Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.433
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Como fazer uma vela artesanal
    Iniciado por MissTiny
    Lido 6.595 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O que você vai precisar:

    * 300g Parafina Granulada Plus
    * 5 ml Essência para Vela de sua preferência
    * Corante (a base de óleo)
    * Pavio parafinado
    * Forma para vela
    * Vaselina líquida (desmoldante) (óleo mineral)
    * Termómetro

Como proceder:

  1. Unte a forma com vaselina, distribuindo-a bem com o auxílio do pincel.
  2. Dê um nó em uma das pontas do pavio. Passe o pavio pelo orifício do fundo da forma até encostar o nó.
  3. Vire a forma para baixo e sele o orifício com massa de calafetar. Sobre a massa coloque fita adesiva para assegurar que a parafina não deite. Vire a forma, coloque-a sobre um suporte qualquer e prenda o pavio, em cima, com o hashi. Em uma panela, derreta a parafina.
  4. Não deixe a temperatura ultrapassar 120 C. Nunca deixe a panela no fogo sem estar sendo observada.
  5. Retire a panela do fogo, espere alguns minutos e coloque o termómetro. Quando a temperatura estiver entre 75 a 85 graus, coloque o corante e a essência, de acordo com a vela que será feita com esse piloto.
  6. Coloque a parafina, já colorida e com a essência, na forma, não encha a forma até a borda, o piloto deve ser uns dois centímetros mais baixo que a vela pronta.
  7. Deixe esfriar. Solte o pavio com cuidado. Retire a fita e a massa de calafetar. Desfaça o nó. Retire o piloto da forma.

Parece complicado no começo, mas é uma questão de prática. Depois que você fizer algumas vezes vai pegar alguns truques e inventar os seus próprios.

MissB
eu tenho por habito fazer velas artesanais como presentes... e um passatempo divertido :) boa ideia teres postado :)

Citação de: MissB em 05 setembro, 2009, 00:11
eu tenho por habito fazer velas artesanais como presentes... e um passatempo divertido :) boa ideia teres postado :)
Tens de nos mostrar algumas :)

Cheguei a fazer muitas velas no meu 7º ano!!!

Não quero desacreditar ninguém! Apenas faço o que pedem  . . . Opino!!!!

Deleteyrself
boa cena =)

eu costumava fazer com velas usadas (reciclagem de velas) mas tinha sempre o mesmo problema do pavio... era parafinado, mas o pavio, de todas as vezes que compramos era uma valente porcaria :'(

teho que tentar fazer!!! deve ser divertido... ;)

eu não tenho muito jeito para isto  :(

Citação de: away em 21 novembro, 2009, 19:17
eu não tenho muito jeito para isto  :(

mas o jeito vem com a prática, por isso: Maos á obra! ;D



Citação de: pat. em 21 novembro, 2009, 19:26
Esse é o espirito! ;)

Vamos ver se sai alguma coisa de jeito  ;D

Citação de: Nita em 05 setembro, 2009, 00:01

Parece complicado no começo, mas é uma questão de prática. Depois que você fizer algumas vezes vai pegar alguns truques e inventar os seus próprios.


Muito bem! Foi graças a si que iniciei neste fórum! =)
Obrigada pela dica.  ;)
Bjs

Como sou nova por estas bandas, só agora vi este tópico. Tenho de agradecer pela dica e experimentar em breve ;)