Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Quem criou Deus?
    Iniciado por RNT18
    Lido 2.284 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Noutro dia fiz-me a mim mesmo uma pergunta que não sei responder,não acredito em deus,acredito no mundo espiritual mas em deus não.
a pergunta é a seguinte:Se Deus criou tudo(o Universo),quem criou Deus?
Não pretendo ofender nenhum cristão nem outro alguém com esta pergunta apenas vos peço a vossa opinião :)






Titulo alterado por não respeitar as regras gerais do forum.

para ser verdade é uma boa pergunta!
: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!

Mephisto
A pergunta é boa, a forma como expões a dúvida, péssima. Criaste um paradoxo e um ilogismo numa única frase.
Quem criou deus? A mente.

#3
Na tentativa de responder à pergunta, eu diria que foi a consciência. Está na consciência de cada um no que se acredita ou não. Já agora... a consciência, não se vê, não se sente, mas ao pormos a mão na consciência (e como é que se põe a mão na consciência?), ela mexe conosco...

anaferreira
Há certas perguntas para a qual a resposta é complicada...
;D
Para um crente em Deus talvez ele se tenha criado a ele próprio! Talvez ele sempre tenha existido!
Para os não crentes quem criou Deus?
Talvez o homem na necessidade de ter algo a que respeitar...talvez uns quantos que queriam incutir medo, regra... ou então..criou o quê mesmo? Deus? que é isso? Isso existe?
Para mim, católica de batismo, não praticante mas temente a um Deus apenas "Credo in Deum Patrem omnipotentem" e quem o criou para mim foi a minha consciência

Olá!

"....se Deus criou o mundo...quem criou Deus.?"

A ideia de Deus é um Mito,e está ligada ao mito de criação.
Nas sociedades arcaicas, ideia de um Deus criador ou ordenador,o demiurgo,não nasceu de forma consciente,bem pelo contrario,porque se o EU consciente tivesse resposta para o que se deparava no horizonte da sua consciencia  não precisava da ideia de  Deus ou de uma criação.

Os mitos nascem como respostas para soluções não racionais,apartir de projeçoes de um "objecto apriori" do inconsciente autónomo,portanto estranho á consciência.
Por isso é que existem  liturgias,rituais, sejam eles de índole magica ou religiosa que descrevem os momentos e cada momento particular em que as coisas vieram a ser,e suas propriedades.

Esse tempo "Illo Tempore ", o Tempo do Sonho  como lhe chamou Mircea Eliade é o tempo
primordial,o acontecido há muito,muito tempo atrás ,em que cada coisa foi criada,e a formula ritual que assistiu ao seu nascimento.

É a imitação ritualizada desse mesmo mito que urge realizar para que recupere o equilíbrio perdido.

Apartir do momento,no neolítico talvez,em que o homem sacralizou toda a natureza ,a ideia de Deus e da criação como sua obra tornou-se uma necessidade,mantendo coesa a relação entre homem e criação que era a natureza de que dependia.
Dai a recorrer a meios apotropaicos,como representações de caça,por exemplo,para propiciar a caçada.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Mephisto
#6
Citação de: mysterium coniunctionis em 25 setembro, 2012, 18:49
A ideia de Deus é um Mito,e está ligada ao mito de criação.
Nas sociedades arcaicas, ideia de um Deus criador ou ordenador,o demiurgo,não nasceu de forma consciente,bem pelo contrario,porque se o EU consciente tivesse resposta para o que se deparava no horizonte da sua consciencia  não precisava da ideia de  Deus ou de uma criação.

Mito, na sua definição, enreda o teu axioma se contraposto à luz da experiência directa, do elemento mental, com o dito contacto místico (experiência mística), longe dos preceitos religiosos, litúrgicos, ritualistas, mágicos e por aí diante. Este, foi o contacto primitivo e primordial da consciência humana individual para com a complexidade da realidade que se lhe afigurava, diante dos olhos. Essas projecções do inconsciente autónomo, como resposta "sacralizada" para "compreensão" do elemento incognoscível, são verdadeiras, desde que se conhece a pseudo-ciência que é a psicologia, não obstante, a racionalização que é feita pela mesma, é  um sofisma falacioso a partir do momento que, desde os primórdios da existência humana, até ao presente dia em que dialogamos, ninguém provou a inexistência do conceito de Deus, como potência criadora e expansiva do universo. A ciência, quanto mais avança, mais créditos concede ao pensamento do antigo mundo. Nem a religião prova a sua existência, nem a ciência prova a sua impossibilidade. É um facto, que todo o universo até à mais ínfima partícula subatómica está impregnado de inteligência. O que é essa inteligência? Quem mais senão a potência criadora, geradora; o Equilibrium!
O homem é indissociável do Mito, longe da interpretação que lhe damos, pois todo ele é parte integrante do Cosmos. Se Deus é para ti, não mais que um apotropismo conceptual pergunto-te:

-Atendendo a que toda a realidade é mental, como defines a tua mente perante a observação que fazes do todo?
Ou seja, atendendo a que te conheces desde que tens consciência de ti próprio, sabes que nasceste da tua mãe, foste gerado pelo teu pai, tens X anos de vida, à razão de milénios de existência e conhecimentos humanos, define-te como antítese do Mito numa perspectiva de observação exterior, num sentido descendente de interpretação existencial.

Já agora, em jeito de nota: -Como é que sabes, realmente, que nasceste do ventre daquela a quem chamas mãe?

Atenção: Esta última questão, é com todo o respeito pela senhora tua mãe e por ti. Não tem qualquer maldade associada.

Abraço  :)




Obrigado a todos pela opinião e desculpem a forma como expus a dúvida, só que ainda sou um "miúdo" e o meu forte não e o português nem criar frases ou expor dúvidas. Mas obrigado a todos a vossa opinião contou muito e esclareceu algumas coisas ;D  ;)

Olá!

Estás á vontade "miúdo" mas têm a certeza os "miúdos" ,metaforicamente falando,um dia serão homens ,creio que entendes!
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

A imaginação do ser humano com intuito de ter fé em algo em tempos difíceis e justificar tudo que acontecia/existia no mundo como obra de Deus.
play with fairies, ride a unicorn
swim a mermaid, fly to the moon

Citação de: FairyOfMoon em 29 janeiro, 2016, 13:29
A imaginação do ser humano com intuito de ter fé em algo em tempos difíceis e justificar tudo que acontecia/existia no mundo como obra de Deus.

É o que eu acho também... Deus serve como consolo, dá segurança e estabilidade emocional e um sentido de vida! Isso são coisas muito importantes, e Deus foi criado para suprir essas necessidades.

Citação de: Forbidden em 29 janeiro, 2016, 13:33
É o que eu acho também... Deus serve como consolo, dá segurança e estabilidade emocional e um sentido de vida! Isso são coisas muito importantes, e Deus foi criado para suprir essas necessidades.

Totalmente de acordo.
play with fairies, ride a unicorn
swim a mermaid, fly to the moon

#12
Citação de: Forbidden em 29 janeiro, 2016, 13:33
É o que eu acho também... Deus serve como consolo, dá segurança e estabilidade emocional e um sentido de vida! Isso são coisas muito importantes, e Deus foi criado para suprir essas necessidades.
Eu diria que "Deus é usado por muitas pessoas para suprir essas necessidades".

Há vários níveis de perguntas a fazer de forma inversa:

1. Deus existe?
a) Não? Então continuar a estudar o Universo como os cientistas fazem e entender a origem.
b) Sim?
b1) E o que é Deus? Deus é ... ... ... <- inserir resposta aqui
b1.1) Qual é o propósito de Deus e porquê?
b1.1.1) Com base na resposta anterior talvez se possa perguntar qual é a arquitectura de topo que permite a existência de Deus e de tudo o que existe, sabendo que foi assim desde sempre.
b1.1.1.1.1) E como é possível algo não ser criado?
b1.1.1.1.1.1) Imagine-se que numa das perguntas se obteve a resposta "Deus foi criado por XPTO". Pergunta seguinte: Quem é XPTO e quem criou XPTO? Haverá sempre um ponto central ao qual vamos chegar...



Citação de: Forbidden em 29 janeiro, 2016, 13:33
É o que eu acho também... Deus serve como consolo, dá segurança e estabilidade emocional e um sentido de vida! Isso são coisas muito importantes, e Deus foi criado para suprir essas necessidades.

Concordo. Sem Deus tudo seria mais difícil.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem