Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Summa Daemoniaca
    Iniciado por Mephisto
    Lido 6.037 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
chacalnegro
Nada disso, foi bastante claro o que disseste.

Já li à Summa há uns tempos. É um livro fabuloso e instrutivo. Ainda bem que está disponível em Português

#17
Citação de: Salomé em 04 abril, 2012, 22:33
Boa noite
Comecei hoje a ler a Summa.

Se não me engano, um dos motivos pelos quais os cátaros foram dizimados pela Santa Inquisição, foi o facto de eles admitirem a existência do diabo, portanto acreditavam na existência do bem e do mal. Estarei completamente errada? Se sim, tudo bem, se não, enaaaa o catolicismo evoluiu bastante

Cara Salomé, o problema dos Cátaros (os Valdenses foram outros que partilharam a mesma visão) não foi a admissão do diabo em si, mas sim de fazer ressurgir na igreja uma heresia antiga dos primeiros séculos do cristianismo de que o Diabo e Deus eram duas entidades divinas supremas que disputavam o poder sobre a humanidade. Esta concepção já vinha desde os antigos sumérios e babilónios, mas a gravidade no cristianismo é que em primeiro contradiz a Escritura (Biblia) e a própria Santissima Trindade em si. Porque a fé judaico-cristã afirma que Deus criou tudo, em primeiro o mundo espiritual (os anjos) e depois o material (universo - mundo), além de que mesmo na biblia várias vezes o demonio sob vários nomes é chamado de Anjo. Mas outras particularidades dos Cátaros é que não aceitavam a autoridade da Igreja, não admitiam os sacramentos, era aceite o adultério, a homosexualidade, as mulheres presbiteras, até mesmo as práticas supersticiosas, se fosse nos dias de hoje não tinham problemas com estas afirmações pessoais de crença... mas há 800 anos atrás, era modernice a mais! Quanto à sua ideia sobre o mundo em si, acreditavam que o mundo era obra do proprio demonio e tudo o que era material era mau. Lá ideias tinhem eles!


Citação de: Mephisto em 06 março, 2012, 16:27
Embora este seja um tópico acerca de um livro que poderia ser aberto nos quadros criados para o efeito, creio ser este o melhor espaço para o fazer, visto tratar exclusivamente da secção em questão.

Este é um livro de leitura obrigatória para quem quiser perceber verdadeiramente as raízes e manifestações do mal, tal como deixar de falar de borla. Um livro imprescindível e de valor inestimável, pois é resultado da experiência na prática e não fruto de idealizações teóricas. O mal existe e está entre todos nós. Embora seja escrito por um Padre Católico com todos os dogmas inerentes, representa a maior chapada sem mão na história da Igreja.
Como experiência pessoal, depois de muito reflectir sobre estas páginas, foi o livro que derrubou por terra tudo aquilo que eu pensava saber. Foi o único livro que respondeu a todas as minhas questões que me trouxeram a este fórum.



Sinopse: Este é o mais completo tratado de demonologia actualmente existente na Igreja Católica. Foi escrito no século XXI, pensando na formação dos seminaristas e universitários. Construída a partir da óptica da Igreja, aborda questões referentes ao demónio, ao inferno, à possessão demoníaca, ao exorcismo e a temas referentes aos poderes das trevas.
Depois de doze anos de trabalho e entrevistas com centenas de exorcistas de todo o mundo, alcançou-se o trabalho mais sério e profundo sobre a demonologia e a parte tenebrosa da criação. Aborda a questão de uma forma séria e científica, apresentando todos os elementos referentes ao tema.

Entrevista com o autor
Entrevista ao Pe. Jose Fortea

Leiam-no.  ;) Obrigatório!

Caro Mephisto, é um livro excelente! Tem realmente muito boas informações, mas alerto que mesmo de passado - antes do Vaticano II - havia excelente literatura sobre o tema por padres bastante credenciados, pena é não haver traduções em português e alguma literatura actual de alguns padres mesmo portugueses serem uma tristeza completa, pois lá está, baseiam-se na literatura e não na prática em si e remetem tudo erradamente ao foro psicológico!



Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Consultar  Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.