Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.507
Total de mensagens
369.621
Total de tópicos
26.965
  • Meditação, porque todos o deviamos fazer.
    Iniciado por DIANA
    Lido 13.885 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Há mais de 30 anos a Medicina estuda os benefícios dessa prática milenar, seja para prevenir doenças, seja para tratá-las ou mesmo servir de atalho para a cura. Além de ensinar nosso organismo a gastar menos energia e dar um breque no efeito dominó do estresse, a meditação nos ajuda a raciocinar melhor.
Segundo pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a prática aumenta a atividade na região frontal do cérebro, responsável pela concentração, abstração e atenção. Outros estudos também comprovaram que a meditação retarda o envelhecimento, melhora a qualidade de vida de portadores de doenças graves e auxilia na redução do consumo de cigarro, álcool e outras drogas.

Existem vários tipos de meditação - a oração é sem dúvida a mais conhecida, mas também existe a meditação transcendental (MT), meditação concentrada, e na tradição oriental, a meditação Zen, a meditação budista e a taoísta.

A meditação abrange diversos métodos tais como:

- Posição sentada em que o corpo deve ficar imóvel a a atenção controlada, exemplo: Zazen, Vipassana.

- Práticas expressivas -  O corpo fica livre e podem acontecer até imprevistos, exemplo: Siddha Yoga, Latihan, e a meditação caótica de  Rajneesh.

- A prática de viver o dia a dia com a mente aberta, passiva, livre, exemplo: Mahamudra, Shikan Taza, Gurdjieff's "recordar de si mesmo".

Todas estas práticas tem pelo menos um ponto em comum: todas elas objectivam em acalmar a mente ocupada. A intenção não é remover o estimulo mas antes dirigir a concentração para um elemento de cura: um som, uma palavra, uma imagem, ou mesmo a própria respiração. Quando a mente está "cheia" de sentimetos de paz e serenidade, não dá lugar à preocupação, ao stress, nem ficar deprimido.

Praticas:

A prática da meditação - Exercicio básico

Embora simples, requer bastante disciplina e regularidade. Abaixo estão algumas dicas de como iniciar sua prática de meditação.

Escolha um lugar sereno onde você possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna ereta. Pode ser numa cadeira ou no chão com as pernas cruzadas. Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas eretas. Use roupas que não apertem nem incomodem.Acender um incenso ou colocar uma música bem suave pode ajudar a criar um clima de tranqüilidade no início. Depois de algum tempo, pode ser que você prefira dispensá-los.Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Você se sentirá frustrado por não conseguir se concentrar e desanimará de sua prática diária. Um bom horário para meditar é pela manhã, quando estamos mais tranqüilos e descansados. Porém, isso também é individualizável. Se você sentir que consegue melhores resultados à noite, escolha esse horário.Comece com dez minutos diários. Coloque um relógio para despertar após esse tempo, assim sua mente não poderá sabotá-lo fazendo-o acreditar que já se passaram muito mais que dez minutos.Não se mova durante esse tempo. O corpo é como um pote e a mente é a água dentro dele. Mover o recipiente faz com que a água também se mova e, lembre-se, o que você quer é que sua mente permaneça quieta e imóvel.A atenção deve estar voltada para o objeto da meditação (a respiração, um símbolo, etc.) sem que isso necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao objeto escolhido.Qualquer coisa que aconteça estará bem. Se houver um monte de pensamentos desfilando pela sua cabeça, se você tiver vontade de chorar ou de rir, se você achar que nunca vai conseguir se concentrar, tudo bem. Apenas continue sentado e,sempre que possível, volte a sua atenção para o objeto sobre o qual está meditando. Ou então simplesmente deixe-se estar e deixe tudo correr por sua mente, não se concentre em nada, deixe esvaziar, sair o stress...este tema será para desenvolvimento. Lembre-se 15 minutos por dia e se possível à mesma hora para começar.

Meditação simples

Este processo de meditação é o melhor para induzir um relaxamento-resposta.  Planeie  fazer meditação regularmente como parte da sua rotina diária.Pratique de 10 a 20 minutos por dia, à mesma hora se possível.  Antes do pequeno-almoço por exemplo é um bom momento, mas todos são desde que crie as condições e sobretudo determinação.
Escolha um local calmo onde você não será perturbado por outras pessoas ou pelo telefone.
Sente-se calmamente numa posição confortável.
Elimine distrações e interrupções durante o período em que está a meditar.
Empenhe-se para não falhar esse tempo de meditação diário, se falhar não é caso para desistir, mas vendo os resultados, de certeza que não vai exigir assim um esforço tão grande.
Escolha uma palavra ou frase curta que esteja firmemente enraizada no seu sistema de crenças pessoais. Mesmo as pessoas descrentes podem escolher uma palavra como paz ou amor.  Outros poderão utilizar as palavras iniciais de uma oração favorita de sua religião, como "Bismillah", "Aleluia", "Om", "Jeová" , etc,.
Feche os olhos.  Isso facilita a concentração.
Sequencialmente relaxar os músculos da cabeça aos pés.  Isso ajuda a quebrar a ligação entre os pensamentos stressantes e um corpo tenso.  Comece pela cabeça,  torne-se consciente da tensão  que se reflecte na respiração: esvazie essa tensão deixando-a ir quando expira o ar. Vá até o resto do seu corpo, desta forma, aplicando o mesmo processo de seguida:  os olhos, os maxilares, pescoço, ombros, braços, mãos, tórax, parte superior das costas, parte inferior das costas, barriga, pélvis, nádegas, coxas e pés.
Respire devagar e naturalmente, repetindo a palavra escolhida ou frase (mantra)  silenciosamente.
Assumir uma atitude passiva. Não se preocupe com a forma como está a praticar ou com qulaquer reacção.  Quando outros pensamentos vêm à mente, deixe fluir e gentilmente retorne à repetição.
Continue durante 10 a 20 minutos.  Você pode abrir os olhos para verificar o tempo, mas não deve usar um alarme.  Depois de terminar: Sente-se calmamente durante um minuto ou assim, primeiro com os olhos fechados e os vá abrindo calmamente. Não se levante durante um a dois minutos.
Planeie esta sessão uma ou duas vezes por dia e mantenha sempre a palavra chave ou mantra, poderá alterá-la se sentir que é melhor ou quando acha que encontrou uma outra que sente mais força, ou vibração, mas é bom não alterar de sessão para sessão.

Meditação em Andamento

De acordo com Jon Kabat-Zinn director do Stress Reduction Clinic da Universidade de Massachusetts Medical Center, uma forma simples de desenvolver a conscientização em sua vida é através da meditação andando. "Esta prática leva a concentração para a experiência real da caminhada feita por si, enfocando as sensações nos seus pés e pernas, sensação de todo seu corpo em movimento", explica o Dr. Kabat-Zinn. "Também pode integrar a consciência da sua respiração com essa experiência."

Para fazer este exercício, concentre a atenção sobre cada um dos pés, no contacto que faz com o chão. Quando a mente começa a vaguear para  longe do pés ou pernas, ou sobre a sensação do corpo em movimento, reorientar a sua atenção. Para aprofundar a sua concentração, não olhe à sua volta, mas mantenha seu olhar em frente.

"Essa é a verdade para quem pratica esta meditação como para qualquer outra pessoa. Levamos sempre a nossa mente connosco, de modo que geralmente somos absorvidos pelos nossos próprios pensamentos de uma maneira ou outra. Quase nunca saboreamos o facto de simplesmente andar, mesmo num simples passeio ". Para esta meditação em andamento é preciso se envolver com a intenção de simplesmente ter a atenção e consciência em si concentrada no seu andar, no movimento do seu corpo.

Meditação Transcendental

A Meditação transcendental é, de longe, a mais exaustivamente pesquisada, em termos de seus benefícios  mentais, físicos e sociais. A MT é uma técnica simples, fácil de aprender e praticar. Qualquer um a pode aprender fácimente, e passado alguns dias, quase imediatamente  pode começar a sentir os resultados benéficos dessa prática. Desde 1958, mais de 4 milhões de pessoas já aprenderam MT e ao longo deste tempo foram realizados mais de 500 estudos cientificos sobre o assunto em mais de duzentas universidades a nível mundial.

A MT é uma das técnicas de meditação mais fácil aprender. Na fase inicial de aprendizagem da MT, o professor dá-lhe uma palavra ou frase que fica a ser o seu mantra pessoal - implica que prometa não o divulgar. Recebe a instrução de uma ou duas vezes ao dia, durante cerca de 20 minutos se dedicar a esta prática, que consiste em repetir o seu mantra (palavra) pessoal.

O mantra tem a função de fácilmente focalizar a sua mente numa única idéia, que representa a "unicidade" do universo. Indicam-lhe também para  assumir uma atitude passiva, enquanto repete o seu mantra. Quando pensamentos distrativos intrometem-se, fica incumbido de simplesmente observá-los, aceitá-los e suavemente voltar a sua atenção para o seu mantra.

Investigações Fisiológicas demonstram que, durante MT, o corpo adquire um profundo estado de relaxamento. Os registos em EEG (electroencefaelograma) mudanças indicam mudanças: um estado de maior consciência e coerência.  A Prática regular de MT traz para o seu dia a dia,  uma situação de maior estabilidade, adaptabilidade, integração, durante todas as fases da sua actividade diária. Além disso, MT desenvolve  a inteligência, a criatividade, reduz a pressão arterial elevada e indices de taxas de doença em mais de 50 por cento.  A Análise de um grande número de estudos de investigação sobre MT constataram que ela é uma das técnicas mais conhecidas e eficazes  para reduzir o consumo de drogas e o abuso de álcool, diminuindo ansiedade e aumentando a auto-estima.

Meditação Consciencia Abrangente Vipassana

Na meditação baseada num mantra e na respiração, a concentração é dirigada para a palavra e o próprio respirar e tenta esvaziar a sua mente seja do que fôr. Esta clareza mental é o que a maioria das pessoas refere ou pensa que é a meditação.

Mas existe um outro tipo de meditação, os budistas chamam-lhe vipassana ou meditação  abrangente do momento, ou meditação interior. É a arte de ficar profundamente consciente do momento presente. Abrangente na mente significa total experiencia do que acontece aqui e agora. É arte de focalizar a mente sobre o que acontece dentro e à nossa volta neste preciso momentoI. Abrangente com a mente ajuda-o a reduzir todo o barulho na sua mente - a culpa, a raiva, as dúvidas e incertezas que o preocupam a cada momento.
É uma técnica que o encoraja por exemplo a parar só para cheirar o perfume de uma rosa.

A chave não é muito no sentido sobre no que se concentra mas na forma como o faz. O que é importante é o nível de consciência que traz a cada momento. Essa consciência deverá ser meditativa, no sentido de ser uma testemunha silenciosa, receptiva e não conceber pré-juízos. Isso não implica ser resignado ao abuso e injustiça. Ensina o conhecimento da realidade do  momento-a-momento e prepara aqueles que usam esta técnica a responder a essa realidade menos impulsivamente e mais eficazmente.

Existem dois tipos de meditação consciente abrangente - formal e informal. Yoga é um bom exemplo do tipo formal. Nas classes de yoga, os participantes focam intencionalmente na sua respiração e posturas, movendo suavemente de uma posição para outra, conscientes do que sentem durante o processo. Ensina-se aos Praticantes a concentrarem-se na sua respiração e na  sua passagem pelo corpo à medida que esvaziam os pensamentos distractivos. Embora pareça simples, a meditação consciente abrangente precisa de prática e à medida que pratica masi fácil se torna o processo. A Respiração é o veículo de transição do nosso estado convencional de ansiedade, centralizado numa maneira de viver de stress para uma vida com um estado natural de  calma e tranquilidade. Meditação consciência abrangente informal envolve mudar da vida agitada do dia a dia para uma colecção de experiência de momentos discretos, cada um saboreado na sua totalidade. Por exemplo, o Dr. Kabat-Zinn entrega a cada um dos seus estudantes uma uva seca (passa) e indica para a comerem. Normalmente as pessoas simplesmente a colocam na boca e a comem, num processo quase inconsciente. Mas com a consciência do momento comer uma passa é algo diferente. Começa por olhar para a uva seca, considerando a sua forma, peso, cor e textura. Depois coloca a uva na boca, concentrando no que se sente ao mastigar. Depois mastiga calmamente, saboreia e sente o deslizar da uva ao ser engolida.

Uma vez que se dedique a este tipo de meditação situações, tal como atender um telefone, lavar louça, comer chocolates, iniciar uma viagem de automóvel, ou passear o seu cão,  não será dificil trabalhar dúzias de momentos com consciência abrangente a cada dia.

Meditação Visualização

Meditação baseada na Visualização combina a imaginação e a visualização para adquirir um estado meditativo. Esta forma de meditação apela por exemplo para aquelas pessoas que encontram paz  ao se imaginarem num lugar tranquilo.

Como se pratica?
Sente-se numa posição direita e confortável. Pode sentar-se no chão com as costas encostadas a uma parede, ou numa cadeira com os pés assentes no chão com as mãos pousadas nos joelhos  ou coxas. Tenha um bloco de notas e um lápis à mão. Escreva as suas preocupações, problemas e situações que tenha receio podem afectar a ponto de o distrair da sua meditação, prometa a si mesmo que vai lidar com tudo isso quando acabar com a meditação .
Inspire e expire imaginando essa respiração a limpar todo o seu corpo. Inspire suavemente e profundamente contando até 5, façao o mesmo ao libertar o ar dos seus pulmões .
Procure um lugar tranquilo na sua mente. Feche os olhos e concentre-se nesse local de paz onde se sinta seguro e tranquilo. À medida que as distracções fluem pela sua mente, lembre a si mesmo que vai lidar com esses assuntos quando acabar de meditar.

Uma praia sossegada é um destino mental ideal para a maioria das pessoas. Visualize a descansar na areia. Sinta o sol na sua pele, ouça o movimento das ondas, ouça o som das gaivotas a planar sobre o mar. Pode usar o mesmo procedimento para quelaquer lugar que considere bonito e sereno de forma a que se sinta calmo.

Pratique duas vezes ao dia entre 5 a 15 minutos. A maioria das pessoas irá sentir os efeitos após a prática assídua desta meditação em algumas semanas. Uma boa regra para qualquer tipo de meditação é praticar de manhã e depois ao fim da tarde. Uma meditação deste tipo em serenidade ao acordar é essencial para melhorar todo o seu dia.

Este tipo de meditação também é um excelente antídoto para o facto de se sentir fatigado. Muitas pessoas por exemplo afirmam que por volta das 15 horas sentem.se fracos em termos de energia. É um bom momento, se for possivel, tirar uma soneca ou então fazer este tipo de meditação. Irá verificar com a prática que em menos de 10 minutos se sente revigorado.

Este tipo de meditação adequa-se mais ás pessoas que tem tendencia a visualizar, a usar imagens para perceber ideias,  a usar a imaginação.

Meditação Vibração

Também chamada por meditação sonora, nesta técnica usa-se a repetição de uma palavra ou som como objecto de concentração. Este tipo de meditação adequa-se mais às pessoas sensíveis ao som que sentem que o som é o caminho para uma paz interior..

Desde que nascemos somos ensinados a ser sossegados e controlados. Libertar sons ajuda a aliviar do stress.

Como praticar?

Ponha-se de pé numa posição descontraída, deitado ou sentado. Importante é deixar o seu corpo confortável com os braços numa posição estendida lateralmente ao seu corpo.
Comece a respiração de limpeza como indicado acima.

Escolha uma palavra, uma qualquer. Melhor uma que use vogais e consoantes tal como serenidade. Não é necessário que seja esquisita ou relacionada com o espiritual, importante é que essa palavra escolhida o faça sentir bem quando a pronuncia.

Repita a palavra, vezes e vezes. Cante a palavra, entoe alto e baixo pode até improvisar uma melodia. Continue a repetição até sentir a vibração da palavra ressoar por seu corpo. Deixe a palavra vibrar através do seu abdomén até chegar às suas mãos, aos seus pés. Deixe os seus musculos sentirem o som que entoa e até se sentir necessidade deixe o seu corpo movimentar para acompanhar esse som.

Algumas pessoas tem tendencia para a rigidez nos musculos quando estão tensas. É importante deixar o som "rolar" pelo seu corpo de forma a eliminar essa rigidez muscular. AO fazer isso promove um estado dde meditação relaxado e sente-se mais elevado.

BENEFICIOS

Benefícios físicos

    * A diminuição da frequência cardíaca, e reduzida carga de trabalho do coração, como medido pela diminuição da taxa metabólica.
    * Redução os níveis de cortisol e de lactato e dois químicos associados ao stress.
    *  Redução de radicais livres de moléculas instáveis de oxigênio moléculas instáveis que podem causar danos a nível dos tecidos.  Existe a ideia que podem ser um factor importante no envelhecimento e em muitas doenças.
    * Diminuiu da pressão arterial elevada.
    * Maior resistência periférica (resistência pele).  A baixa resistência da pele está relacionada com   o stress e altos níveis de ansiedade.
    * Queda nos níveis de colesterol.  Elevados níveis de colesterol estão associados a doenças cardiovasculares.
    * Melhoramento do  fluxo de ar para os pulmões, resultando num respirar mais fácil.  Isso é muito útil para pacientes com asma.
    * Rejuvenescimento; Idade biológica.  Sobre as medidas padrão de envelhecimento, a longo prazo a Meditação Transcendental (Mt) nos praticantes (com mais de cinco anos) foi medido em média uma valor de 12 anos mais jovem do que a sua idade cronológica.
    *  Níveis mais elevados de DHEAS nos idosos.  Um outro sinal de rejuvenescimento através Meditação Transcendental (MT); baixos níveis de DHEAS estão associados com envelhecimento.

Benefícios psicológicos da Meditação

    * Aumento das ondas cerebrais, maior coerência. Aumento  de actividade nas zonas cerebrais associadas à criatividade, aumento da capacidade de raciocinar e do QI resultando assim uma maior harmonia.

    * Diminuição da ansiedade.
    * Diminuição e mesmo eliminação de estados de depressão.
    * Diminuição da  irritabilidade e apatia.
    * Melhoramento da capacidade de aprendizagem e memória.
    * Aumento da auto-estima.
    * Aumento  da energia,  vitalidade e rejuvenescimento.
    * Aumento da sensação de bem-estar e felicidade.
    * Aumento da estabilidade emocional.

Condições de saúde que são beneficiados pela meditação

Vício da Droga
Prolongamento da vida,  longevidade

Controle do Stress

Gestão da dôr

Doença cardíaca.

A pressão arterial elevada.

Crises Respiratórias

Sindroma Pré-Menstrual, Dores de cabeça, Cefaléia

Síndroma do Cólon Irritável, úlceras, e Insónia

Fibromialgia

Benefícios psicológicos da meditação

A  Meditação ajuda as pessoas a se sentirem menos ansiosas e com mais controle.  A consciência de que a meditação traz, também pode ser uma fonte de introspecção pessoal e auto-compreensão.

Manuseio memórias reprimidas e apreciar a vida

Depressão

Ataques pânico


Fontes: http://saude.abril.com.br/edicoes/0263/bem_estar/conteudo_88101.shtml
           http://yoga.rajimaa786.com/index.html


Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

Believe to see...

Adorei o post :D

Há pouco tempo comecei a meditar e parece que obtive alguns resultados.
Infelizmente tenho uma "doença" que estou a tratar e a meditação tem-me ajudado a combatê-la
Acho que deviam todos tentar, já que me sinto tão leve após meditar

Moon*
A meditação é muito bom para a evolução espiritual.

Ainda me lembro a uns tempos atrás que meditava com pouca roupa no inverno e com a janela aberta para que ficasse desperta ao meditar sem adormecer... foi um dos treinos físicos duros para quem tem temperatura corporal baixa e é friorenta.


Oh, Diana
Adivinhaste mesmo o que eu estava a precisar!  :)
Excelente topico, gostei muito.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Boas

Tópico excelente, a importância da meditação para a evolução interior é imensa.
A única coisa tão importante como meditar é faze-lo regularmente e metodicamente, é a melhor forma de entender que ás vezes o que procuramos fora de nós encontra-se dentro, fechado no nosso labirinto pessoal.
Fueled by Satan

só agora vi este tópico,sou mesmo dah :D
muito bom! :thumbsup:

mas afinal, deve ou nao usar-se um alarme para contar o tempo? :s
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

Moon*
Citação de: TeresaV em 07 maio, 2010, 23:22
mas afinal, deve ou nao usar-se um alarme para contar o tempo? :s

Não é um alarme para contar o tempo, é um cronometro.

sim, ou isso  :laugh: mas deve ou nao usar-se?
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

Moon*
Citação de: TeresaV em 08 maio, 2010, 10:48
sim, ou isso  :laugh: mas deve ou nao usar-se?

O Cronómetro não faz barulho, já o alarme faz.

Citação de: TeresaV em 08 maio, 2010, 10:48
sim, ou isso  :laugh: mas deve ou nao usar-se?

A meditação é um processo de desenvolvimento. com isto quero dizer que a primeira vez que meditas tens sorte se conseguires alguns segundos de mente aberta com o treino esse tempo vai aumentando. Não existe nenhum tempo indicado nem estipulado e cada um é diferente assim como todos os dias são diferentes la porque segunda consegues estar 30 min a meditar não invalida que terça tenhas dificuldade em estar 5 minutos.
Isto tudo porque a meditação é estimular o cerbero para um plano superior e como sabes o cerbero é um bichinho dificil de manipular.
Precisas de um cronometro?.... so se quiseres, a questão não é quantidade mas sim qualidade....
O inicio é sempre o mais dificil, e pode necessitar de alguma ajuda sonora (musica suave ou algum som estimulante) que com tempo vais abedicando.
Não existe uma forma certa ou errada de fazer meditação, pois cada um é como cada qual, pega nas linhas de orientação e aplica aquelas que para ti fazem mais sentido, com tempo vais la.
Boa meditação :)
Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

DIANA, muitissimo obrigada, ajudaste-me imenso :D vou tentar meditar hoje, visto que tenho algum tempo. acho que preciso, vamos a ver se resulta..

Beijinhos*
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

Assita um vídeo e entenda a importância da meditação no contexto espiritual. Por Moisés Esagui.

Meditação

ola, eu tento fazer meditaçao a já alguns dias, mas nunca vejo nada, fica sempre tudo escuro e depois fico com um mal estar no peito.
isso quando nao adormeço claro.
alguem me sabe dizer o porque?
"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"