Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • [Outro]Homem Vitruviano – Entender a obra de Leonardo da Vinci
    Iniciado por MissTiny
    Lido 4.520 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez, no ano de 1490, num dos seus diários.
Descreve uma figura masculina desnuda, separada e simultaneamente em duas posições sobrepostas, com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. O desenho e o texto também são chamados de Cânone das Proporções. As posições, com os braços em cruz e os pés, são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio de que, na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.

O desenho atualmente faz parte da coleção da Galleria dell'Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália. Examinando o desenho, nota-se que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano masculino:
Um palmo é o comprimento de quatro dedos;
Um pé é o comprimento de quatro palmos;
Um côvado é o comprimento de seis palmos;
Um passo são quatro côvados;
A altura de um homem é quatro côvados;
O comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura;
A distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem;
A distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem;
A distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem;
O comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem;
A distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem;
A distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem;
A distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem;
O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem;
A distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto;
A distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto;
O comprimento da orelha é um terço do da face,
O comprimento do pé é um sexto da altura.


Fonte:Loucura Mental



Ah como isto me trás boas lembranças da Antonio Arroio... ::)

Uma vez na Disciplina de Desenho tivemos que fazer um trabalho em que tinha como base este belo rascunho do Da Vinci. Complicado como tudo, muita matematica em jogo, mas foi espectacular. Realmente este homem era um genio entre os já geniais. :D
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

chacalnegro
Era genial sim senhor, mas não tanto como nos parece. Leonardo era um artista de excelência e este facto valeu-lhe a difusão de maior parte das suas ideias. Mas espantem-se, boa parte das concepções "mecânicas" foram copiadas e plagiadas de antecessores que não tinham a sua fama e dotes artísticos. ;)

Citação de: chacalnegro em 16 abril, 2012, 11:31
Era genial sim senhor, mas não tanto como nos parece. Leonardo era um artista de excelência e este facto valeu-lhe a difusão de maior parte das suas ideias. Mas espantem-se, boa parte das concepções "mecânicas" foram copiadas e plagiadas de antecessores que não tinham a sua fama e dotes artísticos. ;)

confirmo isto, o asa delta dele foi copiado!

P.S: foi o Chacal que me contou....  ;D ;D

chacalnegro
A asa delta, o parafuso de Arquimedes e quase todas as máquinas por ele desenhadas. Só não me lembro o autor do livro que ele copiou.


Sinceramente já não sei porque é que ele é tão importante....


Ehh Chac, viras-te Moderador, só agora reparei, ée láa que temos aqui um novo xerife na cidade...  8) ;D ;D

Ligeia
#8
Citação de: chacalnegro em 17 abril, 2012, 15:26
A asa delta, o parafuso de Arquimedes e quase todas as máquinas por ele desenhadas. Só não me lembro o autor do livro que ele copiou.

Não poderá ter sido do próprio Arquimedes? Lembro-me de ter lido qualquer coisa de um historiador que defende que muitos dos desenhos das máquinas eram oriundos da China...

Da China e não só: Grécia, Egipto, Roma, etc.

A China não é nem nunca será o berço do mundo: se assim fosse, porque é que não existiria só ela??

chacalnegro
Lá vem o Jack com um ataque de anti-chinesice. Vá, tá na hora de tomares o comprimido. ;D

O que?? Aquilo é que era o comprimido?? Cada vez mais os fazem semelhantes aos pintarolas!!

Esta idade já não perdoa.... XDD

Citação de: Jack Gordon em 17 abril, 2012, 15:33
Ehh Chac, viras-te Moderador, só agora reparei, ée láa que temos aqui um novo xerife na cidade...  8) ;D ;D

hehehe pois... não tinha reparado  ;D    ai minhanossasenhora cagora na posso dizer muitas parvoíces  Jaaaaaccck ... que pintarolas / comprimidos andas a tomar?? Se calhar vou precisar, assim a modos que uns tipo anti-parvoíce  :angel:
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

chacalnegro
Deixem-se lá disso, nada mudou, excepto que tenho de conter as baboseiras (nem sempre possível) e tratar das infracções às regras do fórum.

Citação de: Salomé em 17 abril, 2012, 17:54
Se calhar vou precisar, assim a modos que uns tipo anti-parvoíce  :angel:

Anti-parvoice?? --___--

É mais para outras coisas séniores que não são para a tua idade rapariga... XDD

Citação de: Jack Gordon em 18 abril, 2012, 00:03
É mais para outras coisas séniores que não são para a tua idade rapariga... XDD
hehehehehhe
Se a idade que tens no perfil é correcta... tenho idade para ser tua mãe e, ó deuses é realmente bom chamares-me de rapariga

escangalhei-me a rir, parti-me toda

;D ;D ;D ;D
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

por fora és, mas como ás vezes dá-me uns vipes...


Não ligues, é da húmidade! =PP