Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Amigo imaginário ou... outra coisa?
    Iniciado por sleepinginmind
    Lido 7.141 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Não sei se é do conhecimento de todos, mas até aos 6 anos o corpo humano encontra-se em desenvolvimento, e uma grande parte das capacidades cerebrais encontra-se ainda por desenvolver (por isso pouco nos lembramos do que fizemos até esta altura)

Aos 13 temos essas capacidades cerebrais mais que desenvolvidas, sendo que aos 15/16 anos, perdemos algumas capacidades que são substituias por outras melhores, aos 18/20 anos estamos cerebralmente desenvolvidos. Isto é num sentido lato, pois há sempre variações.

Dos 3 aos 10 anos, normalmente há sempre um amigo imaginário em cada um, e agora, depois de "crescidos" olhemos para trás e vejamos isto: As crianças falam e respondem como se alguém estivesse ali, podiamos pensar - pois mas é o cerebro deles que responde. E se não é?

A parte que eu me lembro do meu amigo imaginário, foi de responder a impulsos que recebia, não rcebia qalquer resposta, o meu cerebro não as elaborava, mas eu sabia o que dizer e o que fazer.

A "discussão" que quero trazer aqui é a seguinte, será que as crianças, até as 13 anos possuiem capacidades de comunicar com espiritos, e esses espiritos são os amigos imaginarios? Ou os amigos imaginarios não passam de mais um estado de desenvolvimento do cerebro? Perdemos essas capacidades quando estamos inteiramente desenolvidos? Tal como não modificamos a nossa personalidade a partir dos 20 devido ao nosso desenvolvimento estar totalmente concluido?

Opinem pessoal ;)

Croquete
de modo geral é só mesmo a imaginaçao fertil das crianças, agora se haverá casos que nao sejam nao sei...

nunca tive um amigo imaginario nem nada desse tipo, nem conheço ninguem que tivesse tido, por isso to uintressado no teu relato, podias explicar melhor como é k interagias com ele e se ele tinha forma matrial e etc?

Eu sou um caso um bocado duvidoso :P nunca regulei bem da cabeça, e tenho um grau elevado de imaginação e criatividade.

Mas o que acontecia comigo, era ir sozinho para um sitio e brincar com... o nada... eu tinha consciencia que era o nada, não era daqueles miudos que diziam que estava ali alguem! Mas brincava tal e qual como se estivesse, e sentia-me bem a brincar assim, sozinho!
Normalmente os miudos criam tudo na cabeça, inclusive as respostas que querem ter dos amigos imaginários, mas eu nunca criava essas respostas, percebia por mim qual era a resposta sem a ouvir, falava como se me respondessem mas não ouvia rigorosamente nada, nem imaginava, era cmo que um impulso! (dificil de explicar)

Mas isso depois passou-me, mas ainda hoje dou por mim a falar sozinho como se tivesse alguém a falar comigo, sempre me acompanhou, julguei que era da minha maluquice e vivo bem com isso, mas não oiço nm vozes nem nada disso! é tudo por estimulos, como quando alguem bate com o pé e instintivamente sente dor, eu sinto a resposta assim, epa, não consigo explicar muito bem  :-X

MissB
Existe mesmo uma teoria que defende que os amigos imaginários são espíritos, e que as crianças os vêem pois são mais sensíveis e ainda não têm a "mente corrompida". Isto claro, é uma teoria. Eu também tinha uma amiga imaginária, mas agora não sei dizer se era fruto da minha imaginação ou não.



Ora voltando a falar no meso. Ja falei com esta vez agr 3 vezes.


AS crianças têm uma imaginação muito fertil logo é aceutavel que criem amigos imaginarios.
Agora no caso de duvidas, ha sempre testes e xames a fazer para comprovar tal.
Outra maneira se realmenet existe esse amigo, então usam-se aparelhos e mecanismos para detecatr se ha realente algo ai com a criança.

Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

Citação de: Infanati em 19 setembro, 2009, 16:06

Ora voltando a falar no meso. Ja falei com esta vez agr 3 vezes.


AS crianças têm uma imaginação muito fertil logo é aceutavel que criem amigos imaginarios.
Agora no caso de duvidas, ha sempre testes e xames a fazer para comprovar tal.
Outra maneira se realmenet existe esse amigo, então usam-se aparelhos e mecanismos para detecatr se ha realente algo ai com a criança.



Nessas maneiras para tirar duvidas sao feitas onde? em casa pela familia ou em consultorios medicos devidamente equipados para o efeito?
Como é que se distingue imaginaçao de visao? Como se prova qualquer uma delas? Fisicamente o cerebro responde de forma difente a este tipo de estimulos, ter uma visao ou apariçao e ter muita imaginaçao?
Tu que és um homem da ciencia / saude talves me possas explicar isto facilmente certo? ! ;)

Cumps
VS

Quer dizer no me considero homem da ciência. Acredito que a ciência pode explicar muita coisa. Mas outras a ciência puff não consegue.


ORa pegando no teu exmplo para ser mais facil, o cerebro realmente reage de maneira diferente, se for uma visão ou aparição de imaginação.
Como vês isso tem que ser de preferencia num consultorio. Existe uma maquina que regista a tua actividade electrica cerebral e a maneira mais facil de distinguires é esta. Ou melhor, uma das mais faceis. Pelo menos que eu tenha conhecimento esta pode ser usada.
AGora a fundamentação. Claro que antes tens que conhecer um pouco da pessoa para tu propria também tirares as respostas. Tens que saber e comprovar quando a pessoa vê realmente algo e quando é so imaginação.
QUando digo avaliar falo em avliares TA, FC, FR, temperatura, estado psico-motor da pessoa, etc etc.
Ou eja, tens que fazer uma especie de exame global. TUdo isto é importante fazeres para restringires as tuas respostas a iimaginação ou aparição . é que muitas vezes estes sinais podem significar alguma doença, dia ser importante fazeres um despiste das mesmas. Depois cada pessoa é uma pessoa e reage de maneira diferente. Isto é também um ponto a ter em conta.

Em suma, tens uma imensidade de factores a avaliar para chegares a uma possivel resposta correcta.
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

Coitados dos médiuns. Além de serem "atirados" para esse mundo sem saberem o que fazerem com esses dons, ainda por cima são apelidados de doidos  e quantas vezes marginalizados.
Templa - Membro nº 708

MissB
existe um episdio de gohstwhisperer que retrata bem a terioa dos amigos imaginarios. Temporada 1 episodio 2. Desculpem o off topic

não sei o que pensar eu nunca tive um amigos imaginario... acredito que dever haver casos e casos... uns  mesmo imaginários outros bem reais ou melhor espirituais

Amigos imaginários, acho que muitas vezes são crianças com capacidades mediúnicas mas que são incompreendidas pelos pais e psicólogos e muitas vezes psiquiatras, como são reprimidos e muitas convencidos que estão a imaginar acabam mesmo por perder tais capacidades.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Seja o que for, existe e normalmente é benéfico. Acho que caso para preocupação só mesmo quando há influência negativa no desenvolvimento ou atitude da criança derivada da presença de um amigo imaginário. Nada disto significa que seja uma entidade, ou que seja apenas imaginação. Eu gosto de acreditar que depende da sensibilidade e atenção de quem rodeia a criança reconhecer de que se trata concretamente.

Se for uma presença constante e de manifestações coerentes, poderá ser, realmente, uma entidade ou uma criança com uma imaginação soberba, ao ponto do genial. Se for inconstante e incoerente, poderá ser a imaginação volátil de uma criança a funcionar e a reagir a diferentes estímulos, ou a presença de várias entidades, passageiras ou não.

Eu tive aquilo que os meus pais chamam "um amigo imaginário" :) Seja o que for que ele tenha feito, adorei a sua companhia e em nenhuma altura da minha vida me senti sozinho, mesmo quando não tinha mais ninguém à minha volta.
"[i]To imagine the unimaginable is the highest use of imagination[/i]"

Eu tinha uma irmã gémea imaginária, e tinha o meu gato de peluche (que ainda tenho!) que tinha uma alma.
Eu tratava-o muito bem, e falava muito com ele, pois eu sabia que se sentia muito sozinho. Os seus pais também eram almas, sem corpo, e estavam no planeta deles. Podiam encarnar em qualquer peluche se quisessem.

De vez em quando eu dizia-lhe (ao gato)  para ir para lá (para o planeta dos pais) durante uns dias, para matar saudades/passar férias.
Quando ele chegava, avisava-me, mentalmente.
Comunicáva-mos por telepatia, tal como eu e a minha "irmã".

Era exactamente como explicou o sleepingmind:

Citação de: sleepinginmind em 18 setembro, 2009, 18:13
Eu sou um caso um bocado duvidoso :P nunca regulei bem da cabeça, e tenho um grau elevado de imaginação e criatividade.

Normalmente os miudos criam tudo na cabeça, inclusive as respostas que querem ter dos amigos imaginários, mas eu nunca criava essas respostas, percebia por mim qual era a resposta sem a ouvir, falava como se me respondessem mas não ouvia rigorosamente nada, nem imaginava, era cmo que um impulso! (dificil de explicar)

Mas isso depois passou-me, mas ainda hoje dou por mim a falar sozinho como se tivesse alguém a falar comigo, sempre me acompanhou, julguei que era da minha maluquice e vivo bem com isso, mas não oiço nm vozes nem nada disso! é tudo por estimulos, como quando alguem bate com o pé e instintivamente sente dor, eu sinto a resposta assim, epa, não consigo explicar muito bem  :-X

Pensava que era a única, sleepinginmind  ;D
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

#13
Citação de: sleepinginmind em 18 setembro, 2009, 18:13
Eu sou um caso um bocado duvidoso :P nunca regulei bem da cabeça, e tenho um grau elevado de imaginação e criatividade.

Mas o que acontecia comigo, era ir sozinho para um sitio e brincar com... o nada... eu tinha consciencia que era o nada, não era daqueles miudos que diziam que estava ali alguem! Mas brincava tal e qual como se estivesse, e sentia-me bem a brincar assim, sozinho!
Normalmente os miudos criam tudo na cabeça, inclusive as respostas que querem ter dos amigos imaginários, mas eu nunca criava essas respostas, percebia por mim qual era a resposta sem a ouvir, falava como se me respondessem mas não ouvia rigorosamente nada, nem imaginava, era cmo que um impulso! (dificil de explicar)

Mas isso depois passou-me, mas ainda hoje dou por mim a falar sozinho como se tivesse alguém a falar comigo, sempre me acompanhou, julguei que era da minha maluquice e vivo bem com isso, mas não oiço nm vozes nem nada disso! é tudo por estimulos, como quando alguem bate com o pé e instintivamente sente dor, eu sinto a resposta assim, epa, não consigo explicar muito bem  :-X

isso se chama dupla conciencia, ou tripla em alguns momentos, basicamente divides tu mente em varias. uma carateristica muito util, em qualquer mago digno desse nome. passas a ver as coisas sobre varias prespetivas
existe algumas linhas esotericas, que dizem que é um contacto com eu superior.
eu tnho o mesmo que tu.