Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Sensação de Deja Vu - Mais alguem?
    Iniciado por Deadmau5
    Lido 7.164 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Os dejavu nem sempre são coisas marcantes e as vezes nem damos por eles, até darmos conta do que se passa há coisas que passam e passam...
Um exemplo muito tolo mas que acontece comigo,

"Olha já ouviste essa música de X cantor?
Sim e porreira (E começo a cantar como se conhecesse a música a anos)
Mas a música e nova!"
E eu fico tipo já a conheço a anos...
Como é óbvio o cérebro chega a conclusão que estou confusa por algum motivo ou se calhar estou a faser confusão com outra música qualquer...
Isto até perceber os meus dejavu , com filmes a mesma coisa, artigos de revista ou ate mesmo noticias...

Citação de: Fluffynha em 25 abril, 2020, 11:06
Os dejavu nem sempre são coisas marcantes e as vezes nem damos por eles, até darmos conta do que se passa há coisas que passam e passam...
Um exemplo muito tolo mas que acontece comigo,

"Olha já ouviste essa música de X cantor?
Sim e porreira (E começo a cantar como se conhecesse a música a anos)
Mas a música e nova!"
E eu fico tipo já a conheço a anos...
Como é óbvio o cérebro chega a conclusão que estou confusa por algum motivo ou se calhar estou a faser confusão com outra música qualquer...
Isto até perceber os meus dejavu , com filmes a mesma coisa, artigos de revista ou ate mesmo noticias...
Pensava que os dejavus eram a sensação de que já vivemos aquilo por exemplo pensas nisso e a acontece... eu assim nunca senti, agora sons de motas á noite levam me para sítios muito distantes na minha cabeça, não sei explicar... e há momento que sinto como se em pequena tivesse estado ali não sei se isso se pode chamar de deja vu mas que é estranho é. É um sentimento algo indescritível mas nada semelhante aos relatos de dejavus que leio.

Quanto aos teus dejavus são um tanto engraçado!! Saber as músicas antes, muito interessante!
Muita saúde e muita paz! 🕊

Associas sons a momentos já passados lá trás em criança ou "inventas" uma outra realidade para as memórias que tens de criança?

Citação de: Fluffynha em 25 abril, 2020, 13:20
Associas sons a momentos já passados lá trás em criança ou "inventas" uma outra realidade para as memórias que tens de criança?
Acho que "invento" uma outra realidade! Sou eu que estou nos locais onde a minha mente me leva,  mas eu não tenho a certeza se vivi essa realidade mas tenho quase a certeza que não... é esquisito e difícil de explicar, peço desculpa não estar a ser muito clara.
Muita saúde e muita paz! 🕊

#19
No meu ver há 2 opções:
-Ou você desejava ter uma infância diferente
- ou você vais buscar coisas de sua vida passada, como recordações...

Citação de: Fluffynha em 25 abril, 2020, 17:50
No meu ver há 2 opções:
-Ou você desejava ter uma infância diferente
- ou você vais buscar coisas de sua vida passada, como recordações...
A primeira opção é nula, a minha infância foi maravilhosa tenho mesmo muita pena de ter acabado. Não acontece com frequência aquilo que afirmei, raramente mas acontece. Obrigada pela sua opinião e disponibilidade
Muita saúde e muita paz :)
Muita saúde e muita paz! 🕊


Citação de: Fluffynha em 25 abril, 2020, 11:06
Os dejavu nem sempre são coisas marcantes e as vezes nem damos por eles, até darmos conta do que se passa há coisas que passam e passam...
Um exemplo muito tolo mas que acontece comigo,

"Olha já ouviste essa música de X cantor?
Sim e porreira (E começo a cantar como se conhecesse a música a anos)
Mas a música e nova!"
E eu fico tipo já a conheço a anos...
Como é óbvio o cérebro chega a conclusão que estou confusa por algum motivo ou se calhar estou a faser confusão com outra música qualquer...
Isto até perceber os meus dejavu , com filmes a mesma coisa, artigos de revista ou ate mesmo noticias...

Creio que isso poderá estar relacionado com outra coisa, o chamado efeito Mandela (relacionado com as falsas memórias).

"Falsas memórias ou memórias ilusórias, em psicologia, são memórias de eventos que nunca foram efetivamente vivenciados pelo sujeito."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Falsas_mem%C3%B3rias


O termo francês déjà vu significa "já visto" e diz respeito à sensação subjetiva mas intensa de já se ter presenciado ou vivenciado algo, apesar de sabermos que é a primeira vez que acontece. Segundo um estudo da Cleveland Clinic (EUA), cerca de 60 a 70 por cento das pessoas saudáveis tiveram um déjà vu e este tende a ser mais frequente na faixa etária dos 15 aos 25 anos e decresce com o avançar da idade.

A não compreensão do déjà vu levou a que este fosse, durante muito tempo, associado a uma experiência metafísica, como uma espécie de antevisão do futuro. Porém, de acordo com a maior parte dos estudiosos do assunto, trata-se de um fenómeno comum e sem significado em pessoas saudáveis.

Não existe uma explicação científica para o déjà vu aceite unanimemente pela comunidade científica, mas uma das hipóteses é a de que seja uma espécie de "partida" do cérebro, em que a sensação de familiaridade ocorre simplesmente porque uma situação, um local ou um cheiro nos remete para uma memória em particular.

As pesquisas realizadas puseram na mesa várias outras teorias: uma delas é que ocorra uma sinalização anormal no cérebro, que faz com que algo nunca vivenciado antes seja percecionado como conhecido.

Outra explicação prende-se com o facto de poder ocorrer uma falha no processo de armazenamento das memórias, o que faz com que ocorra uma sobreposição em que se misturam acontecimentos recentes e menos recentes.

Por outro lado, há estudos que sugerem que quando temos um déjà vu ocorre uma ativação inadequada da zona do cérebro associada com a sensação de familiaridade.

Fonte: rotasaude.lusiadas.pt