Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.476
Total de tópicos
26.919
  • Lenda da Nossa Senhora da Lapa
    Iniciado por moragh
    Lido 7.204 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá, não sei se já colocaram aqui este tópico, mas pesquisei e não encontrei nada. Então aqui vai:

"Um dos cultos mais populares e tradicionais de Portugal é o de Nossa Senhora da Lapa. Diz-se que uma menina pastora, muda, encontrou uma imagem da Virgem nos montes e levou-a para casa.
A mãe não ligou à estátua e lançou-a para a lareira. A menina, falando pela primeira vez na vida, pediu à mãe que não queimasse a imagem. Talvez por isso a estátua da Virgem que está no santuário apresente marcas de queimaduras.

Outra história ligada a este santuário diz que uma menina entretinha-se a fiar lã enquanto pastoreava os rebanhos quando foi atacada por um enorme lagarto que aterrorizava a região. Para se salvar, atirou os novelos de lã para a boca do monstro tendo este ficado completamente "empanturrado". Levou-o então pela ponta de um fio até casa, onde foi morto e empalhado. E não há dúvida que, entre os muitos ex-votos de peregrinos, há no tecto do santuário um grande "lagarto", embora os mais cépticos digam que ele foi lá posto por um homem para agradecer à Virgem tê-lo salvo de um crocodilo na Índia.

Ao subir a serra da Lapa encontramos um dos mais antigos e famosos santuários portugueses, que atrai peregrinos de todo o país. De facto a capela de Nossa Senhora da Lapa foi construída já no século XVII pelos jesuítas, mas o culto é muito anterior, havendo quem o remeta para o século X, quando as investidas dos mouros fizeram com que a população cristã tenha escondido uma imagem da Virgem numa gruta ou "lapa". Mas histórias, lendas e milagres são o que não falta neste santuário com muitos ex-votos e com uma curiosa passagem entre rochas por onde só se consegue esgueirar quem não cometeu pecados graves.



O santuário foi construído sob a orientação dos Jesuítas. Era, segundo o Abade Moreira "grandioso, com escadaria cavada na rocha viva que alto arco sobrepuja".A igreja compõe-se de duas partes que se completam: o corpo e a capela-mor.
O Santuário guarda na capela-mor o rochedo milagroso com a imagem da Senhora da Lapa. São de salientar tesouros sem conto oferecidos até por reis  e rainhas, a cenografia dos altares da Crucificação e da Morte de S. José, que comovia até lágrimas, a fortíssima atracção do Presépio implantado no rochedo.  O altar de Nossa Senhora da Lapa foi erguido no local onde, segundo a lenda, a pastora Joana encontrou a imagem escondida pelas religiosas. Ali se venera há cerca de quatro séculos, como as multidões da Beira sabem venerar, aquela em quem vêem a luz nas suas trevas e o consolo nas angústias do coração.  Também o  altar da Virgem Adormecida, a Casa dos Milagres, cheia de quadros pintados, balanças pesando meninos de trigo, o lagarto da Lapa, temeroso, preso ao tecto por uma cadeia de ferro, entravam no imaginário de romeiros que enchia de histórias a noite de seus filhos.  A Senhora da Lapa, em Portugal e Santiago de Compostela, na Espanha, chegaram a ser, em tempos, os dois santuários mais importantes da Península Ibérica."

Fonte: escola-freixinho

Alguém já esteve neste santuário? A minha mão conta que o meu avô não conseguiu passar a pedra para entrar na capela. O que acham?


"Seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque esse desejo nasceu na alma do Universo." Paulo Coelho

https://www.facebook.com/rock.solarys

Nunca lá fui mas acho que já vi uma reportagem sobre este local na TV.

Bom Post ;]
Veni
Vidi
Vici.

RR
Conheço o local, e aconselho a visita...
Muito provavelmente o local já era "sagrado" antes da introdução do cristianismo, há boas hipóteses de que tenha existido um santuário da Idade do Ferro, ou mesmo anterior, posteriormente cristianizado (algo muito em voga, na época...).
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Por acaso nunca lá fui, mas parece ser um local bastante bonito e cheio de história. Chegaste a entrar na capela e a passar a tal rocha?
"Seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque esse desejo nasceu na alma do Universo." Paulo Coelho

https://www.facebook.com/rock.solarys

RR
Vale mesmo a pena. Fica numa zona um tanto remota, mas como há mais uma série de pontos de interesse em redor, até compensa andar por ali um fim de semana...
Sim, entrei, e passei na fenda, o que até é mais fácil do que parece, uma vez que as superfícies da mesma se encontram completamente polidas, pela fricção de muitos milhares de pessoas que fizeram o mesmo, ao longo de séculos.
Na "casa dos milagres" encontram-se algumas peças muito interessantes, como ex-votos pintados, alguns do séc. XVII, e o tal "lagarto", pendurado no tecto(sinceramente vou mais pela versão do crocodilo, uma vez que existe também um ex-voto que relata o acontecimento).
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Tenho mesmo de lá ir, tenho curiosidade em ver a região e a capela :)
"Seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque esse desejo nasceu na alma do Universo." Paulo Coelho

https://www.facebook.com/rock.solarys

Gostei deste tópico!

Por um lado porque está muito bem descrito e pelo outro, da janela do meu quarto vejo a serra. :) São uns 11 km de distância.

É um local que vale a pena visitar, dar uma valente caminhada de saco ás costas, escalar os "calhaus" que se impõem, saborear duma boa brisa serrana, refrescar-se com a água duma nascente e "matar o bicho" (expressão tradicional da zona para lanche) com um bom pão da Lapa um queijito e salpicão! :) (Já tou com água na boca)

Sem esquecer a visita da capela, que é de facto muito bonita! A rudez dos blocos de granito frio "casa-se" muito bem com os dourados da talha, as personagens religiosas e o presépio. Quanto à prova de todas as provas, não se pode escapar à curiosidade de "tentar" passar pelo espaço entre dois blocos de rocha. Pecadores ou não, é um "rito de passagem"! lol

(Serra da Lapa, Sernancelhe)





(Vou tentar colocar mais imagens)

"não é porque as coisas são dificéis que não ousamos, é por não ousarmos que as coisas são dificéis"

Se um dia, alguns membros ou investigadores do PP, quiserem dicas, referências de locais a visitar "turisticamente" ou por curiosidade "paranormal" nesta região, não hesitem a contactar-me. Será com um imenso prazer que vos darei panos para mangas  ;D
"não é porque as coisas são dificéis que não ousamos, é por não ousarmos que as coisas são dificéis"

Olá Anandamurti, parece realmente um lugar muito bonito. Tenho de convencer o meu marido a fazer uma visita à capela, porque tenho bastante curiosidade de a visitar.

Só conhecia essa lenda porque a minha mãe fartava-se de contar a história que aconteceu com o meu avô, que não conseguiu passar para o outro lado da pedra.
"Seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque esse desejo nasceu na alma do Universo." Paulo Coelho

https://www.facebook.com/rock.solarys

Adoro este santuário! Já lá estive umas duas ou três vezes. A minha mulher sente lá umas tonturas, mas
eu sinto-me lá bem, e a energia de lá é bem forte e singular, lembra a que se sente em diversos locais na
Serra da Estrela, por exemplo. Há umas bolas de carne ali no adro do santuário que são um sonho!
Depois de sairmos, desta última vez, fui a um café ali perto, ouvi uma conversa entre algumas pessoas da
terra que comentavam que a imagem não é a original e que há diversas imagens na zona. Mas não sei de
mais nada.
É, sem dúvida alguma, um local a visitar.

Citação de: ricar em 26 outubro, 2012, 13:02
Adoro este santuário! Já lá estive umas duas ou três vezes. A minha mulher sente lá umas tonturas, mas
eu sinto-me lá bem, e a energia de lá é bem forte e singular, lembra a que se sente em diversos locais na
Serra da Estrela, por exemplo. Há umas bolas de carne ali no adro do santuário que são um sonho!
Depois de sairmos, desta última vez, fui a um café ali perto, ouvi uma conversa entre algumas pessoas da
terra que comentavam que a imagem não é a original e que há diversas imagens na zona. Mas não sei de
mais nada.
É, sem dúvida alguma, um local a visitar.

O facto de a tua mulher ter sentido tonturas é perfeitamente "normal" porque é uma zona muito granitica. Supõe-se que massas importantes de granito produzem um certo "magnetismo" ou carga vibracional. Por acaso são boas sim senhor, essas bolitas de carne. E relativamente à imagem de não ser original, existem bastantes relatos na região sobre dispustas entre povos por causa da "propriedade" de igrejas ou capelas. Por exemplo a antiga igreja no Arcozelo do Cabo, a que está em ruínas, foram saqueados o que poderia haver de "valor", santos, quadros e até mesmo certas pedras. Portanto a substituição de figuras!
"não é porque as coisas são dificéis que não ousamos, é por não ousarmos que as coisas são dificéis"