Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.524
Total de mensagens
369.634
Total de tópicos
26.970
  • Sítios Assombrados - Património Cultural
    Iniciado por chacalnegro
    Lido 1.337 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
chacalnegro
Caros membros do fórum, faço este tópico devido a uma questão levantada por um dos membros, que agradeço. Como se trata de um assunto sério e do interesse de todos nós enquanto cidadãos, peço também aos moderadores que pensem no que estou a escrever e se possível que tomem alguma resolução e criem regras.

Como todos sabemos, o País está em crise, com centenas de desempregados a aparecer diariamente. Isto leva a que muitas pessoas usem determinados expedientes para contrabalançar o orçamento familiar ou simplesmente para não perderem o anterior nível de vida.

Assim, um dos mercados que é pasto para estas pessoas é o das antiguidades obtidas de forma ilícita.

Assim, peço a todos os membros interessados em locais assombrados, que sejam criteriosos nas informações que aqui colocam sobre esses mesmos locais. Que evitem divulgar pormenorizadamente o recheio dos imóveis que visitam. Evitem igualmente postar fotos de ajulejos (um dos principais alvos), elementos esculpidos em pedra, imagens de santos, brasões, fontes em pedra etc. Compreendo que muitos não saibam distinguir se um azulejo é do séc. XVII ou XIX. Ou se este ou aquele busto em pedra é muito antigo ou se, pelo contrário, tem 50 anos. Mas era importante que, perante a duvida, não colocassem aqui fotos desses elementos.
Já visitei numerosas igrejas abandonadas ou isoladas e o panorama é desolador: a talha desapareceu por completo; os lavabos e pias de água-benta foram arrancados da parede deixando enormes buracos; dos azulejos restam as marcas na argamassa etc etc.
Não postem também fotos de capelas antigas porque por mais que pareça que tenham sido espoliadas, basta uma pedra com uma data, uma roseta ou outro elemento decorativo para que se arranquem da parede ombreiras de portas, linteis de janelas e até mesmo os crucifixos das empenas.

Desta forma, com boas descrições, fotos e localização, é chegar e levar.

Quero ainda lembrar que boa parte destes imóveis, assombrados ou não, privados ou não, abandonados ou não, são sempre património cultural de todos nós e compete-nos a nós enquanto cidadãos zelar o melhor que pudermos por eles.

Cumprimentos a todos.

Muito bem!!

Bem hajas pelo post e que os "caçadores" dos locais ditos assombrados, sejam criteriosos no que publicam e assim não contribuam para a vandalização do nosso património
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

chacalnegro