Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Curiosidade Egípcia
    Iniciado por BreakGirl
    Lido 7.789 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Citação de: Xevious em 25 fevereiro, 2013, 22:42
O tópico falava em "sentidos"

Usa-se os sentidos pra poder obter informações das coisas, tirar conclusões
Se é o pensamento, então compreendi a possibilidade de estarem "sentido os pensamentos" das pessoas

Isso não me parece estranho, já que isto acontece comigo

Sim, a fracção 1/8 representa o chamado 6º sentido que está intimamente ligado ao espírito.
Do meu ponto de vista este 6º sentido remete para o mundo espiritual não propriamente com a telepatia, mas esta é meramente a minha opinião.

Fiquei de tal forma curiosa sobre a tal 7ª fracção que já corri tudo o que há de sites á procura de informação sobre a dita e nada.
Apenas fiquei a saber que a unidade de medida de volume das fracções se chama heqat e é representada pelas letras hqAt seguida da fracção em si e cada heqat corresponde a 4,8 lt. Esta medida era utilizada para pesar cereais.
Por conseguinte, foram criadas mais medidas de volumes para quantidades menores, sendo elas:
-O Oipe ou Ipet (ipt) que continha 4 heqat ou seja, 19,20 lt.
-O Jar (XAr) que era 5 Oipes ou 20 heqats, algo proximo dos 96 lt.
-O Henu (Hnw) que seria 1/10 de heqat, logo, 0,48 lt aproximadamente... esta medida era usada para medir perfumes principalmente.
E por fim o Ro (R) que correspondia a 1/320 heqat. Esta unidade só era usada em medidas de grão e quando se mediam os grão eram utilizadas as fracções do Olho de Hórus : 1/2; 1/4; 1/8; 1/16; 1/32 e 1/64.
Para medidas inferiores a 1/64 de heqat eram usados múltiplos de Ro, assim, um Ro continha 5 medidas de 1/64 heqat. Curiosamente a fracção 1/128 não era usada mas sim a 2 1/2 Ro.
A título meramente informativo, um heqat (+/- 4,8 lt) era a ração em cereais destinada a alimentar um escravo por uma semana porque achavam que esta medida era a suficiente para fornecer a energia vital ao corpo humano pelo período de uma semana.

Alguma informação retirada do livro 5 Sentidos de Fábio Codignoli e sites diversos.

CitaçãoO que é Olho de Hórus:

Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. O olho de hórus era um dos amultos mais importantes no Egito Antigo, e eram usados como representação de força, vigor, segurança e saúde.

Atualmente, o olho de hórus também é utilizado como símbolo contra a inveja e o mau-olhado, além de proteção, e por isso é bastante usado sua imagem para fazer tatuagens, em diversas partes do corpo.

Significado do Olho de Hórus

Existe uma lenda, de que o olho de hórus é composto por duas partes, o olho esquerdo, e o direito, onde o olho esquerdo simboliza a lua, e o direito, o sol. A lenda volta ao Egito, onde, em uma luta o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, que acabou sendo substituído por um amuleto, que deu origem entáo ao que hoje é conhecido como o olho de hórus.

Olho de Hórus Direito e Esquerdo

O olho direito de Hórus representa a informação concreta, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Esse lado é responsável pelo entendimento de letras, palavras e números, e é mais voltado ao universo de um modo masculino.

O olho esquerdo representa a informação abstrata, é representado pela lua, e simboliza um lado feminino, com pensamentos e sentimentos, intuição, e a capacidade de enxergar um lado espiritual.

Olho de horus na Maçonaria

O olho de hórus faz parte dos símbolos dos Maçons, que para eles significa que eles estão sempre sendo observados por alguém, por um ser superior, pelo Grande Arquiteto do Universo. Às vezes, a Maçonaria coloca um triângulo no olho, pois eles tem uma preferência com o número três.



o símbolo do Uedjat pode ser decomposto em pedaços como se vê na figura acima. Cada parte do olho representa uma fração que somadas resultam em 63/64, ou seja, aproximadamente um. Os egípcios acreditaram que o último pedaço (1/64) era mágico e não podia ser visto. Ao juntar as partes dispersas do olho, Thoth restabeleceu a ordem no mundo e proclamou:

Sou o que devolve o Olho Uedjat.
Sou o que aboliu sua opacidade, quando seu brilho foi prejudicado...
Sou o que devolve o Olho Uedjat
quando é salvo de seu infortúnio... [de modo que agora tudo está bem] na casa da Lua.
Ashesrain

#17
Boas,

Citação de: hoopsy em 25 fevereiro, 2013, 22:27
penso que a fracção 1/8 refere-se ao pensamento que por sua vez, representa o espírito.
porque associaste a telepatia?

Eu penso que o 1/8 em vez de um "pensamento", poderia ser descrito,
como um Consciente Colectivo, ou mais abrangentemente uma forma de percepção alargada dentro do Subconsciente ...

Enfim .. teoria !  :P
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: Xevious em 25 fevereiro, 2013, 22:42
O tópico falava em "sentidos"

Usa-se os sentidos pra poder obter informações das coisas, tirar conclusões
Se é o pensamento, então compreendi a possibilidade de estarem "sentido os pensamentos" das pessoas

Isso não me parece estranho, já que isto acontece comigo
Pode ser a intuição!Ou  clarividencia! Que podem ser consideradas a mesma coisa...

Continuo sem encontrar informações acerca da 7ª fracção que se falou aqui....  :-\
Já queimei as pestanas á procura e nada.

Pelos vistos não há.
Também tentei.
Há coisas que só os autores sabem.
É um pouco como os poemas.
Andamos a marrar com escritores a nossa escolaridade toda, com estrofes e não sei quê!
Aposto que se os gajos fossem vivos e pudessem explicar a razão dos poemas, nada batia certo com que somos obrigados a estudar e a meter na cabeça.
Ashesrain