Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.624
Total de tópicos
26.967
  • [Outro]Acne e Estilo de Vida
    Iniciado por Gens
    Lido 1.960 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ao longo de várias décadas tem sido acesa a discussão científica sobre as causas do acne relacionadas com o estilo de vida dos doentes. Ainda nos dias que correm, permanecem algumas dúvidas sobre a influência do stress e da alimentação nesta doença dermatológica. Actualmente o acne tem cura definitiva, contudo, os tratamentos farmacológicos apresentam alguns efeitos secundários e são muito dispendiosos.



Leite


De acordo com a opinião de vários médicos, com base em estudos científicos, os lacticínios agravam a acne e outras doenças da pele como a dermatite seborreica. Parece também que o leite fermentado, sob a forma de kefir ou iogurte é um alimento mais seguro, mas mesmo assim o seu consumo deve ser apenas ocasional.

Embora ainda não haja conclusões definitivas, existe substrato biológico que justifica a relação entre acne e consumo de leite.

A acne deve-se primariamente a uma actividade desregulada das glândulas sebáceas. O excesso de produção de sebo também pode causar dermatite seborreica e queda de cabelo. A produção de sebo aumenta de forma marcada durante a puberdade, devido à acção hormonal. A DHT, potente hormona derivada da testosterona, aumenta consideravelmente a produção de sebo nos homens, a partir da adolescência. A DHT também é responsável pela calvície masculina e pelo hipertrofia da próstata em idades mais avançadas.

Pensa-se que o elevado conteúdo hormonal do leite é responsável pela acne. Estas hormonas mimetizam a acção das hormonas humanas e provocam uma sobrecarga hormonal que poderá agravar o acne ou levar ao seu aparecimento, entre outros efeitos prejudiciais. Também se especula sobre a acção prejudicial das proteínas do leite.

No Sudoeste Asiático, onde o consumo de leite e derivados é praticamente nulo, verificou-se que o cancro da mama era raríssimo, ao contrário do que sucede no Ocidente, onde o cancro da mama é comum a partir dos 35 anos, em mulheres (mas também surge em homens). Também se verificou que doenças de pele como a acne eram muito raras. Especula-se que as diferenças não se devam apenas a factores genéticos, e a alimentação poderá ser um factor fundamental.

Recomenda-se assim que quem sofra de acne ou queda de cabelo opte por uma alternativa aos lacticínios.

Uma boa opção é o leite de soja, mas é importante salientar que nem todo o leite de soja é igual. É necessário adquirir um leite de soja com conteúdo proteico acima das 3 g por 100 mL, livre de OGM's (organismos geneticamente modificados) e rico em cálcio (mais de 100 mg por 100 mL). Outras opções passam pelo leite de aveia, arroz, amêndoas ou avelãs, mas lamentavelmente são produtos muito dispendiosos.

Stress

Dados mais recentes apontam para uma relação entre stress e acne. Vários doentes inclusive relatam que eventos como uma simples viagem pioram o acne. O stress provoca a libertação de hormonas como o cortisol, e desta activação hormonal poderá vir a relação entre stress e acne.

Assim, doentes com acne deve adoptar um estilo de vida que previna o stress. Por exemplo, devem habituar-se a ser mais organizados e a não fazer as suas tarefas «em cima da hora».

Sono

Parece que existe uma relação entre número de horas de sono e acne. Doentes que dormem pouco sofrem um agravamento da doença. Habitue-se a dormir pelo menos 8 horas por dia, e comece a ir uma ou duas horas mais cedo para a cama.




Algumas famílias vegan dos EUA, caucasianas, relatam que os seus adolescentes nunca sofreram de acne, ao contrário dos vizinhos caucasianos que ingerem carne e lacticínios. No entanto, se optar por ser vegan, é necessário consultar um nutricionista, para aprender a combinar os alimentos e para prevenir a carência de vitamina B12, ferro ou vitamina D. Uma alimentação vegetariana adequada acompanhada de fontes fidedignas de vitamina B12 é actualmente considerada a dieta mais saudável e segura para o Homem. A alimentação vegetariana nas suas diferentes variantes é praticada no Ocidente desde a Antiguidade. Na Grécia Antiga, por exemplo, já havia grupos vegetarianos e autores que se opunham ao sofrimento dos animais.

Religião, Ocultismo e Estilo de Vida

Autores ligados ao ocultismo e livros religiosos como a Bíblia fizeram recomendações ao longo de milénios que estão agora a ser confirmadas pela Ciência. Ser vegetariano, dormir muito e prevenir as emoções (stress) são recomendações feitas por autores como Pitágoras, Hipócrates, Paracelso ou Max Heindel. Sabe-se actualmente que 95% dos cancros devem-se ao estilo de vida e são evitáveis, e que as doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no Ocidente, são também evitáveis (ou podem ser retardadas) com uma correcta alimentação e com a prática de exercício físico ao longo de toda a vida. A acne, pelos vistos,  não escapa a estas regras.
C'est dans l'air.