Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.450
Total de mensagens
369.527
Total de tópicos
26.929
  • Musicoterapia!!
    Iniciado por Infanati
    Lido 3.535 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Boaz!!!

Decidi criar este topico(se não evaporar daqui) sobre um tema que provavelmente quase toda a gente já ouviu falar(espero eu).

andei durante algum tempo a pesquisar coisas sobre o mesmo, a falar com varias pessoas para obter mais informações acreca do mesmo.

Aqui deixo-vos uma "amostra" o que postei no blog.

Alguma questão que tenham ou achem pretinente de se debater estejam á vonatde. =>


"Musicoterapia é uma ciência paramédica que utiliza a música e os seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, além de movimentos, a expressão corporal, dança e qualquer outra forma de comunicação verbal e não verbal, com objectivos terapêuticos."

(Fonte: http://edif.blogs.sapo.pt/30458.html)
Epa sinceramente... não concordo muito bem com esta definição.
Musicoterapia, tal como o nome diz Musica + Terapia, ou seja, é a terapia através da musica.
Agora o que é musica?....

"Musica é uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar uma sucessão de sons e silêncio agradável, ritmada e organizada ao longo do tempo."

Ou seja, eu fico cada vez mais estupfacto com as possiveis e imaginarias definições que as pessoas tentam arranjar para descrever algo tão simples.
Contudo a musicoterapia em si não é assim tão linear como parece.

"Os musicoterapeutas trabalham com uma gama variada de pacientes. Entre estes estão incluídas pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes e idosos.
O trabalho musicoterápico pode ser desenvolvido dentro de equipas de saúde multidisciplinares, em conjunto com médicos, psicologosm terapeutas ocupacionais. fonoaudiologos, fisioterapeutas e educadores. Também pode ser um processo autônomo realizado em consultório."

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Musicoterapia)

Ou seja, é tudo muito bonito sim senhor, e realmente é uma mais valia para todos.
Agora perguntou eu.... Por alma de quem é que só agoar é que viearam a reutilizar algo já descoberto? Hm?...
Penso que será uma boa pergunta e ao mesmo tempo bastante controversa pois nem todas as pessoas querem responder ou se quer lê-la. Porquê?... algumas com medo de dizer algo que não devem outras simplesmente para não se exporem, etc etc, etc.

Ora posto isto, a titulo de curiosidade:


"O uso da música como método terapêutico vem desde o início da historia humana. Alguns dos primeiros registros a esse respeito podem ser encontrados na obra de filosofos gregos pré-socráticos.

A sistematização dos métodos utilizados só começou, no entanto, após a Segunda Guerra Mundial, com pesquisas realizadas nos Estados Unidos. O primeiro curso universitário de musicoterapia foi criado em 1944 na Michigan State University."


(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Musicoterapia)


Ora curiosamente, esta terapuia so foi descoberta á pouco tempo, os seus beneficios.

Contudo esta técnica já é "mais velha que sei lá o quê".

Curiosamente desde 1944, repito 1944 que existem cursos de musicoterpaia.


Agora passando á realidade portuguesa.

"ah e tal a musicoterapia foi uma tecnica terapeutica descoberta á pouco tempo, que pensamos trazer beneficios para a saude em certos individuos."

Ora, eu já ouvi isto não sei onde.

"Ah agora estão desde alguns anos cursos de musicoterapia a abertos ao publico"


Epa... 1944 para 2000 e pcs... uns anos... ok...sim... são uns anos...

Comentario a dizer... Sem comentarios.


É  com grande tristeza que falo neste tema mas desde já gostava de deixar a minha opinião enquanto profissiona de saude e como musico/cantor.


A musicoterpaia a meu ver é uma tecnica de tratamento e um hobbie.

Ou seja, as pessoas que tenham problemas a nivel neurologico, SNC, em suma do cerebro, a musica é uma forma de poder ajudar a pessoa a expressar-se.

Para além disso a música visto ser um conjunto de sons , é também vibração , é também energia. Ou possitiva, se for uma musica agradavel e que gostamos ou negativa, se for uma musica que detestamos ou nos faz lembrar coisas más.


Pegando nas ultimas palvras da frase anterior, é verdade sim senhor que a musica faz-nos lembrar situações, pessoas que odeamos, entes queridos, etc etc.

Muitas vezes a musica é uma forma de comunicação que a meu ver enquanto enfermeiro e musico/cantor, deveria ser mais usada. Contudo "não me posso queixar" visto que estão a avançar para o bom caminho.

Enquanto musico o que quero transmitir é a minha alegria, boa disposiçãio, o gosto de estar com as pessoas.

Para tal os musicos usam a musica, atraves de sons, pautas, etc.


Em termos de saude, apesar de não ter experenciado muitos casos, posso dar exemplo de um deles que através da musica, consegui compreende o que o doente X queria.

Para saber fazer isto, não é preciso ser musico nem ter formação avançada de musica. Basta um pouco de cultura geral e ao menos saber que estilos de musica há, como Jazz, rock, punk, classica, opera, trance, tecnho, heavy metal, rock gotico, etc etc para uma pessoa poder ajudar.

Segundo artigos que li e em conversas com pessoas da área da musica e outras da area da saude e não só, cheguei á conclusão de que nós não damos valor aos recursos que temos porque não sabemos como usa-los.

Ou seja, nós temos tudo para usar mas não sabemos como usar. =X é estupido e chocante...epa.. eu não queria dizer que sim mas vão desculpar mas vou ter que dizer que SIM É!


Mesmo para terminar resumo algumas das utilizações d musica( algumas pessoas poderão não crêr nalgumas das mesmas):

    * tratamento de doenças psiquiatricas
    * tratamento de problemas de SNC/cerebro
    * tratamento de problemas emocionais
    * Forma de comunicar com espiritos(paranormal)
    * forma de comunicar com outras pessoas(por exemplo enfermeiro, medico de familia, etc)
    * usada como tecnica de relaxamento
    * usada como forma de comunicar por escrito com outras pessoas(vizinho, pai, mãe,etc)
    * usada como forma de comunicar por escrito com espiritos ou entidades paranormais
    * etc...


Para não me alargar mais no assunto, pois teria dias e dias para falar do mesmo, agradeço a todos aqueles que leram este post e deixaram a sua opinião, pois é com troca de ideias e saberes que conseguimos seguir em frente, não é restringirmo-nos á nossa ignorância.


A todos um grande bem-haja.


Alguma questão, terei todo o gosto em responder á mesma(s).






Uma hiperligação foi removida desta mensagem. Ver RGF, alíneas 2 e 3. (IceBurn)

Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

#1
Sim, sem dúvida que a música é a melhor terapia que posso ter! Sempre me identifiquei com determinadas músicas, algumas faço mesmo questão de ouvir em determinadas situações, pois ajudam-me a passar por determinados momentos menos bons.

Mas eu dou muita importância à música, não só à música em sim, mas também às letras das canções.

Posso passar bem sem TV, mas sem música não aguento. No entanto a musica também pode ser depressiva, por exemplo seria uma tortura para mim ser obrigado a assistir a um concerto de Toni Carreira. Nessa situação preferia mesmo o silencio. :)




Infanati, os tópicos não se evaporam e como eu já te disse anteriormente nenhum tópico teu foi apagado.

Geralmente os tópicos nem sequer são apagados, podem sim ser bloqueados ou editados caso não respeitem as regras do fórum.

Aliás, és até à data a única pessoa que se queixa que os seus tópicos são apagados. Sugiro que pesquises primeiro pelos tópicos que procuras, pois podem simplesmente ter sido movidos para outras categorias.

Quanto a mensagens, obviamente que anedotas racistas para além de não estarem de acordo com as regras do fórum são repudiadas pelo PP, por isso mesmo esse teu post tenho conhecimento que foi removido e muito bem.


Cumprimentos,
IceBurn

SIm realmente tens razão Ice! As vezes algum tipo de musica é usamo mesmo para esse efeito.
Para além do trance, tens um outro estilo de musica que se chama mesmo "low Frequency" que é como que se fosse um metodo de hipnose.
Falei com algumas pessoas na area da musica desde maestros, vocalistas de algumas bandas(menos conhecidas) e com ppl na area da saude.
Achei curioso que uma das pessoas, um medico que conheço ja há alguns 6 anos, teve a mostrar-me literatura como amusica pode induzir a hipnose sem ter que haver um "orador".
Apesar de toda a gente pensar que isso é a coisa mais facil, enganam-se. =X


MAs Toni.... epa... só msm em ultimo caso e se tiver desesperado é que oiso isso. =X ;D
Embora lá está as velhas deliram com o cota! =X
Eu enfim... nem comento. =X Se bem que há pior. =D ;D


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ok! Obrigado pela resposta ser lançada no topico.

Sim em relação as anedotas compreendo e acho curioso que na altura pedi desculpa mas ok. SE decidiste tocar no assunto novamente lá teres os motivos, que respeito.

Pois se calhar é um fantasma que desparece com eles ou alguem os apaga por mim. =X não sei...

ALguém tem que ser o 1. =X
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

Claro que os gostos musicais tem de ser respeitados. O que para mim é deprimente, para muita gente não o é. Assim como o que eu oiço pode ser deprimente para outras pessoas.

A música a mim altera-me o estado de espírito. Umas vezes mais agressiva, outras mais calminhas, todas têm a sua colocação em determinados momentos.

Citação de: Infanati em 14 setembro, 2009, 15:01
SIm realmente tens razão Ice! As vezes algum tipo de musica é usamo mesmo para esse efeito.
Para além do trance, tens um outro estilo de musica que se chama mesmo "low Frequency" que é como que se fosse um metodo de hipnose.
Falei com algumas pessoas na area da musica desde maestros, vocalistas de algumas bandas(menos conhecidas) e com ppl na area da saude.
Achei curioso que uma das pessoas, um medico que conheço ja há alguns 6 anos, teve a mostrar-me literatura como amusica pode induzir a hipnose sem ter que haver um "orador".
Apesar de toda a gente pensar que isso é a coisa mais facil, enganam-se. =X


MAs Toni.... epa... só msm em ultimo caso e se tiver desesperado é que oiso isso. =X ;D
Embora lá está as velhas deliram com o cota! =X
Eu enfim... nem comento. =X Se bem que há pior. =D ;D


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ok! Obrigado pela resposta ser lançada no topico.

Sim em relação as anedotas compreendo e acho curioso que na altura pedi desculpa mas ok. SE decidiste tocar no assunto novamente lá teres os motivos, que respeito.

Pois se calhar é um fantasma que desparece com eles ou alguem os apaga por mim. =X não sei...

ALguém tem que ser o 1. =X



Eu apaguei uns tópicos teus no tópico "Jogos e passatempos",assim como também apaguei os meus que foram bloqueados porque não eram permitidos e para não estarem a encher,resolvi apagá-los...o fantasma sou eu...mas só apaguei esses atenção..

Qualquer tópico bloqueado poderá ser posteriormente eliminado sem aviso.
Se foi isso que aconteceu, é perfeitamente normal que tenha sido eliminado, depende do motivo do bloqueio.
Muitas vezes o facto de se bloquear um tópico por não cumprir com as regras é como que um pré-aviso de eliminação do tópico.

Facto: Nenhum tópico é eliminado se estiver de acordo com as regras do fórum.

Realmente a música sempre foi e sempre será uma das coisas mais maravilhosas do mundo.
Adoro música,desde o mais sereno até ao mais bruto possivel.
Neste momento ando viciadissimo em Goregrind que,quem não gosta/percebe diz que parecem metralhadoras a disparar sobre porcos,com letras sobre mutilações,morte,necrofilia,etc :D e no entanto ,há uns dias,na Festa do Avante,vieram me as lagrimas aos olhos (e o coração quase me rebentou!) ao ouvir "Guilherme Tell" tocado pela Orquestra Sinfónica Ginásio Ópera.
A música,independentemente dos gostos,dá para todos.Tem é que se sentir, e saber ouvir  ;)
Believe to see...



o problema das pessoas, ou melhor da sociedade é que tem uma mentalidade retrogada. Ou seja, não estou a aexagerar mas sim a ser realista. Em conversa quando andei a pesquisar sobre isto, contactei que muita gente conheçe Toni Carreira mas Mariza pensam que é a apresentadora da TV.
Epa... eu nem sei como fiquei quieto e não chamei burros, calhaus, ignorantes, etc etc a essas pessoas.
TOda a gente com 2 dedos de testa e minimamente culta sabe que a Mariza, relacionado com musica é a fadista. Nem que seja pelas publicidades na Tv. MAs enfim.

Depois muita gente pensa que algumas bandas são "demoniacas"( termo utilizado pelas pessoas). Ou seja, questionadas porque afirmam tal coisa a maior parte das pessoas respondeu que é porque se vestem tipo criaturas do inferno e tem passagem da biblia satanica nas musicas. =X

Ora a minha reação foi conter-me para não me mijar a rir.algumas dessas bandas que tive a investigar são: Cradle of filth ( em muitas musicas), The beatles, Pink Floyd, HIM, etc.

Depois outro facto que me deixou estupfacto foi "algumas bandas têm som demoniaco"(isto foram pessoas adultas que me respoinderam.Não putos e pitas)

Ora... pra já esssa expressão não existe. Segundo pessoas, profissionais em musica  com quem eu falei, um maestro, 1 acordeonista (minimamente conhecido nacionalmente) e professores de musica, todos eles me disseram "onde foste buscar essa expressão". =X

O que existe é som mais alegre, leve se quiserem por assim chamar e som mais pesado, istop falndo em termos de calão e para leigos.

Falando em parte mais tecnica, existe com com frequencia aguda média, frequencia aguda alta, frequencia media media, etc etc.
Tal coisa eu não fazia a minima ideia mas pelo que dizem é esta uma das classificações mais correctas.


Agr a sociedade não sabe um ~gás intestinal~ das coisas e o bom português tem que mostrar que é o maior e sabe tudo e dp acontecem esta "aberrações de respostas"(como classificou o maestro com quem falei).

Em suma tal como em qualquer area continuo a dizer o mesmo, enquanto a sociedade não admitir que sabe ou não e deixar de ter esta mentalidade atrasada em relação a tudo, não so a musica, não vamos a lado nenhum.

P.S.:Ah... ja agora... se tiverem interessados em saber a comparação com outros paises posso tambem fornecer essa informação mas aviso que vocês assim que souberem acho que ficam traumatizados.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Zuhl a musica é usada para muitas coisas só que as pessoas não percebem para quê e querem fingir que percebem logo este tema como podes ver é sempre um tema que ou se fala muito ou quase nada. basta veres aqui o topico no forum.
Tanto se falou de musicoterapia era so noticias e revistas. Agr... puff. Ja mostraram que sabiam uma forrica de passaro doassunto e pronto já somos(portugal) os maiores. "Ja estamos a igualar-mo-nos aos grandes paises" (palavars de um politico qlq que agr n me lembro o nome).

It's sad but it's the country we live! (é triste mas é o pais em que vivemos)

Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

Penso que é normal que seja um tema pouco desenvolvido pois sempre foi associado ao divertimento e não a ter realmente um proposito util para a vida. Pronto la chegaremos, afinal o que move o mundo é a juventude e as suas ideias renovadoras... ;)

Pessoalmente estou com o Zühl (epa eu concordo muito contigo ja viste :laugh:) Sou apreciadora de todo o tipo de musica desde classica a "demonoica" lol.
Para o stress acumulado nada como um ida á bela da discoteca fechar os olhos e entregar-me ao som durante umas horitas é ate soar pelas unhas dos pés :D
Dormo que nem um bebe, revitalizada, tranquila, curada, descansada  :)
Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.



DIANA epa concordo ctg mas eu sou um pc + soft disko... epa vejo a deixar um rasto de suar e cheirinho a cavalo que.... epa... ´´e mt mau. prefiro ir pa um bar e tal beber uma agua(ou não) e abanar tbm um pc o eskeleto. assim as minhas articulaçoes e os meus tendoes ja tão a funkar novaente. ;D


MAs tbm gosto de uma boa musica "demoniaca"(como dizem por ai). Por exemplo eu ja adormeci a ouvir musica "demoniaca", Cradle of filth.  =X

Agora com isto surgiu-me um questão... pena n ter pgt.... buaaaaaa


Será que as pessoas pensam que adormecer com musica "demoniaca" leva a pesadelos? =X .....
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

Ainda bem que concordas ihih  ;)

Sinceramente,existem muitos estilos que dispenso completamente,mas admito que se me meterem a ouvir algo que não goste...oiço à mesma  :D
Mesmo para ouvir a música para poder saber dizer porque é que gosto ou não gosto.
E gosto que façam isso com o estilo de música que oiço.
Odeio quando me dizem "O que ouves é uma me**a!É só barulho.Está tudo a tocar cada um para o seu lado,isso não tem jeito nenhum".
Ok,não gostam.Mas porquê?
Se não me sabem explicar porque é que não gostam,então a conversa fica por aí  >:(

Uma coisa é ouvir a nossa músiquita e ter os nossos gostos.
Outra coisa é saber ouvir MÚSICA  :)

Felizmente já percebi que muito do pessoal do PP consegue ouvir Música,apesar de muitos dos gostos serem completamente diferentes eheh  ;D ;D
Believe to see...

Citação de: Infanati em 16 setembro, 2009, 17:43
Será que as pessoas pensam que adormecer com musica "demoniaca" leva a pesadelos? =X .....

Claro que não lol  :D
Pelo menos falo por mim. Já me deixei dormir a ouvir sons extremos e dormi até muito bem lol  ;)
Believe to see...

Citação de: Zühl em 16 setembro, 2009, 17:50
Felizmente já percebi que muito do pessoal do PP consegue ouvir Música,apesar de muitos dos gostos serem completamente diferentes eheh  ;D ;D

Exacto, tocas-te num ponto importante. Uma coisa são os nossos gostos pessoais, outra coisa é apreciar a música e ter sentido crítico sobre ela, independentemente de ser música da nossa preferência ou não.



o problema é que as pessoas ainda não meteram na cabeça que a musica pode ajudar a tratar doenças!!!

Isto ja esta comprovado cientificamente. Digo isto porque muita gente so acredita na ciência ... entao se a ciencia ja comprovou porque raio é que inda não acredtam?...

so s pensam k é bluff.


Eu vou posso contar o caso de uma pessoa conhecida(doente que tive).

Era uma rapariga de 32 anos e ela tinha cancro do pulmão.
Pra ja quero-vos dizezrt que vou a doente que mais travbalho me deu a tomar cointa dela pk dito em português rapido e Deus me perdoe dz isto mas ela tava toda comida!
No entanto gostava de ouvir bue musica e lembro-me que o grupo preferido dela era... moonspeell.

Epa eu ate gosto de algumas musicas deles mas eu ao ve-la com um sorriso na cara e bem disposta quando ouvia a musica epa.. n sei.. é algo que mesmo nós profissionais de saude nos admiramos tendo em conta a patologia que ela tinha.
O cancro ja estav bue estenso e 2 semanas mais tarde teve que ser ventilada por makina. epa.. custou-me bues e tive quase para pedir para troca de donete mas não o fiz porque algo me dizia para não o fazer.

Não me arrependi de ter ficado com ela, claro que infelizmente acabou por falecer.

Ela tinha o habito de engolir cigarros, ela não fumava ela engolia. equanto ela podia andar numa hora á vontade era capaz d limpar 10 cigarros. claro que o vicio era + forte que a parte psicologica dela e a necessidade que o organismo tinha da nicotina.

E.. lembro-me que qunado ela morreu, foi no turno que eu tava a trabalhar e quando avisaram ela tava a ouvir a dos moonspeel a musica que tava a passra no dia que fikei responsável por ela. Mais estranho ainda, tava sempre a repetir a musica. Pos a opçao de repetir so a faixa....

Agora eu pergunto... ela ja sabia o que lhe iria acontecer?  epa.. acreditu k sim...
Pos a musica como forma de agradecimento por tudo o que tentamos fazer por ela?... eu acredito que sim
Custa-me e com alguma dor que recordo esta situação mas que ela esteja agr em paz e epa.... acho que isto é um bom exemplo de como a musica também poderá serbir para comunicar, para transmitir sentimentos.
Embora seja um exemplo triste.

Claro que na altura niguem ligou a ixo. Mas eu por acaso dp no dia a seguir é que lembrei disto...da musica. =< mas enfim...

Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

sinto muito pela morte da rapariga e que tenhas tido de passar por isso,imagino que te tenha custado horrores... :-[


Quando foi para a area que fui á partida ja sabia que teria que passra por isto mas em desabafo o que custa mais é memso ver morrer alguém e tar eu responsavel por essa pessoa. Sentes-te ...epa... não sei bem descrever mas ... talvez frac, inutil, impotente.
Mas apesar de tudo guardo com boa recordação porque tambem foi a partir dai que comecei a quere saber mais acerca de musicoterapia.

P.S.: daqui a uns anitos vou ver se tiro uma pos-graduaçaõ nem que seja para minah realizaç~ºao pessoal.
Depois se quiserem musica pos ouvidos falem comigo. ;D  ;D ;D
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

Fixe.Quando fizeres uns sons divulga  ;)
Believe to see...

Como um músico que ama o que faz à quase 18 anos não podia concordar mais que a musicoterapia é algo fenomenal!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"