Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.469
Total de tópicos
26.918
  • Algumas lendas brasileiras
    Iniciado por giu
    Lido 18.065 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Citação de: BACHOR em 16 fevereiro, 2012, 00:33
Veja o vídeo e verás a Kombi.
Diga o que achou.
http://www.youtube.com/watch?v=UwhueBiu3kA#


Também acho que prefiro a segunda Kombi (se bem que é mais pelo recheio...  ;D ;D)

Velho do saco ou Homem do saco preto é uma história muito popular, contada por pais para amedrontar crianças.
A lenda


Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho carrega, eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa.
Em versões alternativas da lenda, em vez de um velho, o elemento que levava as crianças era um cigano e, em versões remotas, esse velho ou o cigano levava as crianças para sua casa e fazia com elas sabonetes e botões.
Não há evidências exatas de quando se deu o início das lendas, mas há uma estimativa histórica de que se deu com a chegada dos Sintos e dos Rom no Brasil. A migração do povo Cigano para as Américas se deu no fim do Século XIX. Sem Pátria, num mundo onde tudo se transforma em uma velocidade cada vez maior o povo cigano viveu durante muito tempo marginalizado da sociedade e desenvolveu-se uma aversão da população a esse povo, tachando-os de ladrões, sequestradores e vadios.
No início do surgimento da lenda do Velho do Saco, os pais amarravam uma fita vermelha na perna da cama da criança indesejada e o velho do saco passava a noite de casa em casa, se houvesse uma fita vermelha na perna da cama o velho do saco poderia levar embora a criança em questão. Essa história era a versão original da lenda do velho do saco, os pais a usavam para assustar as crianças ou para forçarem as crianças a serem obedientes.
Fonte wikipédia

: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!

TinaSol
#34
Citação de: dark draco em 12 junho, 2012, 23:16
Velho do saco ou Homem do saco preto é uma história muito popular, contada por pais para amedrontar crianças.
A lenda
http://i50.tinypic.com/2ajsu3b.jpg[/img]

Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho carrega, eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa.
Em versões alternativas da lenda, em vez de um velho, o elemento que levava as crianças era um cigano e, em versões remotas, esse velho ou o cigano levava as crianças para sua casa e fazia com elas sabonetes e botões.
Não há evidências exatas de quando se deu o início das lendas, mas há uma estimativa histórica de que se deu com a chegada dos Sintos e dos Rom no Brasil. A migração do povo Cigano para as Américas se deu no fim do Século XIX. Sem Pátria, num mundo onde tudo se transforma em uma velocidade cada vez maior o povo cigano viveu durante muito tempo marginalizado da sociedade e desenvolveu-se uma aversão da população a esse povo, tachando-os de ladrões, sequestradores e vadios.
No início do surgimento da lenda do Velho do Saco, os pais amarravam uma fita vermelha na perna da cama da criança indesejada e o velho do saco passava a noite de casa em casa, se houvesse uma fita vermelha na perna da cama o velho do saco poderia levar embora a criança em questão. Essa história era a versão original da lenda do velho do saco, os pais a usavam para assustar as crianças ou para forçarem as crianças a serem obedientes.
Fonte wikipédia

;D tem piada, por acaso ouvia falar do velho com o saco e do cigano, mas desconhecia que havia uma lenda  ;D
De qualquer forma esses não me impressionavam, só mesmo a Cuca, acho que era por causa da melodia sinistra que me cantavam ;D
"óoo a cuca
está em cima do telhado
Para ver se o meu menino
Está na caminha deitado."
"óoo cuca, cuca
Vai-te embora
sai de cima do telhado
Deixa dormir o menino
Um soninho descansado."

Boto Cor de Rosa

De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.

Cultura popular:

- Na cultura popular, a lenda do boto era usada para justificar a ocorrência de uma gravidez fora do casamento.

- Ainda nos dias atuais, principalmente na região amazônica, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto, quando não se sabe quem é o pai.

#36


- Na língua tupi a palavra Cuca significa tragar ou engolir de uma vez só.
Ela também é chamada de coca ou coco e assombra crianças de Portugal, Espanha, alguns países africanos e tribos indígenas brasileiras. Em alguns lugares ela é uma velha, em outros, se parece com um jacaré ou uma coruja.




Música da Cuca (Cássia Eller)

Esta música foi criada para o personagem da Cuca na série de TV "Sítio do Pica-Pau amarelo", transmitida pela Tv Globo.

Cuidado Com a Cuca
Que a Cuca te pega
Te pega daqui, Te pega de lá

A Cuca é malvada
E se fica irritada
A Cuca zangada
Cuidado com ela
A Cuca é matreira

E se fica zangada
A Cuca é danada
Cuidado com ela
Cuidado com a Cuca
Que a Cuca te pega
Te pega daqui, Te de lá

A Cuca é malvada
E se fica irritada
A Cuca zangada
Cuidado com ela.


Cuidado com a Cuca
Que a Cuca te pega
A Cuca é danada
Ela vai te pegar


Sítio do Picapau Amarelo 2001 - Cuca canta "Nana Nenê"

Há uma musica bem conhecida!

Cuca
Vai-te, coca, sai daqui
Para cima do telhado
Deixa o menino
Dormir sossegado

Nana, neném
Que a cuca vem pegar
Papai tá na roça
Mamãe foi cozinhar

Ela só aparece à noite, sempre procurando por aquelas crianças que fazem pirraça e não querem ir dormir cedo. Então, a cuca as coloca num saco, levando-as embora para não se sabe onde e faz com elas não se sabe bem o que (algumas lendas dizem que elas devoram as crianças), mas, com toda certeza, trata-se de algo muito terrível.


giu
#37
Vixe, nem me lebrava do homem do saco ^^
no bairro onde eu moro, quando era pequena, havia um mendigo que andava de um lado pro outro carregando um saco nas costas, kkk
eu morria de medo, pois minha mãe sempre dizia que se saísse sozinha na rua ou se afastasse dela, o homem do saco iria me pegar  kkkk

lembrei de uma música que minha mãe cantava para eu dormir:

Nana nenem
que a cuca vem pegar
papai foi pra roça
mamãe foi trabalhar

kkkkkk, eu morria de medo dessa música kkk
Giu ;D