Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.518
Total de mensagens
369.631
Total de tópicos
26.969
  • Exorcismo
    Iniciado por PedroFurtado
    Lido 3.149 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá caros colegas,

Antes demais, o que é um exorcismo?
O termo exorcismo (em grego: exorkismós, "ato de fazer jurar", em latim: exorcismu) designa o ritual executado por uma pessoa devidamente autorizada para expulsar espíritos malignos (ou demónios) de outra pessoa que acredite estar num estado de possessão demoníaca. Pode também designar o ato de expulsar demônios por intermédio de rezas e esconjuros (imprecações). O termo se tornou proeminente no início do cristianismo, no século II, com o início das expulsões de demônios.1 No entanto, a prática é bastante antiga e faz parte do sistema de crença de muitas culturas e religiões.

Até agora tudo bem.

Casos reais e documentados de exorcismos?

Temos este que parece uma banda sonora para um filme de terror "http://www.youtube.com/watch?v=_S8wKLGdQc0"
Temos o mais conhecido "http://www.youtube.com/watch?v=nuX-1Z1bI3k"
E temos o será\não será "http://www.issodamedo.net/2011/04/20-curiosidades-do-filme-o-exorcista.html"
Todos nós sabemos que o Papa João Paulo II exorcizou 3 vezes pelo menos "http://www.valderi.com.br/2013/05/os-tres-casos-de-exorcismo-realizados.html#.Ubr7wflQGPU"

Vamos por por partes:
Para um exorcismo ser realizado precisa primeiramente de descartar todas as possíveis doenças mentais e físicas. Uma vez descartadas será solicitada a autorização , no caso da igreja católica, ao Vaticano ou a outra sede qualquer dizendo que tem um possível candidato a exorcismo. Até agora tudo bem. Uma vez reunidas todas as condições será concedida então a autorização para efetuar o exorcismo.

Nos exorcismos estarão presentes , O exorcista, um adjunto, um médico e alguém da família,amigo, etc em otimas condições tanto físicas como mentais. No caso de a exorcizada ser uma mulher pedem que seja uma mulher da família, amiga ou etc para evitar certas "bocas" mais tarde.
Posto isto, dos preliminares estarem todos tratados começará o exorcismo. São feitos os rituais, as bençãos e as orações.
Um desses rituais é muito parecidos ao do "Supernatural" onde o Sam e o Dean o fazem milhares de vezes ao longo dos episódios.

Nesses rituais os exorcizados podem demonstrar força sobre-natural, fazer objetos levitar, andar à roda, falar múltiplas línguas, ouvir-se várias vozes a vir da mesma pessoa, essas pessoas mostram um total desprezo a objetos sagrados(não percebo porque é que é só as cruzes, e a água beta que falam visto que não é só a igreja Católica que tem estes casos) entre outros fenómenos fora do senso comum das pessoas.
Poderão ser necessárias várias sessões para exorcizar o demónio, espírito, etc..
UM dos grandes objetivos de um exorcismo será revelar o nome do demónio, fazer com este diga o seu nome:
"A primeira coisa é o nome: para o demónio, tão pouco dado a manifestar-se, o fato de revelar o seu nome constitui uma derrota; quando diz o nome, mostra-se sempre relutante em repeti-lo nos exorcismos posteriores. Ordena-se em seguida ao Maligno que diga quantos demónios habitam no corpo de paciente. Esse número pode ser elevado ou reduzido, mas há sempre um chefe que usa o primeiro dos nomes indicados.

Quando o demónio tem um nome bíblico ou dado pela tradição (por exemplo: Satanás, ou Belzebu, Lúcifer, zabulão, meridiano, asmodeu...) trata-se de caça grossa, mais dura para vencer. Mas a dificuldade em grande parte reside na força com que o demónio tomou posse duma pessoa. Quando são vários demónios, o chefe é sempre o último a sair."
( Fonte: Extraído do Livro "Um Exorcista Conta-nos" - Pe. Gabriele Amorth - Ed. Paulinas)

Um dos casos mais recentes terá sido feito pelo novo papa, Papa Francisco na Praça de São Pedro "http://www.youtube.com/watch?v=Fh9jPzK3Vco"

Espero que tenham gostado do tópico e gostava de ter as vossas opiniões e correcções e se puderem mostrar um lado diferente dos "exorcismos"

Bem hajam  ;D

Só não entendo porque é que dizem que aquele "gesto" do Papa Francisco foi exorcisar alguém... O rapaz parecia que tinha problemas ao nível mental, ou então foi impressão minha...
ILYM

Por vezes a possessão está relacionada com entidades que deixaram a vida física e não fizeram o seu caminho espiritual por estarem ainda, por algum motivo, presas á vida física. Muitas vezes têm compulsões ou adições (sexuais, alimentares, álcool, droga, etc..) e através das sensações da pessoa viva satisfazem os seus próprios transtornos. Outras vezes, são entidades muito perturbadas psicologicamente, que são conduzidas a alguém a quem é desencadeada a intenção de fazer mal. Neste caso é mais problemática a desobsessão porque a perturbação destas energias é muito acentuada. A Dra. Marlene Ferradosa (que foi á TVI com o psiquiatra Prof Mário Simões no tema "progressões" e trabalha na linha do Dr. Alberto Lopes, em Lisboa) relatou um caso destes, em que embora a intenção de prejudicar tenha sido orientada para um casal, quem sofria esta influência nefasta era a filha do casal, por ser o elo mais fraco. Ela conta que o trabalho de libertação desta energia não foi simples e chegou ela própria a sentir alguma influência. A sessão foi auxiliada e no final tudo se reequilibrou.MartaR :angel: