Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • Jesus não regressará!
    Iniciado por moody
    Lido 4.526 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá, com um pouco de pesquisa pela net achei este texto e debate interessante que pode também ser feito aqui.


A grande promessa para os cristãos é de que Jesus voltaria, depois de ter sido executado como um criminoso ridículo e comum (estou a imaginar que ele existiu). Examinando a Bíblia, essa promessa é ratificada várias e várias e várias vezes. O regresso de Jesus deveria ocorrer de imediato. Ou não? Já se passaram 2000 anos, desde que ele foi pregado.

Vamos examinar isso. Aproveito para agradecer aos verdadeiros autores das diversas passagens deste artigo, a maioria tirada de ceticismo.net. Quer se tornar ateu? Leia a Bíblia!

Quem estuda, sabe. Quem não estuda, acredita!


1. JESUS ESTABELECE O PRAZO PARA SUA VOLTA:

Mateus 24:34 — "Em verdade vos digo que NÃO PASSARÁ esta GERAÇÃO sem que TODAS essas coisas se cumpram." (Também em Marcos 13:30 e Lucas 21:32)

Mateus 24:34 — "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer ANTES DE MORREREM TODOS OS QUE AGORA ESTÃO VIVOS."

Isto mostra que a palavra "geração" na passagem tem seu sentido usual, que naturalmente ocorre ao leitor em uma primeira leitura do texto: o conjunto das pessoas cujos tempos de vida de sobrepõem em uma determinada época, confirmando o prazo de meados do século II para a volta de Jesus

Mateus 10:23 — "Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que NÃO ACABAREIS DE PERCORRER AS CIDADES DE ISRAEL SEM QUE VENHA O FILHO DO HOMEM."

Embora esta passagem não cite o prazo de uma geração, é perfeitamente condizente com ela. UMA GERAÇÃO seria tempo suficiente para que a "boa nova" de Jesus fosse anunciada em MENOS DA TOTALIDADE das cidades de Israel. É até inconcebível que TODAS as cidades de Israel já não tenham ATÉ HOJE sido visitadas por cristãos pregando o evangelho!

2. O PRAZO É CONFIRMADO:

Mateus 16:27–28 — "Porque o Filho do homem há de VIR NA GLÓRIA de seu Pai, com os seus anjos; E ENTÃO RETRIBUIRÁ a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo, alguns DOS QUE AQUI ESTÃO NÃO PROVARÃO A MORTE ATÉ QUE VEJAM VIR O FILHO DO HOMEM no seu REINO." (Também em Marcos 8:38–9:1 e Lucas 9:26–27)

3. TAMBÉM CAIFÁS DEVERIA PRESENCIAR A VINDA DE JESUS:

Mateus 26:64 — Repondeu-lhe Jesus: "É como disseste; contudo vos digo que VEREIS EM BREVE o Filho do homem assentado à direita do Poder, e VINDO SOBRE AS NUVENS do céu." (Também em Marcos 14:62)

Nada disso aconteceu. Aconteceu?

4. PRIMEIROS CRISTÃOS ACREDITAVAM QUE PRESENCIARIAM O ADVENTO:

1 Coríntios 15:51–52 — "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, NEM TODOS DORMIREMOS, MAS TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e OS MORTOS RESSUSCITARÃO incorruptíveis, e nós seremos transformados."

Paulo se inclui entre os que irão testemunhar a vinda de Jesus. Note o seu uso do pronome "nós":

1 Tessalonicenses 4:14–15 — Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. [...]

5. OS ROMANOS QUE MATARAM JESUS PRESENCIARIAM SUA VOLTA:

Apocalipse 1:7 — Eis que vem com as nuvens, e TODO O OLHO O VERÁ, ATÉ OS MESMOS QUE O TRASPASSARAM; [...]

6. PRIMEIROS CRISTÃOS ACREDITAVAM QUE JÁ VIVIAM OS "ULTIMOS TEMPOS":

1 Coríntios 10:11 — Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso NOSSO, PARA QUEM JÁ SÃO CHEGADOS OS FINS DOS SÉCULOS.

Hebreus 9:26 — [...] MAS AGORA NA CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

Hebreus 10:25 — Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto VEDES QUE SE VAI APROXIMANDO AQUELE DIA.

Atos 02:15–17 — Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E NOS ÚLTIMOS DIAS acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos.

2 Pedro 3:3–4 — [...] NOS ÚLTIMOS DIAS virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: "Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação."

7. OUTRAS DECLARAÇÕES QUE MOSTRAM A IMINÊNCIA DA VOLTA DE JESUS:

João 5:25 — "Vem a hora, E AGORA É, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus."

Romanos 16:20 — E o Deus de paz esmagará EM BREVE Satanás debaixo dos vossos pés.

Paulo até mesmo sugeriu que não se fizessem planos para o futuro:

1 Coríntios 7:29–31 — Isto, porém, vos digo, irmãos, que O TEMPO SE ABREVIA; pelo que, doravante, os que têm mulher sejam como se não a tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa.

Hebreus 10:37 — Pois ainda em BEM POUCO TEMPO, aquele que há de vir, virá, e NÃO TARDARÁ.

Tiago 5:7–8 — Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA.

1 Pedro 4:7 — Mas já ESTÁ PRÓXIMO O FIM DE TODAS AS COISAS, por tanto sede sóbrios e vigiai em oração

O Apocalipse, por ser justamente uma profecia simbólica da volta triunfante de Jesus, abunda em avisos sobre sua iminência.

Apocalipse 1:1 — Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que BREVEMENTE devem acontecer;
Apocalipse 1:3 — Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o TEMPO ESTÁ PRÓXIMO.
Apocalipse 3:11 — "Venho SEM DEMORA".
Apocalipse 22:12 — "Eis que CEDO venho".
Apocalipse 22:20 — Aquele que testifica essas coisas diz: "Certamente CEDO venho."
Apocalipse 27:7 — "Eis que CEDO venho".


Como podemos perceber, o texto realmente quis dar a entender que O SEU REGRESSO ERA IMINENTE E ACONTECERIA AINDA NO TEMPO DE VIDA DE ALGUNS DOS SEUS DISCÍPULOS.
Isso aconteceu?

Cristianismo é tão real quanto a lenda da Fadas ou as fantasias mirabolantes de uma mente louca. Quer continuar à espera?

O que prefere: Saber ou acreditar? Aqui tem uma pílula vermelha e uma azul. Faça a sua escolha.


nota: este texto é 99% de ceticismo.net o crédito é deles achei que seria um bom tema para ser discutido aqui.

Se estiver contra as regras do fórum apaguem o tópico se fazem o favor.

#1
CitaçãoQuer se tornar ateu? Leia a Bíblia!

Foi o que me aconteceu.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

A maior parte dos crentes em Deus. Desculpem o termo mas estou a falar das "beatas da minha terra", nunca sequer leu a bíblia. Se lessem, elas não andariam "atrás" do padre por tudo e por nada.

Agora que vi este tópico, até vou postar outro... Que trata de um certo assunto bíblico...

Niklaus
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Cici
Não serão essas passagens biblicas referentes a dita ressureição? Temos que ver que a biblia foi escrita por homens como nós e que a biblia que conhecemos não é a verdadeira biblia devido as tantas traduções e modificações que se tem vindo a fazer. Há que retirar apenas o que é bom da biblia.

#4
Citação de: Cici em 06 fevereiro, 2013, 19:15
Não serão essas passagens biblicas referentes a dita ressureição? Temos que ver que a biblia foi escrita por homens como nós e que a biblia que conhecemos não é a verdadeira biblia devido as tantas traduções e modificações que se tem vindo a fazer. Há que retirar apenas o que é bom da biblia.


Esta é a verdadeira bíblia, não temos, nem sabemos se existiu outra para falar na verdadeira bíblia.

Alias a Bíblia é um conjunto de vários livros, por isso não há verdadeira bíblia fora a que conhecemos.

Ela foi escrita por homens, mas os crentes dizem que foi inspirada por seres imaginários aka "deus, espírito santo, etc..."


Estas passagens refere-se ao que na bíblia diz que o suposto jesus disse antes de ser crucificado aos apóstolos e qualquer um pode pegar na bíblia e verificar o que está escrito no primeiro post ;)  


O problema dos crentes é que quando lhes interessa dizem que na bíblia diz isto e aquilo quando querem provar algo usam a própria bíblia para provar que a bíblia é verdadeira, e quando não interessa porque está cheia de barbaridades e fantasias dizem que não se pode levar ou ler a bíblia à letra.


safados estes crentes não?  

LANCELOT
#5
Citação de: moody em 06 fevereiro, 2013, 06:57


Quem estuda, sabe. Quem não estuda, acredita!


Saudações meu caro.

Como tudo na vida, depende do ponto de vista.

Jamais deverás pensar que o teu individualismo serve como prova para todo o universo.

Citação de: moody em 07 fevereiro, 2013, 00:01

safados estes crentes não? 


Safados ou não, todos sem excepção, contribuem para a evolução da espécie humana. >:D

Não existe a necessidade de denegrir ou desapreciar quem quer que seja.

Pois no fundo todos temos pés de barro.

Citação de: LANCELOT em 07 fevereiro, 2013, 13:32
Saudações meu caro.

Como tudo na vida, depende do ponto de vista.

Jamais deverás pensar que o teu individualismo serve como prova para todo o universo.

Safados ou não, todos sem excepção, contribuem para a evolução da espécie humana. >:D

Não existe a necessidade de denegrir ou desapreciar quem quer que seja.

Pois no fundo todos temos pés de barro.

@LANCELOT

Não é o meu individualismo, é o vosso "do crente" que achais que uns são mais especiais que outros não eu.

O que escrevi está na bíblia confere com ela está lá tudo, ela é tão mal escrita que se apanha as mentiras e fraudes facilmente.

LANCELOT
Citação de: moody em 07 fevereiro, 2013, 16:51
@LANCELOT

Não é o meu individualismo, é o vosso "do crente" que achais que uns são mais especiais que outros não eu.

O que escrevi está na bíblia confere com ela está lá tudo, ela é tão mal escrita que se apanha as mentiras e fraudes facilmente.


Afinal não me enganei nem uma virgula.  O teu ego individualista acabou por colocar todos os outros frequentadores no mesmo saco.

Por acaso conheces o meu seguimento religioso? De certeza que não.

Então não assumas como certo tudo o que dizes. Acabas dando tiros nos teus próprios pés.

Fala sobre a tua verdade pessoal, acredito que ninguém te leva a mal. Agora não assumas que todos os seres humanos são iguais ou que todos seguem o mesmo caminho religioso.

Nem assumas que a tua verdade pessoal seja uma verdade universal.

O universo religioso é muito maior.

No mais meu caro, pareces um pastor da IURD a falar.

Como já disse em outro tópico, a bíblia logicamente que não é perfeita.

Ela foi narrada por homens e sub consequentemente, contém erros.
Contém "bem e mal". O que devíamos fazer, era retirar o bem que há nela, o mal, para que o queremos?
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Cici
#9
Citação de: moody em 07 fevereiro, 2013, 00:01
Esta é a verdadeira bíblia, não temos, nem sabemos se existiu outra para falar na verdadeira bíblia.

Alias a Bíblia é um conjunto de vários livros, por isso não há verdadeira bíblia fora a que conhecemos.

Ela foi escrita por homens, mas os crentes dizem que foi inspirada por seres imaginários aka "deus, espírito santo, etc..."


Estas passagens refere-se ao que na bíblia diz que o suposto jesus disse antes de ser crucificado aos apóstolos e qualquer um pode pegar na bíblia e verificar o que está escrito no primeiro post ;)  


O problema dos crentes é que quando lhes interessa dizem que na bíblia diz isto e aquilo quando querem provar algo usam a própria bíblia para provar que a bíblia é verdadeira, e quando não interessa porque está cheia de barbaridades e fantasias dizem que não se pode levar ou ler a bíblia à letra.


safados estes crentes não?  

Sim bem sei que é um conjunto de vários livros escritos por homens e que dizem terem sido inspirados por Deus. Se não há a verdadeira biblia de onde veio esta? Foi traduzida de onde? O que eu quis dizer é que o livro ou conjunto de livros, como queiras, de onde se fizeram as traduções está ou esteve guardado algures, alguém teve de ter acesso a ele para o traduzir, e como as escrituras originais sendo tão antigas algumas até antes de Cristo estão escritas em linguas já extintas como podemos dizer que a que conhecemos é a verdadeira, que não houve erros de tradução e que não existem mais livros que fazem parte dessa biblia? Os próprios padres o afirmam. E não podemos levar ao pé da letra o que lá está escrito, como disse no post anterior foi escrita por homens como eu, eu também posso esrever uma e dizer que fui inspirada  ;) a biblia contém passagens muito bonitas com ensinamentos muito bons temos de escolher o que é bom.

#10
Citação de: Cici em 07 fevereiro, 2013, 20:19
Sim bem sei que é um conjunto de vários livros escritos por homens e que dizem terem sido inspirados por Deus. Se não há a verdadeira biblia de onde veio esta? Foi traduzida de onde? O que eu quis dizer é que o livro ou conjunto de livros, como queiras, de onde se fizeram as traduções está ou esteve guardado algures, alguém teve de ter acesso a ele para o traduzir, e como as escrituras originais sendo tão antigas algumas até antes de Cristo estão escritas em linguas já extintas como podemos dizer que a que conhecemos é a verdadeira, que não houve erros de tradução e que não existem mais livros que fazem parte dessa biblia? Os próprios padres o afirmam. E não podemos levar ao pé da letra o que lá está escrito, como disse no post anterior foi escrita por homens como eu, eu também posso esrever uma e dizer que fui inspirada  ;) a biblia contém passagens muito bonitas com ensinamentos muito bons temos de escolher o que é bom.

@Cici

eu não te vou contar aqui a história da bíblia, porque nunca mais saía daqui, porque é extensiva e meticulosa para o fazer aqui.

Faz uma pequena pesquisa, vê pelos teus olhos, investiga.

E há erros, alias está cheia de erros, nomeadamente fantasias, crenças e parvoíces.

Incitamentos à guerra, é contra a mulheres, e contra tudo e todos que discordem dela.

Diz-nos que existe insetos de 4 patas, que os sentimentos e pensamentos estão no coração, que a semente de ~porcaria~ é a mais pequena que existe, etc...

Até aí não tem mal são erros humanos por falta de conhecimento na época, torna um problema quando se fazem guerras em nome dela.

Porque afinal foi inspirada por deus, ora se fosse inspirada por deus o criador todo poderoso ele certamente saberia que os sentimentos não vem do coração, nem que os insetos não tem 4 patas, não achas?

Afirma que é verdadeira só porque sim.

Para teres uma simples resposta de o que é e como foi compilada a bíblia basta escreveres no google a palavra "Bíblia"

Ou para um bom resumo vê na Wikipédia e ficas com um bom resumo.


Nós conhecemos a superstição "deus" judaico-cristão e outros afins através desses livros e alguns deles foram repescados à Torá, Talmude, etc...

É uma crença judaica que foi convertida pelos gregos e copta para o resto do mundo e adaptada conforme as nossas tradições pelos romanos.

Mas essa tradição foi repescar a outras tradições como Essénios e outros...

Se eles não existisse, deus não era superstição. Nem como superstição existia.

Porque era uma tradição falada de boca em boca cada um dizia o que queria.

E como diz o ditado "quem conta um conto acrescenta um ponto"

Exemplo: Nós conhecemos as histórias do super-homem porque alguém as escreveu, mas isso não as faz verdadeiras.

Se ninguém escrevesse a história do super-homem nós não conhecíamos esse personagem.


deu para entender? Agora tens que ser tu a procurar a verdade, e não outros a pesquisar por ti.


Cici
Citação de: moody em 07 fevereiro, 2013, 21:10
@Cici

eu não te vou contar aqui a história da bíblia, porque nunca mais saía daqui, porque é extensiva e meticulosa para o fazer aqui.

Faz uma pequena pesquisa, vê pelos teus olhos, investiga.

E há erros, alias está cheia de erros, nomeadamente fantasias, crenças e parvoíces.

Incitamentos à guerra, é contra a mulheres, e contra tudo e todos que discordem dela.

Afirma que é verdadeira só porque sim.

Para teres uma simples resposta de o que é e como foi compilada a bíblia basta escreveres no google a palavra "Bíblia"

Ou para um bom resumo vê na Wikipédia e ficas com um bom resumo.


Nós conhecemos a superstição "deus" judaico-cristão e outros afins através desses livros e alguns deles foram repescados à Torá, Talmude, etc...

É uma crença judaica que foi convertida pelos gregos e copta para o resto do mundo e adaptada conforme as nossas tradições pelos romanos.

Mas essa tradição foi repescar a outras tradições como Essénios e outros...

Se eles não existisse, deus não era superstição. Nem como superstição existia.

Porque era uma tradição falada de boca em boca cada um dizia o que queria.

E como diz o ditado "quem conta um conto acrescenta um ponto"

Exemplo: Nós conhecemos as histórias do super-homem porque alguém as escreveu, mas isso não as faz verdadeiras.

Se ninguém escrevesse a história do super-homem nós não conhecíamos esse personagem.


deu para entender? Agora tens que ser tu a procurar a verdade, e não outros a pesquisar por ti.



Eu disse algo em contrário? Não me parece.

#12
Citação de: Cici em 07 fevereiro, 2013, 21:29
Eu disse algo em contrário? Não me parece.

@Cici

Eu não disse que disseste.

Tu perguntastes de onde veio e como foi compilada a bíblia.

Eu dei-te uma resposta muito resumida mas que com um pouco de esforço teu dá para entenderes ;)

Cici
#13
Citação de: moody em 07 fevereiro, 2013, 21:35
@Cici

Eu não disse que disseste.

Tu perguntastes de onde veio e como foi compilada a bíblia.

Eu dei-te uma resposta muito resumida mas que com um pouco de esforço teu dá para entenderes ;)


É muito triste o tipo de linguagem que tu usas para fazer prevalecer uma ideia de que apenas aquilo que tu dizes é a verdade absoluta, quando eu usei do meu conhecimento que basicamente é igual ao teu, apenas o exprimi por palavras diferentes, quanto as perguntas não foram porque eu não soubesse a resposta, mas sim porque me parece que ainda tens algum estudo pela frente, e talvez devesses ser mais humilde em aceitar outro tipo de ideias sem serem aquelas que retiras da net e do wikipédia como tu referis-te.


Uma ou mais mensagens foram eliminadas deste tópico por estarem fora do contexto. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 9. Obrigado.

#14
Citação de: LANCELOT em 07 fevereiro, 2013, 17:01

Afinal não me enganei nem uma virgula.  O teu ego individualista acabou por colocar todos os outros frequentadores no mesmo saco.

Por acaso conheces o meu seguimento religioso? De certeza que não.

Então não assumas como certo tudo o que dizes. Acabas dando tiros nos teus próprios pés.

Fala sobre a tua verdade pessoal, acredito que ninguém te leva a mal. Agora não assumas que todos os seres humanos são iguais ou que todos seguem o mesmo caminho religioso.

Nem assumas que a tua verdade pessoal seja uma verdade universal.

O universo religioso é muito maior.

No mais meu caro, pareces um pastor da IURD a falar.

@LANCELOT


Se a verdade for só minha nunca será tua por isso nunca será verdade.

Isso é no campo da religião e outras superstições que existe verdades só para alguns.
 

Se fosse individualista não estaria aqui abertamente sem tabus nem dogmas a debater contigo.

Por não serem iguais é que estamos em desacordo, certo?


Certamente se fosse da IURD estava a tentar arranjar uma maneira de te tirar uns tostões com as superstições a fazer-te promessas do paraíso quando morreres.


Mas estou aberto a donativos na mesma ;)

E por fim conheço muito bem o mundo fraudulento da religião.




Citação de: Cici em 07 fevereiro, 2013, 22:06
É muito triste o tipo de linguagem que tu usas para fazer prevalecer uma ideia de que apenas aquilo que tu dizes é a verdade absoluta, quando eu usei do meu conhecimento que basicamente é igual ao teu, apenas o exprimi por palavras diferentes, quanto as perguntas não foram porque eu não soubesse a resposta, mas sim porque me parece que ainda tens algum estudo pela frente, e talvez devesses ser mais humilde em aceitar outro tipo de ideias sem serem aquelas que retiras da net e do wikipédia como tu referis-te. E estás a vontade para voltar a ofender-me se quiseres porque como "voz de burro não chega ao céu"...

@Cici

Se te ofendi peço desculpa, não estou a ver como o fiz, mas se te ofendi sou humilde o suficiente para te pedir desculpa mesmo não sabendo como o fiz.

Quando se discute religião e crença acho que se deve estar aberto para discutir sem dogmas nem tabus.


Porque de outra maneira não será possível debater.

Eu não quero impor a minha maneira de pensar a ti nem a ninguém mas também não podes impor-me a tua.

Nem me dizer que não posso dizer que as religiões são fraudes por que isso seria impores a tua ideia à minha e não era debater.

É um debate que qualquer um pode entrar desde que não mal trate ninguém, agora temos que estar preparados para vermos ideias diferentes das nossas e sem medo de falar abertamente sobre qualquer dogma religioso ou não.

E não é a minha ideia eu só citei o que é conhecido.


Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Consultar  Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.


anokidas
#15
Moody por favor lê as regras gerais do fórum (pois a sua consulta é obrigatória)

Deixo-te aqui um link para compreenderes como se cita uma mensagem.


https://portugalparanormal.com/index.php/topic,24149.0.html

Citação de: anokidas em 07 fevereiro, 2013, 22:31
Moody por favor lê as regras gerais do fórum (pois a sua consulta é obrigatória)

Deixo-te aqui um link para compreenderes como se cita uma mensagem.


https://portugalparanormal.com/index.php/topic,24149.0.html

oki, anokidas, obrigado.

Citação de: Salomé em 06 fevereiro, 2013, 10:10
Foi o que me aconteceu.

Comigo aconteceu o mesmo era um leitor assiduo desta agora nem pra peso de papel serve.