Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • O termo "Orb". Definição, explicações e exemplos.
    Iniciado por FJLDIAS
    Lido 6.056 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Estive a efectuar uma pesquisa e nem tive que ir mais longe do que a Wikipédia, para encontrar algumas "definições" para Orb.

O termo "Orb" descreve detalhes únicos e circulares (mais comuns) que ocorrem em fotografias com flash (Algumas vezes com rasto, o que indica movimento), especialmente comuns, na grande maioria das novas maquinas digitais compactas.
São normalmente apelidadas de "reflexos de proximidade" pois reflectem a luz emitida pelo flash, presente nos objectos.

Causas:

As "orbs" são normalmente capturadas em imagens com pouca luz, sempre que o flash é utilizado (normalmente noite, debaixo de agua ou quando existem mais focos de luz)
Estes são especialmente comuns nas maquinas digitais compactas, porque a distancia é muito curta entre o flash e a lente, o que faz com que o ângulo de reflexão se torne muito pequeno, reflectindo objectos de tamanho mínimo definindo bem a sua forma, o que faz com que as mesmas fiquem identificadas nas imagens, mesmo que sejam difíceis de ver a olho nu.
Ex:


A "orb" resulta da retro-reflexão da luz em partículas sólidas (como pó, pólen, etc.), partículas liquidas (como pingos de líquidos ou mesmo chuva), ou mesmo material que possa ter ficado preso na lente (sujidade).
Estes detalhes normalmente aparecem sob a forma circular, brancos ou semi-transparentes (mesmo que possam aparecer com algum espectro de cor, como aberrações cromáticas* ou queimadura de luz). Por exemplo, nos pingos de agua a "orb" pode reflectir alguma cor, causando o normal efeito de arco-ris que todos conhecemos.

Exemplos de "Orb":

Orb de pó:


Orb de poeira:


Orb de Humidade num charco:


Orb de Nevoeiro:


Orb de Chuva:


Orb de chuva com zoom:


Orb de luz queimada:


Orb de Aberração Crómatica:



*Em óptica, chama-se aberração cromática a dispersão produzida por lentes que possuem diferentes índices de refração para diversos comprimentos de onda luminosa. Em fotografia, astronomia ou outras áreas em que sejam utilizados equipamentos ópticos, este fenômeno pode provocar interferências nas imagens obtidas e pode ser considerado como um defeito óptico.

Espero que gostem e que vos ajude :)


RR
Por acaso só agora vi este tópico, depois de colocar algo sobre o mesmo tema num outro...Eis uma entrada da wikipédia bem conseguida ;D ! O problema é que por mais que se tente explicar, haverá sempre alguém que as verá como "manifestações do paranormal", isto porque alguém, algures, não sei quando, se lembrou de que o poderiam ser...E a coisa pegou...São tão paranormais quanto os "flares" provocados pelo reflexo do sol nas lentes,etc...
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Só agora vi este tópico e posso dizer que achei excelente. Parabéns  ;)
[center]"Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."[/center]


#5
As lentes de algumas filmadoras aliadas a baixa profundidade de campo (regulada pela abertura do diafragma) geralmente transformam luzes distantes (em segundo ou terceiro plano) em objetos de cores difusas de formato redondo ou poligonal, esse efeito suave, muito usado em filmes, é conhecido pelo nome de Bokeh (derivado do japonês - Boke - borrado)








Bokeh Photography Tutorial

Fenrir
Excelente tópico, bastante esclarecedor, parabéns.

anaferreira

Inominado
Etcetra, fantástico! Obrigado pela partilha!

Mais uma machadada na alegada paranormalidade dos orbs...

suphia
olá, então expliquem-me se forem capturadas em video, em movimento, de diversas formas o que são então?

Há inúmeras teorias acerca do fenómeno Orb, para muitos uma forma de energia associada à paranormalidade, para outros seres de outras dimensões, há ainda quem os considere simples particulas de pó, enfim, muitas teorias poucas conclusões...

As teorias sobre os Orbs são muitas, entre elas destaco (algumas já aqui foram referidas):

- São raios globulares plasmáticos que resultam de descargas eléctricas com origem na fricção das placas tectónicas;
- São o resultado da energia oriunda de cabos de alta tensão e outros semelhantes;
- São formas pensamento originadas pelos seres humanos;
- São energias absorvidas por pessoas com capacidades parapsíquicas;
- São manifestações daquilo a que comummente se designa por fantasmas;
- São partículas de pó iluminadas fortemente pelos flashes das máquinas;
- São seres de outras dimensões que são fotografados graças a algum tipo de característica especial das novas máquinas fotográficas digitais.

Numa abordagem mais cientifica destaco este texto:

"Durante muitos anos os Orbs foram encarados como actividade paranormal, mas logo pesquisadores começaram a provar que os Orbs não eram exactamente o que pareciam ser. Um grupo de investigadores ingleses mostrou que dependendo da máquina fotográfica, os orbs apresentam cores e estruturas diferentes. E, além disso, a humidade e a poeira no ar causam efeitos semelhantes.

Foram feitos testes com várias substâncias incluindo areia, pó e humidade. Os resultados provaram que milhares de fotografias de Orbs poderiam ser facilmente explicadas. Os fabricantes começaram a registrar os problemas causados pelos Orbs e as máquinas fotográficas digitais mais atuais já estão equipadas com um filtro anti-Orb, provando de uma vez por todas que os Orbs não passavam de uma pequena falha técnica."


Mito ou realidade? Paranormal ou não... mais um assunto deveras controverso...
"Prefiro o doce silêncio da minha mente barulhenta, ao barulho de bocas cheias mas de mentes vazias.‎"