não percebi mesmo, se poderem explicar com exemplos agradecia.
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Citação de: joao lourenco em 11 julho, 2013, 10:08
Olá, ao ler todo o restante da sua intervenção, claro sou daqueles que não quero ter razão, mas que tudo fique bem; sempre questionei tudo, porem fui sensato numa determinada altura da minha vida. Deixei de ler o que os outros escrevem com grande elequencia, visto que o mundo sobrenatural excedia tudo isso. Tive a sorte ou o que lhe queira chamar, de ter imensa experiência com o que diáriamente me surge, nada do que digo assenta em retórica publica, passei a gravar e a escrever tudo o que se refere a estas áreas e a estudar e a aprofundar estas matérias com amigos que me tem aparecido, com problemas espirituais, medicos, advogados, psicologos etc.
- Cito uma intervenção de uma reunião de trabalho com uma entidade espiritual.

- Acrescentaria, uma comunicação de Herculana em 3/4/10
"Meus filhos, se vocês soubessem o quão bonito e calmo é isto aqui...assustava a pessoa mais calma ai de baixo," vocês não têm possibilidades, nem o vosso cérebro tem capacidade para entender isto, só realmente quando aqui estiverem.
Poderia acrescentar muito mais, mas como vejo claramente que não tem características mediunicas não irá compreender, é normal, só com experiência própria se poderá avaliar.

Se você vê claramente que não tenho características mediunicas é porque também não as tem,eu já vi,vejo e sinto muita coisa,até lhe posso dizer que tenho companhia aqui em casa,só que por escolha minha decidi não desenvolver a minha parte mediunica,pelo menos por enquanto,respeito os seus estudos e tudo mais,mas garanto-lhe que dentro das capacidades do meu cérebro entendo muito mais que muita gente,tenho muitas experiências que podia partilhar,só não o faço por causa do cepticismo das pessoas que não acreditam,por isso prefiro guardar para mim.

Paz e luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

Olá, claro compreendo-a, não quero ter razão mas que fique tudo bem. são pontos de vista, por isso faço parte de um grupo de pouca gente que cuja conduta é livre isenta de filosofias, e são todos médiuns, cada um melhor do que eu, apenas dou a minha ajuda por ter mais tempo e experiencia, que só vem com o trabalho. Quanto á sua forma de exercer não é da minha competência;
Nesta área dito por várias entidades de Luz, "nós nunca sabemos nada, pela simples razão de sermos uma forma energética baixa e não passamos de máquinas Biológicas". nunca esqueça disto com o mesmo amor que as atendemos Não se esqueça das entidades que sofrem, e só por isso foi o motivo que nunca me fez parar nem de falar, embora discretamente. Quanto a mediunidade, seja a sua ou outra ela só serve para conduzir quem não se elevou, e não chatear os humanos na sua conduta de liberdade individual. E sempre que há uma manifestação não empatar os mesmos mas resolver e assim ficará tambem liberta e feliz pela ajuda que dá. até sempre que possível.

Acredito que há certos espiritos que estão ao pé de nós - familiares - outros estão permanentemente - anjos. Por isso acredito na sua influencia. Mas como distinguir os nossos pensamentos dos deles?
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 26 julho, 2013, 01:38
Acredito que há certos espiritos que estão ao pé de nós - familiares - outros estão permanentemente - anjos. Por isso acredito na sua influencia. Mas como distinguir os nossos pensamentos dos deles?

É isso mesmo Cleópatra!
Há largas semanas que preciso de distinguir minhas ideias das deles para saber se ando no caminho certo, mas bolas, é complicado saber se são eles ou se sou eu que estou/quero/acredito nas ideias. Muito confuso mesmo.
Se oiço o coração, o coração é um "bobo", faz-me sofrer e não sei se vale a pena...
Logo, como escutar os conselhos deles com clareza ?
Até os nossos inimigos vieram à nossa vida para nos ajudar com os desafios que nos lançam.

O Espiritismo e a Obsessão.

1) O Espiritismo e o Racionalismo Cristão explanam em seus livros, que o problema da Obsessão esta na sintonia vibratória dos pensamentos, tudo é atração, sintonia e afinidade no mundo espiritual ou plano astral, estamos sempre atraindo espíritos desencarnados que se afinam conosco.
Pessoas boas, corretas, dignas, caridosas, honestas, sem vícios, com pensamentos elevados e positivos, estão em sintonia com os espíritos de luz.
Pessoas falsas, desonestas, maliciosas, viciosas, racistas, egoístas, arrogantes, picaretas, vulgares, hipócritas, com pensamentos negativos e impuros, estão em sintonia vibratória com espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral.
O Bem atraindo o Bem.
O mal atraindo o mal.
É por isso, que devemos seguir o caminho do Bem e das Virtudes, cultivando pensamentos elevados, nobres e positivos, para podermos afastar os maus espíritos e atrair pela sintonia os espíritos elevados ou espíritos de luz.
Como fazer isso???
Nós temos o livre arbítrio ( liberdade) para pensar e agir, seguir esse caminho ou aquele caminho é uma questão de escolha, eu pelo uso do meu livre arbítrio, eu posso praticar o bem e as virtudes ou posso praticar maldades, crimes e vícios, não existe fatalidade moral na vida do espírito.
Porem, temos que entender, que ninguém vai ficar impune com a pratica do mal, quem planta o mal, vícios, crimes, falsidades, racismo, vai colher sofrimentos, dores, dificuldades e até doenças em reencarnações futuras.
Quem planta o mal vai colher sofrimentos.
Quem planta o Bem e as Virtudes vai colher a paz, a felicidade e a Evolução.

2) O espírito se reencarna no mundo terra é para evoluir pelo aprimoramento moral e intelectual de si mesmo.
Praticar o bem, a caridade, a honestidade, a fraternidade, as virtudes, manter os pensamentos elevados, combater os vícios, combater os maus desejos, combater os maus hábitos, é nosso Dever.
Sem isso ninguém consegue evoluir e ser feliz.
Perguntamos.
Alguém consegue evoluir espiritualmente praticando o mal, vícios, crimes, maldades, sendo falso, desonesto, racista, egoísta, tendo pensamentos impuros ??????
Essa é a questão chave.
O mal gera o mal.
O bem gera o bem.

3) Vejamos as observações do Mestre Kardec.

Allan Kardec explica dessa forma.
As imperfeições morais dão acesso aos Espíritos obsessores, e de que o meio mais seguro de livrar-se deles é atrair os bons pela prática do bem.
Os Espíritos bons são naturalmente mais poderosos que os maus e basta a sua vontade para os afastar, mas assistem apenas aqueles que os ajudam, por meio dos esforços que fazem para melhorarem.
Do contrário se afastam e deixam o campo livre para os maus Espíritos, que se transformam assim em instrumentos de punição, pois os bons os deixam agir com esse fim.

O melhor meio de expulsar os maus Espíritos é atrair os bons. Portanto, atrai os bons Espíritos, fazendo o maior bem possível, que os maus fugirão, pois o bem e o mal são incompatíveis.
Sede sempre bons e só tereis bons Espíritos ao vosso lado.

Como disse o Mestre Kardec.
O BEM E O MAL SÃO INCOMPATÍVEIS.
O MELHOR MEIO DE EXPULSAR OS MAUS ESPÍRITOS É ATRAIR OS BONS. PORTANTO, ATRAI OS BONS ESPÍRITOS, FAZENDO O MAIOR BEM POSSÍVEL, QUE OS MAUS FUGIRÃO, POIS O BEM E O MAL SÃO INCOMPATÍVEIS.
SEDE SEMPRE BONS E SÓ TEREIS BONS ESPÍRITOS AO VOSSO LADO.

Portanto, praticar o Bem e as Virtudes é uma NECESSIDADE para afastar os maus espíritos.

Vejamos mais uma Observação do Mestre Kardec.

Mas nós somos, nós mesmos, Espíritos imperfeitos, encarnados na Terra para expiar nossas faltas e nos melhorarmos. A causa do mal está em nós próprios, e os maus Espíritos apenas se aproveitam de nossas tendências viciosas, nas quais nos entretêm, para nos tentarem.
           
Cada imperfeição é uma porta aberta às suas influências, enquanto eles são impotentes e renunciam a qualquer tentativa contra os seres perfeitos. Tudo o que possamos fazer para afastá-los será inútil, se não lhes opusermos uma vontade inquebrantável na prática do bem, com absoluta renúncia ao mal. É, pois, contra nós mesmos que devemos dirigir os nossos esforços, e então os maus Espíritos se afastarão naturalmente, porque o mal é o que os atrai, enquanto o bem os repele. (Ver adiante: Preces pelos obsedados)

Não existe para ninguém a fatalidade do mal, que só parece irresistível para aqueles que nele se comprazem. Se tivermos vontade de fazê-lo, também poderemos ter a de fazer o bem. E é por isso, ó Senhor, que solicitamos a vossa assistência e a dos Bons Espíritos, para resistirmos à tentação.

Vou realçar essa observação do Mestre Kardec.
NÃO EXISTE PARA NINGUÉM A FATALIDADE DO MAL.

Não existe a fatalidade do mal ou para o mal, a obsessão sendo um mal ela não é uma fatalidade, ela é obra das nossas imperfeições morais, o mau uso do livre arbítrio.

4) Vejamos uma Observação importante do Mestre Kardec sobre a causa das Obsessões.

Assim como as doenças são o resultado das imperfeições físicas, que tornam o corpo acessível às influências perniciosas do exterior, a obsessão é sempre o resultado de uma imperfeição moral, que dá acesso a um mau Espírito. A uma causa física, opõe-se uma força física; a uma causa moral, é necessário opor uma força moral. Para preservar das doenças, fortifica-se o corpo; para garantir contra a obsessão, é necessário fortificar a alma. Disso resulta que o obsedado precisa trabalhar pela sua própria melhoria, o que na maioria das vezes é suficiente para o livrar do obsessor, sem socorrer-se de outras pessoas. Esse socorro se torna necessário quando a obsessão degenera em subjugação e em possessão, porque o paciente perde, por vezes, a sua vontade própria e o seu livre arbítrio.

Vou realçar essa colocação do Mestre Kardec.
A OBSESSÃO É SEMPRE O RESULTADO DE UMA IMPERFEIÇÃO MORAL, QUE DÁ ACESSO A UM MAU ESPÍRITO

São as nossas imperfeições morais que atraem os maus espíritos, essas imperfeições morais são basicamente os maus pensamentos, vícios, maus desejos, maus hábitos, atitudes negativas, a desonestidade, a falsidade, o ódio, a raiva, os desejos de vingança, o egoísmo etc...

As causas básicas das Obsessões foram colocadas por Emmanuel e Cheila na psicografia de Chico Xavier, são:
a) a cabeça e mãos desocupadas
b) a palavra irreverente
c) a boca maledicente
d) a conversa inútil e fútil prolongada
e) a atitude hipócrita
f) o gesto impaciente
g) a inclinação pessimista
h)o apego demasiado a coisas e pessoas
i) o comodismo exagerado
j) a solidariedade ausente
m) considerar nosso trabalho excessivo
n) o desejo de apreço e reconhecimento
o) o impulso de exigir dos outros mais do que de nós mesmos
p) fugir para o álcool ou drogas estupefacientes

São essas imperfeições morais que atraem pela sintonia vibratória dos pensamentos os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral, a defesa psíquica contra os maus espíritos esta em nossa melhoria Moral e Mental.
O Mestre Allan Kardec, fala em seus livros, que a autoridade que o homem tem sobre os maus espíritos esta no ascendente Moral, enquanto maior este maior é a autoridade, tudo depende do ascendente Moral.
O Mestre Allan Kardec explica, que são as nossas imperfeições morais que vão atrair os maus espíritos, da mesma forma, que as moscas farejam as chagas do corpo, os maus espíritos farejam as chagas morais da alma, para evitar as moscas basta limpar o corpo, para evitar os maus espíritos, basta Limpar nossa alma de suas impurezas morais, essa LIMPEZA MORAL é muito importante para podermos repelir os espíritos perturbadores e obsessores.


5) O uso de amuletos, talismã, terços, medalhas mágicas, roupas brancas, imagens, exorcismos, palavras sacramentais, sinais cabalísticos, sal grosso etc...
Não tem nenhum valor para afastar os maus espíritos, tudo reside em nossos pensamentos e sentimentos
A respeito do assunto, o eminente Allan Kardec, na questão 553 de O Livro dos Espíritos indagou aos benfeitores da Humanidade, recebendo a lúcida resposta:

"TODAS AS FÓRMULAS SÃO MERA CHARLATANICE. NÃO HÁ PALAVRA SACRAMENTAL NENHUMA, NENHUM SINAL CABALÍSTICO NEM TALISMÃ QUE TENHA QUALQUER AÇÃO SOBRE OS ESPÍRITOS, PORQUANTO ESTES SÓ SÃO ATRAÍDOS PELO PENSAMENTO E NÃO PELAS COISAS MATERIAIS".

Disso tudo podemos ver onde esta a Verdade que liberta os seres humanos das mentiras, superstições e crendices.
Como disse Herculano Pires: NÃO CARREGUE AMULETOS NEM PATUÁS OU COLARES MILAGROSOS. TUDO ISSO NÃO PASSA DE SUPERSTIÇÕES PROVINDAS DE RELIGIÕES DAS SELVAS. VOCÊ NÃO É SELVAGEM, É UMA CRIATURA CIVILIZADA CAPAZ DE RACIOCINAR E SÓ ADMITIR A FÉ RACIONAL.
ESTUDE O ESPIRITISMO E NÃO SE DEIXE LEVAR POR TOLICES.
ISSO DIZ TUDO.

O Espiritismo Racional não aceita e nem preconiza nenhuma forma de crendices, charlatanismos, embustes, superstições, simpatias, fórmulas mágicas, sinais cabalísticos, símbolos, objetos sagrados, cerimônias, uso de imagens, culto devocional a santos ou patronos, personalismos, formalismos, ou sobrenatural.

Wilson Moreno na busca da Verdade.