Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.536
Total de mensagens
369.653
Total de tópicos
26.976
  • Procissão das Almas
    Iniciado por tuga9890
    Lido 7.914 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
tuga9890
A Procissão das Almas é, na mitologia popular portuguesa e de várias zonas de Espanha, uma procissão de mortes ou animais do purgatório que à noite (a partir da meia-noite) percorrem os caminhos de uma paróquia. A sua função é visitar todas as casas nas quais haverá em breve uma morte. O mito varia de acordo com a região e tem vários nomes: Santa Compaña Güestia, Güéspeda, Estadea, Hoste, Genti de Muerti, procissão de animais ou simplesmente Companha.

Embora o aspecto da procissão varie de acordo com a tradição de diferentes zonas, a versão mais generalizada é a de que uma comitiva de almas penadas, vestidas com túnicas brancas ou capuchos, vagueiam vários locais à noite.



Esta procissão fantasma tem duas fileiras, os seus participantes vão cobertos com sudários e com os pés descalços. Cada fantasma leva uma vela acesa e deixam um cheiro a cera por onde passam. Esta procissão fantasma é liderada por um fantasma maior chamado "Estadea".

A procissão é liderada por um vivo (mortal) que porta uma cruz e um cantil de água benta e é seguido pelas almas com velas acesas, nem sempre visíveis, notando-se a sua presença no odor e no vento que se levanta à sua passagem.

Esta pessoa viva pode ser um homem ou uma mulher, dependendo se o padroeiro da paróquia é um santo ou uma santa. Também se acredita que quem realiza essa funções não se lembra durante o dia o que aconteceu durante a noite e apenas se sabe que essa pessoa participa no ritual porque vão ficando cada vez mais magras e pálidas. A cada noite que passa, a luz ficará mais intensa e a palidez irá aumentar. Não lhes é permitido descansar em nenhuma noite e a sua saúde vai-se debilitando até que ficam doentes sem que ninguém saiba a causa da doença. São condenados a vaguear todas as noites até morrerem, altura na qual serão substituídos por outra pessoa a quem o falecido entrega a cruz.



Caminham entoando rezas (quase sempre um rosário), cânticos fúnebres e tocando uma pequena campainha.

Quando passam, todos os animais do bosque se calam e conseguem ouvir-se as campainhas. Os cães anunciam a chegada da procissão ladrando compulsivamente e os gatos fogem assustados.

http://2.bp.blogspot.com/_IapufctxohI/TIGAppSMNBI/AAAAAAAAACE/zHLkqGP9CmE/s1600/Santa+Compa%C3%B1a.jpg

Diz-se que nem todos os mortais têm a capacidade de ver a Santa Companha com os seus olhos. Elisardo Becoña Iglesias, autor da obra "La Santa Compaña, El Lurco y Los Muertos" explica que, de acordo com a tradição, apenas alguns "dotados" têm a capacidade vê-la: as crianças a quem o padre, por erro, baptiza usando óleo dos mortos, terão, quando adultas, a capacidade de ver a aparição. Outros, mesmo que acreditem na lenda, apenas poderiam senti-la.

Para se libertar de esta obrigação, a pessoa que veja a Santa Companha a passar deve desenhar um circulo no chão e colocar-se no centro dele ou então deitar-se de barriga para baixo. Para se livrar da Santa Companha, deve elevar-se uma cruz, rezar sem ouvir os cânticos da procissão ou, em último caso, fugir.



Podem consultar várias lendas sobre a Procissão das Almas em Portugal no seguinte site:

http://www.lendarium.org/new_category/45/

Muito interessante mas, agora se durante a noite (após a meia-noite), num dia qualquer, começar  ouvir campainhas ou sinos acho que me vai dar um ataque pois vai surgir na minha cabeça uma imagem de esqueletos a passarem na minha rua x)
veni, vidi, vici

E quem vê só vive 7 anos.
C'est dans l'air.

Já conhecia. E por isso se diz, em determinados locais de Portugal e Espanha que não se deve dormir com as janelas ou portas abertas :(
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Desconhecia por completo!
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa


O Homem é do tamanho do seu Sonho!

Há um caso documentado em Portugal no Alto Minho, com gravação áudio do evento.

A pessoa só viveu 7 anos...
C'est dans l'air.

...e que idade tinha quando morreu?   

E morreu como, já agora?   :-\
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Descobri agora um filme sobre este tema. Já há trailer mas ainda não consegui saber a data de estreia do filme. Vou investigar. Entretanto para aguçar a curiosidade ;D :


http://www.youtube.com/watch?v=zAUyZW23SZ0


O Homem é do tamanho do seu Sonho!

Citação de: Cassandra em 13 julho, 2015, 13:02
...e que idade tinha quando morreu?   

E morreu como, já agora?   :-\

Mais logo já meto aqui o texto.

É muito interessante porque o áudio foi analisado noutro país e houve contacto com as entidades.
C'est dans l'air.

#11
Pois um conheço uma pessoa absolutamente céptica que terá visto, algures numa aldeia da Serra da Estrela, em determinada noite,  um ajuntamento de pessoas estranhas,  num sítio por onde passou,  e que ele associou a pessoas que viessem de um velório...  Ele ia de carro.

No dia seguinte,  comentou o assunto e soube que ninguém tinha morrido... Só depois é que associou a algo mais pesado, designadamente a missas negras. Mas se calhar poderia ter sido uma coisa destas...

Certo, certo é que ainda anda cá, e já lá vão mais de 20 anos...

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,9776.0.html




Templa - Membro nº 708

Ze9
Muito boa, não conhecia!
"A dúvida é o principio da sabedoria."

Não conhecia! Interessante!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

RR
Há uns anos, um amigo da zona de Viana do Castelo contou-me o seguinte:
Estava um grupo de amigos (o tal meu conhecido incluído), no seu passeio nocturno, algures entre duas aldeias, quando, perto de uma encruzilhada, ouvem uma série de sons, algo que se assemelhava a uma procissão...
Um deles, conhecedor da lenda, avisa os outros para se afastarem e não olharem, algo como "Desviem-se, vem aí a procissão dos mortos! Não olhem!"
Ao que outro, céptico, responde algo como: "Deixa-te de coisas, grande treta, qual procissão dos mortos? Não acredito em nada disso!"
Ao que parece, este último, ainda não tinha acabado de falar quando leva um "estalo" tremendo, que lhe deixou marcas dos dedos de uma mão invisível durante dias...

Supostamente, quando a procissão pára em frente a uma casa, é sinal que um dos moradores vai morrer em breve.
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !