Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.535
Total de mensagens
369.653
Total de tópicos
26.976
  • Orixá Exu e o mistério do vazio
    Iniciado por LANCELOT
    Lido 1.387 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
LANCELOT


Todas as génese de todas as religiões ensinam que, no Início, só existia Deus e nada mais, sendo que fora Dele só existia o vazio absoluto e Nele tudo estava contido. Esta forma de se descrever o inicio é geral e surgiu na face da terra há milhares de anos, transmitida para povos diferentes e que não tinham contacto entre si, fato este que nos Indica que mensageiros das Divindades semearam entre os povos esta forma de se descrever o inicio da Criação Divina. E o tempo se encarregou de criar descrições melhor elaboradas para o início dela.

Exu enquanto mistério Divino é uma Divindade tão Importante quanto os outros Orixás, e que, se interpretado como um dos estados da Criação ele é o primeiro deles, que é o vazio absoluto que existia 'do lado de fora" de Deus, porque no "lado de dentro" estava o Divino Criador Olorum e tudo o mais que Nele pré-existia como os seus mistérios.

Segundo alguns autores e estudiosos da língua Yorubá a palavra Exu significa esfera e entendemos isto como correto, pois, se no centro estava Olorum, no lado de fora e ao seu redor está o vazio formando em volta desse ponto inicial uma esfera escura, porque nem a luz ainda havia sido exteriorizada e materializada como energia luminosa pelo Divino Criador.
Algo similar a Isto, às vezes mais ou menos elaborado, é o que temos quando estudamos as descrições do inicio da Criação nas muitas religiões, algumas já desaparecidas da face da terra. Ou não é isso que entendemos quando estudamos a génese no Velho Testamento?

Esse vazio original ao redor de Olorum, que é o estado exterior da Criação permitiu que tudo o que foi exteriorizado posteriormente se consolidasse dentro deste vazio, que também se formou ao redor de cada coisa criada, dotando-as de um vazio a volta delas que as individualizou e as Isolou das demais criações. E, se antes o vazio existia ao redor do Criador, ele passou a existir dali em diante ao redor de cada coisa criada, desde a menor partícula até o maior corpo celeste, desde o menor microorganismo até o maior ser criado, separando e individualizando tudo e todos na Criação.

A importância do vazio é indiscutível, pois sem a existência dele ao redor de cada coisa criada elas se fundiriam, descaracterizando-as e desfigurando-as, tornando-as irreconhecíveis e amorfas. Neste ponto o estudo do mistério Exu já o toma fascinante e fundamental para a Criação Divina, pois é o "individualizador" das coisas criadas, uma vez que está ao redor delas contendo-as dentro de um campo invisível, que nada contém dentro de si, e cuja função é mantê-las intactas e individualizadas.

A ciência nos ensina que duas porções de uma mesma substância, se forem juntadas, formam uma única porção, maior, de uma mesma substância. Os átomos de um mesmo elemento químico, quando ligados entre si, formam uma substância pura, Identificada pelo nome do elemento químico que a formou, tais como: o ferro, o ouro, a prata, etc.

Mas, as partículas de cada átomo estão isoladas umas das outras e mesmo com elas sendo da mesma natureza e tendo as mesmas propriedades, não se fundem porque, a nível de partículas atómicas, cada uma está isolada de todas as outras, individualizadas pelo vazio que existe ao redor de cada uma delas.

Se não existisse este vazio ao redor de cada uma delas, por serem da mesma natureza e terem as mesmas propriedades, tal como no exemplo das duas porções de uma mesma substancia, elas se fundiriam e formariam uma partícula maior e assim, fundindo-se todas as partículas iguais em tudo, surgiria uma substância única e indivisível, porque seria tão compacta que não haveria como tomar a separar as partículas que a formaram.

Tendo estes exemplos "químicos" como ponto de partida para a compreensão real do mistério Orixá Exu, vemos na sua qualidade individualizadora o seu Primeiro Fator Divino: o factor individualizador, como indispensável para dar identidade ou individualidade a cada coisa criada por Olorum.

Nós, os seres humanos somos possuidores de um espírito que anima esse nosso corpo biológico, e nisto todas as religiões estão em acordo, certo? Pois bem, como todos os espíritos são constituídos de uma mesma substância plasmática etérea, eles se fundiriam e formariam um só corpo plasmático, certo?

Isto é certo, e, graças ao vazio individualizador do mistério Orixá Exu, que individualiza tudo e todos, desde a menor partícula até o maior corpo existente é que não perdemos nossa individualidade
como espíritos humanos ou como pessoas cujos corpos biológicos são animados por seus espíritos.

Mas a importância do mistério orixá Exu não pára por ai, pois, por sermos cercados, tanto a nível espiritual quanto material por um campo vazio, recebemos continuamente a imantação desse factor individualizador, fato este que nos torna capazes de identificar o que nos é agradável e o que nos é desagradável; tornando-nos selectivos e capazes de diferenciarmos o que é bom do que é ruim.

Essa nossa selectividade ou capacidade de diferenciarmos o que é agradável do que nos é desagradável; o que é bom do que é ruim; oque é valioso do que é sem valor; o que é bonito do que é feio; o que é gostoso do que é desgostosa; o que é desejável do que é indesejável, etc, provém de outro Factor Divino do mistério Orixá Exu:
O Factor Seleccionador factor este cuja imantação contínua, tanto a nível espiritual quanto material, nos torna selectivos e capazes de escolher entre duas ou mais opções, a que melhor nos satisfaça.
Muitos são os factores do Mistério Orixá Exu e aqui só comentamos dois deles: O Factor Individualizador e o Factor Seleccionador.
Imprescindíveis para a nossa existência, nossa individualidade e nosso bem estar, tanto material quanto espiritual.

Muito interessante. Esú é tudo isso e muito mais!!
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

"Esú é Aquele que é capaz de deitar fogo à cabana, dançar nas chamas e com as brasas quentes construir a cabana de novo"
Ditado yoruba
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"