Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Algumas lendas brasileiras
    Iniciado por giu
    Lido 18.063 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

irakaya
uma carrinha (Combi)...
Penso eu de que

giu
#17
Citação de: Jack Gordon em 13 maio, 2010, 11:55

O que é uma kombi?

Jack, isso é uma kombi:


Citação de: Noturno em 13 maio, 2010, 02:26
Também sou brasileiro e adoro essas estórias. :D

O Palhaço do Coqueiro

Essa é uma lenda do Janga, bairro de Paulista-PE.

Conta a lenda que um palhaço frustrado vive por aquela região pregando sustos nas pessoas, nas noites de Lua quarto minguante, que a um sorriso é semelhante, ele desce do coqueiro e você que esteja sorrindo, senão o palhaço frustrado vai lhe dar um castigo.

Era uma vez um garoto, cujo pai era um palhaço muito famoso. Ele sentia muito orgulho do pai e também queria ser palhaço. Porém nos palcos do circo, não conseguia fazer ninguém sorrir, então acabou enlouquecendo e fugiu. Todos os dias em que a Lua era minguante, ele subia num coqueiro para observá-la, pois ela ria pra ele. Quando uma nuvem passava e tapava o "sorriso lunar", ele descia do coqueiro para observar outros sorrisos. Quando encontra alguém, começa a fazer palhaçadas sem graça, e caso a pessoa não sorrisse, ele a hipnotizava e a espancava, até que exibisse um belo sorriso. E assim ia, até que a nuvem saísse da frente da Lua.

É cada uma! ;D



Noturno, de que parte você é?
eu sou do estado de São Paulo
Giu ;D

Noturno
CitaçãoNoturno, de que parte você é?
eu sou do estado de São Paulo

Eu também. 8)

Complementando sobre as lendas brasileiras:

Saci-Pererê: é um "menino" levado, negro e de uma perna só. Ele traja um gorro que lhe confere poderes mágicos, fuma cachimbo e é mestre na arte de travessura (principalmente dar nó em crina de cavalo ou outros animais e dar sustos a pessoas que andam na floresta). Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu "proprietário".


Curupira: Pode ser chamado de protetor das matas pois pune caçadores que não respeitam as leis da natureza (caçam além do que precisam para viver, derrubam árvores por ganância, etc.). O Curupira solta assovios agudos para assustar e confundir caçadores e lenhadores, além de criar ilusões, até que os malfeitores se percam ou enlouqueçam, no meio da mata. Seus pés virados para trás servem para despistar os caçadores, que ao irem atrás das pegadas, vão na direção errada. Para que isso não aconteça, caçadores e lenhadores costumam suborná-lo com iguarias (principalmente fumo) deixadas em lugares estratégicos. O Curupira, distraído com tais oferendas, esquece-se de suas artes e deixa de dar suas pistas falsas e chamados enganosos. Possui o cabelo cor de fogo, pés virados para trás (para confundir quem o segue) e dependendo da região há variações do tipo "possui o corpo peludo" ou "seus dentes são verdes". (resumo do wikipédia)




"Alis Volat Propriis"

#20
 Muito se ouviu falar na tv do palhaço da Kombi.
Em uma época eu chorava quando via o Ronald Mc'Donald. :'(

:D
" Porque amar é uma arte, mas nem todo mundo é artista" -Renato Russo

      Bola de fogo essa lenda é de São Paulo especialmente na cidade de Diadema

OS mais velhos  dessa cidade falam de um lugar que tinha uma estrada de terra com matos em volta que por acaso onde eu vivo hoje, vamos a historia as pessoas que passa por essa estrada depois da meia-noite pode ser  que veja uma grande bola de fogo que fica em cima do mato parada quando a pessoa olha diretamente para ela, a pessoa é perseguida e a pessoa é obrigada a sair em disparada para a casa dela,algumas pessoas dizer que um homem com coração puro olhando para ela possa ver o diabo em pessoa dentro dela.Mas ficou na historia atualmente ainda não teve nenhum relato.Nos anos 80 teve 30 relatos dela....

Provavelmente, essa bola de fogo seria um fogo fátuo ou fogo de S. Telmo, que surgem normalmente em zonas pentanosas devido aos gases dos corpos em decomposição que existem nessas áreas. Apesar de serem perfeitamente conhecidos, deve ser assutador ver uma dessas.
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

Citação de: Edhelar em 27 fevereiro, 2011, 12:45
Provavelmente, essa bola de fogo seria um fogo fátuo ou fogo de S. Telmo, que surgem normalmente em zonas pentanosas devido aos gases dos corpos em decomposição que existem nessas áreas. Apesar de serem perfeitamente conhecidos, deve ser assutador ver uma dessas.

Pode ser gases.Fui no lugar não achei nada do tipo apenas um rio que era pequeno e ficava 10 metros do local onde falavam que ela aparecia

giu
#24
Negrinho do Pastoreio
Nos tempos da escravidão, havia um estancieiro com negros e peões. Num dia de inverno, fazia muito frio, o fazendeiro mandou que um menino negro de quatorze anos fosse pastorear cavalos e potros (ovinos no Uruguai versão) que acabara de comprar. No final da tarde, quando o menino voltou, o estancieiro disse que faltava um cavalo baio. Pegou o chicote e deu uma surra tão grande no menino que ele ficou sangrando. "Você vai me dar conta do baio, ou verá o que acontece", disse o malvado patrão. Aflito, ele foi à procura do animal. Em pouco tempo, achou o cavalo pastando. Laçou-o, mas a corda se partiu e o baio fugiu de novo.
Na volta à estância, o patrão, ainda mais irritado, espancou o garoto e o amarrou sobre um formigueiro. No dia seguinte, quando ele foi ver o estado de sua vítima, tomou um susto. O menino estava lá, mas de pé, com a pele lisa, sem nenhuma marca das chicotadas. Ao lado dele, a Virgem Nossa Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos. O estancieiro se jogou no chão pedindo perdão, mas o negrinho nada respondeu. Apenas beijou a mão da Santa, montou no baio e partiu conduzindo a tropilha.
E depois disso, entre os andantes, posteiros, tropeiros, mascates e carreteiros da região, todos davam a notícia, de ter visto passar, como levada em pastoreio, uma tropilha de tordilhos, tocada por um Negrinho, montado em um cavalo baio.
Então, muitos acenderam velas e rezaram um Padre-Nosso pela alma do judiado. Daí por diante, quando qualquer cristão perdia uma coisa, o que fosse, pela noite o Negrinho campeava e achava, mas só entregava a quem acendesse uma vela, cuja luz ele levava para pagar a do altar de sua madrinha, a Virgem, Nossa Senhora, que o livrou do cativeiro e deu-lhe uma tropilha, que ele conduz e pastoreia, sem ninguém ver.
Desde então e ainda hoje, conduzindo o seu pastoreio, o Negrinho, sarado e risonho, cruza os campos. Ele anda sempre à procura dos objetos perdidos, pondo-os de jeito a serem achados pelos seus donos, quando estes acendem um coto de vela, cuja luz ele leva para o altar da santa que é sua madrinha.
Quem perder coisas no campo, deve acender uma vela junto de algum mourão ou sob os ramos das árvores, para o Negrinho do pastoreio e vá lhe dizendo: "Foi por aí que eu perdi... Foi por aí que eu perdi... Foi por aí que eu perdi...". Se ele não achar, ninguém mais acha.

Giu ;D

As lendas Brasileiras sempre me fascinaram. Me lembro da minha avó ao cair da tarde contando para eu e meus primos lendas tão fantásticas que até hoje me pergunto se eram lendas mesmo ou reais. É uma pena que este costume está se acabando, hoje em dia apenas em poucas regiões rurais aqui do Brasil vemos que essas lendas são mantidas como antigamente. Mas foi muito bom ter vivido em um ambiente e numa época em que procurávamos as pegadas do Curupira, jogávamos terços em redemoinhos para tentar ver o Saci entre tantas coisas maravilhosas do meu tempo de infância.
O pior medo é olhar para trás e não ver nada, mas ter a certeza de que alguem está ali.


Papa figo



O Papa Figo, ao contrário dos outros mitos, não tem aparência extraordinária. Parece mais com uma pessoa comum. Outras vezes, pode parecer como um velho esquisito que carrega um grande saco às costas.

Na verdade, ele mesmo pouco aparece. Prefere mandar seus ajudantes em busca de suas vítimas. Os ajudantes por sua vez, usam de todos os artifícios para atrair as vítimas, todas crianças claro, tais como; distribuir presentes, doces, dinheiro, brinquedos ou comida. Eles agem em qualquer lugar público ou em portas de escolas, parques, ou mesmo locais desertos.

Depois de atrair as vítimas, estas são levadas para o verdadeiro Papa-Figo, um sujeito estranho, que sofre de uma doença rara e sem cura. Um sintoma dessa doença seria o crescimento anormal de suas orelhas.

Diz a lenda, que para aliviar os sintomas dessa terrível doença ou maldição, o Papa-Figo, precisa se alimentar do Fígado de uma criança. Feito a extração do fígado, eles costumam deixar junto com a vítima, uma grande quantia em dinheiro, que é para o enterro e também para compensar a família.

Origem: Mito muito comum em todo meio rural. Acredita-se que a intenção do conto era para alertar as crianças para o contato com estranhos, como no conto de Chapeuzinho Vermelho.




fabiana
 sou brasilera adoro meu pais tem muitas lendas muitas historias que até assusta :laugh:

giu
Citação de: fabiana em 08 janeiro, 2012, 17:31
sou brasilera adoro meu pais tem muitas lendas muitas historias que até assusta :laugh:
De onde você é, Fabiana?
Giu ;D

fabiana
eu sou do rio de janeiro. da cidade de nilopolis :)