Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.489
Total de mensagens
369.595
Total de tópicos
26.958
  • [Outro] Ser Mãe Menina
    Iniciado por Lunática
    Lido 9.300 vezes
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
Citação de: Lunática em 16 outubro, 2009, 13:36


Alguém aqui tem filhos?

Gostaria de saber também quem foi mãe ou pai muito cedo... e se acha que perdeu algo, perdeu oportunidades, viagens, saídas, se deixou sonhos por realizar... e o que mudou, sem ser o óbvio sentido de responsabilidade...

Falem um pouco da vossa experiência... gostaria de conhecer...

Mas essencialmente gostaria de saber o que se perde em se ser mãe muito cedo...


olá

Eu fui mãe há 6 semanas de um menino lindo. tenho 26 anos, ja se pode considerar uma idade boa, mas a verdade e que nunca aproveitei muito da minha juventudo simplesmente porque tinha outras escolhas e opções trabalho, estudos e orientar a minha vida de maneira a construir a minha famili, porque era isso que realmente desejava, mais do que saidas, viagens dinheiro, por isso acho que não deves ter medo de ter um filho e pensar q a vida vai acabar, existe sempre outras coisas q te fazem seguir outro rumo sem ser a maternidade.
Infelizmente agora vim a descobrir da pior maneira que o rumo que escolhi n foi o mais acertado, porque o pai do meu filho ( meu marido) deixou-nos quando estava grávida de 3 meses ... mas enfim.. o meu bebé esta aki, ao meu lado, e a minha vida continua...

beijinhos

Olá.

Aqui deixo o meu testemunho:

Sou mãe de um rapaz com 14 e duas meninas, uma com 6 e a mais pequenina com quase 3 anos.

Fui mãe do meu primeiro filho demasiado cedo, com apenas 20 anos e posso dizer que deixei muita coisa para trás, desde a saidas a noite, viajar, tirar a carta, entre outras coisas que tinha planeado fazer.

Fiquei grávida numa altura muito difícil da minha vida, a minha mãe estava muito doente, em fase terminal e eu é que a acompanhava aos tratamentos, tratava dela e andava num stress terrivel porque para além disso trabalhava e estava a acabar de tirar o meu curso.

Neste momento estou sozinha com os três, separei-me quando a minha filhota mais nova tinha apenas 6 meses, não é fácil,mas ser mãe é algo fabuloso , vale bem a pena todo o esforço e sacrificio que fiz até hoje.

Nos momentos que estou mais em baixo, basta um sorriso ou um carinho para me sentir a mulher mais feliz do mundo  :laugh:



Beijinhos  :-*

#17
Parabéns Victória! Criar quatro filhos,o que hoje já é considerado uma famíla numerosa, é na realidade ser uma mulher na verdadeira acepção da palavra. Que os consiga educar com a sua força e determinação.

Amigo Oculto, não são quatro mas sim três  :P

Tento sempre ter forças para conseguir dar aos meus meninos tudo o que eles necessitam, principalmente a nivel afectivo, pois só com muito carinho e dedicação mas também "pulso firme" é que tenho conseguido educá-los da melhor maneira.

Obrigado amigo Oculto.  ;)

Beijinhos  :-*

Fui mãe aos 23 anos e não foi por isso que não deixei de fazer a minha vida normal,claro que desde o momento que tomei essa decisão houve algumas coisas que ficaram para trás mas a compensacão é muita e não há nada que troque o facto de ter um filho por umas saidas á noite.
Com 28 fui mãe novamente e hoje tenho duas meninas uma com 16 e a outra com 11 anos

Fui mãe aos 27 anos e aos 32, depois de batalhas e mais batalhas para poder engravidar.

Não me arrependo de nada! dos riscos que corri, do que sofri, apenas lamento não ter podido ser mãe mais cedo, pois adorava estar perto da altura de ser avó.

Lamento também não ter podido ter tido mais filhos, larguei o emprego para me dedicar a eles e ainda hoje daria a minha vida por eles.

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Tenho 21 anos e ainda nem sequer sei se quero ter filhos... Parece um futuro tão distante... :-X

Tenho algumas amigas/colegas que já se casaram e/ou já tiveram filhos, e a mim parece algo tão surreal.

Não sou nada contra e acho fantástica a coragem das mães adolescentes/jovens (especialmente porque o aborto é uma opção tão fácil, e essas mulheres tiveram força para ir em frente mesmo que para isso tenham abdicado de tanta coisa...), mas eu não saberia o que fazer...

Bem, parabéns às mães do fórum, a maternidade é uma coisa fantástica, e a idade é só um número. :D Se perdem oportunidades agora, outras oportunidades aparecerão mais tarde.

Entao que dizer das ciganas. A minha sobrinha com 18 anos ja tem 3 filhos. Mas claro é um exagero. Mas prontos quem sou eu para criticar?

Citação de: gitana em 14 março, 2012, 22:19
Entao que dizer das ciganas. A minha sobrinha com 18 anos ja tem 3 filhos. Mas claro é um exagero. Mas prontos quem sou eu para criticar?

Têm uma cultura e mentalidade diferentes, para elas isso é muito normal... quase que não têm adolescência (e se calhar nem sentem falta disso), a educação que levam é diferente e, no caso das meninas, talvez um pouco rígida, daí que para elas o casamento possa ser tipo uma fuga. Por um lado é uma pena, se aguardassem mais uns tempos podiam ter um futuro melhor, seguir os estudos e não ter que depender tanto dos pais ou dos maridos, são raros os casos em que conseguem concluir a escolaridade mínima (mas ninguém melhor que tu para saber isso).

E tu, para quando vêm os meninos/as?  :)

Eu estou grávida de 5 meses, penso que com 25 anos seja uma boa altura, eu e o marido temos uma vida relativamente estável, trabalhamos os dois e temos casa própria (bem, do banco  :P). O que é certo é que cada vez noto que as mulheres estão a adiar a maternidade, ultimamente tenho visto muitas mulheres grávidas, mas na casa dos 30/40 anos... se calhar eu é que me apressei  :laugh: mas também penso que não estou a perder muita coisa, estou a gostar imenso desta fase da minha vida, é uma sensação incrível sentir a bebé a dar-me pontapés   :laugh:

TinaSol
Citação de: Marlene em 15 março, 2012, 14:06
Têm uma cultura e mentalidade diferentes, para elas isso é muito normal... quase que não têm adolescência (e se calhar nem sentem falta disso), a educação que levam é diferente e, no caso das meninas, talvez um pouco rígida, daí que para elas o casamento possa ser tipo uma fuga. Por um lado é uma pena, se aguardassem mais uns tempos podiam ter um futuro melhor, seguir os estudos e não ter que depender tanto dos pais ou dos maridos, são raros os casos em que conseguem concluir a escolaridade mínima (mas ninguém melhor que tu para saber isso).
Se não me engano acho que as ciganas que querem estudar mais ou adiar um casamento são recriminadas e o casamento não será bem uma fuga porque as mulheres desta cultura vivem para os maridos.
Há casais que têm filhos e os familiares dão apoio nas alturas em que precisam de trabalhar, estudar ou sair. No meu caso fui mãe aos 27 anos (e adoro :)), foi depois de ter sido mãe que terminei alguns estudos, que comecei a fazer mais formação profissional e pessoal, a socializar-me mais e fazer mais coisas que gosto, mas é claro que adaptando tudo de forma a não prejudicar o meu filho (os estudos eram adaptados, estudava após o meu pequeno ir dormir; a maior parte das formações são a ocupar um pouco o horário laboral e depois ando meses a almoçar em 15/30 minutos para compensar; os cursos são e-learning não presenciais; na parte social vou fazendo programas e actividades em que o meu filho possa participar e como está a crescer, cada vez mais posso variar...e agora até sou eu que já participo nos "programas" dele...; saídas à noite são serões ou dormidas em casa de amigos ou familiares; as "borgas" são de longe a longe, aí a minha mamã fica com o neto).
Se as nossas aspirações forem dentro da realidade e quem tiver a sorte de ter uma mãozinha da família ou amigos, nada se perde, vai-se é fazendo as coisas a outro ritmo e de outra forma, mas um filho é uma benção incalculável, compensadora e gratificante, no meu caso a prioridade máxima.
Importante é irmos fazendo alguma coisa por nós, há coisas que não podemos fazer já, mas adiamos para quando formos mais velhotes (que tenhamos todos muita saúde) e os pequenos estarem crescidos.

Citação de: Marlene em 15 março, 2012, 14:06
Eu estou grávida de 5 meses, penso que com 25 anos seja uma boa altura, eu e o marido temos uma vida relativamente estável, trabalhamos os dois e temos casa própria (bem, do banco  :P). O que é certo é que cada vez noto que as mulheres estão a adiar a maternidade, ultimamente tenho visto muitas mulheres grávidas, mas na casa dos 30/40 anos... se calhar eu é que me apressei  :laugh: mas também penso que não estou a perder muita coisa, estou a gostar imenso desta fase da minha vida, é uma sensação incrível sentir a bebé a dar-me pontapés   :laugh:
Parabéns Marlene!
Adiar a maternidade é uma consequência social ou pq estudam, começam a trabalhar e saiem de casa dos pais mais tarde...


#26
Oh querida Marlene, eu bem queria ter filhos, mas não posso, questoes de saude. Mas ja tenho 17 sobrinhos netos da parte do meu marido, parece mais uma creche, e me destroem a casa toda ;D. Tambem quem me mandou comprar uma maquinha caseira  de algodão doce? Eles adoram aquilo, e eu tambem ;D. Mas claro adorava ter um filho meu, mas estamos a pensar em adoptar um. Tanta criança que precisa de amor e carinho. E as ciganas agora têm mais liberdade, tiram a carta de condução, andam em cursos, e depois trabalham em outras areas, como cozinha, pastelaria, informatica, etc.... E só casam se quiserem, e casam com quem amam. E tambem se divorciam com facilidade, e casam novamente e ás vezes com não ciganos. Vestem mini-saias, calças de ganga apertadas, até mesmo as casadas. Elas agora fazem o que querem. Mas uma coisa que nunca vai mudar, elas têm mesmo que casar virgens, e têm de fazer o arrontamento, que é a prova da virgindade, e sem isso não existe casamento. E para os ciganos é a honra da familia. Mas estou feliz pela sua linda gravidez. Secalhar vai ser menino. Mas isso tambem nao interessa, seja menino ou menina, o que interessa é que seja saudavel. Que DEUS abençoe a sua linda e maravilhosa gravidez, e que o seu bebé lhe traga muita felicidade, e muitas bençãos :angel:. Muita paz e luz, minha querida amiga Marlene.

#27
Citação de: gitana em 15 março, 2012, 18:35
Secalhar vai ser menino. Mas isso tambem nao interessa, seja menino ou menina, o que interessa é que seja saudavel. Que DEUS abençoe a sua linda e maravilhosa gravidez, e que o seu bebé lhe traga muita felicidade, e muitas bençãos :angel:. Muita paz e luz, minha querida amiga Marlene.
[/quote

Não é menino, vai ser uma menina. :D :D
Vou ser avó. :D. Ainda parece que foi ontem que nasceu a minha filha. :o O tempo passa mesmo a correr.

Gitana, só por curiosidade, se um cigano casa fora da sua etnia, como foi o seu caso. a noiva também tem de fazer prova da sua virgindade?

O meu marido mostrou o lençol com o meu sangue á familia, e depois a minha sogra cortou aquele pedaço de lençol, e bordou á volta do lençol bordados com predarias, e está guardado em uma arca, na casa da minha sogra. Foi uma honra para mim, para o meu marido, e para a familia do meu marido. mas por norma não é costume fazerem isso a não ciganas. Mas existem casos como o meu. E querida romi, não sabia que a querida marlene era sua filhota. Você vai ser uma avó babada. Que tudo corra maravilhosamente bem. E que DEUS abençoe a vossa linda e abençoada familia. Muita pazzzz e luzzzz nos vossos lindos corações. Ai tenho tantas saudades da minha mãe amada, que já partiu há mais de 7 anos. Se ela agora estivesse viva, eu a abraçaria com todo o meu amorrr infinito.

Citação de: gitana em 15 março, 2012, 23:42
O meu marido mostrou o lençol com o meu sangue á familia,

Esta tradição pode ser um problema se a noiva tem o hímen complacente, ou seja, não sangra porque o hímen é elástico.
Pode ser injustamente acusada de não ser virgem.
Na nossa sociedade, ao longo da vida ter mais de um parceiro é perfeitamente normal, como é normal não casar virgem, mas como diz a Gitana na etnia cigana é a honra da família que está em jogo, e este pequeno "problema" pode trazer muitos dissabores e injustiças.