Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Tatuagens e Piercings! São eles permitidos ao Espírita?
    Iniciado por Anitacleo
    Lido 3.552 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Em princípio, cabe lembrar que a Doutrina Espírita nada proíbe. No entanto, dota os indivíduos de elementos para reflexão para que decidam conscientemente. Não é a utilização de tatuagens que desmerecerá o caráter de uma pessoa. No entanto, alguns tipos de tatuagens, com motivos funestos, classificam-se como inconvenientes e impróprias para um trabalhador espírita.

Segundo Divaldo Pereira Franco, respeitado médium e orador espírita, pessoas que tatuam o corpo inteiro ou o enchem de piercings, são almas que ainda trazem reminiscências vivas de encarnações em épocas bárbaras, quando guerreiros sanguinários se utilizavam desses meios para se impor frente aos adversários.

Necessário sairmos da superficialidade. A questão cultural é muito importante para entendermos porque alguns povos adotam certos costumes estranhos a outras culturas. Na Tailândia, fronteira com Myanmar, antiga Birmânia, existe uma tribo isolada onde as mulheres cultuam pescoços longos. Para tal, utilizam argolas no pescoço, desde a infância, para provocar o aumento do pescoço.

Para os integrantes da tribo, todo este procedimento é muito natural, pois faz parte de suas crenças e seus costumes. Trata-se de culto ao corpo e a beleza, sem conotação de auto-agressão.

Nota-se que a compreensão espiritual dos nativos dessa tribo é bastante diferenciada do restante do mundo. Essas particularidades de entendimento implicam em conseqüências diferentes no mundo espiritual, pois cada qual está na situação de elevação espiritual que já tenha conquistado.

É necessário compreender o indivíduo de forma integral. As reações expressas no corpo são conseqüências de seus pensamentos e estes resultados das crenças, experiências e visão de mundo. Tudo é muito relativo até que se descubra como funcionam determinadas Leis Divinas. A Doutrina dos Espíritos não proíbe - esclarece. Não condena - conscientiza. Não se coloca 'em cima do muro', mas mostra como construir e trilhar o melhor caminho.

Uma tatuagem por si só não faz ninguém melhor ou pior. No entanto, perguntemos o que está por trás dessa tatuagem? Quais sãos os sentimentos, os anseios, as crenças daqueles que cobrem seus corpos com tais símbolos?

É preciso compreender as razões de alguém tatuar todo o corpo, camuflando-se de si mesmo. Grande parte o faz conduzido pelo modismo. Outros tantos ainda se encontram presos a hábitos de outras encarnações, que transitam do inconsciente para o consciente do indivíduo, resultando na transfiguração do indivíduo.

O Espiritismo não julga, porém compreende que, com o amadurecimento, o Espírito cultivará apenas os valores que nortearão sua verdadeira vida. Tatuagens, piercings, são todas práticas transitórias. Convém perceber, contudo, se tais pessoas estão abaladas, desequilibradas emocional e espiritualmente. O que as faz quebrar a barreira do bom senso e do discernimento? Por que provocam para si as dores e sofrimentos?

Frente a tais perguntas, a Doutrina Consoladora busca no íntimo do ser o seu real problema. Convida-o ao auto-conhecimento e ao exercício do auto-aprimoramento. Recomenda bom senso, amor a si mesmo, equilíbrio e a busca incessante ao Pai Criador, o único que poderá nos preencher de alegria e felicidade.

Hoje a moda cobre o corpo de desenhos e objetos. Amanhã o mundo será coberto de almas verdadeiramente engajadas no trabalho de servir, deixando de lado o culto exterior – superficial – para as conquistas de valores espirituais duradouros.

Analisemos a alma para descobrir o porquê do estado do corpo. Compreendamos o profundo para entender claramente o superficial. O certo e o errado, o bem e o mal nada mais são que experiências condizentes ou não com as Leis Naturais. Valorizar o corpo e a alma é ensinamento que todos os homens compreenderão e, então, já não discutiremos assuntos superficiais, mas assuntos da alma. Deixando do lado o embrulho para valorizar o conteúdo.
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

Cici
Adorei o tópico, está excelente essa explicação. Concordo totalmente que cada um é como é e não descrimino ninguém, mas a verdade é que existem muitas modinhas e vaidades às quais as pessoas se entregam esquecendo-se do que é real e verdadeiro

boa noite..

estive a ler o testamento  e adorai imenso parabéns. ;)

topico muito esclarecedor, agora percebo o porquê das tatuagens, antes não entendia, e olha que ja li o livro dos espiritos ha uns anos atrás.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Ceinwyn


Este tópico deixou-me a pensar...

Tenho várias tatuagens e não as fiz porque hoje em dia estão na moda, fi-las á vários anos.
Fiz porque gosto, sempre gostei...mesmo quando todos criticavam. ;)

Não me parece que as pessoas que se tatuam, mesmo aquelas que cobrem todo o corpo estejam a camuflar algo ou tenham qualquer desequilíbrio emocional ou psíquico...podem existir casos, mas não é a regra.

È a minha opinião, fazem porque gostam, tal como muitos de vós gostam de adornar o corpo com jóias e roupas de estilistas famosos....
Quanto á pratica ser dolorosa, depende de cada um e não achei doloroso, mas isso depende da tolerância de cada um de nós a dor. ;)

Nesta medida também teria de se analisar as pessoas que alteram toda a sua fisionomia através da cirurgia estética, mudando em alguns casos quase totalmente as feições com que nasceram...
(salvo as cirurgias feitas após doença).

Penso que devemos respeitar as decisões dos outros e não julgarmos...
O corpo é de cada um, é apenas um «vazo» que transporta a «Flor/alma» podemos adorná-lo como quisermos e sem que nos digam que trouxemos traumas de vidas anteriores ou que estamos a mutilar o nosso corpo para esconder «traumas» anteriores.

È apenas a minha opinião... ;)

Concordo com a Ceinwyn, mas há empregos que não aceitam piercings nem tatuagens visíveis. Deve ser mais um problema para arranjar emprego do que ao Espirita.  ;)

Cump.
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

#6
Há que separar as àguas. Uma coisa é uma pessoa só valorizar o exterior, outra coisa é uma pessoa valorizar o exterior mas também saber valorizar o espírito. Acho que quem tem algumas tatuagens ou quem está coberto delas não está por isso, desligado do mundo espiritual. Muito pelo contrário, poderá até utilizar as tatuagens para exteriorizar algo do mundo espiritual. Se é que me faço entender.:)
Há inclusive alguns "motivos funescos" que são muitas vezes representados nas tatuagens que fazem parte de culturas e que têm uma função de amuleto. Como por exemplo as Hannyas que provêm da cultura japonesa. São máscaras com feições demoníacas mas o seu significado de demoníaco não tem nada. ( Link removido
No fundo também sou da opinião que cada um dá o significado que quer a tatuagem. Poderei tatuar um diabo e esse ser apenas um amuleto para me proteger de maus espíritos por exemplo.

Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.

eu não tenho tatuagens(também, com 14 anos...) mas acho q as farei quando maior, não pela estética, mas pelo qua a tatuagen representa pra mim(alegria, amor, prazer, beleza do espírito), e ja a falar de coisas totalmente diferentes, é normal ser apegado a coisas que não foram feitas pelo homem?(tipo apego MESMO) exemplo: flores e pedras são o que mais me apego