Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.489
Total de mensagens
369.595
Total de tópicos
26.958
  • [Outro] Ser Mãe Menina
    Iniciado por Lunática
    Lido 9.299 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Lunática


Alguém aqui tem filhos?

Gostaria de saber também quem foi mãe ou pai muito cedo... e se acha que perdeu algo, perdeu oportunidades, viagens, saídas, se deixou sonhos por realizar... e o que mudou, sem ser o óbvio sentido de responsabilidade...

Falem um pouco da vossa experiência... gostaria de conhecer...

Mas essencialmente gostaria de saber o que se perde em se ser mãe muito cedo...

Xteila
Eu sou mãe solteira de uma menina de 4 anos. Fui mãe aos 21, o que se pode considerar por ser bastante cedo.
Não me arrependo de ter sido mãe tão cedo, tendo em conta que sempre estive "sozinha" practicamente desde que engravidei, mas sim, há muita coisa que se perde depois de ser mãe.
Não se têm aquela liberdade para sair e ter o mesmo tipo de vida que se poderia ter ou que a maior parte das raparigas com a minha idade tem. Deixei muita coisa para trás, tirar a carta, tirar o curso, saidas com amigos á noite, entre outras coisas.
Mas mesmo assim vou conseguindo uma ou outra vez conciliar a maternidade com algumas saidas e tempo para mim, uma vez que vivo com os meus pais e este tomam conta da minha filha quando ocasionalmente tenho uma saida com amigos.


Lunática
#2
Citação de: Xteila em 16 outubro, 2009, 13:52
Eu sou mãe solteira de uma menina de 4 anos. Fui mãe aos 21, o que se pode considerar por ser bastante cedo.
Não me arrependo de ter sido mãe tão cedo, tendo em conta que sempre estive "sozinha" practicamente desde que engravidei, mas sim, há muita coisa que se perde depois de ser mãe.
Não se têm aquela liberdade para sair e ter o mesmo tipo de vida que se poderia ter ou que a maior parte das raparigas com a minha idade tem. Deixei muita coisa para trás, tirar a carta, tirar o curso, saidas com amigos á noite, entre outras coisas.
Mas mesmo assim vou conseguindo uma ou outra vez conciliar a maternidade com algumas saidas e tempo para mim, uma vez que vivo com os meus pais e este tomam conta da minha filha quando ocasionalmente tenho uma saida com amigos.



Pois, foste mãe com a minha idade. Realmente é muito cedo. Muito obrigada por partilhares connosco a tua vida =)

Mas podes ser mais explícita ao contares aquilo que perdeste? Quanto àquilo que se perde?

Desculpa o incómodo... :$

É óbvio que faço uma ideia, mas é muito pequena comparada com a experiência de quem realmente é protagonista...

Xteila
No meu caso muito especifico perdi grande parte daquilo a que se pode chamar de viver a juventude.
Na altura em que engravidei, trabalhava numa fabrica durante a semana e num bar á noite como contora residente e apresentadora de Karaoke durante o fim de semana, e apesar de estar a trabalhar, era aí que me divertia ou que tinha a maior parte dos meus colegas.
Apartir do momento em que engravidei, acabei por deixar esse meu trabalho ao fim de semana que adorava, acabando consequentemente por deixar de sair e conviver o que veio a causar um notavel afastamento de grande parte daqueles com quem convivia regularmente.
Cheio que um dos maiores impedimentos ou perdas numa gravidez em que ainda se é bastante jovem é mesmo no convivio com outras pessoas e o não podermos fazer aquilo que poderiamos estar a fazer naqueles momento. Lembro-me de muitas vezes me convidarem para concertos, idas ao bar gotico no porto que custumava frequentar e ainda frequento e não o poder fazer e me sentir bastante triste por isso.
Também se perde muito em questão de se realizarem sonhos ou se fazerem coisas que se gostaria de fazer.
No meu caso, eu andava a tentar juntar o pouco que sobrava do ordenado ao fim do mês para tirar o curso de estilista que não tinha podido seguir no 10º ano por impossibilidade financeira dos meus pais, e pensava já em tirar a carta e comprar um carro quando acabasse o meu contrato no fim desse ano, mas obviamente depois de descobrir que estava gravida esses meus sonhos e qualquer outro projecto que eu tivesse para um futuro proximo teve que ser adiado indeterminadamente.
É claro que agora que ela já está um pouco crescidinha eu vou começando a tentar retomar a minha vida de solteira, saindo ocasionalmente e tentando alcançar os meus sonhos, mas no caso destes ultimos tornam-se muito mais complicados de cumprir.



 

Eu aqui não posso dar opinião pessoal porque para mim foi o contrário...fui mãe aos 29 anos o que para 1º filho é tarde (para quem quer ainda ter outro...) mas isso depende muito da família que se tem...se estas meninas têm uns pais compreensivos,que ajudam ainda conseguem acabar o secundário, as outras que não têm pais assim são obrigadas a largar a escola e ir trabalhar como castigo...e também tem a haver com a condição sócio-económica e o meio onde estão inseridas,ainda há muita ignorância e o sexo ainda é tabu...mas claro que perdem muito da juventude porque já não podem seguir os amigos...as discotecas e as "partys" ficam para trás...

Oi
Eu tenho filhos, um rapaz com 14 anos, considero que fui mãe com a idade certa, tinha 28 anos.
Não perdi nada nem deixei de concretizar fosse o que fosse, pelo contrario, na altura tomei a decisão de deixar de trabalhar para me dedicar inteiramente ao meu filho.
Fiquei em casa até ele ter 10 anos, depois arranjei trabalho e voltei á minha vida, satisfeita por ter tomado esta atitude.
Também tenho de dizer que se o fiz foi porque tenho um marido que sempre me apoiou a 100%.
Eu sei que para a maioria das pessoas seria quase impossivel de fazer o que eu fiz, mas tenho a certeza que a maoria das mães gostaria de o fazer.

Abraços a todas e desejo a maior das felicidades para os vossos bébes (sim porque embora o meu já tenha 14 anos, para mim sempre será o meu bebe).


Beijokas Fofas ;)

Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Lunática
#6
Vocês acham que uma relação pode-se ressentir, cair em monotonia, se houver uma gravidez? Falo neste caso, entre dois jovens...

Citação de: Lunática em 16 outubro, 2009, 22:11
Vocês acham que uma relação pode-se ressentir, cair em monotonia, se houver uma gravidez? Falo neste caso, entre dois jovens...
depende do estado em que a relação está...se for boa, haja muita cumplicidade,confiança e muito amor,ter um filho só vem reforçar a relação.. ;) monotonia um pouquito ao princípio,mas depois qd o bebé cresce mais bocadinho que já possa passear,aí já pode ser muito melhor...eu adorei a minha gravidez,adorei o nascimento apesar de terem sido 15 horas de sofrimento para afinal ser cesariana...cada vez que olho para o meu filho é como magia...faz esquecer tudo...e estou a adorar ser mãe...(e o meu marido também ser pai)e... nota não somos casados... ;)


Boa noite,Lúnatica

aqui vai o meu testemunho,tenho dois rapazes,um com dezoito anos  e o outro com nove,

fui mãe solteira aos vinte anos,sozinha numa cidade onde não tinha ninguém de familia

ou amigos,dizer que perdi a minha juventude é no minimo pouco,pois nem sei o que isso é,

posso é dizer que da segunda vez«já casada e com todo apoio do meu marido»foi algo maravilhoso

adoro os meus filhos e olhando para trás,eles valem muito mais do que toda a juventude«não quer dizer que também não

pense como seria se não tivesse engravidado»não me arrependo e posso-te dizer que ainda não perdi a esperança de ser

mãe de uma menina«talves aos quarenta ;D»

:-* :-* :-* :-*


Lunática
Muito obrigada a todas pelo vosso testemunho =)

Só me dá ainda mais vontade de ser mamã!

O problema é que ainda quero fazer muita coisa que não sei se será possível se engravidar... como por exemplo: viajar, passear, namorar, jantar fora, ir ao cinema, barzitos agradáveis (não gosto de discotecas), fazer vários desportos radicais (pelo menos experimentar), fins de semana fora, tirar outra licenciatura e outros cursinhos mais por realização pessoal...

Com um bebé é impossível, certo?

Citação de: Lunática em 16 outubro, 2009, 23:40
Muito obrigada a todas pelo vosso testemunho =)

Só me dá ainda mais vontade de ser mamã!

O problema é que ainda quero fazer muita coisa que não sei se será possível se engravidar... como por exemplo: viajar, passear, namorar, jantar fora, ir ao cinema, barzitos agradáveis (não gosto de discotecas), fazer vários desportos radicais (pelo menos experimentar), fins de semana fora, tirar outra licenciatura e outros cursinhos mais por realização pessoal...

Com um bebé é impossível, certo?
Eu diria:nada é impossivel,mas no teu caso é complicado!! ;) :-* :-*

Citação de: Lunática em 16 outubro, 2009, 23:40
Muito obrigada a todas pelo vosso testemunho =)

Só me dá ainda mais vontade de ser mamã!

O problema é que ainda quero fazer muita coisa que não sei se será possível se engravidar... como por exemplo: viajar, passear, namorar, jantar fora, ir ao cinema, barzitos agradáveis (não gosto de discotecas), fazer vários desportos radicais (pelo menos experimentar), fins de semana fora, tirar outra licenciatura e outros cursinhos mais por realização pessoal...

Com um bebé é impossível, certo?


Impossivel, não é, se tiveres a sorte de ter alguem na tua familia( mãe, tia, sogra, irmã, amiga), que te ajude a tomar conta do bébé.
Enquanto o meu filho foi pequeno, eu tirei a carta, viajei, e passava alguns fins de semana fora, porque tenho a sorte de ter 2 manas que adoravam tomar conta do meu bebe.


beijinhos :-*
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Citação de: Lunática em 16 outubro, 2009, 23:40
Muito obrigada a todas pelo vosso testemunho =)

Só me dá ainda mais vontade de ser mamã!

O problema é que ainda quero fazer muita coisa que não sei se será possível se engravidar... como por exemplo: viajar, passear, namorar, jantar fora, ir ao cinema, barzitos agradáveis (não gosto de discotecas), fazer vários desportos radicais (pelo menos experimentar), fins de semana fora, tirar outra licenciatura e outros cursinhos mais por realização pessoal...

Com um bebé é impossível, certo?
Claro que não é impossível...mas olha que depois de teres um filho começa-te mais a apetecer ficar mais em casa "sogadita"... :laugh:
mas se achas que ainda te falta fazer muita coisa,espera mais um tempinho,ainda és muito nova... ;)

Lunática
Obrigada a todas! E muitas felicidades!  :-*

nya
Fui mãe com 21 anos. Tenho 24 neste momento, o que quer dizer que a minha menina faz 3 anos. Não fiz da maternidade um drama. A maior "irresponsabilidade" (como alguns diziam) da minha vida, tornou-se na melhor coisa que algum dia me podia ter acontecido. Não me imagino sem a minha filha :).

Com 21 anos, não acho que tenha sido um drama assim tão grande. Miúdas com 15, 16 anos, grávidas, isso sim é preocupante. E deixar de sair à noite todos os fins de semana não me parece uma coisa assim tão inaceitável e díficil de fazer quanto isso...

Felizmente tenho um namorado (pai dela) que me apoia em tudo, que me ajuda sempre que preciso, tenho uns pais e uma sogra fabulosos (que só não ficam mais fins de semana com a bebe porque nós não deixamos), e, apesar da minha vida ter sofrido uma reviravolta, com muita boa vontade e algum esforço, continuo a fazer muitas das coisas que gosto. Bebo cafés com as minhas amigas na esplanada ao Sábado à tarde (e levo a minha filha comigo), saio à noite de vez em quando (por vezes fazemos à vez, um Sábado saio eu, no seguinte sai o meu namorado, e quando queremos sair os dois, os avós encarregam-se dela), acabei o meu curso...

Sim, tinha muitos sonhos antes do nascimento dela, mas não deixei de ter, nem tão pouco os pus de parte. O segredo, para mim, é ser optimista e positiva: Não fiz com 20, hei-de fazer com 30, e com o apoio e a companhia da minha filha, o que vai tornar com certeza tudo ainda com mais sabor :)!

Um filho não é uma prisão... deveria ser visto antes como um incentivo para sermos felizes! E o resto, faz-se, desde que exista força de vontade ;)!