Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.518
Total de mensagens
369.631
Total de tópicos
26.969
  • Palácio da Fonte da Pipa - Loulé
    Iniciado por KiaraS
    Lido 29.586 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
http://maps.google.pt/maps?q=37%C2%B07'44%22N+++8%C2%B01'12%22W&hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=37.129426,-8.018003&spn=0.018203,0.042272&sll=37.137219,-8.02216&sspn=0.002292,0.005284&t=h&z=15&layer=c&cbll=37.129293,-8.018002&panoid=HjGTQWkD6JcMrUg-4_BUYg&cbp=12,267.62,,1,4.64
Olá!

Sou assídua visita neste fórum apesar de pouco comentar e resolvi dar o meu contributo.

Sou de Loulé e desde pequena que ouço falar do Palácio da Fonte da Pipa como assombrado. Sempre tive muita curiosidade em lá ir, mas nunca soube se esteve ou está aberto ao público e ir à noite à socapa não é para mim  :-\

Há até quem diga que existem túneis por baixo, mas não sei se é verdade.

Estive a pesquisar e encontrei um pouco da história que decidi partilhar com vocês.

"No local onde se ergue o "Palácio da Fonte da Pipa" existiu uma fonte à qual recorriam as pessoas da "vila de Loulé". As terras da Fonte da Pipa foram compradas por Marçal Pacheco, que quis erguer aí um palacete (a partir de 1875) semelhante aos que vira nas suas viagens ao Norte da Europa, enquanto advogado, político (Partido Regenerador), deputado, presidente da Câmara de Loulé, cidadão.
A propriedade foi baptizada de "Quinta da Esperança", nome que não permaneceu na memória popular. Não se conhece ainda quem foi o arquitecto que desenhou o palacete mas sabe-se que o seu construtor foi José Verdugo, que também trabalhou na construção do Mercado Municipal de Loulé.
O decorador foi José Pereira Júnior (Pereira Cão), pintor e ceramista de Lisboa, que também trabalhou no restauro e decoração do Palácio da Ajuda por altura do casamento do príncipe D. Luís.
Marçal Pacheco faleceu no ano de 1896 sem ter visto terminada a construção do seu palacete de sonho. Em 1920, a família do antigo presidente vendeu a Quinta a Manuel Dias Sancho, banqueiro de S. Brás de Alportel.Dias Sancho introduziu melhorias, mandando eletrificar o palácio e construir os bancos dos jardins embutidos com conchas, corais, búzios, cascas de caracol, porcelana, cerâmica, num estilo Kitsch de feição romântica que envolve todo o edifício e jardins.
Nos anos de 1927/29 os bens da Casa Bancária de Manuel Dias Sancho, a título ressarcivo, foram entregues ao Banco do Algarve. Por sua vez, Francisco Guerreiro Pereira terá comprado a Quinta ao banco. O amor deste novo proprietário às plantas exóticas permitiu que ainda hoje permaneçam nos jardins espécies florais não autóctones.
Após a morte de Francisco Guerreiro Pereira, foi herdeiro da Quinta o seu filho, o Dr. Guerreiro Pereira, de Faro. Em 1981, este médico vendeu a propriedade à empresa "Quinta da Fonte da Pipa, Urbanizações, Lda.
A Quinta da Fonte da Pipa não está isenta de histórias de fantasmas, almas penadas e sons estranhos. Ainda hoje permanece o anátema tão arreigado na crença popular de fenómenos supostamente psicofónicos aí acontecidos. O que se deve, provavelmente, ao facto de ter aí havido jogos de interesses materiais, onde o cenário dos fantasmas foi instalado propositadamente a fim de afastar quaisquer interessados na propriedade, ou ainda porque, durante a epidemia da pneumónica (1916/18), foram provavelmente lá sepultadas vítimas dessa doença
"

Texto: Luísa Fernanda Guerreiro Martins

Deixo-vos agora algumas fotos que encontrei na NET. Mas uma vez digo qua ainda não visitei o palácio.



Sem Autor



Fonte: Panoramico







     Parte do jardim do palácio

Fonte: jmpires wordpress





















Autor: Hélio Ramos


Encontrei também outro texto que achei interessante e passo a citar:

"A Quinta da Fonte da Pipa. Este antigo palacete está envolto numa série de histórias de fantasmas que despertam a curiosidade de qualquer mortal, por outro lado, a beleza do local e da arquitetura é um ingrediente fundamental para uma história de fadas.
Não sendo um expoente máximo da arquitetura nacional e internacional é um elemento importante para a história portuguesa e, principalmente, louletana. Foi construído pelo irmão de Duarte Pacheco, Marçal Pacheco, para receber o rei D. Carlos aquando da sua visita ao Algarve. No entanto o rei preferiu ficar alojado no palácio de Estoi.
Os interiores deste palacete são ricos em pinturas decorativas, de cariz vegetalista e em trompe l'oeil.
O jardim principal tem como tema principal um lago sinuoso com várias pontes de passagem e árvores exóticas.
A quinta está nas mãos de um grupo económico que pretendia fazer deste local uma urbanização (já se está a ver o tipo!!!), mas a intervenção da Câmara Municipal, com o seu veto, impediu o andamento do processo e está, neste momento, a tentar comprar a Quinta para devolvé-la ao município.
O estado de conservação deste imóvel é mau. Os interesses económicos e a curiosidade de intrusos ao longo dos anos foram fundamentais para acelerar o processo de degradação.
"

Fonte: Lvsitânia- o que não vem nos jornais

Desculpem pelo post  enorme mas queria que estivesse o mais completo possível. Espero ter-vos aguçado a curiosidade sobre este magnífico palácio, penso que seria interessante uma investigação.

Tudo de Bom*










Muito bonito, gosto especialmente dos frescos. Aparentemente está bem conservado mas há uma parede que tem a tinta descascada.
É pena que esteja na mão de privados, seria bom que o município tomasse conta dele, o recuperasse e depois o abrisse ao público.

Penso que em tempos já esteve aberto ao público, mas penso que só abria no Verão. Entretanto sei que já fizeram lá exposições mas nunca é possível ter acesso a todo o edifício.  Espero que o município consiga recuperar o palácio, é demasiado bonito para cair nas mãos de quem o quer demolir.

Passo em Loulé todos os dias, sempre quis la entrar, mas tem uma especie de corrente a tapar a entrada.

Nao posso confirmar se e assombrada, mas tem uma energia forte vindo dela.
"Fracos não são os que não sabem lutar, são os que não tem determinação"
"A vide de um homem é limitada; a honra e o respeito duram para sempre." - Myamoto Musashi

Sim, também já reparei na corrente, que não é difícil de passar de todo, mas não atrevo a lá entrar durante o dia e correr o risco de ir presa por invasão de propriedade privada. De noite, tenho demasiado medo para me aventurar e não faço ideia do estado das portas para poder lá entrar, mas que gostava, gostava.

Mephisto
Desculpa nada KiaraS. Excelente post  ;)
O palácio por fora é a minha cara. À minha medida embora por dentro seja muito sem sal. Falta-lhe ai um toque gótico à La Regaleira. Algo mais sombrio como se quer nessas construções. Todos os palacetes estão assombrados, pela mente das pessoas.  ;)

#6
Sou pesquisadora do paranormal há muitos anos e resido em Loulé. O Palácio da Fonte da Pipa não está assombrado, a fama deve-se ao facto de quererem afastar de lá estudantes que gostavam de fazer visitas, ainda que inócuas, e depois para aumentar o valor da propriedade. Mas Loulé não está inocente quanto a assombrações, porque Loulé é uma cidade assombrada. Há muitos anos fui consultada pela herdeira de uma casa em Loulé, que está abandonada há muitos anos, e tive a pior experiência da minha vida, e já estou habituada a estas coisas. Na próxima semana volto lá, porque os herdeiros estão a pensar em vender a casa, o que eu acho muito difícil, "aquilo" que lá vive não quer lá ninguém. E há muitos outros locais assombrados em Loulé e arredores que de certeza absoluta darão muitos arrepios na espinha a quem tiver coragem de lá ir. Tenho um ficheiro deles, até gostaria de organizar uma investigação alargada, porque eu só uso a minha capacidade mediúnica de interiorização e tiro algumas fotografias, ou melhor, o meu filho tira. Mãe do Bosque.

Olá Mãe do Bosque.

Conheço muito bem a cidade de Loulé, e, como curiosa, gostaria que contasses algumas das histórias que conheces e quais as casas a que te referes.

Eu, pessoalmente, adoro a cidade. Acho-a lindíssima, principalmente na zona antiga, perto das ruas do castelo. Não sei se está assombrada, mas acredito que cada cidade com a sua história, tem certamente uma energia diferente e muitas memórias.

Se puderes partilhar, agradecia imenso. Se não quiseres dizer a localização das casas em público, gostava que falasses comigo por mensagem privada.

:)

Bom dia.

Visitei há poucos dias este palácio. Não senti absolutamente nada de estranho nem achei que pudesse estar assombrado mas também não sou especialista na matéria para me alongar nessas hipóteses. O edifício é bastante romântico e tem uma certa mística mas não passa disso (ainda por cima quando o visitei ao pôr-do-sol) :D

O que me intrigou foi saber que há cerca de dois anos o espaço foi reaproveitado para uma exposição temporária e que, agora, está totalmente vandalizado. Ao lado existe um jardim com várias pontes de pedra no meio do que parece ter sido um antigo lago. Existem várias árvores arrancadas pela raíz e com outros sinais de vandalismo mas a maioria está intacta, dando a ideia que o jardim tem alguma manutenção nalgumas zonas... Fiquei com a sensação de que talvez até tenha existido um projecto para a recuperação ou assim (existem vários alguidares, esponjas, algumas estacas e andaimes dentro do palácio) que nunca foi completado.

Deixo algumas fotos a título meramente ilustrativo do estado actual do edifício, ainda que a qualidade não seja a melhor! (Fotos tiradas com duas máquinas diferentes)

Cumprimentos a todos.


Fachada principal


Uma das fachadas laterais - Apesar do arranjo com as duas canas e a tábua, esta porta está aberta, bastando empurrar para entrar no palácio


Estrutura no meio do antigo lago do jardim



Uma das várias árvores arrancadas no jardim


Jardim

E aqui ficam algumas fotos do interior (divisões com mais luminosidade, pois a maioria está escura / na penumbra...):













É uma pena o palácio ter chegado a este estado de degradação.
Com a recessão económica que estamos a viver, também não vejo o município a intervir e a recupera-lo.
Mais um monumento a perder-se e a nossa cultura a ficar mais pobre.

Que pena! Passo lá bastantes vezes, mas, como já tinha dito, nunca entrei. Da estrada é impossível ver o estado de degradação e não pensei que, no espaço de poucos anos, ficasse assim.

Ai se eu tivesse dinheiro...

É um palácio muito bonito e é uma pena ter ficado ao abandono e à mercê dos vândalos  :-[

#12
Antes de mais obrigada pelas boas fotografias pmsfb e KiaraS. ;)
Realmente é uma pena ver um local magnífico como este, entregue a vândalos. A mim chateia-me bastante! >:( Com tamanha obra de arte, como aqueles salões decorados com lustres, frescos pintados nas paredes e relevos, aquele lindo jardim, tudo sem cuidado nenhum e degradado...fico a arder quando vejo coisas deste calibre mal entregues e cuidados...é como ver neste estado o Palácio da Pena, ou outro do género. Isto devia de ser património de interesse! Tem de ser, para alguém!
Estive lá à umas semanas (vi até a porta com a tábua, que abre, mas sem as canas) mas tive medo de entrar. :-\ Só passei dessa sala, quase nem entrei. Pareceu-me ver lá coisas de quem faz daquilo dormitório. Não encontraram lá ninguém ou vestígios de gente que lá durma (vândalos, sem-abrigo, drogados, etc.)? Acham que é seguro? Não quero dar de caras com um comum mortal. Com um fantasma ou alma penada nâo me importo (ou talvez não, nunca vi nenhuma)!
Gostava tanto de ter entrado para ver mais, sentir a atmosfera, ver algumas salas porque adoro este estilo de decoração e arquitectura.

Citação de: Mãe do Bosque em 02 agosto, 2012, 14:20
Sou pesquisadora do paranormal há muitos anos e resido em Loulé. O Palácio da Fonte da Pipa não está assombrado, a fama deve-se ao facto de quererem afastar de lá estudantes que gostavam de fazer visitas, ainda que inócuas, e depois para aumentar o valor da propriedade. Mas Loulé não está inocente quanto a assombrações, porque Loulé é uma cidade assombrada. Há muitos anos fui consultada pela herdeira de uma casa em Loulé, que está abandonada há muitos anos, e tive a pior experiência da minha vida, e já estou habituada a estas coisas. Na próxima semana volto lá, porque os herdeiros estão a pensar em vender a casa, o que eu acho muito difícil, "aquilo" que lá vive não quer lá ninguém. E há muitos outros locais assombrados em Loulé e arredores que de certeza absoluta darão muitos arrepios na espinha a quem tiver coragem de lá ir. Tenho um ficheiro deles, até gostaria de organizar uma investigação alargada, porque eu só uso a minha capacidade mediúnica de interiorização e tiro algumas fotografias, ou melhor, o meu filho tira. Mãe do Bosque.

Também conheço e gosto muito da cidade de Loulé e arredores, e gostaria muito de saber das tuas histórias e casas que conheces. Para alguma investigação contem comigo e com a minha máquina fotográfica que não largo.
Desculpem o meu post longo. :-[
"Everybody Lies." House M.D.
There's no such thing as too late! That's why they invented death!

Fotos retiradas recentemente dentro do palacete! Foi um tema de fotografia mais concreto! Mas o interior do palacio esta literalmente destruido! E cada vez esta pior.. 

Que pena! Um palácio lindo que já não bastava ser destruido pelo tempo, tem ainda vândalos a acelerar o processo.