Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Experiências anómalas durante a primeira fase do sono!
    Iniciado por Cariocecus
    Lido 4.230 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas tardes gente,

Há cerca de um mês e meio tive umas experiências assustadoras e complexas no meu quarto. Não sei se já vos aconteceu, pois já ouvi vários relatos de situações idênticas. Durante quase uma semana sentia que alguém me fazia pressão no meu corpo, por vezes me deixava imobilizado, esta situação verificou-se por diversas vezes nessa mesma semana. Além disto, numa das situações, senti alguém sussurrar no meu ouvido e a fazer pressão na parte lateral do meu corpo, pois eu estava deitado mais ou menos na posição fetal. Uma última situação foi também ela um pouco controversa. Senti a elevarem-me e puxarem-me em direcção á porta do quarto. Tudo isto logo após me deitar e na primeira fase do sono(tinha uma luz acesa e tinha noção que não estava a sonhar). Fiquei intrigado de tal forma que divulguei o sucedido á minha mãe. O seu conselho foi colocar sal em forma de cruz para afastar os maus espíritos. O que é certo é que a partir desse momento todas essas situações findaram, proporcionando dessa forma umas noites bem dormidas, coisa que me vinha vindo a escapar. Coincidências das coincidências, passado dois dias assisti um programa na Discovery Channel sobre o sono. A certa altura focou-se precisamente a situação da levitação e projecção do corpo, onde várias pessoas relatavam esta experiência tal e qual eu descrevi anteriormente. Fiquei um tanto ou quanto descansado obtendo desta forma uma justificação plausível para parte do sucedido. Contudo as vozes sussurrantes no meu ouvido e a pressão sobre o meu corpo estão ainda por justificar.

Estudo mostra as fases do sono em que o cérebro armazena experiências e lembranças

As memórias peregrinam por regiões do cérebro até se converterem em lembranças ou aprendizados genuínos. Primeiro, as informações alojam-se provisoriamente no hipo campo, região cujo nome se deve à semelhança com a forma de um cavalo-marinho, migrando depois para a camada mais externa, o córtex, num processo de consolidação que acontece durante o sono.

O fenómeno da propagação das memórias é conhecido desde a década de 1950, mas, pela primeira vez, conseguiu-se esquadrinhar as atividades do cérebro envolvidas nesse processo.

Um artigo cujo autor principal é o neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro, 36 anos, director científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), indica que a construção da memória acontece numa sequência específica do ciclo do sono: a fase de ondas lentas, em que se dorme profundamente, e a subsequente fase REM (movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês), aquela em que a actividade onírica é intensa.

Sidarta analisou 28 ciclos de sono de 15 ratos de laboratório submetidos durante 20 minutos ao contacto com objectos que nunca haviam visto antes. Durante o experimento, o pesquisador monitorizou a actividade de centenas de neurónios do hipo campo e de duas áreas do córtex. Na fase de ondas lentas, observou-se de forma mais intensa uma espécie de eco dos padrões de impulsos eléctricos observados nos primeiros contactos com os objectos. O fenómeno de reverberação das memórias corresponde à activação da rede de neurónios que guarda a representação daquela experiência.

Essa reverberação, mostra o estudo, dura horas no córtex, mas é bem mais rápida no hipo campo, numa evidência electrofisiológica da peregrinação da memória dentro do cérebro. Já durante a fase REM foi registado um aumento no córtex mas não no hipo campo na expressão dos genes Arc e Zif-268, relacionados à consolidação de memórias. O estudo liderado por Sidarta está sendo publicado na edição de Novembro da revista Frontiers in Neuroscience.

"A activação dos genes durante o sono REM equivale a uma ordem para que o córtex armazene aquela informação que acabou de reverberar, consolidando a memória. A cada ciclo de sono, a memória vai ficando mais ancorada no córtex", diz Sidarta. "Estamos mostrando, pela primeira vez, evidências moleculares e electrofisiológicas de como fases específicas do sono participam do processo de migração de memórias."


Melhores Cumprimentos,

Cariocecus 8)
As virtudes dos homens são semelhantes ao vôo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.(Provérbio Indiano)

parece ser um caso de paralisia do sono, descreves os sintomas, pressao sobre ti, imobilizado, halucinaçoes
"I do not consider it an insult, but rather a compliment to be called an agnostic. I do not pretend to know where many ignorant men are sure -- that is all that agnosticism means."

sim, concordo com paralisia do sono. esse assunto já foi discutido noutro tópico (não me lembro qual). também já senti isso, julgamos estar acordados e não nos conseguimos mexer mesmo sentindo vontade de o fazer.

A minha ideia é precisamente essa. Sei e tenho noção que a nossa mente nos pode pregar partidas facilmente. Como já referi anteriormente, muitos destes fenómenos podem não ter uma explicação lógica. O que é certo é que "nos" deixam muito intrigados e sem respostas. Eu sou mais um céptico do que um crente, contudo, respeito acima de tudo estes fenómenos e todas as vertentes que nele se inserem. Contudo, fico agastado e perplexo com a obsessão e crença injustificada de algumas pessoas, levando-as a revelarem capacidades anómalas, convencendo-se serem os donos da verdade. Acredito mais na complexidade da mente e de sermos iludidos com alguns fenómenos que parecem óbvios. Mas lá está, no nosso quotidiano é-nos impossível confirmar ou negar a veracidade destes fenómenos. Já estou como diz o outro, "ver para crer".

Melhores cumprimentos,

Cariocecus 8)  
As virtudes dos homens são semelhantes ao vôo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.(Provérbio Indiano)

A mim acontece-me algo de estranho desde pequeno, quando me deito e adormeço, nos primeiros instantes, parece que sinto o corpo a levitar cerca de meio palmo acima da cama, mas de repente, "caio" como uma pedra na cama e acordo em sobressalto. Logo de seguida volto a adormecer novamente e não volto a sentir esta sensação. O que será?

Boa noite, esta é a minha primeira mensagem neste portal. Já o tenho andado a ''seguir'' á algum tempo.

Bastantes vezes que tenho a sensação mencionada pela membro lena.

Citação de: Lena em 15 outubro, 2009, 16:21
(...)julgamos estar acordados e não nos conseguimos mexer mesmo sentindo vontade de o fazer.

Agora nem tem acontecido, mas é uma aflição total, não parece um sonho, apenas sinto que estou como se preso dentro do meu corpo e que não o controlo. Tento gritar, mas sei que a minha mulher não me ouve, então tento fazer barulhos com o respirar qualquer coisa. Dou por mim quase a chorar e a pedir a ela para me acordar, mas ninguem me ouve. É muito estranho porque as vezes até parece que estou com os olhos abertos e a olhar para uma unica direcção. É bom saber que não estamos ''sozinhos'' com estas situações...

Vou a procura de tópicos sobre sonhos, porque acredito não ser o unico a acordar dos sonhos quando desejo...
A coragem não é a ausência do medo, mas a constatação de que existe algo mais importante que o medo.