Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Autores/Livros
    Iniciado por Yohannan
    Lido 5.660 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá a todos,

Criei este tópico para saber o que é que o pessoal costuma ler/consultar sobre Magia/Feitiçaria de maneira a que todos possamos retirar umas ideias e, quem sabe, umas novas referências de leitura.

Ultimamente tenho lido os livros de Christopher Penczak e Scott Cunningham. Já li outros autores como Ann Moura, Margot Adler e mais alguns que se ligam à Wicca ou a práticas associadas às Ilhas Britânicas.

E vocês? Que andam por aí a ler?

muffin.of.doom
Eu ando dividida entre "mastering witchcraft" do Paul Hudson e "Deuses e ritos iniciáticos da antiga Lusitânia" do Gilberto Lascariz, tenho sempre mais que um livro na mesa de cabeceira, hehe.
Do Cunningham gosto da enciclopédia de ervas, dá muito jeito, e o "Earth, air, fire and water" (ou algo parecido) foi dos primeiros livros de feitiçaria que alguma vez li, dá umas boas bases. Ainda não li nada do Penczak mas tenho curiosidade em ler o Urban magic.

Citação de: muffin.of.doom em 24 janeiro, 2012, 04:35
Eu ando dividida entre "mastering witchcraft" do Paul Hudson e "Deuses e ritos iniciáticos da antiga Lusitânia" do Gilberto Lascariz, tenho sempre mais que um livro na mesa de cabeceira, hehe.
Do Cunningham gosto da enciclopédia de ervas, dá muito jeito, e o "Earth, air, fire and water" (ou algo parecido) foi dos primeiros livros de feitiçaria que alguma vez li, dá umas boas bases. Ainda não li nada do Penczak mas tenho curiosidade em ler o Urban magic.

Eu aconselho os livros do Penczak por dois motivos: o primeiro deve-se ao facto da série Templo da Bruxaria (Temple of Witchcraft) é muito bom para iniciantes. Eu possuo o primeiro da série (Inner Temple of Witchcraft/O Templo Interior da Bruxaria) que essencialmente tem uma óptima introdução sobre a história da bruxaria ao longo dos tempos e também tem óptimos exercícios sobre os básicos. O segundo motivo é que este autor é muito eclético em relação a este assunto, logo não tem uma escrita muito dogmática o que dá espaço para o leitor pensar/reflectir sobre o seu próprio caminho.

Os livros do Cunningham são óptimos: principalmente as enciclopédias (de ervas e minerais/pedras). Muito bom para quem quer seguir um caminho no sistema de Magia Natural =)


muffin.of.doom
Eu já li os do Cunningham há muitos anos mas ainda mantenho as enciclopedias, a de ervas dá-me sempre jeito.
O penzack é mais recente e como dizes, bom para principiantes, por isso para mim já não tem muita novidade. O city magick interessa-me porque o paganismo está sempre ligado ao campo e à natureza mas a maior parte dos pagãos vive em cidades por isso deve ser interessante ter uma visão mágica mais urbana.
Se gostas de magia natural devias procurar os livros da Doreen Valiente, ela tem um livro de 75 que se chama Natural Magic e ela foi iniciada mesmo pelo Gardner. Não que eu seja grande fan de Wicca mas se quiseres estudar mais vale ir logo à fonte.  :)

Ligeia
Cunningham a iludir desde 1980...  ::)

Para quem se interessa sobre Wicca tradicional deixo aqui algumas referências bibliográficas:
Janet & Stewart Farrar - What Witches Do e A Witches Bible Complet
Ronald Hutton - The Triumph of the Moon: A History of Modern Witchcraft
Vivianne Crowley - Wicca: the Old Religion for a New Age
Gerald B. Gardner - Witchcraft Today, Meaning of Witchcraft e High Magick's Aid (são 3 títulos)
Paul & Daniels Tuitéan - Essential Wicca
Maria Benedita Araújo - Magia, Demónio e Força Mágica na Tradição Portuguesa: séculos XVII e XVIII
José Garrucho Martins - As Bruxas e o Transe, dos Nomes às Práticas
Gilberto Lascariz - além do já mencionado Deuses e Ritos Iniciáticos na Antiga Lusitânia): Ritos e Mistérios Secretos do Wicca, A Bruxa Tradicional e a Feiticeira Alcoviteira: Dúvidas e Questões Iniciáticas, O Culto da Bruxaria no Artista e Escritor Austin Osman Spare e No Antro das Bruxas de Zagarramurdi [4 títulos]
Doreen Valiente - The Rebirth of Witchcraft e Witchcraft for Tomorrow

Ficam as sugestões, boas leituras!


Pois o Cunningham... Eu comprei um livro dele há uns 3 anos ou assim por 1€, e pronto, como foi um euro foi menos mal, mas o erro da minha carreira a comprar livros foi com um que eu comprei que era praticamente igual ao do scott por acho que 10 não tenho bem a certeza, da Garcia Batista, ui, chamado "Wicca : A Velha Religião do Ocidente" é medonho, e medonho é eu a ser boazinha... ;D
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

muffin.of.doom
Ligeia, não acho que o Cunningham seja mau autor, quero dizer, é simples do ponto de vista prático mas eficiente, pelo menos se queres fazer uns feitiços para o dia a dia, não necessariamente enquanto fonte "religiosa".

Ninguém disse que ele era da wicca tradicional, óbvio que é éclético.

Olha que o Hutton também anda debaixo de fogo porque as fontes dele não têm credibilidade nenhuma, mas pessoalmente ainda não li.

Acho o Gardner mais aldrabão, era muito creativo com a realidade. Ele tenta legitimar-se quando diz que foi iniciado por um coven antigo, que eu não acredito minimamente que existisse. Qualquer tentativa de atar o wicca a religiões antigas é uma fraude.
Acho que há gente sincera na prática que faz mas não compreendo o snobismo da wicca tradicional, é uma religião com 60 anos fundada por um gajo com a credibilidade do L. Ron Hubbard. :-[
Isto sendo, claro, a minha opinião.

Akasha867, também tive esse da Garcia batista, acho que o vendi por 3 euros a alguem que também se também se deve ter arrependido de o comprar, lol.

Citação de: muffin.of.doom em 25 janeiro, 2012, 20:12
Ligeia, não acho que o Cunningham seja mau autor, quero dizer, é simples do ponto de vista prático mas eficiente, pelo menos se queres fazer uns feitiços para o dia a dia, não necessariamente enquanto fonte "religiosa".

Ninguém disse que ele era da wicca tradicional, óbvio que é éclético.

Olha que o Hutton também anda debaixo de fogo porque as fontes dele não têm credibilidade nenhuma, mas pessoalmente ainda não li.

Acho o Gardner mais aldrabão, era muito creativo com a realidade. Ele tenta legitimar-se quando diz que foi iniciado por um coven antigo, que eu não acredito minimamente que existisse. Qualquer tentativa de atar o wicca a religiões antigas é uma fraude.
Acho que há gente sincera na prática que faz mas não compreendo o snobismo da wicca tradicional, é uma religião com 60 anos fundada por um gajo com a credibilidade do L. Ron Hubbard. :-[
Isto sendo, claro, a minha opinião.

Akasha867, também tive esse da Garcia batista, acho que o vendi por 3 euros a alguem que também se também se deve ter arrependido de o comprar, lol.

Sim nesse aspeto Gardner era um bocado aldrabão. Gardner podia no entanto não ter sido iniciado num coven mas foi sim na Maçonaria...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

muffin.of.doom
#8
Pois... maçonaria.  ::)  Acredito, só não acho minimante interessante.
Sei que também teve umas ligações à OTO mas até nisso ele era aldrabão porque dizia ser do terceiro grau quando ainda era do primeiro. Penso que andou em mais alguns grupos, só que é muito mais fixe seres lider do teu  :P

Citação de: muffin.of.doom em 25 janeiro, 2012, 20:19
Pois... maçonaria.  ::)  Acredito, só não acho minimante interessante.
Sei que também teve umas ligações à OTO mas até nisso ele era aldrabão porque dizia ser do terceiro grau quando ainda era do primeiro. Penso que andou em mais alguns grupos, só que é muito mais fixe seres lider do teu  :P

Era o que eu queria mas ninguém quer ser meu discípulo...  ::)

De qualquer maneira sim ele andou por alguns segundo parece, mas enfim... Em relação aos livros melhor ir pelos clássicos...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

muffin.of.doom
Sabes, acho que faz falta ler tanto a porcaria como os clássicos, quando começares a distinguir um do outro sabes que já aprendeste alguma coisa.  :laugh:

Citação de: muffin.of.doom em 25 janeiro, 2012, 20:27
Sabes, acho que faz falta ler tanto a porcaria como os clássicos, quando começares a distinguir um do outro sabes que já aprendeste alguma coisa.  :laugh:

Isso é verdade, ir a feiras do livro com livros a muito baixos preços e maus também não ajuda quando se é inocente e se tem dinheiro a gastar  ::)
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

chacalnegro
Citação de: muffin.of.doom em 25 janeiro, 2012, 20:12
Ligeia, não acho que o Cunningham seja mau autor, quero dizer, é simples do ponto de vista prático mas eficiente, pelo menos se queres fazer uns feitiços para o dia a dia, não necessariamente enquanto fonte "religiosa".

Ninguém disse que ele era da wicca tradicional, óbvio que é éclético.

Olha que o Hutton também anda debaixo de fogo porque as fontes dele não têm credibilidade nenhuma, mas pessoalmente ainda não li.

Acho o Gardner mais aldrabão, era muito creativo com a realidade. Ele tenta legitimar-se quando diz que foi iniciado por um coven antigo, que eu não acredito minimamente que existisse. Qualquer tentativa de atar o wicca a religiões antigas é uma fraude.
Acho que há gente sincera na prática que faz mas não compreendo o snobismo da wicca tradicional, é uma religião com 60 anos fundada por um gajo com a credibilidade do L. Ron Hubbard. :-[
Isto sendo, claro, a minha opinião.

Akasha867, também tive esse da Garcia batista, acho que o vendi por 3 euros a alguem que também se também se deve ter arrependido de o comprar, lol.

Alguém com uma opinião racional sobre o movimento Wicca!!! (não estou a contestar a crença, só o facto de pouco ter a ver com as religiões ditas "celtas"). Também já li a Garcia Batista e soou-me a mais uma daquelas "coisas" exóticas para usar velinhas coloridas e pauzinhos de incenso, mas com pouca substância...

Ligeia
Ao sugerir as obras e autores que sugeri tal não significa que os considere detentores da verdade, mas sim que considero serem obras que valem a pena ser lidas para quem pretende perceber a evolução do Wicca, a partir da sua génese. Como tal devem ser lidos com espírito crítico (tal como todas as obras o devem ser, já que apontam apenas caminhos e interpretações possíveis).
Nomes como Gardner, Valiente, Hutton (o qual emparelho na mesma lista que Cunnigham), Alexander Sanders e Margaret Murray fazem parte da história do movimento, tal como Cunningham, Aidan Kelly ou Francis King fazem, é certo. Porém estes últimos (Hutton incluído) são flagrantes na sua apresentação do Wicca como algo que não exige grande esforço, ao melhor estilo das recomendações da auto-ajuda cor de rosa que tanto vemos nas estantes das livrarias. Resumir o Wicca a uma questão de crença, de envolvimento emocional em cerimónias de celebração ritual e à moral positiva de respeito pelo Homem e Meio Ambiente é extremamente redutor e ligeiro... E se é para ser light antes Hutton que Cunnigham (ponto de vista exclusivamente pessoal, claro), pois este último é claramente vendedor de uma pseudo-panaceia na qual apenas acredita por ser uma excelente fonte de rendimentos... (mas, lá está, é uma opinião minha, nada mais, daí ter mencionado em mensagem anterior "a iludir desde 1980", sem conotações expressamente religiosas ou de outra índole, mas sim por se tratar de um "odiozinho de estimação"). Valha o mérito de uma escrita que se lê sem dificuldade...

Em suma: as sugestões bibliográficas que fiz são no sentido de ofertar uma panorâmica daquilo que é a história e análise do Wicca (Lascariz é exímio nesse aspecto). Vale o que vale  ;D

Citação de: pauloribeiro em 25 janeiro, 2012, 18:41
ola!gostava de saber se ha algum livro on-line onde se aprende-se a fazer amarraçoes!

Cuidado com o que desejas...

Citação de: Yohannan em 22 janeiro, 2012, 01:41
Olá a todos,

Criei este tópico para saber o que é que o pessoal costuma ler/consultar sobre Magia/Feitiçaria de maneira a que todos possamos retirar umas ideias e, quem sabe, umas novas referências de leitura.

Ultimamente tenho lido os livros de Christopher Penczak e Scott Cunningham. Já li outros autores como Ann Moura, Margot Adler e mais alguns que se ligam à Wicca ou a práticas associadas às Ilhas Britânicas.

E vocês? Que andam por aí a ler?

Olá, tens muitos outros.
Thea Sabin, Sister Moon, Gerald Gardner ( há quem lhe chame o pai da Wicca), Patricia Monagham, Teresa Moorey, e até Dorothy Morrison. Estes são apenas alguns, mas valem todos a pena. Cada livro, um novo professor.

Bom como ainda ninguém falou neles:
Li um do Raven Grimassi há uns anos penso que o título é Mistérios da Wicca.
E um em inglês da Silver Ravenwolf relacionado com protecção.

A minha mãe é que se interessa por Wicca, mas sou uma pessoa que gosto de conhecer pelo que também li.

E sobre Liber AL vel Legis? Alguém já leu o que Aleister Crowley escreveu?

Eu acho que o arranjei e tenho algures dentro da infinidade de livros da temática para ler... Mas ainda não o fui abrir. Porém acho que é uma leitura interessante porque pelo que percebi, disseram que o livro defende a subjetividade da interpretação da Lei e o amor como máxima.

"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts