Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.489
Total de mensagens
369.596
Total de tópicos
26.958
  • [Insólito] Terremoto no Japão alterou campo gravitacional da Terra.
    Iniciado por Sharkuel
    Lido 1.824 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

O terremoto devastador que causou uma série de catástrofes no Japão já foi superado, mas consequências do ocorrido ainda estão surgindo, mesmo sete meses depois. A partir de um medidor chamado Gravity Recovery and Climate Experiment (GRACE), um grupo de cientistas constatou que o tremor foi forte o bastante para mexer com a gravidade do planeta.

A conclusão foi que o Tohoku-Oki, como foi batizado o terremoto, reduziu a gravidade na área próxima ao epicentro em cerca de dois milionésimos de um gal (medida científica em cm/s² usada para descrever campos gravitacionais). É um número relativamente baixo, mas que impressionou os cientistas da área.

Isso significa que a crosta terrestre por ali ficou levemente mais fina – e que não só a superfície da região foi alterada, mas também o subterrâneo. O GRACE já havia detectado mudanças similares após outros terremotos, como no tremor que atingiu o Chile em 2010. A ideia agora é identificar como será a recuperação desse campo gravitacional, realizando medidas no local com maior frequência.


Oficialmente, o governo japonês vinha utilizando 8,8 graus na escala Richter para o terremoto ocorrido, que tem continuidade registrando outros que superaram 6 graus, em diversas regiões do Japão, com algumas possibilidades de tsunami. Houve uma revisão para 9 graus nesta escala.

Este aumento de 0,2 graus na escala Richter significa que os danos causados pelo terremoto resultaram em DOBRO dos anteriormente calculados, pois esta escala é elaborada no sistema logaritmo, que os estudantes aprendem simplificadamente como sistema log.

Portanto, eles crescem exponencialmente, sendo um meio para dar uma idéia dos efeitos de cada sismo.

Fontes: Tecmundo
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...


Só pelas imagens já dava para prever que algo prejudicial iria causar.
"só se desilude, quem se ilude"

O meu stor de Geo já me falou disso!

(tradução: stor-> professor; Geo-> Geografia)
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.