Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • XXX - O que é ??
    Iniciado por Seth
    Lido 11.994 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá Seth.
Vejo que sempre abriste o tópico dos "XXX". De facto parece muito boa ideia e já começam a surgir algumas explicações. Pela minha parte também já me deparei com elas nas buscas da net. Contudo ainda não cheguei a nenhuma conclusão sobre a repetição do X (também ainda não desisti de procurar :().
Já agora também te dou os meus parabéns sobre os teus temas, que são realmente interessantes.
Continua. ;D

Citação de: Tell em 26 janeiro, 2012, 12:22
Olá Seth.
Vejo que sempre abriste o tópico dos "XXX". De facto parece muito boa ideia e já começam a surgir algumas explicações. Pela minha parte também já me deparei com elas nas buscas da net. Contudo ainda não cheguei a nenhuma conclusão sobre a repetição do X (também ainda não desisti de procurar :().
Já agora também te dou os meus parabéns sobre os teus temas, que são realmente interessantes.
Continua. ;D


Boas Tell

É na realidade esse debate, e exposição de ideias/factos/crenças, que ajudam a entender, até aqui que à partida parece "pequeno" ...
Obrigado eu pela chama de atenção, sobre o sinal "XXX",.

Obrigado
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

#17
Para além do símbolo XXX ser o número 30 em numeração romana, também pode ser associado ao número 666 na numerologia de Pitágoras.
Pitágoras era um filósofo e nunca esteve relacionado com o sistema de numerologia que conhecemos. Mesmo assim contribuiu com um conceito de que os números podem ser símbolos e não só meros dígitos.
A numerologia é um sistema que se apoia na gematria- uma disciplina "cabbalística". Uma vez que o alfabeto hebraico usa os mesmos símbolos para palavras e números, através da gematria podemos obter o número de cada palavra ou nome. A numerologia ocidental é uma adaptação da Gematria ao alfabeto latino de forma a obter o número de palavras ou nomes.  

Tal como o xoxo está para o abraço o xxx está para beijo lol  Posso não trazer algo de muito novo, mas foi a informação que encontrei...  :-[

#18
Boas.
Bem... isto não está fácil... pelo que tenho pesquisado, de facto, o número 6 não tem uma relação directa com o X ou muito menos com o XXX, ou seja se formos pelo alfabeto grego o 6 é representado pelo símbolo "digama" ou "stigma" enquanto que o X (khi ou chi) representa o número 600. Logo aqui tem de haver alguma boa vontade para ligar um a outro número. Também num ambiente cabalístico o 6 está representado pela letra "F" e nunca pelo "X". Assim será difícil ligar o "XXX" ao 666. Também no campo da geometria o número "6" ligado ao hexa, ou seja figura com seis lados parece-me um bocado forçado em termos simbólicos e exotéricos, tendo em conta que 6 x 3 será igual a 18, e 18 (que eu saiba) não quer dizer absolutamente nada. Face a isto continua a ser difícil entender o significado do "XXX". Poderá ser o simples acto do desenho uma afirmação da presença de quem o executa? Não deixa de ser curioso a presença constante do número "6" (6, 600, o número de traços no desenho também são 6). Contudo julgo que se está a ligar demasiado o símbolo ao número, podendo ser este caminho bastante tendencioso. Vou tentar investigar mais qualquer coisa no âmbito das práticas de crenças pagãs da zona das Caraíbas (pode ser que dê algo...).
Tell

Citação de: Tell em 27 janeiro, 2012, 16:38

Contudo julgo que se está a ligar demasiado o símbolo ao número, podendo ser este caminho bastante tendencioso. Vou tentar investigar mais qualquer coisa no âmbito das práticas de crenças pagãs da zona das Caraíbas (pode ser que dê algo...).
Tell


Boas Tell
O teu post, está muito bom, mas procurar somente a ligação ao numero é realmente tendencioso, e poderá não ser o caminho ... ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: Tell em 27 janeiro, 2012, 16:38
Boas.
Bem... isto não está fácil... pelo que tenho pesquisado, de facto, o número 6 não tem uma relação directa com o X ou muito menos com o XXX, ou seja se formos pelo alfabeto grego o 6 é representado pelo símbolo "digama" ou "stigma" enquanto que o X (khi ou chi) representa o número 600. Logo aqui tem de haver alguma boa vontade para ligar um a outro número. Também num ambiente cabalístico o 6 está representado pela letra "F" e nunca pelo "X". Assim será difícil ligar o "XXX" ao 666. Também no campo da geometria o número "6" ligado ao hexa, ou seja figura com seis lados parece-me um bocado forçado em termos simbólicos e exotéricos, tendo em conta que 6 x 3 será igual a 18, e 18 (que eu saiba) não quer dizer absolutamente nada. Face a isto continua a ser difícil entender o significado do "XXX". Poderá ser o simples acto do desenho uma afirmação da presença de quem o executa? Não deixa de ser curioso a presença constante do número "6" (6, 600, o número de traços no desenho também são 6). Contudo julgo que se está a ligar demasiado o símbolo ao número, podendo ser este caminho bastante tendencioso. Vou tentar investigar mais qualquer coisa no âmbito das práticas de crenças pagãs da zona das Caraíbas (pode ser que dê algo...).
Tell


Sim, realmente tem razão! Bom post  :)

TinaSol
O que me despertou a atenção e me fez regressar a este tópico foi ter encontrado imagens de gravuras de Arte rupestre colonial, uma com três cruzes cristãs simetricamente gravadas em volta de um círculo, outra com três cruzes cristãs alinhadas em direção às cruzes anteriores (não consigo editar as imagens). Não sei se o significado terá a ver uma coisa com a outra. Deixo ainda um artigo.

As três cruzes apontam para três verdades distintas:

1ª Cruz – Cruz da Perdição
Na cruz que estava à esquerda da cruz em que estava Jesus, temos o malfeitor que blasfemava do nosso Senhor e Salvador (Lc 23.39). Esse homem estava sendo crucificado pelos crimes que cometera. Suas palavras de ofensa contra o Mestre revelam o seu caráter e do que está cheio o seu coração. Nem a morte iminente foi capaz de comovê-lo. A incredulidade, a dureza de coração e palavras de baixo calão se apoderaram de seu ser. O resultado foi a perdição. O arrependimento não encontrou lugar em sua vida naquele momento que definiria de uma vez por todas o futuro da sua alma. O malfeitor morreu nos seus pecados. Por isso essa 1ª cruz pode ser chamada de cruz da perdição ou cruz da incredulidade. Se traçarmos um paralelo com os dias atuais, veremos um grande número de pessoas que espiritualmente estão pregadas nessa cruz da incredulidade.

2ª Cruz -  Cruz da Salvação
Na cruz que estava à direita da cruz em que estava Jesus, temos o malfeitor a quem a tradição deu o nome de "Dimas". Esse homem na hora derradeira, no confronto com a morte, faz algo notável, surpreendente, algo que nem o povo judeu, nem os escribas e fariseus foram capazes de entender, que é o fato de Jesus possuir um reino e esse reino ser vindouro. Ele viu em Jesus autoridade, poder, glória e majestade. Enquanto a maioria escarnecia de Jesus crucificado, esse homem defende Jesus perante o outro malfeitor e revela temor a Deus (Lc 23.40). Ele reconhece seus próprios pecados e discerne que o sangue de Jesus era sem mácula (Lc 23.41). Então ele se arrepende e solicita entrar no reino de Jesus (Lc 23.42) e a resposta me faz suspirar frente ao computador: "E Jesus lhe responde: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso (Lc 23.43)." Diferente do malfeitor que blasfemou e morreu sem arrependimento, esse homem chamado Dimas se arrepende genuinamente e ouve dos lábios do mestre uma promessa de caráter irrevogável – a salvação da sua alma. Por isso essa 2ª cruz pode ser chamada cruz da salvação. Traçando novamente um paralelo com os dias atuais, também tem muita gente se arrependendo que irá gozar da vida eterna na presença de Deus na Nova Jerusalém – Glória a Deus.

3ª Cruz -  Cruz da Expiação, Propiciação, Substituição, Redenção e Reconciliação
Na cruz do centro temos Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus é crucificado entre malfeitores e se cumpre a profecia do profeta messiânico: "...foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu" (Is 53.12). A cruz de Jesus ao centro revela a mensagem principal, o amor incondicional, o pagamento de uma dívida impagável, um evento transcedente e único na história humana. O justo padeceu pelos injustos. "Mas Deus prova o Seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5:8). "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16). Essa é a cruz da salvação, expiação, propiciação, substituição, redenção e reconciliação. Jamais nos esqueçamos que o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. O SENHOR fez cair sobre Jesus a iniquidade de todos nós. Jamais nos esqueçamos da cruz de Jesus, o Cristo.


Olá TinaSol
Qual é a fonte do artigo?

TinaSol
Citação de: Tell em 30 janeiro, 2012, 12:44
Olá TinaSol
Qual é a fonte do artigo?

Olá Tell, pois é, tenho que me habituar a indicar as fontes.
Este artigo foi visto em: http://www.gostodeler.com.br/materia/10517/as_tres_cruzes_no_calvario.html

entretanto uma vez que não consegui retirar as imagens rupestres, deixo tb o link: http://kelerlucas.com.br/sc/imarui.html

até pode ser que esteja relacionada com Marieu Laveau uma vez que era Católica, e integrou vários elementos da religião crista nos seus rituais... mas é mais um elemento de pesquisa, é pena que o tempo é tão pouco  ;D ::)

Aqui estão duas imagens mencionadas pela TinaSol

   

Boa Pesquisa TinaSol ...  ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

TinaSol
Citação de: Seth em 30 janeiro, 2012, 16:39
Aqui estão duas imagens mencionadas pela TinaSol

Essas mesmo, obrigado.

Olá TinaSol
Obrigado pela referência. Boa pesquisa, e sim, poderá existir alguma ligação entre a religião e as práticas das M. L., embora nas imagens da campa surgirem bem claro "X" e não cruzes. Poderão, no entanto, ser cruzes estilizadas, mas julgo que quem quer fazer uma cruz terá o cuidado no desenho para fazer essa diferença.
Já agora, e não sou entendido na matéria, será que existe alguma(s) entidade(s) dos cultos das caraíbas que surjam em grupo de três (por analogia temos a Santissima Trindade, para os católicos)?
Isto está, de facto, interessante!!!

Peço desde já desculpa pelos post seguidos mas acho que a informação assim o justifica.
No tópico da Marie Leveau está uma muito boa explicação para os "XXX".
Tell