Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.624
Total de tópicos
26.967
  • (Insólito)Mistério encoberto há duas décadas nos jardins da CIA
    Iniciado por Araj
    Lido 1.133 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.



Há quase vinte anos um texto criptografado desafia os mais dedicados analistas do ramo. E não se trata de alguma relíquia militar ou achado arqueológico. O texto, de 865 caracteres, encontra-se escondido do público, num pátio da sede da Central Intelligence Agency (CIA), agência de espionagem americana, em Langley, na Virgínia. Trata-se de uma escultura em cobre, em código, encomendada pela CIA ao escultor James Sanborn.



Segundo a Wired, embora as três primeiras partes tenham sido em parte decodificadas – em parte, porque até hoje ninguém sabe interpretar muito bem o que os dizeres significam -, a quarta e última parte permanece um mistério.



Sanborn recebeu a encomenda da escultura em 1988 e inaugurou-a no final de 1990. Teve ajuda de um especialista em criptografia da agência para escolher o tipo de código que iria usar no texto, mas nem a ele revelou a mensagem final. Na verdade, disse ele ao site, nem mesmo o diretor da CIA na época, William Webster, sabe a resposta, embora o escultor tenha dado a ele um envelope com a suposta solução. Na verdade, o envelope continha apenas uma resolução parcial.



Ao longo dos anos, houve até gente que trocou de trabalho para poder dedicar mais tempo a quebrar a cabeça tentando desvendar o enigma final. A escultura, batizada de Kryptos (escondido, em grego), é uma espécie de metáfora da missão da CIA, e consiste nas mencionadas quatro partes, mais alguns sinais de código Morse e uma bússola gravada em granito. As três partes decodificadas só tiveram suas respostas levadas a público em 1999, quando o criptoanalista James Gillogly, usando um Pentium II, conseguiu chegar ao que diziam. Mas a quarta é, aparentemente, muito mais difícil que as três primeiras.

Fonte:globo