Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.489
Total de mensagens
369.595
Total de tópicos
26.958
  • Expulso do eBay sem qualquer justificação
    Iniciado por Gens
    Lido 2.843 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Não sei se alguém aqui tem uma conta no eBay. Tinha uma há imenso tempo mas nunca usara para comprar ou vender. Anteontem tentei vender uma coisa, fiz tudo como dever ser e pouco tempo depois recebi uma mensagem a dizer que tinha a conta suspensa.

Através do skype (chamada gratuita) liguei para o eBay (apoio ao cliente dos EUA). A mensagem e o email que me foram enviados não especificavam o motivo do cancelamento. A mulher que me atendeu foi super antipática. Disse-me que «representava um perigo para a comunidade eBay» e que «as minhas actividades eram de risco». Tentei argumentar, dizendo que só tinha tentado vender um produto, que tentei cumprir todas as regras, etc. De nada serviu. Resposta «está dfinitivamente expulso da comunidade eBay e nunca mais poderá abrir uma conta. Tente vender o seu produto noutro site».

Abismado, voltei a ler as regras do site. Continuei sem saber o que tinha feito de errado. No dia seguinte liguei para o eBay do Reino Unido.

A rapariga que me atendeu foi mais simpática e o atendimento totalmente diferente. Em boa verdade, a estúpida da americana fez-me sentir como um criminoso, nunca tinha sido tão mal tratado em toda a minha vida.

Quando dei a minha identidade à inglesa e ela abriu a minha conta ouvi um «ah» prolongado e fez um silêncio. Depois ela disse-me que estava bloqueado e que nada poderia fazer. Lá argumentei de novo, disse que estava abismado, que era a coisa mais estranha que me sucedera, blá, blá, blá. Ela mostrou-se compreensiva e disse-me para enviar um e-mail para a eBay de Inglaterra para expòr a minha situação, mas que não garantia resposta.

Entretanto enviei o mail e passadas algumas horas recebi uma resposta. O e-mail dizia que tinha sido expulso por actividades fraudulentas, ter faltado ao respeito ao staff e coisas do género. Para reabrirem a conta teria de enviar para a sede da Irlanda: fotocópia do BI, passaporte ou carta de condução, comprovativo de morada e factura do produto que estava a tentar vender.

Entretanto, investiguei sobre o assunto algumas horas, em blogs e fóruns e parece que é prática comum do eBay desde que a empresa mudou o CEO, em 2008 ou 2009. As regras são absurdas. Basta que um produto vendido se perca no correio para se arriscar uma expulsão. As expulsões são definitivas. Só é possível criar uma nova conta dando um novo endereço, nome, nova conta Paypal com novo cartão de crédito e mudando o IP. Com frequência as contas de familiares também são suspensas!

Pelos vistos, desde 2007/2008, estão a aumentar as expulsões de vendedores sem que seja dada qualquer justificação.

Parece que a política do eBay está a ser afugentar os pequenos vendedores, para que estes não façam concorrência a grandes companhias ou membros do staff que vendem no site.

As regras do site começam a roçar o doentio, e têm piorado. Agora até duas revisões neutras (não negativas) podem ser suficientes para iniciar um processo de expulsão definitiva.

Entretanto utilizadores mais experientes criaram um conjunto de técnicas para enganar o eBay e criar novas contas, criando identidades falas. O processo envolve a criação de cartões de crédito temporários tipo MBnet, alteração do IP, criação de moradas falsas, alteração do nome, etc.

Bem fica aqui a minha história sobre este site. Nunca ouvi falar de nada assim em sites do género como o miau.pt. Mas pelo que vi em fóruns e blogues espalhados pela net este tipo de práticas estranhas é comum no eBay, parece que a política deles é remover os pequenos vendedores.

Só espero que alguém tenha a ideia e a capacidade de criar um site que faça concorrência ao eBay e onde os pequenos vendedores possam vender em segurança e sem as regras estúpidas do eBay.

eBay? Nunca mais!



C'est dans l'air.

Ligeia
Citação de: Gens em 22 junho, 2012, 23:09
(...)
Entretanto utilizadores mais experientes criaram um conjunto de técnicas para enganar o eBay e criar novas contas, criando identidades falas. O processo envolve a criação de cartões de crédito temporários tipo MBnet, alteração do IP, criação de moradas falsas, alteração do nome, etc.
(...)

Ao alterares mais do que uma vez por mês esse tipo de cartões (e considerando que, normalmente, são emitidos para transacções individuais de compra) ficas com a conta cancelada. Foi o que me aconteceu por volta de 2008, e apenas porque não tinha cartão de crédito, tendo que recorrer ao MBNet. Por essas e outras é que me deixei de sites de leilões e opto por sites como a Amazon, onde também se encontram boas pechinchas e também se pode vender (embora seja mais complicado fazê-lo do que num site tipo eBay ou Miau). Já agora um alerta (que nada de novo tem, mas fica aqui na mesma): o Leilões.net tem o péssimo hábito de vender os dados de quem se regista, ainda que exista oposição para tal oficializada por parte do utilizador. Mais vale a Feira da Ladra...  ;D

#2
Citação de: Ligeia em 22 junho, 2012, 23:24
Ao alterares mais do que uma vez por mês esse tipo de cartões (e considerando que, normalmente, são emitidos para transacções individuais de compra) ficas com a conta cancelada. Foi o que me aconteceu por volta de 2008, e apenas porque não tinha cartão de crédito, tendo que recorrer ao MBNet. Por essas e outras é que me deixei de sites de leilões e opto por sites como a Amazon, onde também se encontram boas pechinchas e também se pode vender (embora seja mais complicado fazê-lo do que num site tipo eBay ou Miau). Já agora um alerta (que nada de novo tem, mas fica aqui na mesma): o Leilões.net tem o péssimo hábito de vender os dados de quem se regista, ainda que exista oposição para tal oficializada por parte do utilizador. Mais vale a Feira da Ladra...  ;D

O Amazon é mais complicado. Só nas últimas semanas é que autorizaram que portugueses possam vender no site, até lá só residentes em pouquíssimos países europeus podiam vender na Amazon. Para vender neste site é obrigatório ter uma loja online e pagar uma mensalidade elevada, cerca de 35 euros. Contudo, as margens de lucro são enormes, o dobro, o triplo ou o quadruplo das margens de lucro do eBay. Para além disso, o site Amazon não coloca os problemas que o eBay tem colocado aos vendedores.

Pode-se criar um cartão MB net com duração de um ano, desde que seja utilizado sempre na mesma loja. O paypal permite que se adicionem vários cartões de crédito sem qualquer problema.


Acho super estranho que o eBay não tenha qualquer concorrência, isso sim é que me faz confusão.
C'est dans l'air.

chacalnegro
Boas, Gens sou vendedor e comprador no ebay desde 2005 e nunca tive nenhum problema, excepto com uma vendedora americana que me ligou dos Estados Unidos a dizer que lhe estava a arruinar o negócio porque lhe deixei um feedback negativo ;D. É verdade que as políticas têm mudado para pior. Uma das novas regras é que não te podes defender de um feedback negativo deixado por um comprador.

De qualquer modo, isso é muito estranho. Tentaste vender alguma coisa que infringisse as regras?