Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.480
Total de mensagens
369.585
Total de tópicos
26.952
  • opiniões (paranormais ou não)?
    Iniciado por ceptico
    Lido 5.080 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
saudações à comunidade.

sempre fui um céptico natural no que toca a paranormalidades, embora sempre me tenha divertido com a ideia: fantasmazinhos, ET's e ovni's. sou perfeitamente "normal", saudável, alegre, e por aí fora. independentemente disso, há cerca de 2 anos atrás aconteceu-me algo que ainda hoje me arrepia relembrar e me faz pensar, ansiar por respostas concretas (que eu sei que nunca virei a ter). foi o seguinte, moro numa quinta relativamente isolada dos centros urbanos da zona num monte da periferia de Vila Franca de Xira, mesmo em frente de uma estrada nacional com bastante movimento... e certo dia, absolutamente ordinário, eram cerca 10 da manhã (aproximadamente, n posso ter a certeza) e dou por mim a acordar estremunhadíssimo com a estrutura da janela do meu quarto a estremecer com uma intensidade quase violenta nos encaixes da armação em simultâneo com o que me pareceu ser, à primeira, punhos a bater nos estores, provocando um conjunto de ruídos bastante forte. ora, estando os pés da minha cama virados para a janela nem me dei ao trabalho de me mexer muito para espreitar, e pondo a hipótese de que fosse um dos meus cães empoleirado e a chegar-lhe com as patas (sabia lá eu), lá vão cobertores por cima da cabeça, e deixem-me mazé dormir. tudo muito bem... volvidos 10 minutos (aproximadamente) volta o barulhão à carga com a mesma intensidade, e desta vez sento-me na cama e fico a olhar fixamente para a janela, já mais desperto, e realmente a estrutura da janela estava toda em "convulsão". desta vez julguei que fosse de facto um amigo meu, ou um familiar a tentar acordar-me, visto que já não era propriamente cedo na manhã. salto da cama, saio do quarto, atravesso o corredor e vou espreitar a varanda pela janela do quarto vazio da minha irmã cujos estores estavam já abertos... e qual não é a minha estupefacção absoluta quando encontro a varanda absolutamente vazia de movimento, nem vestígio de vivalma! ainda meio a dormir tento raciocinar, mas com poucas horas de sono (tinha-me deitado mesmo muito tarde) o resultado estava a ser nulo... e tumulto cessado, vou mazé dormir que isto deve ser alguma espécie de pesadelo. enfio-me de novo na cama, mas ainda um pouco alarmado demoro a embalar no sono novamente... precisamente quando já estava naquele "limbo" recomeça aquele festival, e desta vez não demoro meio segundo a dar um pulo na cama e ficar 100% alerta (98%, vá), sentindo pela primeira vez na vida... medo... não aquele medo de levar um sopapo em cheio nos dentes, ou no nariz, ou de ser deixado pela namorada - medos esses que também merecem respeito - mas um medo profundo de algo que não se compreende, nem dá para começar a se compreender. estou petrificado a olhar em frente, a admirar o espectáculo, e começo a imaginar que poderia ser um sismo, olho em volta e encontro tudo perfeitamente imóvel, no sítio, sem quaisquer tremores ou estremeções, enquanto a armação da janela quase salta do sítio agora com a violência dos abanões. quando me forço a reagir para voltar a sair da cama os ruídos voltam a parar, e eu volto a espreitar pela janela da divisão do lado e nada... abro a porta que dá para a rua... e ABSOLUTAMENTE NADA, nem moscas! ~raios~! mas o que se passa aqui? lá me encho de coragem para abrir o estore daquela janela, aos tremeliques (eu que sempre me julguei corajoso, cheio de sangue frio), estores para cima... nada de anormal... mas que raio!? vou ligar a televisão: sic notícias, tvi24, nada, sem registos de sismos... casa em silêncio total, o sol lá fora a brilhar forte, que dia bonito! a partir daqui a minha memória torna-se menos vívida. sei que ainda andei meio atordoado pela casa a pensar no que deveria fazer a seguir e tal, mas o fenómeno não se repetiu, nem nada que se pareça, até aos dias de hoje. como é óbvio, assim como que envergonhado ainda indaguei as pessoas mais próximas sobre o que poderia ter sido, e ninguém tem nada a dizer, nada a opinar. a verdade é que me lembro do acontecimento como se tivesse sido ontem. sei que não foi um sonho/pesadelo, foi real, tão real que me lembro da sensação dos pés descalços no chão da primeira vez que saltei da cama, e do sol a incandear-me os olhos remelosos quando procurei encontrar a causa do sucedido do lado exterior da casa. acredito que haja uma explicação racional para isto, mas não faço a mínima ideia qual. pus algumas hipóteses, mas parecem-me tão absurdas que nem as vou registar aqui. estou a partilhar isto neste fórum, com vocês, porque sinceramente já não consigo, nem faz sentido, abordar o assunto com ninguém que me esteja próximo. talvez por receio de soar meio paranóico, talvez porque eu próprio ache que no fundo não aconteceu nada de extraordinário, e que algo de muito simples me escapou... e que estou a ser ridículo por continuar a cismar no assunto.

seja como for apenas vos relatei factos gravados na minha memória, nada mais, nada menos. pode ser que alguém, de alguma forma estranha, me possa dar uma luzinha sobre o sucedido.

estou também disposto a responder a qualquer tipo de perguntas por curiosidades que possa ter suscitado, ou sobre algum ponto que não tenha ficado claro na história, conquanto não precise de me identificar.

obrigado pelo Vosso tempo.

Ceptico,  ;)

Antes demais, parabéns pelo relato que conta passo a passo do que você presenciou... Está quase quase tudo muito bem explícito...

Não percebi bem onde se situa a janela... Se seria ou não possível que alguém disposto a pregar partidas pudesse bater e esconder-se... (Espero que me explique melhor essa parte).

Mas mesmo assim, não podia ser o vento que abanava os estores ou os carros na estrada que causavam o barulho? E tem a certeza que não havia a possibilidade de estar a sonhar? Citou que lembra-se dos pés no chão frio, mas há sonhos que são tão "reais" que parecem que todos os detalhes foram reais...

Entenda que primeiro devemos saber se existe a possibilidade desses "barulhos" serem fruto de algo totalmente normal... Temos que extinguir todas as hipóteses...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

anokidas
Olá,nas redondezas da sua casa não existe fábricas,instalações de tratamento de lixo ou pedreiras,obras ...etc  que com o barulho provocasse ondas de choque?

#3
antes de mais nada obrigado pelas respostas, nem estava à espera que elas realmente surgissem... ::) devo também dizer que compreendo perfeitamente as vossas questões, e que considero-as até muito pertinentes.

Niklaus, a janela do meu quarto fica na linha da porta da rua e da janela do quarto ao lado, isto é, dá tudo para a mesma varanda que tem umas escadas q descem para o "rés-do-chão", onde fica a garagem. a questão é que durante um dos momentos em que os ruídos/oscilações se prolongaram olhei pela janela desse outro quarto e pude verificar claramente que não havia nada do lado exterior a provocar a situação... em relação à hipótese "sonho"... bom, eu falei no sol e nos pés, como poderia ter mencionado outros pormenores. já me perguntei isso mesmo várias vezes, e a verdade é que continuei ->acordado<- nesse dia... e lembro-me relativamente bem de momentos posteriores, inclusive de explicar o sucedido à minha mãe, e de a assustar um pouco com isso (razão por que n voltei a tocar no assunto), considerando que na altura a minha avó havia falecido há poucos meses, e que passou os últimos meses dela no meu quarto. não mencionei este detalhe antes porque sei o que pode parecer, e n queria influenciar logo os possíveis primeiros comentários/respostas com esse facto.

anokidas, não existe nada do género por perto... a fábrica mais perto encontra-se a cerca de 10kms de distância, em Alhandra. esta é uma casa bastante antiga, uma propriedade centenária (ou perto disso) de família. eu cresci naquele quarto, e nunca em momento algum testemunhei algum fenómeno, quer fosse de tremores devido à passagem de pesados na estrada em frente, quer por situações de pequenos sismos (o que já aconteceu) idêntico... ou mesmo que se aproximasse àquilo. daí o meu "estado de choque" perante a diferença abismal entre aquele acontecimento e tudo o resto a que eu o pudesse comparar - o que em 20 e tal anos de existência, como podem imaginar, não é pouco. quanto à sugestão das ondas de choque... entendo mt pco de física... mas suponho que pudesse fazer algum sentido, assim por alto... mas os efeitos delas não estariam mais "agregados"? mais próximos? e o que as poderia ter provocado que não fosse uma fábrica ou algo do género?

anokidas
quais foram as hipóteses que já ponderaste para além daquelas que mencionas-te no poste? Muito sinceramente na tua opinião e se queres mesmo deslindar este caso,o que achas que é?

tanta coisa... já pensei que pudessem andar roedores nas paredes interiores do quarto, e que tivessem caído na estrutura do estore, entrado em pânico e provocado o escarcel... mas revivendo a coisa, a teoria não encaixa bem com os "sintomas" todos. já imaginei que a culpa tivesse sido de aviões a jacto, isto porque no meio da ocurrência lembro-me de ouvir também um ruído parecido com isso, muito longínquo... mas se era longínquo, duvido que esses voos pudessem manifestar-se precisamente ali com uma força tão brutal... e contra toda a minha racionalidade já imaginei que fosse a minha avó zangada a mandar-me acordar, para não ser preguiçoso. mas ela era uma pessoa discreta e contida, nada a ver com ela o que aconteceu, portanto nem por aí encontro uma explicação remotamente plausível.  :-\

anokidas
Temos então duas hipóteses e duas respostas uma racional do avião mesmo que distante poderá provocar ondas de choque devido ao barulho,e outra espiritual que é a tua falecida avó que pudesse estar a chamar atenção para acordares e não seres preguiçoso,qual das duas crês mais?
Tinhas de ajudar a tua mãe a fazer algo nesse dia? tinhas algo planeado tenta lembrar-te dos teus planos para esse dia que poderiam também por a hipóteses de ser uma chamada de atenção da parte da tua avó.Haviam ou existem discussões na família por teres este comportamento( dormir tarde)?

#7
quanto ao avião/ões, se uma janela tremia por todos os lados, a do quarto ao lado deveria sofrer o mesmo efeito, até porque são "cópias" com a mesma idade... e não foi esse o caso. quanto ao dormir tarde, poderia ser uma coisa que levasse a minha avó a querer acordar-me... mas de resto não existia mais nenhuma razão para ela o fazer, nenhum compromisso, nenhum conflito. e mesmo não querendo acreditar nesta hipótese, reconheço que a pondero instintivamente, e acabo por a rejeitar pois não voltou a acontecer nada assim... porque algo semelhante só aconteceria uma vez?

o resultado é que a hipótese em que mais creio acaba por ser a que o Niklaus pôs, de se ter tratado tudo de um sonho, mesmo que muito real... hipótese que me preocupa, pois ainda hoje não tenho a menor possibilidade de distinguir esse sonho (no caso de ter sido isso mesmo) específico da realidade. acho que de todas as hipóteses essa é a mais assustadora... viver sem distinguir sonho de realidade. será isso uma amostra de insanidade? é assim que quem sofre de patologias mentais graves vive?  :-\ ainda assim... esse simples facto de que se tratou de um caso isolado impede-me de analisar a questão a fundo... e sinto-me muito longe de qualquer resposta concreta.

anokidas
[quote author=ceptico link=topic=24354.msg218302#msg218302 date=1361149461

o resultado é que a hipótese em que mais creio acaba por ser a que o Niklaus pôs, de se ter tratado tudo de um sonho, mesmo que muito real... hipótese que me preocupa, pois ainda hoje não tenho a menor possibilidade de distinguir esse sonho (no caso de ter sido isso mesmo) específico da realidade. acho que de todas as hipótese essa é para mim a mais assustadora... viver sem distinguir sonho de realidade. será isso uma amostra de insanidade? é assim que quem sofre de patologias mentais graves vive?  :-\ ainda assim... esse simples facto de que se tratou de um caso isolado impede-me de analisar a questão a fundo... e sinto-me muito longe de qualquer resposta concreta.
[/quote]

Sim e se ponderares a hipotese do Niklaus eu talvez me atreveria a dizer-te que tiveste um sonho e que poderás estar a ter uma crise de sonambulismo,olhando para o que diz sobre o tema podes tirar talvez algumas  conclusoes;


O noctambulismo (sonambulismo para o sono não-REM, ou distúrbio comportamental do sono REM para o sono REM) é um transtorno comportamental do sono (parassonia), durante o qual a pessoa pode desenvolver habilidades motoras simples ou complexas. O sonâmbulo sai da cama e pode andar, urinar, comer, realizar tarefas comuns e mesmo sair de casa, enquanto permanece inconsciente. É difícil de acordar um sonâmbulo mas, contrariamente à crença popular, não é perigoso fazê-lo, sendo inclusive perigoso não acordá-lo. Porém esse despertar deve ser feito com cautela pois alguns sonâmbulos podem ser violentos.
Habitualmente, são episódios isolados, mas pode ter um carácter recorrente em 1-6% dos pacientes. O sonambulismo, segundo estudos de polissonografia, geralmente ocorre uma a duas horas depois de começar a dormir (estágios 3 e 4 do sono), na fase chamados sono de ondas lentas (SOL) e Lento único e afetivo (LUA). Pode durar apenas alguns segundos ou mais de 30 minutos

A sua causa é desconhecida e não há tratamento eficaz. Acredita-se, erradamente, que o sonambulismo é a conversão, no estado de vigília, dos movimentos que o indivíduo efetua durante o sonho. Mas na realidade o sonambulismo ocorre antes do estágio de movimentos oculares rápidos (ver REM). O sono tem cinco estágios durante os quais as ondas cerebrais diminuem de intensidade até atingir um profundo estado de relaxamento.

A baixa atividade se mantém no hipotálamo, ligado à consciência, e no córtex cerebral, que controla os movimentos do corpo. No caso dos sonâmbulos, essas ondas, vindas de uma área do cérebro chamada ponte, são irregulares. Por isso não cumprem a contento a função de inibir a região motora.

Como as áreas motoras permanecem ativas, o sonâmbulo é capaz de se sentar, andar e trocar a roupa. Já a área relacionada à consciência e memória, no hipotálamo, se mantém quase inativa. E isso explica porque quem sofre desse distúrbio não percebe o que faz nem se lembra de nada no dia seguinte embora algumas vezes podendo se manifestar como por exemplo: ir pagar uma conta a um multibanco ou escrever uma carta devido uma grande preocupação
Vários fatores aumentam a probabilidade de sonambulismo, dentre eles[9]:

Uso de sedativos;
Consumo de álcool;
Estresse excessivo;
Ansiedade e;
Febre.

Além disso, é mais frequente em pessoas que possuem transtornos como[4]:
Problemas respiratórios;
Refluxo gastroesofágico;
Transtorno de estresse pós-traumático

de facto corresponde na maioria dos sintomas... mas depois tem isto: "Já a área relacionada à consciência e memória, no hipotálamo, se mantém quase inativa. E isso explica porque quem sofre desse distúrbio não percebe o que faz nem se lembra de nada no dia seguinte"... e eu lembro-me que depois da ocurrência fiquei acordado durante o resto do dia... será que me "libertei" do sono, e do sonho, enquanto  aconteciam? a hipótese apesar de me parecer a mais próxima que já tive de uma resposta certa... torna-se um pouco incoerente a partir daí. ou estou a interpretar mal alguma coisa?  :-[

Ceinwyn
 Olá céptico ;)

Antes de mais achei o teu relato muito interessante, na medida em que apresentas uma situação inexplicável (até á data) sem teres «saltado» de imediato para o paranormal.

Quanto ás possíveis explicações avançadas, ponho desde já de parte a hipótese do avião, o único avião que eu conheci, capaz de estremecer tudo o que se encontrava em seu redor na descolagem e aterragem foi o concorde. :'(

Nenhum avião pode legalmente, seja civil ou militar, fazer passagens baixas em zonas habitacionais, mesmo que sejam habitações afastadas das grandes áreas metropolitanas e só com uma passagem baixa e sendo um caça, ou uma aeronave de grande porte tipo A330/340 poderia abanar dessa forma os estores.
Contudo, não o fariam sem por em causa a segurança do voo e dos habitantes, o que acarreta para o piloto uma possível perda de licença...por isso não me parece. ;)

Quanto ao sonho ou possibilidade de sonambulismo, também ponho em causa, pois dizes ter ficado acordado o resto do dia após a experiência, o que para mim afasta o sonho.
O sonambulismo, uma vez que te recordas de forma tão clara e pormenorizada da situação, na minha opinião, não explica o sucedido.

Sobra-me apenas a hipótese de «partida» humana, ou seja, alguém que se escondia após a «brincadeira», no teu caso fazia um teste com ajuda de outra pessoa, alguém ficaria no quarto enquanto tu batias no estores e fugias, a pessoa deveria dirigir-se á mesma janela que usaste, demorando o mesmo tempo e espreitar, só para ver se tinhas ou não tempo para te esconderes... ;)

Se não conseguires esconder-te, então aí acho que podemos seguir por «outros» caminhos... :)

Muita paz


anokidas

Citação de: ceptico em 18 fevereiro, 2013, 01:34
de facto corresponde na maioria dos sintomas... mas depois tem isto: "Já a área relacionada à consciência e memória, no hipotálamo, se mantém quase inativa. E isso explica porque quem sofre desse distúrbio não percebe o que faz nem se lembra de nada no dia seguinte"... e eu lembro-me que depois da ocurrência fiquei acordado durante o resto do dia... será que me "libertei" do sono, e do sonho, enquanto  aconteciam? a hipótese apesar de me parecer a mais próxima que já tive de uma resposta certa... torna-se um pouco incoerente a partir daí. ou estou a interpretar mal alguma coisa?  :-[

Não não faz sentido ou por outro lado faz algum ,existe um caso na minha família que tem sonambulismo e lembra-se de metade das coisas que andou a fazer durante a noite, por vezes chego a acordá-la e diz exactamente o que ia fazer naquele momento. Por isso coloquei a hipótese.
O cérebro tem capacidades fantásticas que conseguem surpreendermos   à medida que evoluímos e neste campo existe ainda muitas coisas por descobrir.
Também existe a possibilidade de teres feito o que se chama de Viagem Astral ou desdobramento.
Segundo os espíritas, o desdobramento trata-se de um processo de exteriorização do perispírito do corpo físico.

Os portadores desta faculdade têm sonhos vividos, coerentes e nítidos em que assistem a acontecimentos que, mais tarde, descobrem terem sido fatos reais ocorridos. Podem também ter visões fantásticas com muito realismo, ouvir sons e até sentir contacto dos lugares onde se deslocam.
Essa faculdade pode ser desenvolvida através de exercícios práticos.
Também é chamado de desdobramento astral, exteriorização ou emancipação da alma.

Dado as hipóteses que já pôs de lado, e sem mais oportunidades  de aprofundar muito mais creio que tem, projecção semiconsciente, que ocorre quando o grau de consciência é intermediário, e as pessoa ficam a sonhar acordadas  fora do corpo, totalmente iludidas pelas suas ideias oníricas.
Conhecido também como sonho lúcido.
Espero sinceramente que consiga um dia explicação para o acontecimento pois de outra maneira talvez só mesmo algo físico provocaria essa situação.

[/quote]


Citação de: Ceinwyn em 18 fevereiro, 2013, 14:22
Olá céptico ;)

Nenhum avião pode legalmente, seja civil ou militar, fazer passagens baixas em zonas habitacionais, mesmo que sejam habitações afastadas das grandes áreas metropolitanas e só com uma passagem baixa e sendo um caça, ou uma aeronave de grande porte tipo A330/340 poderia abanar dessa forma os estores.



Depende Ceinwyn na minha zona quando passa um caça ou uma aeronave as janelas e o chão estremecem todos.Por vezes até penso que é desta que vai cair algum de tão baixo eles passam. ;)

Citação de: Ceinwyn em 18 fevereiro, 2013, 14:22
Olá céptico ;)

Antes de mais achei o teu relato muito interessante, na medida em que apresentas uma situação inexplicável (até á data) sem teres «saltado» de imediato para o paranormal.

Quanto ás possíveis explicações avançadas, ponho desde já de parte a hipótese do avião, o único avião que eu conheci, capaz de estremecer tudo o que se encontrava em seu redor na descolagem e aterragem foi o concorde. :'(

Nenhum avião pode legalmente, seja civil ou militar, fazer passagens baixas em zonas habitacionais, mesmo que sejam habitações afastadas das grandes áreas metropolitanas e só com uma passagem baixa e sendo um caça, ou uma aeronave de grande porte tipo A330/340 poderia abanar dessa forma os estores.
Contudo, não o fariam sem por em causa a segurança do voo e dos habitantes, o que acarreta para o piloto uma possível perda de licença...por isso não me parece. ;)

Quanto ao sonho ou possibilidade de sonambulismo, também ponho em causa, pois dizes ter ficado acordado o resto do dia após a experiência, o que para mim afasta o sonho.
O sonambulismo, uma vez que te recordas de forma tão clara e pormenorizada da situação, na minha opinião, não explica o sucedido.

Sobra-me apenas a hipótese de «partida» humana, ou seja, alguém que se escondia após a «brincadeira», no teu caso fazia um teste com ajuda de outra pessoa, alguém ficaria no quarto enquanto tu batias no estores e fugias, a pessoa deveria dirigir-se á mesma janela que usaste, demorando o mesmo tempo e espreitar, só para ver se tinhas ou não tempo para te esconderes... ;)

Se não conseguires esconder-te, então aí acho que podemos seguir por «outros» caminhos... :)

Muita paz



Também pensei nisso Ceinwin, mas se enquanto ele ouvia esse estrondo na janela e estava a vigiar da outra ao lado se lá estava alguém e pelo que ele viu, não estava, a hipótese da "partida humana" vai por água abaixo...

Caso fosse a avó dele, acho que daria mais sinais de que não caminhou para a luz e ficou presa a este mundo...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

#13
Citação de: anokidas em 18 fevereiro, 2013, 17:16
Não não faz sentido ou por outro lado faz algum ,existe um caso na minha família que tem sonambulismo e lembra-se de metade das coisas que andou a fazer durante a noite, por vezes chego a acordá-la e diz exactamente o que ia fazer naquele momento. Por isso coloquei a hipótese.
O cérebro tem capacidades fantásticas que conseguem surpreendermos   à medida que evoluímos e neste campo existe ainda muitas coisas por descobrir.

Até poderia ser sonâmbulo, mas repare que este episódio foi há 2 anos, seria importante perceber se ele teve mais algum episódio do genero... caso não tenha tido não me parece que seja, a não ser que nessa altura o ceptico tenha passado por algum momento de grande angustia ou stress (por exemplo a morte da avó), que tenha perturbado de alguma forma o seu sono.

"Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer."

Ceinwyn
Citação de: anokidas em 18 fevereiro, 2013, 17:16
O cérebro tem capacidades fantásticas que conseguem surpreendermos   à medida que evoluímos e neste campo existe ainda muitas coisas por descobrir.
Também existe a possibilidade de teres feito o que se chama de Viagem Astral ou desdobramento.
Segundo os espíritas, o desdobramento trata-se de um processo de exteriorização do perispírito do corpo físico.


Anokidas, compreendo o que queres dizer e realmente é uma verdade que o cérebro humano tem capacidades fantásticas...
Quanto ao sonambulismo também me baseei no caso de uma amiga e ela nunca se lembra de nada.
Vá se lá saber... ;)

Citação de: anokidas em 18 fevereiro, 2013, 17:16

Depende Ceinwyn na minha zona quando passa um caça ou uma aeronave as janelas e o chão estremecem todos.Por vezes até penso que é desta que vai cair algum de tão baixo eles passam. ;)

Anokidas, desculpa a pergunta respondes se quiseres ;) mas moras perto de algum aeroporto...pois só nesses casos, como por exemplo a segunda circular e edifícios próximos, sofrem a passagem baixa dos aviões pois estão a fazer a aproximação á pista. Caso contrário...ai se o INAC sabe disso... ;D

Citação de: anokidas em 18 fevereiro, 2013, 17:16

Os portadores desta faculdade têm sonhos vividos, coerentes e nítidos em que assistem a acontecimentos que, mais tarde, descobrem terem sido fatos reais ocorridos. Podem também ter visões fantásticas com muito realismo, ouvir sons e até sentir contacto dos lugares onde se deslocam.
Essa faculdade pode ser desenvolvida através de exercícios práticos.
Também é chamado de desdobramento astral, exteriorização ou emancipação da alma.

Dado as hipóteses que já pôs de lado, e sem mais oportunidades  de aprofundar muito mais creio que tem, projecção semiconsciente, que ocorre quando o grau de consciência é intermediário, e as pessoa ficam a sonhar acordadas  fora do corpo, totalmente iludidas pelas suas ideias oníricas.
Conhecido também como sonho lúcido.


Esta é sim uma excelente hipótese para o caso... ;)