Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Quem é Deus?
    Iniciado por Santorini
    Lido 13.467 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Deus é amor em estado puro.

Esse estado de pureza é de tal ordem que o homem não tem condição de o compreender.

Penso que os homens não crêem em Deus porque estão à espera que seja Deus a reparar as, desculpem a expressão, m**das que eles próprios fazem, quando isso é trabalho nosso, e não de Deus. Somos nós que temos que evoluir, que crescermos espiritualmente, de vermos o outro não como inimigo, mas como alguém que está talvez perdido de si próprio. Costumo dizer que Deus não tem braços nem pernas, então temos que ser nós a fazer o trabalho que tem que ser feito.

Para além disso, quando penso em Deus, facilita-me o pensamento em relação a algo tão misterioso, se pensar nele como um Ser extremamente criativo e humorado. Penso então na gigantesca variedade da Natureza, e na máquina fantástica que é o corpo humano. E espanta-me toda essa criação, toda a imaginação que está por trás de tamanha variedade.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 27 janeiro, 2016, 10:53
Penso que os homens não crêem em Deus porque estão à espera que seja Deus a reparar as, desculpem a expressão, m**das que eles próprios fazem, quando isso é trabalho nosso, e não de Deus. Somos nós que temos que evoluir, que crescermos espiritualmente, de vermos o outro não como inimigo, mas como alguém que está talvez perdido de si próprio. Costumo dizer que Deus não tem braços nem pernas, então temos que ser nós a fazer o trabalho que tem que ser feito.

Para além disso, quando penso em Deus, facilita-me o pensamento em relação a algo tão misterioso, se pensar nele como um Ser extremamente criativo e humorado. Penso então na gigantesca variedade da Natureza, e na máquina fantástica que é o corpo humano. E espanta-me toda essa criação, toda a imaginação que está por trás de tamanha variedade.

Não propriamente. A acreditar em Deus, ele é pessoalmente responsável por imensas coisas más que nos podem acontecer: doenças geneticas, acidentes, tragédias naturais, etc. Não percebo porque os crentes dizem sempre que o que acontece de mal na nossa vida e culpa do homem, quando é Deus que tem todo o poder e controla toda a nossa vida (melhor dizendo, o que nos acontece). Portanto essa ideia que Deus é amor pra mim não tem lógica nenhuma, nem é isso que diz o Antigo Testamento.

Citação de: Forbidden em 28 janeiro, 2016, 20:43
Não propriamente. A acreditar em Deus, ele é pessoalmente responsável por imensas coisas más que nos podem acontecer: doenças geneticas, acidentes, tragédias naturais, etc. Não percebo porque os crentes dizem sempre que o que acontece de mal na nossa vida e culpa do homem, quando é Deus que tem todo o poder e controla toda a nossa vida (melhor dizendo, o que nos acontece). Portanto essa ideia que Deus é amor pra mim não tem lógica nenhuma, nem é isso que diz o Antigo Testamento.

as coisas que nos acontece sao fruto que plantamos em vidas passadas. Deus nao quer o nosso mau como doenças acidentes e outras coisas a mais esse mundo e de provaçao e uma escola para que possamos aprender a viver e amar o proximo.



Citação de: vitorino em 28 janeiro, 2016, 21:58
as coisas que nos acontece sao fruto que plantamos em vidas passadas. Deus nao quer o nosso mau como doenças acidentes e outras coisas a mais esse mundo e de provaçao e uma escola para que possamos aprender a viver e amar o proximo.




E quem criou essa necessidade de andarmos a viver e sofrer não sei quantas vidas? Deus. Vai dar tudo a Deus, a responsabilidade é sempre dele.

Ele podia muito bem ter-nos criados como bem entendesse, sem que tivéssemos de andar a sofrer durante não sei quantas vidas (segundo o espiritismo), é sadismo a mais! Chamam a isso "amor"? Tenho uma noção diferente de Amor! Podem dizer que é pra nos "evoluirmos", mas essa necessidade só existe porque Deus quer, parece que gosta de ver os humanos a sofrer (e na verdade até gosta, segundo o Antigo Testamento Deus é extremamente vingativo e cruel).

Deus é tudo sem ser nada. É cada arvore, cada coraçao que bate, cada grao de terra, cada metro quadrado de oxigénio. É cada mao que se estende, cada milagre que acontece, cada prece que é feita.
Cada um sente Deus a sua maneira, alguns preferem ignorar outros acreditar.
"As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas ou tocadas. Elas devem ser sentidas com o coração." - Helen Keller

Eu acredito que Deus é tudo o que existe e está presente em tudo o que existe. Creio que Deus não deva ter uma forma definida, podendo adquirir qualquer forma que seja mais amigável aos nossos olhos.  :)
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein


Citação de: Perseus em 07 março, 2014, 17:05
Dizem que Deus fez o homem à sua semelhança... Se assim for, como saberemos que ele não tenha já cruzado na rua connosco? Afinal de contas, é um homem como todos os outros neste mundo...
Às tantas até está a ler estas conversas malucas.... lol

Por que é que quase toda a gente que refere a expressão "Deus fez o homem à sua semelhança"
a converte em "Deus é parecido a um homem/mulher"?
Não há outros atributos existentes no Homem que lhe permitam ser semelhante a Deus, para além de cabeça, tronco e membros? Não poderá o Homem ser semelhante a Deus na sua capacidade para amar ou noutra característica qualquer? Ou um conjunto de características... Quando dizem que uma criança "sai ao" pai ou à mãe nem sempre é a nível físico, pode ser a nível de feitio, comportamento, gostos, gestos, etc. Se todos entendem que os filhos podem ser semelhantes aos pais a nível psicológico, também se pode colocar a hipótese de o Homem ser semelhante a Deus em níveis que não são físicos.

Citação de: Forbidden em 28 janeiro, 2016, 22:17
E quem criou essa necessidade de andarmos a viver e sofrer não sei quantas vidas? Deus. Vai dar tudo a Deus, a responsabilidade é sempre dele.

Ele podia muito bem ter-nos criados como bem entendesse, sem que tivéssemos de andar a sofrer durante não sei quantas vidas (segundo o espiritismo), é sadismo a mais! Chamam a isso "amor"? Tenho uma noção diferente de Amor! Podem dizer que é pra nos "evoluirmos", mas essa necessidade só existe porque Deus quer, parece que gosta de ver os humanos a sofrer (e na verdade até gosta, segundo o Antigo Testamento Deus é extremamente vingativo e cruel).

A questão de sofrermos ao longo de vidas "desnecessariamente" é pertinente. Sei que não é justificação, mas quando eu - como humano - sofro com alguma coisa é porque não aprendi ainda a lidar com a situação. E quando aprendo e a ultrapasso, deixo de sofrer com isso. E no processo, tornei-me alguém melhor num determinado aspecto. Na escola poderíamos ter cabos ligados ao cérebro para nos instalar conhecimento, mas nunca passaríamos pelo processo de aprender a nos focarmos num assunto, em desenvolver formas eficazes de reter conhecimento, em treinar a paciência de estar horas a estudar, a gerir o tempo da melhor forma, etc. Por que não são criados desde o início, espíritos sem necessidade de evoluir? Ainda não sei, mas há-de existir uma razão.
O facto de se conceber Deus como um homenzinho invisível que sabe tudo e vê tudo sem interferir nas desgraças é, talvez, a origem para o descontentamento das pessoas. Talvez Deus não seja um homenzinho invisível, mas sim um ser com outra natureza, regido por outro tipo de conceitos. Eu imagino-o como alguém que definiu as regras universais com uma lógica incompreensível para nós humanos e que deixa a "máquina" a funcionar. Nós é que não sabemos qual a intenção geral da máquina e umas vezes estamos bem, e outras estamos...mal. O próprio sofrimento é discutível, "só sofre quem quer". Por infinitas vezes estive em situações em conjunto com outras pessoas e uns sofrem e outros não sofrem. E a situação é exactamente a mesma (atenção: não usar a mesma lógica com torturas físicas e afins).

Quem tiver os olhos abertos para o que acontece no dia-a-dia já deve ter-se apercebido de que há males que vêm por bem. E devemos ver esses sinais com contentamento e alguma gratidão. Atrasámo-nos para um encontro, mas se estivéssemos a caminho no instante suposto poderíamos ter sido atropelados na passadeira. Ou perdemos um emprego, mas a empresa fechou 1 mês depois e o emprego que encontrámos depois era melhor ou era um emprego intermediário para atingir um futuro melhor do que a continuidade no primeiro emprego. Este texto está a ser claro?

Citação de: Forbidden em 28 janeiro, 2016, 22:17
Ele podia muito bem ter-nos criados como bem entendesse, sem que tivéssemos de andar a sofrer durante não sei quantas vidas (segundo o espiritismo), é sadismo a mais! Chamam a isso "amor"? Tenho uma noção diferente de Amor! Podem dizer que é pra nos "evoluirmos", mas essa necessidade só existe porque Deus quer, parece que gosta de ver os humanos a sofrer (e na verdade até gosta, segundo o Antigo Testamento Deus é extremamente vingativo e cruel).

Algumas partes do Antigo Testamento mostram um Deus negativo. Acredito que algo de negativo aconteceu e foi descrito nos textos, mas que não foi Deus, mas sim algo ou alguém com capacidades avançadas para a época e que foram atribuídas à divindade daquela sociedade (Deus). Li por aqui no fórum um post sobre a opinião de um padre português em relação ao deus da Bíblia em que ele via um Deus mau e bastante incompatível com o Deus bondoso que se prega nas religiões, principalmente a cristã. Na minha opinião, como escrevi acima, nem sempre o "Deus" mau era realmente Deus. Nos tempos em que frequentava a Igreja, tinha a sensação de que era defendido um deus que considerava as pessoas inferiores a ele, pecadoras, que tinha a estranha necessidade pedir aos homens que o amassem e o adorassem, que tinha pena dos homens, entre outras noções "estranhas" para alguém tão bondoso, por outro lado. No fundo, era um deus com características que não "casam" entre si, isto se este deus funcionar psicologicamente como os homens. A minha tese pessoal (e vale o que vale) é que nem tudo o que está na Bíblia relativamente a Deus, está correcto. De certeza que há imensos tópicos sobre isto no fórum há anos.

Citação de: _Indigo_ em 28 janeiro, 2016, 23:48
Eu acredito que Deus é tudo o que existe e está presente em tudo o que existe. Creio que Deus não deva ter uma forma definida, podendo adquirir qualquer forma que seja mais amigável aos nossos olhos.  :)
Também acredito que não deve ter uma forma definida.

E chego finalmente ao "Quem é Deus"?

Pelo que se lê em fontes mais espirituais e não tanto religiosas, Deus existe desde sempre e continuará a existir (não há tempo no mundo de Deus, nós é que temos a variável tempo para regular o funcionamento humano, de acordo com o que tenho lido). Deus é a origem de tudo o que existe e é a fonte para tudo o que é gerado. Deus contém em si toda a existência e tem uma mente que regula o funcionamento de tudo. Os espíritos/almas foram gerados por Deus. Não sei se é Deus que cria os universos e os astros; penso que essas tarefas são delegadas em entidades espirituais tendo por base as intenções divinas (vejo-as como ministros com determinado departamento de actuação, embora não veja Deus como um primeiro-ministro). Deus é energia, emana Amor e simplesmente existe, deixando as regras definidas - como o livre arbítrio - funcionar. E é isto que me ocorre por agora.

O que escrevi é baseado em leituras, não em certezas ou conhecimento. Se algo estiver errado, agradeço que o apontem.

(Modo ateu) Há que dizer que é perfeitamente compreensível se a maioria das pessoas acreditar que Deus não existe. Afinal, que razões temos para acreditar em algo invisível e que só é difundido e repetido junto das sociedades ao longo dos tempos? Menos compreensível é o oposto: tantas pessoas que acreditam na existência de Deus sem indícios/provas! Será a necessidade de pedir ajuda externa especial quando não queremos esforçar-nos mais? Será o desconhecimento das coisas fora do nosso alcance e que atribuímos a alguém Superior? Ou será o conhecimento interior de que existe algo mais, mas sem nada racional que justifique essa sensação? Tanto pode ser tudo uma crença falsa como uma crença assente na verdade.

Afinal há tanto que não sabemos. E mais: como diz Kryon, tu não sabes o que não sabes.

Quem é Deus ou o que é Deus? As várias opiniões nestas páginas devem estar próximas da realidade, mas há tantas perguntas em aberto... :)

Por 3 segundos pensei ter perdido este texto (a sessão foi abaixo e ao enviar o texto, puff!). Felizmente voltando para trás, o texto estava na caixa. Por fracções de segundo pensei que não era suposto ter escrito este post, mas afinal serviu para aprender três coisas: voltar à página anterior permite recuperar o texto (é verdade para este site), escrever o texto SEMPRE à parte e não há necessidade de escrever tanto, ao ponto de a sessão expirar. :) Depois disto, surge uma mensagem a informar que não podia responder e depois a pesquisa não encontrava o tópico para tentar responder novamente. Deu luta! :)

Eu não acredito em Deus, sendo que na minha opinião ele não existe, por vários motivos. Primeiramente, acho que o perfeito não poderá produzir o imperfeito, visto que entre estes dois conceitos há uma diferença de natureza e uma oposição absoluta. Entre o perfeito e o imperfeito há algo imenso que ninguém pode transpor. O imperfeito é visto como o relativo, o perfeito é visto como como algo absoluto e nenhum filósofo, matemático ou qualquer outro gênio consegue sequer estabelecer uma relação entre o relativo e o absoluto! Vou dar um exemplo claro e concreto: nós conhecemos o autor pela obra, e a obra pelo autor. Com isto quero dizer, que se a obra for cheia de calúnias, classificamos o autor como desprimoroso, logicamente. Ou estou eu errada? Logo, como é que um ser tão perfeito poderia criar humanos tão imperfeitos? Próximo.
Se Deus é eterno, não se pode dizer que ele teve começo e fim, ou seja, Deus não pode criar, sendo que os crentes alegam que ele criou o Universo. A ideia de criação resulta da ideia de começo, de origem. Algo que começou é porque nem sempre existiu. Existiu necessariamente num tempo em que, antes de o ser, não o era. Ou seja, vocês dizem que Deus é eterno, ativo e necessário, certo? Então mas... Deus antes da criação não era ativo nem era necessário: era um Deus incompleto, ou seja, imperfeito, e, portanto, não existia. Concluindo, sendo Deus eternamente ativo e eternamente necessário, não pôde chegar a sê-lo, como não pôde criar.
Tornarei agora os meus argumentos mais pessoais.
A Bíblia foi claramente escrita por humanos, e tem alguns versículos, perdoem-me os crentes, bastantes ridículos e até sexistas, algo que não devia fazer sentido na cabeça de alguém em pleno século XXI. Darei o exemplo de um versículo machista encontrado no Velho Testamento: "Gênesis3:16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.". Este é apenas um entre centenas deles, onde são encontrados até mesmo no Novo Testamento. Na minha opinião a religião foi criada em tempos que não havia respostas para quase nada e a ciência era praticamente nula, tempos também em que as pessoas tinham que ter fé em algo nas várias fases de miséria que a história sofreu. Por exemplo, como não eram impossibilitados de explicar as tempestades, os maus ventos e os terramotos, foi criado Posídon na mitologia grega. A religião era então um conforto para as pessoas devido ao pouco conhecimento que havia.
Esta é e será a minha opinião enquanto Deus não falar comigo como falou com Adão e Eva e uma cobra falante surgir no meio de umas árvores com uma maçã para comer. O "céu" não é garantido, no entanto não vou colocar os meus prazeres de lado que são vistos na religião como "caminhos pecaminosos", porque a minha vida é tudo que eu tenho. Mas se Ele existir e me provar que preciso de viver com cuidado, em vez de sair com as minhas amigas e amigos, vou passar a sair com um grupo de freiras e padres.
Na minha mente isto faz todo o sentido, mas continuo a respeitar todas as religiões, dei apenas a minha simples (ou não) opinião.
play with fairies, ride a unicorn
swim a mermaid, fly to the moon

#40
Citação de: onetruth em 29 janeiro, 2016, 02:57

A questão de sofrermos ao longo de vidas "desnecessariamente" é pertinente. Sei que não é justificação, mas quando eu - como humano - sofro com alguma coisa é porque não aprendi ainda a lidar com a situação. E quando aprendo e a ultrapasso, deixo de sofrer com isso. E no processo, tornei-me alguém melhor num determinado aspecto. Na escola poderíamos ter cabos ligados ao cérebro para nos instalar conhecimento, mas nunca passaríamos pelo processo de aprender a nos focarmos num assunto, em desenvolver formas eficazes de reter conhecimento, em treinar a paciência de estar horas a estudar, a gerir o tempo da melhor forma, etc. Por que não são criados desde o início, espíritos sem necessidade de evoluir? Ainda não sei, mas há-de existir uma razão.
O facto de se conceber Deus como um homenzinho invisível que sabe tudo e vê tudo sem interferir nas desgraças é, talvez, a origem para o descontentamento das pessoas. Talvez Deus não seja um homenzinho invisível, mas sim um ser com outra natureza, regido por outro tipo de conceitos. Eu imagino-o como alguém que definiu as regras universais com uma lógica incompreensível para nós humanos e que deixa a "máquina" a funcionar. Nós é que não sabemos qual a intenção geral da máquina e umas vezes estamos bem, e outras estamos...mal. O próprio sofrimento é discutível, "só sofre quem quer". Por infinitas vezes estive em situações em conjunto com outras pessoas e uns sofrem e outros não sofrem. E a situação é exactamente a mesma (atenção: não usar a mesma lógica com torturas físicas e afins).

Quem tiver os olhos abertos para o que acontece no dia-a-dia já deve ter-se apercebido de que há males que vêm por bem. E devemos ver esses sinais com contentamento e alguma gratidão. Atrasámo-nos para um encontro, mas se estivéssemos a caminho no instante suposto poderíamos ter sido atropelados na passadeira. Ou perdemos um emprego, mas a empresa fechou 1 mês depois e o emprego que encontrámos depois era melhor ou era um emprego intermediário para atingir um futuro melhor do que a continuidade no primeiro emprego. Este texto está a ser claro?

Algumas partes do Antigo Testamento mostram um Deus negativo. Acredito que algo de negativo aconteceu e foi descrito nos textos, mas que não foi Deus, mas sim algo ou alguém com capacidades avançadas para a época e que foram atribuídas à divindade daquela sociedade (Deus). Li por aqui no fórum um post sobre a opinião de um padre português em relação ao deus da Bíblia em que ele via um Deus mau e bastante incompatível com o Deus bondoso que se prega nas religiões, principalmente a cristã. Na minha opinião, como escrevi acima, nem sempre o "Deus" mau era realmente Deus. Nos tempos em que frequentava a Igreja, tinha a sensação de que era defendido um deus que considerava as pessoas inferiores a ele, pecadoras, que tinha a estranha necessidade pedir aos homens que o amassem e o adorassem, que tinha pena dos homens, entre outras noções "estranhas" para alguém tão bondoso, por outro lado. No fundo, era um deus com características que não "casam" entre si, isto se este deus funcionar psicologicamente como os homens. A minha tese pessoal (e vale o que vale) é que nem tudo o que está na Bíblia relativamente a Deus, está correcto. De certeza que há imensos tópicos sobre isto no fórum há anos.
Também acredito que não deve ter uma forma definida.

E chego finalmente ao "Quem é Deus"?

Pelo que se lê em fontes mais espirituais e não tanto religiosas, Deus existe desde sempre e continuará a existir (não há tempo no mundo de Deus, nós é que temos a variável tempo para regular o funcionamento humano, de acordo com o que tenho lido). Deus é a origem de tudo o que existe e é a fonte para tudo o que é gerado. Deus contém em si toda a existência e tem uma mente que regula o funcionamento de tudo. Os espíritos/almas foram gerados por Deus. Não sei se é Deus que cria os universos e os astros; penso que essas tarefas são delegadas em entidades espirituais tendo por base as intenções divinas (vejo-as como ministros com determinado departamento de actuação, embora não veja Deus como um primeiro-ministro). Deus é energia, emana Amor e simplesmente existe, deixando as regras definidas - como o livre arbítrio - funcionar. E é isto que me ocorre por agora.

O que escrevi é baseado em leituras, não em certezas ou conhecimento. Se algo estiver errado, agradeço que o apontem.

(Modo ateu) Há que dizer que é perfeitamente compreensível se a maioria das pessoas acreditar que Deus não existe. Afinal, que razões temos para acreditar em algo invisível e que só é difundido e repetido junto das sociedades ao longo dos tempos? Menos compreensível é o oposto: tantas pessoas que acreditam na existência de Deus sem indícios/provas! Será a necessidade de pedir ajuda externa especial quando não queremos esforçar-nos mais? Será o desconhecimento das coisas fora do nosso alcance e que atribuímos a alguém Superior? Ou será o conhecimento interior de que existe algo mais, mas sem nada racional que justifique essa sensação? Tanto pode ser tudo uma crença falsa como uma crença assente na verdade.


Não acho que soframos porque queremos, acho que ninguém quer sofrer! Podes dizer que não sabemos lidar com a situação e sofremos por isso, mas explica-me uma coisa: como podes não sofrer ao ser vitima de bullyng? Ao seres pobres, passares fome e não teres casa? Ao não teres ninguém com quem falar? Ao seres preso por um crime que não cometeste? Ao sofreres de dores cronicas? Tudo isto são coisas que acontecem no Mundo e fogem totalmente do nosso controlo, e acho que só não sofrerias muito com estas situações se fosses sociopata. E estas coisas acontecem (segundo a religião) porque Deus assim quis, porque ele nos quer ver a sofrer... pode ser para "evoluirmos", mas um Ser tão Magnifico não arranjaria outra forma de fazer essa evolução? E porque que a evolução é necessária? Se nos tivesse feito como os Anjos não precisávamos de evolução! Tudo isto não tem sentido vindo de uma criatura supostamente benevolente, é simplesmente sadismo e martírio!


Eu sou agnóstico mas inclino-me mais para Deus não existir, (pelo menos como Deus é descrito nas religiões monogâmicas) pois não há provas nenhuma da sua existência. Mesmo que exista, não faz grande sentido acreditar em algo apenas por acreditar... muita gente acredita em Deus e segue uma religião para lhe dar conforto e segurança, e eu aceito e respeito isso, porque ajuda a manter a sanidade mental de muita gente! No entanto eu pra acreditar em algo preciso de provas.
No meu caso, mesmo que Deus exista não é conforto nenhum pra mim, pois é impossivel vê-lo como um ser benevolente, tendo em conta o modo como criou o ser Humano e o Mundo em si. Tanta miséria injusta, tanto sofrimento e dor nunca poderiam vir de um ser benevolente.

Citação de: Astaroth em 29 janeiro, 2016, 11:21
... cristo... visita inutil se nao mesmo inventada... Crer nisso é ser mentalmente tosco.

... canalha igrejistica... Deus é um cagalhao. Ponto.

Deus e religioes sao ridiculos.

Ridículo, completamente ridícula, é a terminologia usada!

Ver defender uma simples opinião desta forma leva-me a questionar se o fanatismo não estará a tomar conta dos pobres de espírito...

#42
(texto submetido depois dos 2 posts anteriores, mas escrito antes)

FairyOfMoon, isso baseia-se na premissa de que Deus é perfeito, sendo que perfeito na nossa perspectiva (humana) é estar tudo bem e nada de mal. E o que é estar tudo bem? Nem sempre estar tudo bem é bom, às vezes é, outras vezes é um impedimento para o acontecimento de outras situações. Poderiam ser dados muitos exemplos, mas o que aconteceria a uma sociedade cujos seres são imortais e 100% saudáveis, ao mesmo tempo que continuam a reproduzir-se? Não seria sustentável para o planeta, pois não? Haveria falta de recursos naturais, haveria o problema de não conseguir viajar até outro planeta para colocar o excedente de população, entre outros problemas.

Eu penso que não se compreende a razão para as coisas serem como são porque não se sabe qual é a intenção original ou o design pretendido. Quando soubermos isso, fará sentido. Os opostos são essenciais, apesar de um deles aparentar ser mau.

Forbidden, escrevi entre aspas. Posso reformular citando-te "não sabemos lidar com a situação e sofremos por isso", daí uns sofrerem e outros não, perante a mesma situação.
A religião diz que sofremos porque "Deus assim quis", mas pode dizer o que quiser; eu acho que isso é mentira. As religiões dizem muitas coisas. Não é por a religião dizer que isso se torna verdade.
Quanto à questão de conseguir não sofrer nessas situações, depende do caso. O que penso é o seguinte e dividido em 2 partes:
1. É difícil não sofrer perante a fome, a pobreza, o bullying, as dores crónicas, entre muitas outras possibilidades. A quantidade de sofrimento, pela minha experiência de vida, está mais relacionada com a atitude da pessoa do que pela situação em si. Já passei por algumas das situações citadas e estou melhor porque lido com elas o melhor que posso.
Ainda esta manhã falei com uma idosa que tem o marido doente e enfrenta alguns "obstáculos", mas tinha uma atitude tendencialmente positiva. Alguém mais evoluído do que ela poderia nem sofrer porque sabia que estava a fazer o melhor que podia. Outras pessoas na mesma situação afundar-se-iam num mar de sofrimento. Outro exemplo: hoje saí de casa sem a chave da porta (1ª vez desde que estou cá). Podia entrar em desespero, entrando em todos os piores cenários que me fizessem ficar fora de casa durante todo o dia, ou podia pensar em soluções e pensar que seria fácil de resolver com a ajuda dos outros. E felizmente isso resolveu-se. Mesmo que ficasse todo o dia fora de casa sem pequeno almoço, sem dinheiro, sem telemóvel não seria o fim do mundo. Conheço quem fizesse um drama, atraindo todos os outros para o seu sofrimento e prendendo-os lá. Para quê? Qual é o ganho disso?
A pobreza é relativa e é medida com base na riqueza dos outros. Há 200 anos os ricos não tinham as condições de vida que hoje uma parcela dos pobres têm. Não estou a desvalorizar a pobreza, coisa que nem deveria existir e seria teoricamente fácil de resolver, apenas a relativizar. Para quem já se esqueceu: sim, é muito difícil não nos sentirmos mal.

2. Existem 2 tipos de sofrimento (pelo menos): o físico e o psicológico. O físico é realmente difícil de enfrentar e neste caso realmente sofremos porque não conseguimos controlar (será que conseguimos desenvolver capacidades que anulem a dor física?). Quanto ao físico há ainda que atacar o seguinte ponto: por que somos pobres, doentes ou não temos casa? Não fomos nós que vivemos de uma forma que nos conduziu/manteve na pobreza? Não fomos nós que não tratámos de nós próprios, permitindo o surgimento da doença ou como resultado do karma? Falar/escrever é fácil, difícil é traduzir isto em prosperidade, saúde e bem-estar (porque requer esforço). Mas acredito que, com Deus ou sem Deus, nós temos o poder para criar tanto uma vida má, média ou boa, nunca esquecendo que podem haver infortúnios ou sortes pelo caminho. Haveria mais a escrever, mas tornar-se-ia demasiado extenso para os leitores.
O sofrimento psicológico, embora seja um enorme desafio conseguir evitá-lo, é possível minimizá-lo pela forma como se encaram as situações. Há muito sofrimento causado pela comparação com os outros e esse sofrimento pode ser reduzido; somos nós que, por negligência ou por facilitismo, criamos as condições mentais para sofrer. Nesse sentido, é que sofremos porque queremos (ou deixamos). Ainda que Deus não exista, esse sofrimento é da responsabilidade das pessoas.

Citação de: Forbidden em 29 janeiro, 2016, 10:05
mas um Ser tão Magnifico não arranjaria outra forma de fazer essa evolução? E porque que a evolução é necessária? Se nos tivesse feito como os Anjos não precisávamos de evolução!
Também continuo a fazer essas perguntas. Sim, para quê tudo isto?

Citação de: Forbidden em 29 janeiro, 2016, 10:05
No entanto eu pra acreditar em algo preciso de provas.
Como eu te compreendo.
Pelo que tenho lido e falado com pessoas "da área", as provas que eventualmente se conseguirem obter, não são provas como as da ciência. Demonstráveis, repetíveis, testáveis... Uma pergunta retórica para cada um de nós: que tipo de provas eu aceitaria para me garantir a existência de Deus? Mais simples ainda (modo humorístico): Como me podem provar que os ETs existem? Fotografias ou vídeos? Ah, mas podem ser montagens. Um ET na minha frente? Ah, mas pode ser um homem mascarado com uma pele artificial sem costuras, impedindo que se possa despi-lo. Então corta-se o tronco do ET e verifica-se que por dentro é tudo do mesmo corpo. E esse corpo é mesmo de um ser de outro planeta ou é um ser terrestre desconhecido? Faz-se um teste ao ADN e verifica-se uma das duas: a) o ADN é diferente de tudo o que é conhecido na Terra ou b) o ADN é semelhante ao humano ou à vida terrestre. Por a) pode-se continuar a alegar que é um ser desconhecido ou que o teste ao ADN não é credível (temos sempre de acreditar no especialista em genética - crença na autoridade). Por b) pode-se alegar que não é ET porque o ADN é parecido ao terrestre. O que é necessário afinal? É difícil apresentar provas a quem não acredita e é fácil apresentar provas a quem já acredita.


Citação de: Forbidden em 29 janeiro, 2016, 10:05
No meu caso, mesmo que Deus exista não é conforto nenhum pra mim, pois é impossivel vê-lo como um ser benevolente, tendo em conta o modo como criou o ser Humano e o Mundo em si. Tanta miséria injusta, tanto sofrimento e dor nunca poderiam vir de um ser benevolente.
A minha percepção é que avaliar Deus com base na Humanidade e na vida terrestre é redutor. É como estar numa aula de Desenho e pensar "por que razão só aprendemos a fazer desenhos e nada mais?". Outro exemplo: as funções do coração. Bombeia o sangue ao longo de toda a vida e nada mais, de forma rotineira. Eu, coração, recebo sangue da veias, transformo-o e envio-o por uma artéria. Para quê todo este meu trabalho, sempre a receber e a enviar? O coração faz a sua parte, e nós sabemos disso porque somos o todo e conseguimos avaliar todo o processo integrado do corpo humano. E muito provavelmente, também as pessoas e o Mundo são uma parte que não sabe para que é que serve. E depois queixa-se disso porque, afinal de contas, desconhece o seu papel. Eu também acho que isto tudo é uma trabalheira e não conheço o porquê.

Em termos de provas, concluo que no final vamos ter sempre de recorrer a algumas crenças. Crença de que estamos mesmo a ver o que achamos que estamos a ver. Ou crença nas nossas sensações. Se desconfiarmos dos nossos sentidos (visão, audição, etc) e desconfiarmos dos outros, não será possível acreditarmos em nada. No limite, tudo pode ser uma ilusão ou até uma conspiração centrada em nós para nos influenciar. Já perceberam que chegando a este limite ficaríamos malucos e paranóicos, não é?

Eu acredito que tudo o que existe (o Universo, os espíritos, etc) têm semelhança num aspecto com um programa de computador: segue um conjunto de regras. A diferença é que não tem bugs porque esse programa chamado "Tudo o que existe" foi feito da forma pretendida (normalmente há diferenças entre o design e o que é realmente desenvolvido). E o output pretendido só é atingido através do seguimento das regras. Vejo o funcionamento do Mundo como um programa de computador a simplesmente seguir as instruções originais, não um interveniente que invisivelmente se dedica a castigar uns e a ajudar outros.
Pergunta para quem tem filhos: fazem-lhes todas as vontades, e protegem-nos de tudo e de todos, até à menor corrente de ar? Ou, por vezes, deixam os vossos filhos entregues a si próprios (dentro de condições mínimas de segurança, obviamente) para que eles possam aprender e desenvolver-se autonomamente? Eu vejo este Deus como um criador e influenciador central, que deixa as suas regras funcionarem e as entidades espirituais entregues a essas regras. O que essas entidades fazem é com elas (livre-arbítrio). Não tenho agora a fonte exacta, mas de acordo com Kryon, há ou houve planetas sem livre-arbítrio. Como é um planeta assim? Não sei, ainda estou por descobrir.

Fica sempre a questão do ser "benevolente". As religiões é que dizem que é benevolente. E benevolente é um atributo humano. Dessa forma está-se a construir o tal homenzinho invisível, descartando a possibilidade de uma "coisa" não personificada. Parece-me que as perspectivas espirituais se focam no Amor emanado do centro e na importância desse Amor. Se olharmos ao Deus dos 2 testamentos encontramos um Deus bipolar: cheio de amor, mas que castiga cruelmente. Faz sentido? :D

Citação de: Malik_ em 29 janeiro, 2016, 12:13
Ridículo, completamente ridícula, é a terminologia usada!

Ver defender uma simples opinião desta forma leva-me a questionar se o fanatismo não estará a tomar conta dos pobres de espírito...
Citando-me a mim próprio:
É difícil apresentar provas a quem não acredita e é fácil apresentar provas a quem já acredita.

Citação de: Astaroth em 29 janeiro, 2016, 11:21
Possa quem cre nessas estupidezes depertar e comecar a viver. A vida é bela sem deus.
Se se sentem bem assim, façam-no.

Citação de: Astaroth em 29 janeiro, 2016, 11:21
Possa quem cre nessas estupidezes depertar e comecar a viver.
Quando estamos diante de pessoas que canalizam ou que demonstram a existência de qualquer coisa invisível e estranha, a atitude inteligente é dar o benefício da dúvida. E de seguida pensar: o que haverá mais que desconheço?

Citação de: Astaroth em 29 janeiro, 2016, 13:00
Oh Malik... parece que "deus pai" apoderou se de ti meu amigo. O que disse nao é ridiculo mas util. Crer nesses fantasmas so apodrece a mente. So se vive uma vez e eu quero e sou feliz nesta vida e nao espero ser feliz e realizado com sete palmos de terra em cima da tromba. Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça.

O respeito devido ao outro não me impede de dizer o que quero. Mas, havendo várias formas de o fazer não há necessidade, por respeito ao outro, de usar terminologia a raiar o ofensivo.

Cada um tem direito a ter a sua fé. Contudo, não tem o direito de blasfemar.
Agradeço ao user Astaroth que modere a sua linguagem ou as suas mensagens serão sem qualquer aviso eliminadas.