Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • A idade média na idade atômica
    Iniciado por Anitacleo
    Lido 3.697 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Fácil reconhecer a dificuldade do homem para abraçar a fé raciocinada que o Espiritismo lhe oferece, se lançarmos uma visão de conjunto sobre a luta acirrada, curiosa e paradoxal entre a superstição e a Ciência na atualidade, o que equivale a dizer entre a Idade Média e a Idade Atômica em pleno século XX. Como a Ciência não lhes confirma a idéia de Deus que trazem, inarredável, nas consciências, os homens procuram com avidez essa confirmação fora dela. E surgem os disparates.

De fato, as relações da estatística mundial provam a fome de maravilhoso que atormenta a Humanidade acossada de sofrimento, para quem a Ciência só por si, com todas as suas conquistas extraordinárias, não consegue saciar a sede de verdade, à vista do frio do materialismo que a enregela, quase que transformado em dogma da inteligência. Falta-lhe Deus nas entranhas, falta-lha alma aos raciocínios e o mundo aspira ao alimento do Amor dos Amores e da Causa das Causas.

Se a lógica da Ciência orienta milhões de destinos, a cegueira da crendice dirige outros tantos. Senão vejamos.

Na França, onde alteia o gênio da latinidade, os gastos nacionais com predições ultrapassam de muito os bilhões empregados no orçamento das pesquisas científicas do país.
Nos Estados Unidos, baluarte da civilização moderna, milhões de criaturas integram a clientela dos adivinhos.

Nunca foi tão avantajado na Terra o contingente de organizações, livros, folhetos e revistas de vaticínios, encantamentos, bruxarias e mesmo de ficção científica, exaltando o fantástico e o sobrenatural, como nos dias que passam.

Nunca tantos curiosos consultaram tantos embusteiros, impostores, cartomantes, ledores de buena-dicha e os mais diversos e extravagantes charlatães, como agora.

Nunca se conjeturou, se fantasiou, se abusou e se exagerou tanto, como hoje, um tema delicado qual o dos discos voadores e o das conquistas da Astronáutica.

E nunca houve, além disso, tanto extremismo entre a penúria de muitos e a abastança de alguns, tanta distância entre a fome do povo e a pompa em nome do Cristo, qual ocorre na atualidade.
Perguntar-se-á: onde a lógica em tudo isso? Argumentamos, porém, com a vida. Isso é a fuga da experiência rotineira para o sonho poético, a atração do desconhecido, o temor do futuro vazio, o anseio de transpor horizontes na direção do sem-fim.

Dentro desse quadro de contra-sensos e antagonismos, realidades e fantasias, certezas e dúvidas, é natural que o Espiritismo também sofra as investidas das ilusões de criaturas incautas e inexperientes, mas isso em nada lhe altera o conteúdo doutrinário ou esmaece o clarão dos postulados. E ele caminha.

Pregando a mediunidade técnica, combate hoje as mesmas mediunidades empíricas e as mesmas idéias supersticiosas que proliferaram nos séculos medievais. Planta que medra no terreno ingrato das conveniências e comodidades crônicas da Humanidade, são normais as barreiras com que se defronta, constituindo vitória sem precedentes o seu progresso em mais de cem anos (atualizado) de existência.

Assim, ninguém se surpreenda – seja espírita ou não-espírita – com as práticas baseadas na mediunidade empírica e que se apresentam com o nome do Espiritismo. Empeço para raciocinar com bom senso não é problema apenas da Nova Revelação; é, e sempre foi, o problema da própria Ciência.

Nada têm a ver com a Doutrina Espírita os excessos desse ou daquele agente de perturbação, ou as interpretações infelizes dessa ou daquela instituição, ainda mesmo quando se rotulem de princípios ou práticas espíritas, do mesmo modo que nada têm a ver, com a Ciência, as absurdidades que se fazem ou se propagam em seu nome pelos exploradores da boa-fé popular. Não importa o que se creia ou o que descreia. O Mundo Espiritual está aí, a morte esfuma todas as fantasias, os fatos argumentam por último: as verdades espíritas são indestrutíveis.

Fonte:marcoaureliorocha5.blogspot.com.br
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

chacalnegro
Excelente post!!!! Excelente mesmo!!!!

Ainda bem que gostaste,esforço me por pôr aqui matéria que faça as pessoas pensarem e questionarem-se,e ao mesmo tempo esclarecê-las.

Muita luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

chacalnegro
Acho de extrema importância reflectir sobre esta temática. Assiste-se cada vez mais à proliferação de fés descartáveis tipo "faça você mesmo". É um facto que a globalização da informação trouxe novas formas de ver a espiritualidade, que deveria abrir horizontes e levar a uma maior tolerância. Mas a verdade não é essa, há uma procura incessante por fórmulas que encaixem perfeitamente no indivíduo e esse mesmo índivíduo enquista-se na "fé" que escolheu e ataca todas as outras como se fossem falsas. Na verdade essa escolha é feita com pressupostos de conveniência e egoísmo, que são tudo menos racionais. A partilha e a tolerância acabam por ser "bens" acessórios em todo o processo.
Há um ponto de convergência, que tu assinalas, com toda a razão: a era da ciência anulou, de forma pretensiosa, a espiritualidade sem, no entanto, criar respostas que satisfizessem esta substituição.
Em contarpartida, as pessoas deixaram de ter respostas para aquelas questões que sempre atormentaram a Humanidade: "o que andamos aqui a fazer"; "o que acontece depois da morte"; etc.
Como voltar à religião seria demasiado retrógrado, criaram-se novas religiões remastigadas e sincretizadas. Há-as para todos os gostos, mais exóticas, menos exóticas, mais ocultas, menos ocultas, mas o essencial é que quando duas pessoas falem sobre a sua fé, estabeleçam o seguinte diálogo: "ah, tu és da x!?" - "Olha, eu sou da y, que é muito melhor e além disso tem segredos que só são revelados aos iniciados como eu!".
No fundo, as pessoas só querem algo que as torne especiais e dignas de destaque, de outra forma não passariam de cidadãos comuns a quem a era científica nivelou por baixo.
Não se pense que este fenómenos se restringe somente aos movimentos religiosos. Como tu bem disseste, os OVNI's, as teorias da conspiração, o Oculto que-não-é-oculto-porque-há-demasiada-gente-a-saber-dele, as artes mágicas etc. são todos faces do mesmo fenómeno.
Como li, certa vez, após a queda da monarquia, pululavam em França adivinhos, ocultistas e charlatães como nunca se tinha visto até então. Como o sagrado tinha sido anulado com a Monarquia, rapidamente a sociedade precisou de arranjar um substituto.

É verdade,falando na França e como referi no tópico,também por experiência própria porque vivi no Mónaco uns quantos anos,e outros tantos em França,abres um jornal e são várias páginas inteiras com cartomantes e adivinhos,na Tv e  Internet igual,e sei que vão a esses charlatães, pessoas de todas as classes sociais,havia uma no Mónaco que na altura levava 500€ por uma tiragem de tarôt(sei disto porque o meu ex-sogro tinha a mania de lá ir,e tinha cultura e uma certa posição social),imagina ao fim do dia quanto que ela não ganhava,pelo que me vim a aperceber com o tempo,pois ele contava-nos o que ela dizia,nada do que era predito veio a acontecer,França é o paraíso dos astrólogos,cartomantes e afins,e nós cá em Portugal para lá caminhamos,porque com a vida das pessoas cada vez mais difícil,as pessoas procuram respostas onde podem, sabem e sobre tudo acreditam,assim vão agravando os seus problemas quando financeiros, cada vez mais,e enchendo os bolsos de pessoas com menos escrúpulos,que cada vez há mais,diga-se de passagem.
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

Anitacleo , tua observação é bastante correcta , realmente como estamos em um período de transição planetária , um enorme contingente de seres da partiu da idade média para a eraticidade e está encarnada neste momento da era atómica , em carácter de urgência como ultima oportunidade neste planeta antes de ser definida a sua deportação ou não  .

Olá Nicolas,podes explicar um pouco melhor?
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

#7
Citação de: Nicolas em 21 agosto, 2012, 00:26
Anitacleo , tua observação é bastante correcta , realmente como estamos em um período de transição planetária , um enorme contingente de seres da partiu da idade média para a eraticidade e está encarnada neste momento da era atómica , em carácter de urgência como ultima oportunidade neste planeta antes de ser definida a sua deportação ou não  .

Pois, Nicolas, estás a falar da tal teoria ou Doutrina não sei... de que a Terra está a transitar para a 5º dimensão??, em que dizem que alguns seres encarnaram recentemente para ajudar no processo ou coisa desse género?? já estive a ler sobre isso... e já vi que tem alguma fama no Brasil e E.U.A. entre outros,...é disso que estás a falar?


Também acho que nos dias que correm há cada vez mais novas "crenças", novas "fés", e "religiões de marca branca", o que as pessoas querem é sentirem-se aceites num grupo de pessoas que lhes dêem valor por terem algo em comum, sem se aperceberem que geralmente, é quando não estamos "agarrados" a ideia nenhuma, quando não estamos completamente impregnados por uma qualquer "crença" (seja esta do foro científico ou espiritual) ,que estamos mais perto da Verdade. Para nos conhecermos a nós próprios, temos de estar a sós com nós mesmos, e não procurármo-nos nos outros...
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

chacalnegro
Citação de: Nicolas em 21 agosto, 2012, 00:26
Anitacleo , tua observação é bastante correcta , realmente como estamos em um período de transição planetária , um enorme contingente de seres da partiu da idade média para a eraticidade e está encarnada neste momento da era atómica , em carácter de urgência como ultima oportunidade neste planeta antes de ser definida a sua deportação ou não  .
Acho que não era bem esse o sentido do tópico...

Caros :Anitacleo , Chacalnegro e Fireflight , embora hoje o nosso planeta em vários locais tenha atingido níveis tecnológicos muito avançados nestes mesmos locais estão encarnados espíritos que vieram da idade media e que passaram muitos séculos parados em sua evolução como um todo , e que trazem em sua memória espiritual os mesmos hábitos e vícios que estão por se corrigir . Estas encarnações estão ocorrendo em massa pois como o nosso planeta está deixando de ser um planeta de expiação para se tornar de regeneração , e como estes permaneciam estagnados em ideias fixas é natural que continuem com os mesmos desejos e aspirações e dedicações , por isto é que um vassalo campónio que procurava em sua mais recente encarnação uma bruxa para atingir seus objectivos hoje na sala de embarque do aeródromo de Paris pega seu Iphone 5 e faz uma consulta ao portal de magia A B ou C , introduz a senha de segurança de seu cartão de crédito e contrata um serviço para vencer a concorrência numa licitação de armamento para algum pais do oriente médio . A causa destes comportamentos , a busca do misterioso , cartomantes , magos , bruxos ... é tão maciça quão maciça é a encarnação de seres que vieram da idade em que estas coisas também eram praticadas , e estas criaturas vieram em encarnações de urgência compulsórias antes da definição para as mesmas se poderão permanecer cá ou prosseguir sua evolução em outro planeta para onde serão deportados caso não apresentem a melhora necessária .