Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • O Rituale Romanum - Exorcismo
    Iniciado por Zühl
    Lido 18.999 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Templa em 11 dezembro, 2009, 11:35
Vai ser o trabalho da minha vida: tentar traduzir este texto, Morgriff, Podes crer!  É capaz de me levar anos, só para descobrir  no dicionário a raíz de cada palavra, sem as declinações,  que são seis, nominativo, genitivo,  dativo, acusativo, ablativo, vocativo e locativo. Imagina se todo o mundo tivesse de falar latim! Não era fixe?!... ;) ;)

Era lindo! o Latim sempre me soou super bem!
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!

Eu suponho mesmo que,  na minha vida nº 645, a minha última reencarnação, já venha mesmo a falar latim perfeito. ;) :laugh: ;)
Templa - Membro nº 708

giu
Citação de: Morgriff em 06 outubro, 2009, 20:01
Haverá no sítio de onde tiraste isto (se é que tiraste da net) a tradução para português?

Com grandiosa tristeza minha não percebo nada de latim, mas gostava de saber o que dirá o exorcista...

Obrigado ;)

Até que algumas palavras têm como decifrarmos, pois nossa língua é derivada do latim.
Se prestarmos bem atenção, tem muitas palavras em comum com o português.

Citação de: Templa em 11 dezembro, 2009, 11:35
Vai ser o trabalho da minha vida: tentar traduzir este texto, Morgriff, Podes crer!  É capaz de me levar anos, só para descobrir  no dicionário a raíz de cada palavra, sem as declinações,  que são seis, nominativo, genitivo,  dativo, acusativo, ablativo, vocativo e locativo. Imagina se todo o mundo tivesse de falar latim! Não era fixe?!... ;) ;)
Templa, o que acha de perguntar a um padre se ele sabe o que o texto diz??
Seria uma grande ajuda...

bjs
Giu ;D

giu
#18
eu consegui uma tradução, mas ainda não tá muito legal...
dêem uma olhada:

Exorcizamus a ti , todos falta alento , todos Satanás poder , todos atrito infernalis oponente , todos uma selecção , todos construir e sector demónio , sobre por nome e valor Enlouquecido Nossa Jesuíta + Christian , para origem ausente e fugir de um Dei Igreja , contando de alento para imaginar Dei deitado acima lojas e preço divino influência Identificação que sangria resgate +. Não mais longe boldness , cobra callidissime ensnare humano bondoso Dei Igreja seguir , e Dei âmbar excutere e para sift como trigo +. Comandante em chefe lhe Deus o mais alto + , no qual sobre magna seu orgulho a ti idêntico governo arar depois prsumis quae omnes homines vult ser adequado ser feito e para identificação truthfulness vir. Comandante em chefe lhe Deus Patricia + ; comandante em chefe lhe Deus Filho + ; comandante em chefe lhe Deus Alento Divino +. Comandante em chefe lhe majestoso Christian ternum Dei Palavra , carne documento notarial quae para vantajoso ser produziu nossa seu inveja arruinar , humilhar semetipsum facfus hobediens todo o caminho para mortem quae Igreja suam dificavit acima firma rochoso , e a ti transportar aquelas mais abaixo defronte ela nunca ser prvalituras edixit , quando esta ele próprio permansurus omnibus dias todo o caminho para conclusão gravar. Comandante em chefe lhe juramento Crucial omniumque Christian dedicado Misterioso valor +. Comandante em chefe lhe elevações Dei Fecundo Solteirona Marido qu superbissimum capital seu um primeiro urgente immaculat su concepção sobre a ela humildade esmagar. Comandante em chefe lhe garantia sanctorum Apostolorum Rochoso e Para um pequeno enquanto , e ceterorum Apostolorum +. Comandante em chefe lhe Centro comercial que sangria , e honesto Sanctorum e Sanctarum omnium intercessão +. Por causa de , de dracmas amaldiçoar e todos uma selecção demónio adjuramus a ti muito Do deuses vivum , muito Do deuses + verdade , muito Do deuses + divino , muito Do deuses quae assim amar asseado , quando Filho o seu unigenitum dar , quando omnes quae acreditar sobre ele não pereat , mas governo existência ternam : para garantia ensnare bondade criatura eisque tern arruinar arrastado para conjunto antes de um : para parar Igreja defeituoso , e ejus liberdade noose injicere. Vade , pagar um credor , contribuir e instruir todos enganar , um inimigo do estado bondade vantajoso. Da abundante Christopher , sobre de nada vir sobre sobre operibus tuis da abundante Igreja um , confirmação , católico , e aviso enviado a um mais alto court , como Christ ele próprio aquisição que sangria para coser. Degradar até , sob força mão Dei ; para tremor e fugir de , invocação um nós confirmação e horrível por nome Jesuíta , o qual aquelas mais abaixo tiritar , no qual Valor clorum e Poder e Ascendência falsificação são ; o qual Cherubim e Seraphim indefessis vocibus louvável dicentes : Divino , Divino , Divino Mestre Deus Sabaoth. V. Dama , para escutar para oração meam. R. E um berrar meu lhe graciosidade. [ se assim o desejar fuerit pelo menos diaconus juntar V. Mestre a ti. R. E quando alento tuo. ^) Oremus. Deus coeli , Deus terra , Deus Angelorum , Deus Archangelorum , Deus Patriarcharum , Deus Prophetarum , Deus Apostolorum , Deus Centro comercial , Deus Confessorum , Deus Virgem , Deus quae poder governo votando oferta existência após mortem , repouso após afundar ; porque não é Deus prter a ti , e nem todos ser poder se não a ti criador omnium visibilidade e invisibilium cujus reinar não será fim : humiIiter majestoso fama a ti súplica , quando contando de omni infernalium alento poder noose , decepção e worthlessness nós pedíssemos grátis , e ileso protecção digneris. very muito Christ Mestre sentidos Contando de traição demónio , grátis nós , Dama. Quando Igreja tuam machado lhe o fazendo liberdade serviço , a ti rogamus , ouvir nós. Quando pessoal inimigo confirmação Igreja degradar digneris , a ti rogamus ouvir nós. E aspergatur colocação água benedicta.

OBS: peguei em um tradutor on line norte-americano
espero que possa te dar alguma ajuda, Templa
Giu ;D

Citação de: giu em 11 dezembro, 2009, 14:37
Até que algumas palavras têm como decifrarmos, pois nossa língua é derivada do latim.
Se prestarmos bem atenção, tem muitas palavras em comum com o português.
Templa, o que acha de perguntar a um padre se ele sabe o que o texto diz??
Seria uma grande ajuda...

bjs

Talvez nem seja preciso. Tenho um amigo que andou no seminário e deve ter vastos conhecimentos dessa língua morta. Eu também tive dois anos de latim e lembro-me de um dia o meu professor dizer que eu tinha uma boa técnica de tradução. Ele dizia isso pela maneira como eu "dançava" com o lápis na mão,  à procura do sujeito, do verbo, dos complementos,  etc.,  que estão "dentro" de cada palavra. Era giro. E agora é que eu teria maturidade para estudar latim e inglês, coisa que não acontecia nessa altura.. ;) ;)

Beijos e bom fim de semana.
Templa - Membro nº 708

MissB
Templa, se quiseres uma ajudita, eu também arranho latim :) posso é ver se um dos professores da faculdade me traduz isso, se bem que dos três, dois são padres, o que devia ter a sua piada. :)

#21
"Exorcizamos-te de todos os espíritos imundos, de todos os poderes satânicos, de todas as investidas adversas do inferno, de todas as legiões, de todas as seitas diabólicas, em nome e pela virtude de Nosso Senhor Jesus Cristo erradicamos e expulsaremos da Igreja de Deus ...."

E só consegui isto. Não me lembro quase nada de vocabulário, não tenho estado em casa, onde tenho os dicionários  de latim/português e vice-versa. E a tradução que a  Giu conseguiu não ajuda muito. Aliás, a maioria das coisas é disparate pegado... Mesmo assim, o que eu escrevi ainda carece de algumas correcções. nomeadamente nos verbos.

Mas sim, Miss B, se conseguires avançar mais um bocadito avança...

Beijinho
Templa - Membro nº 708

S.Cipriano

hunter
Citação de: Morgriff em 06 outubro, 2009, 20:01
Haverá no sítio de onde tiraste isto (se é que tiraste da net) a tradução para português?

Com grandiosa tristeza minha não percebo nada de latim, mas gostava de saber o que dirá o exorcista...

Obrigado ;)
Eu já vi na net a tradução para português, mas não sei o site...
experimenta por no Google rituale romanum que talvez encontres
Boa sorte

Não sendo a minha área de especialidade, andei à procura de matéria dobre o exorcismo, e o que encontrei diz-me que:

Hinduísmo: Dos quatro Vedas (livros sagrados) o Atharva Veda é tido como um livro que contém segredos relacionados com a magia e medicina. Muitos dos rituais descritos neste livro são para a remoção de demónios ou maus espíritos. Aparentemente o exorcismo é feito com base no mantra e no yajna usados nas tradições Védicas e Tântricas;
A tradição Vaishnava usa também recitação de nomes de Narasimha e a leitura de escrituras autorizadas (Bhagavata Purana), aparentemente a leitura dos capítulos 3, 7 e 8 do Bhagavad Gita e a oferta mental do resultado da leitura aos entes que partiram ajuda-os a saírem da sua situação de fantasma. Outras práticas incluem a entoação contínua de mantras, manter escrituras e retratos sagrados dos deuses (Shiva, Vishnu, Brahma etc) dentro de casa, queima de incenso, aspersão de água de rios sagrados

Budismo: o ritual existe em determinados sectores/seitas algumas vêem o exorcismo como metafórico, esotérico ou até no sentido literal. Alguns budistas tibetanos vêem o exorcismo como um símbolo metafórico para retirar os pensamentos negativos e transformá-los numa mente iluminada.

Cristianismo:
- no ritual católico apenas um padre devidamente expressamente pelo bispo o poderá efectuar e apenas depois de uma cuidada investigação para excluir de maneira peremptória a possibilidade de doença mental. Em Janeiro de 1999 o ritual foi revisto e a versão em latim é autorizada como opcional, quanto aos sintomas de possessão ver abaixo o ritual luterano;
- nos movimentos cristãos pentecostal e neo-pentecostal também o exorcismo é feito por um ministro da fé, pois segundo a interpretação do Novo Testamento Jesus deu autoridade apenas aos apóstolos para dominarem os espíritos imundos. Consideram-se os sacerdotes (presbíteros, pastores, bispos, etc.) como os apóstolos da actualidade;
- no ritual anglicano, o processo é semelhante ao do ritual católico, apesar de não existir um ritual especifico;
- no ritual luterano, depois da Reforma Protestante, Lutero abreviou o ritual usado pelo ritual Católico e de acordo com esse ritual, e depois de excluídas causas naturais, os sintomas de possessão demoníaca poderiam incluir:
- conhecimento de coisas secretas, tais como prever o futuro (Actos 16:16), encontrar coisas ou pessoas perdidas, conhecimento de matérias complexas que nunca tenham sido aprendidas
- conhecimento de línguas nunca aprendidas (Lucas 11:14)
- força sobrenatural (Marcos 5:2-3)
- gritos terríveis (Marcos 5:5)
- acto de blasfemar Deus , deformação de movimentos, cuspir, tirar as roupas, auto mutilação, deformação facial etc (Marcos 9:20, Lucas 8:26)
Apesar destes sintomas, a Igreja Luterana recomenda que médicos experientes analisem uma explicação médica para estes comportamentos;


Ou seja, tirando estas religiões (penso que o Islão também acredita em demónios mas não achei nenhuma Fatwa sobre o ritual) o acto de exorcismo poderá nem sequer ter significado

Também de notar que não basta dizer "sou católico porque sou de uma família católia" ou "sou católico porque sei recitar o pai-nosso", tem que ser algo que venha com convicção e fé profunda

entretanto andei a pesquisar mais e descobri este texto (estava em inglês) sobre a versao cientifica do exorcismo/possessão que também achei muito interessante

A possessão demoníaca não é um diagnóstico psiquiátrico ou médico reconhecido quer pela DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental DisordersI) quer pela ICD-10 (International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems)
Segundo os médicos, aqueles que professam uma crença numa possessão demoníaca (como possuídos) sofrem muitas vezes de sintomas associados a doenças mentais tais como a histeria, mania, psicose, sindroma de Tourette, epilepsia, esquizofrenia, ou  transtorno dissociativo de identidade. Nos casos de transtorno dissociativo de identidade associado a possessão, quando a personalidade-alter é confrontada, 29% são reportados como demónios. Adicionalmente, existe também uma forma de monomania designada por demonomania ou demonopatia em que o paciente acredita estar possuído por um ou mais demónios.
O facto dos rituais de exorcismo funcionarem em pessoas que experimentam sintomas de possessão é atribuído por muitos ao efeito placebo e ao poder de sugestão. Algumas pessoas supostamente possuídas são narcisistas ou sofrem de baixa auto-estima e agem como se estivem possuídos apenas para ganhar atenção.

como católica, crente em Jesus Cristo, também acredito na vida além da morte, e em espiritos.

É a propria doutrina que fala nele, "em nome do pai, do filho e do "espirito santo", ora se há um Espirito Santo também os há que não o são, que serão na minha opinião espiritos perturbados.

Quanto aos perturbados, sim acho que tenha de haver forma de os reencaminhar à luz e à paz.

Que se manifestam pacificamente, sim, que se manifestam para nós como malignos, será que nas suas manifestações se dão conta que assim o são? não sei!

Existe o bem e o mal toda a gente sabe, uns praticam-no conscientemente, ou não, e em estado de espirito será que sabem o que fazem ou são apenas reflexo daquilo que foram em vida? tentando encontrar respostas para algo que não compreendem e que não se deram conta da sua passagem para outra dimensão.

Quanto aos exoecistas, enfim... acredito que haja pessoas "iluminadas" capazes de os conduzirem à paz, sem terem de passarem pelo sacerdócio.

Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Veijam isto

Laudatedominum.net/downloads.html

Tem livros muito boms ;)
metalheart

irakaya
Citação de: Alekhine em 06 outubro, 2009, 19:00
Exorcizamus te, omnis immundus spiritus, omnis satanica potestas, omnis incursio infernalis adversarii, omnis legio, omnis congregatio et secta diabolica, in nomine et virtute Domini Nostri Jesu + Christi, eradicare et effugare a Dei Ecclesia, ab animabus ad imaginem Dei conditis ac pretioso divini Agni sanguine redemptis + . Non ultra audeas, serpens callidissime, decipere humanum genus, Dei Ecclesiam persequi, ac Dei electos excutere et cribrare sicut triticum + . Imperat tibi Deus altissimus  + , cui in magna tua superbia te similem haberi adhuc præsumis;


Exorcismo: Te exorcizamos, espírito imundo, potência satânica, invasão do inimigo infernal, legião ou seita diabólica, em nome e virtude de Nosso Senhor Jesus Cristo +sejas desarreigado e expulso da Igreja de Deus, das almas criadas à imagem de Deus e resgatadas pelo Precioso Sangue do Divino Cordeiro +. Desde esse momento, não te atrevas mais, pérfida serpente , a enganar o gênero humano, perseguir+ a Igreja de Deus e sacudir e joeirar como trigo os eleitos de Deus +. No-lo manda Deus Altíssimo, a quem em tua insolente soberba ainda pretendes assemelhar-te

Citação de: Alekhine em 06 outubro, 2009, 19:00
qui omnes homines vult salvos fieri et ad agnitionem veritaris venire. Imperat tibi Deus Pater + ; imperat tibi Deus Filius + ; imperat tibi Deus Spiritus Sanctus + . Imperat tibi majestas Christi, æternum Dei Verbum, caro factum + , qui pro salute generis nostri tua invidia perditi, humiliavit semetipsum facfus hobediens usque ad mortem;

anda-to Deus Pai +.
Manda-to Deus Filho +.
Manda-to Deus Espírito Santo +.
Manda-to a Majestade de Cristo, o Verbo Eterno de Deus feito homem, que para salvação de nossa progênie perdida pôr tua inveja-se humilhou e "tornou obediente até à morte"

Citação de: Alekhine em 06 outubro, 2009, 19:00
qui Ecclesiam suam ædificavit supra firmam petram, et portas inferi adversus eam nunquam esse prævalituras edixit, cum ea ipse permansurus omnibus diebus usque ad consummationem sæculi. Imperat tibi sacramentum Crucis + , omniumque christianæ fidei Mysteriorum virtus +. Imperat tibi excelsa Dei Genitrix Virgo Maria + , quæ superbissimum caput tuum a primo instanti immaculatæ suæ conceptionis in sua humilitate contrivit. Imperat tibi fides sanctorum Apostolorum Petri et Pauli, et ceterorum Apostolorum + . Imperat tibi Martyrum sanguis, ac pia Sanctorum et Sanctarum omnium intercessio +.
Ergo, draco maledicte et omnis legio diabolica, adjuramus te per Deum + vivum, per Deum + verum, per Deum + sanctum, per Deum qui sic dilexit mundum, ut Filium suum unigenitum daret, ut omnes qui credit in eum non pereat, sed habeat vitam æternam: cessa decipere humanas creaturas, eisque æternæ perditionìs venenum propinare: desine Ecclesiæ nocere, et ejus libertati laqueos injicere. Vade, satana, inventor et magister omnis fallaciæ, hostis humanæ salutis. Da locum Christo, in quo nihil invenisti de operibus tuis; da locum Ecclesiæ uni, sanctæ, catholicæ, et apostolicæ, quam Christus ipse acquisivit sanguine suo. Humiliare sub potenti manu Dei; contremisce et effuge, invocato a nobis sancto et terribili nomine Jesu, quem inferi tremunt, cui Virtutes cælorum et Potestates et Dominationes subjectæ sunt; quem Cherubim et Seraphim indefessis vocibus laudant, dicentes: Sanctus, Sanctus, Sanctus Dominus Deus Sabaoth.
V. Domine, exaudi orationem meam.
R. Et clamor meus ad te veniat.
[si fuerit saltem diaconus subjungat V. Dominus vobiscum.
R. Et cum spiritu tuo.]

Ele que edificou a Sua Igreja sobre pedra firme e prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam jamais contra Ela, querendo permanecer com Ela "todos os dias até ao fim do mundo"(Mat 28,20). Manda-to o sinal sagrado da Cruz, e a virtude de todos os Mistérios de nossa Fé Cristã+. Manda-to a poderosa Mãe de Deus, a Virgem Maria, que desde o primeiro instante da sua Imaculada Conceição, pela sua humildade esmagou a tua cabeça orgulhosa +.
Manda-to a Fé dos Apóstolos Pedro e Paulo e todos os outros Santos Apóstolos+. Manda-to o sangue dos mártires e a piedosa intercessão de todos os Santos e Santas +.Então, dragão amaldiçoado e toda legião diabólica, nós te esconjuramos:Pelo Deus+Vivo, Pelo Deus+ Verdadeiro, Pelo Deus+ Santo,
Pelo Deus que tanto amou o mundo que lhe deu Seu Único Filho, para quem crer n'Ele, não pereça mas tenha a vida eterna ( Jo, 14-15)

Cessa de enganar as criaturas humanas e de derramar sobre elas o veneno da condenação eterna. Cessa de danificar a Igreja e de armar laços à sua liberdade.Vai-te embora satanás, inventor e mestre de enganos, inimigo da salvação dos homens.Cede lugar a Cristo, em Quem não encontraste nada em tuas obras.
Cede o lugar à Igreja - Única, Santa, Católica, Apostólica - que o próprio Cristo adquiriu com o Seu Sangue. Humilha-te sob a poderosa Mão de Deus, treme e foge à invocação, feita por nós, do Santo e terrível Nome de Jesus que faz tremer o inferno: a Quem as Virtude dos Céus, as Potestades e as Dominações estão submissas; e que os Querubins e os Serafins louvam sem cessar, dizendo:
"Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos Exércitos."

Senhor, ouvi a minha oração.
R. E chegue até Vós o meu clamor.
O Senhor esteja convosco...(para os sacerdotes)
R. E com teu espírito.


Citação de: Alekhine em 06 outubro, 2009, 19:00
Oremus.
Deus coeli, Deus terræ, Deus Angelorum, Deus Archangelorum, Deus Patriarcharum, Deus Prophetarum, Deus Apostolorum, Deus Martyrum, Deus Confessorum, Deus Virginum, Deus qui potestatem habes donare vitam post mortem, requiem post laborem; quia non est Deus præter te, nec esse potest nisi tu creator omnium visibilium et invisibilium, cujus regni non erit finis: humiIiter majestati gloriæ tuæ supplicamus, ut ab omni infernalium spirituum potestate, laqueo, deceptione et nequitia nos potenter liberare, et incolumes custodire digneris. Per Christum Dominum nostrum. Amen.

Oremos:Deus do Céu, Deus da Terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos.Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos.Deus dos Mártires, Deus dos confessores, Deus das Virgens.Deus que tendes o poder de dar a vida depois da morte, o repouso depois do trabalho.Porque não há outro Deus senão vós; e, que não pode haver outro a não ser Vós: Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, cujo Reino não terá fim.Com humildade, suplicamos que a Vossa Gloriosa Majestade se digne livrar-nos poderosamente, e sãos e salvos de todo o poder, laço e mentira e malvadez dos espíritos infernais.

Das emboscadas do demônio,
R. Livrai-nos Senhor.
Dignai-vos conceder à nossa Igreja a segurança e a liberdade para Vos servir.
R. Nós Vos suplicamos, ouvi-nos Senhor.
Dignai-vos humilhar os inimigos da Santa Igreja.
R. Nós Vos suplicamos, escutai-nos Senhor.
(Aspergir com água benta as pessoas e o lugar.)

Citação de: Alekhine em 06 outubro, 2009, 19:00
Ab insidiis diaboli, libera nos, Domine.
Ut Ecclesiam tuam secura tibi facias libertate servire, te rogamus, audi nos.
Ut inimicos sanctæ Ecclesiæ humiliare digneris, te rogamus audi nos.
Et aspergatur locus aqua benedicta.

Tradução pelo EXORCISMO DO PAPA LEÃO XIII

Muito bom tópico!

Recomendo esta leitura sobre o Exorcismo.

SUMMA DAEMONIACA

Escrito por: José Antonio Fortea, um padre católico que pratica o exorcismo, neste livro, ele explica detalhadamente as fases do Exorcismo e tudo o que diz respeito a demonologia.
"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"